Ir para conteúdo

Lençóis Maranhenses e São Luiz com muita alegria! =) (9 dias)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

1º dia – chegamos no hostel reservado 3h (solar das pedras, centro histórico, http://maplink.uol.com.br/v2/local/hote ... orico.html), um calor de desesperar em pleno maio, com um ventilador furreco, mas caimos no sono depois do cansaço do vôo. Após acordar, fomos reservar as passagens para o dia seguinte (cisne branco direto para santo amaro, R$ 28,00, 6h da manhã!) mas o sistema da cisne branco tinha caido. Pelo que vimos, isso eh bem comum. Após mofar 2 horas e o sistema não voltar, decidimos não perder o dia e fomos passear no centro histórico sem saber de nada. Conhecemos o palácio dos leões, a praça benedito leite, o bar d’antiga mente, o restaurante crioula’s... comida típica a quilo, bem legal e já tomamos o famoso guaraná jesus. Recomendamos tudo, o centro histórico de são luiz é uma gracinha, todo tombado.

598d9e98801f4_lenoisesaoluiz028.JPG.284c3cf873e679fa0db3f10355b163c9.JPG

 

2º dia – como não conseguimos comprar as passagens, estávamos ás 5h30 na rodoviária de são luiz. São 12 lugares por dia para Santo Amaro, somente às 6h, mas não tivemos problema. 3h de ônibus de viagem até sangue + 2h30 de toyota bandeirantes trepidante, passando pelo rio, uma aventura! Chegamos em Santo Amaro em torno de 12h, havíamos reservado a hospedaria lagoa azul com a Neusa (R$ 50,00 para duas pessoas, com café da manhã simples - (98) 33691294), ela é muito legal. O calor continuava, mto calor. E só um ventilador. Complicado! Agua quente tb não tinha, mas não precisava mesmo. Almoçamos lá mesmo e às 2h30 fomos para a lagoa da gaivota, R$ 70,00 o aluguel do toyota com o Manuel, conhecido da Neusa, valor que dividimos com um casal que levamos para lá também. A lagoa é linda demais, foi uma tarde maravilhosa e o Manuel é aventureiro, andar nas dunas é uma delícia!!! Ao retornar, fomos na lanchonete Mangueira comer misto e cachorro quente, não espere encontrar coisa muito diferente por lá. Mas experimente o CREMOSINHO: R$ 0,60.. um sacolé de iogurte com vários sabores, uma delícia!! Destaque da viagem =)

20101001165728.JPG

598d9e9886ca8_lenoisesaoluiz283.JPG.acdf42db248c381dbaf94efab28cdf29.JPG

 

3º dia – reservamos a toyota com o Manuel para a comunidade betânia e espigão. O passeio sai a R$ 150,00, que bancamos mesmo, não tem jeito. Tem gente que almoça na comunidade betânia, mas sinceramente não curtimos a higiene do local e desistimos. Ainda bem, porque depois ficamos sabendo que seria R$ 55,00 pra duas pessoas pra comer galinha caipira. O caminho até lá é divertido, passamos dentro do rio mesmo, muito mais que no trajeto de sangue pra santo amaro. Emoção! A lagoa em betânia é linda, façam ski bunda e, no espigão, nos banhamos no rio alegre, que rodeia Santo Amaro. Como não almoçamos, no retorno, comemos na Pousada Pontual, com o Fábio (fica perto da praça do centro de santo amaro, é só perguntar para o pessoal de lá), uma delícia e preço justo. Experimentei bode e amei!!!!!! Comam bode com pirão de bode :D e depois pedimos bicicleta emprestada e andamos pela praça de santo amaro. Dia bem gostoso.

598d9e988b9b2_lenoisesaoluiz301.JPG.292a0f95c82446630d4c84b7cdef5845.JPG

 

4º dia – reservamos a toyota com o Manual para a Queimada dos Britos, R$ 250,00 porque o trajeto é mais longo, no meio das dunas. É o passeio mais bonito, pois anda no meio das dunas mesmo. Entre o de ontem e o de hoje, escolheria o de hoje se só pudesse um. O caminho é lindo, parada na lagoa das emendadas, que é uma visão absurda. A comunidade Queimada dos Britos é muito interessante de conhecer e possui lagoas próximas, mas um conselho: não almocem lá! A Dona Joana é muito simpática, a comida é ótima, mas ela cobrou R$ 50,00 por uma “galinha dos ossos de ouro”, o que realmente não valeu a pena! Se soubéssemos, teríamos voltado para a cidade comer da Pousada Pontual de novo. No retorno do passeio, o por do sol nas dunas é realmente indescritível.

598d9e988fedb_lenoisesaoluiz387.JPG.5ab2a3f70bf60ea10197b9ae42c74c70.JPG

598d9e989411f_lenoisesaoluiz432.JPG.9623374a72238c3cf0552ece8ee5b5f6.JPG

 

5º dia – compramos antecipado no dia anterior a passagem para sangue (R$ 10,00) pela cisne branco, mas sai as 4h da matina! Aiaiai bom, fomos na trepidação novamente e chegamos em sangue 6h30. Pegamos uma van (transporte comum, lá eles informam qual vc pode pegar) até Barreirinhas (R$ 5,00) e chegamos lá 8h. Cansadas, largamos tudo na praça e comemos castanha sem saber o que fazer. Rs Com sorte, conhecemos o Selvagem (guia mirim), que nos informou sobre o passeio pra Caburé que sai todo dia às 9h do cais. Nos acomodamos na pousada da Deusa – 98 3349-1133, mto limpinha, R$ 60,00 pra duas pessoas, café e ar condicionado! Isso foi o “must” rsss. Às 9h estávamos na voadeira para o passeio (R$ 60,00 por pessoa), com outros turistas comuns (até que eram legais, apesar de super turistas): parada em Vassouras – pequenos lençois, Mandacaru onde tem o Farol e Caburé, onde encontra-se a praia. Muito bonito, mas não barra os passeios de Santo Amaro, não mesmo. Almoçamos em Caburé um peixe com buriti, saiu R$ 70,00 para nós duas, mas valeu mto mais a pena que a galinha da queimada dos britos, uma delícia! Retornamos para a cidade, o passeio de voadeira é mto agradável, com algumas explicações sobre a palha do buriti, o rio preguiças (tomamos banho nele tb), entre outras coisas. À noite, um sorvetinho de tapioca e bacuri no cais, tudo de bom.

598d9e9898535_lenoisesaoluiz434.JPG.e92dfc9665f640df27c87b62977cb54c.JPG

598d9e996d255_lenoisesaoluiz457.JPG.aa14a2deb40a10a00f9529dcb76be1be.JPG

 

6º dia – Poderíamos ter ido até atins, mas pensamos que iria sair mto caro pra ver mais dunas. Rss Elas são lindas realmente, mas acabam sendo parecidas. Santo Amaro reune muitas belezas, então resolvemos relaxar um pouco e retornar para São Luiz. Passeamos na cidade, tomamos mais sorvete de tapioca e bacuri (recomendamos!! Tem sorveterias a quilo lá), compramos artesanato e pegamos o ônibus da cisne branco para São Luiz às 14h, R$ 28,00. Chegamos lá 18h30. O taxista nos indicou a pousada vitória - (98) 32312816, cuja dona é uma simpatica (vc se sente em casa), ao lado da pousada colonial, também no centro histórico. R$ 100,00 com ar condicionado e um ótimo café da manhã. Nessa altura do campeonato, só nós sabíamos como precisávamos desse luxo. Jantamos no crioula’s novamente e demos um pulo no centro histórico, ver as pessoas perto do bar d’antiga mente. Muito agradável!

598d9e9973002_Maranho2010750.jpg.f01860a53019ec8a741fcdbba3055242.jpg

 

7º dia – Nos organizamos para estar no cais da praia grande até às 9h, último horário que sai o barco para Alcântara (R$ 12,00). O barco balança muito, mas é bem agradável a viagem, que dura em torno de 1h. Chegando em Alcântara, se vc quiser, tem mta gente oferecendo pra ser guia, mas nós fomos ouvindo cá e lá e tirando mtas fotos. As ruinas são muito bonitas e a cidade é toda tombada, o que dá um charme especial. O centro de lançamento de Alcântara também merece uma visita! Retornamos as 15h (cada dia é um horário, depende da maré) por R$ 12,00 também. Almoçamos uma tapioca deliciosa do Abençoado, que fica ao lado do bar d’antiga mente... recomendamos a de camarão! Hummm Tomamos tiquira também e a noite fomos a um barzinho na Av. Litorânea, onde as pessoas em São Luiz costumam ir, com música ao vivo em frente à praia. Ótimo!

598d9e997ec5a_Maranho2010772.jpg.988500dff9d540a9fb13129dc486dc58.jpg

 

8º dia – Amigos que conhecemos lá nos levaram em São José de Ribamar, uma outra cidade histórica, onde tem uma estátua famosa, um cais. São José de Ribamar é padroeiro do Maranhão e almoçamos no Mar e Sol, com vista para o mar. Depois, conhecemos outras praias e o mais legal lá é que o carro anda na areia e isso é divertido demais para cariocas! Tomamos um banho na praia do meio, vendo o por do sol e os barcos chegando em São Luiz, 2º porto mais profundo do mundo. À noite, teve abertura das festas juninas no Convento das Mercês, com apresentação do bumba meu boi. Para turistas, foi um grande aprendizado!

598d9e99775d8_Maranho2010869.jpg.209f648e9cabf858102b96b74417a019.jpg

 

9º dia – Cansadas, acordamos e fomos ao centro histórico comprar as últimas lembrancinhas (coisas lindas e baratas com azulejos, vale a pena) e, depois, passamos o dia com o pessoal que conhecemos em São Luiz, como eles: dia na praia do meio, ouvindo música dos sons dos carros, caranguejo e biritinhas e, ao anoitecer, churrasco na casa de um deles, muito acolhedores e atenciosos. Nos divertimos muito, ao som de forró e sertanejo!!

598d9e997b03f_lenoisesaoluiz654.JPG.3b9ca5a51cf5c46779a67b430bb0f23e.JPG

 

Acabadas, fomos para o aeroporto às 2h, morrendo de saudades de casa, mas com muita vida e história pra contar.

 

Maranhão, de 21 a 29 de maio de 2010. Débora e Cris.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Respostas 35
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Colaboradores

Débora,

Adorei o seu relato. Muito bom mesmo. Vou me esforçar pra relatar assim tão detalhadamente as minhas próximas viagens.

Moro em São Luís, mas ainda não conheço Santo Amaro (só Barreirinhas, que você percebeu, é diferente, apesar de ser Lençóis também).

Vou anotar as suas dicas pra quando eu for a Santo Amaro, o que - eu espero - seja em breve.

 

Abraço,

Natália

Link para o comentário
  • Colaboradores

Obrigada, Natália! Depois de pedir tantas dicas aqui e tanta gente me ajudar, fiz questão de dar o retorno e ajudar os outros!

 

Tô tentando agora me lembrar de viagens anteriores pra montar outros relatos =)

 

Boa sorte na sua viagem e, qq coisa que precisar, avisa que de repente posso ajudar.

 

Um bjao!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Debags

bom relato, aproveitaste bastante mesmo na viagem! Que bom que gostaste... realmente o pessoal andou explorando em Queimada de Britos, é uma pena, mas já soube de relatos de pessoas que comeram de graça na casa de alguns moradores( os visitantes que tiveram que insistir para pagar).. o pessoal lá costuma ser bem receptivo e tal...

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá!!!!

 

Vou fazer minha primeira viagem pra longe!!! Sou de São Paulo e mais longe q fui foi para ver as Caratas do Iguaçu, mas fui de ônibus! Até avião é a primeira vez q vou! hehehehehe Sempre tem uma primeira vez pra tudo, não é mesmo?

 

Eu queira te perguntar se essa pousada de Santo Amaro, a Hospedaria Lagoa Azul, tem quarto, digamos, de alvenaria.... é q eu vi outra pousada q a casa era de pau a pique, com um largo espaço entre a parede e o telhado... isso me assustou! Eu sou caipira de capital, gente! hehehehe Tenho uma veia aventureira, mas estou só començando, né? hehehehe

 

Poderia me ajudar me dizendo como é lá?

 

Muito obrigada e parabéns pelo relato! Eu até imprimi para levar comigo!!!!

Bjus!!!!!!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Olha, a hospedaria lagoa azul é uma casa normal... os quartos são meio quentes, como tudo lá nas bandas do maranhão, não me lembro do teto rsrs

Mas não é nada mega rústico, é uma casa simples e muito direitinha! Não é pau a pique, mas relaxa, pau a pique é relax :D

 

Mas atenção ao período que vc for... as lagoas secam no verão!

 

Fico muito feliz que tenha aproveitado. Pode mandar qualquer duvida que vc tiver.

 

Abraços!

Link para o comentário
  • 5 semanas depois...
  • Membros

Débora e Cris. Estou indo para São Luis dia 03/10/10. Vou ficar em S.L .por uma semana e pretendo passar mais uma semana conhecendo os lençóis. Suas dicas foram fabulosas. Agradeço muito. Em são luis tudo bem vou ficar no Hotel Pestana, mas para os Lençóis acho que terei problemas , minha esposa não é muito mochileira. Tenho preocupação quanto as necessidades fisiológicas do ser Humano durante os passeios. Pois pelo que sei, é só areia , nenhuma moitinha..rsrs. Como é que se faz para isso. Não ria é sério. agradeceria se vc me esclarecesse.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Divaldo,

Realmente nao ha banheiros nas dunas, somente as lagoas, que, falando abertamente, claro que nao rola o "numero 2". rs

Mas nao se fica nas dunas tanto tempo assim. Ha paradas para almoco na casa das pessoas, onde ha banheiro, mas a descarga eh um balde de agua que fica ao lado da privada. Claro que nao eh nenhuma maravilha, mas sao apenas alguns dias. Fale para ela levar lencinhos higienicos, alcool em gel, que vai ser como se fosse um banheiro normal. =)

Claro que eh melhor nao fazer numero 2 na casa dos nativos sem descarga, mas, se acontecer, eh so ter bastante agua pra jogar com o balde.

O caminho para santo amaro tb nao tem banheiro e o banheiro de "sangue" tb é caotico. Mas rolou um "xixi".

O que eu faco nesses momentos eh beber pouca agua antes de viajar e ir molhando a boca e chupando bala halls. So bebo mta agua qndo chego ao local.

Bom, espero ter ajudado sua esposa.

Diga a ela que vale a pena passar um "perrengue suave" para conhecer essas maravilhas!!!!!!!!

Abraço e boa sorte,

Débora.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi Débora !!

Sou carioca como você e já estou em clima de férias já com as passagens compradas para São Luiz e Fortaleza ( Jericoacoara ).

A minha dúvida é se Santo Amaro ( lugar que mais curtiu ) fica junto ao parque dos Lencóis ou um pouco mais distante.

Como vou ficar 10 dias, pretendo dividir sendo 5 dias na capital e 5 dias curtindo os lençóis, agora como é verão talvez não veja as lagoas dos lençóis.

Se não for pedir muito, pode me confimar por alto quanto foi seu investimento total com a ida para santo Amaro além dos outros passeios?

 

Me adicione no msn se puder por gentileza ( dario.almeida.rj@hotmail.com ).

 

Grato!!!!!!!

Link para o comentário
  • Membros

Oi Débora !!

Sou carioca como você e já estou em clima de férias já com as passagens compradas para São Luiz e Fortaleza ( Jericoacoara ).

A minha dúvida é se Santo Amaro ( lugar que mais curtiu ) fica junto ao parque dos Lencóis ou um pouco mais distante.

Como vou ficar 10 dias, pretendo dividir sendo 5 dias na capital e 5 dias curtindo os lençóis, agora como é verão talvez não veja as lagoas dos lençóis.

Se não for pedir muito, pode me confimar por alto quanto foi seu investimento total com a ida para santo Amaro além dos outros passeios?

 

Me adicione no msn se puder por gentileza ( dario.almeida.rj@hotmail.com ).

 

Grato!!!!!!!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...