Ir para conteúdo

Escolha do carro para viagem Rio - Ushuaia


Posts Recomendados

  • Membros

@trotatorres@geovanih@ThiagoSV@wiltonaraujo@FernanM@top_dog@vitorjcoelho@Elder Walker

Amigos, fiz um trajeto semelhante a esse há dois anos num Up!
Fomos eu (38), minha esposa (37) e nossos dois filhos (6 e 14) no esquema de orçamento reduzido.
Saímos de Natal/RN e descemos até o Ushuaia pela RN3. Entramos na Argentina por Posadas, porque entramos no Paraguai para visitar uma ruínas jesuitas na parte oriental do país. Do Ushuais, subimos pela RN 40 até a cidade de Perito Moreno
e cruzamos para o Chile para fazer parte da Carretera Austral. Seguimos no Chile até Osorno e entramos na Argentina
novamente na altura de Villa la Angostura. Depois seguimos para o Uruguai (fizemos toda a costa) e retornamos para
Natal/RN pela BR 101.
Como disse o amigo @Elder Walker, não acredito que exista a necessidade de se comprar um carro apenas para a viagem. Com qualquer carro é possível fazer esse roteiro, inclusive enfrentando as temidas estradas de rípio da Argentina/Chile.
Fomos num Up por uma questão simples: só tínhamos ele! (kkkkk). Rodamos ao todo 20 mil Km em 60 dias. Posso garantir que foi uma das melhores experiências da minha vida.
Como tínhamos muito pouco dinheiro para fazer a viagem, dormimos a maior parte do tempo em barraca, inclusive com temperaturas negativas, como as que pegamos no verão gelado do Ushuaia. Acampamos em campings privados, campings públicos (existem alguns na Argentina), postos de gasolina, beiras de estrada, margens de rios, em quintais/jardins de casas e até em containers de carga. Como estávamos com o carro todo adesivado com os motivos da viagem, quase sempre conseguíamos um lugar bacana para armar a barraca. As pessoas se sensibilizam e se envolvem muito quando veem uma família fazendo uma viagem tão longa e nesse estilo, de forma que sempre abriam as portas para nos receber.
A grande vantagem de um carro 1.0 é a economia de combustível e o baixo custo de manutenção. Sobre o conforto, acredito que seja uma questão apenas de referência. A maior parte de meus amigos jamais dormiriam numa barraca com a esposa e os filhos. Imagina o que eles pensam sobre passar horas dirigindo um carro 1.0!!!! 
Outra vantagem de um carro pequeno é a falta de espaço. Isso mesmo! Quanto menos espaço se tem, menos coisa se leva, o que torna a viagem bem mais prática.
Cozinhar a própria comida (tínhamos um fogãozinho de uma boca a álcool) também nos ajudou a economizar bastante.
Depois dessa viagem decidimos comprar uma kombi para seguir viajando. A kombi nos dá uma maior autonomia em relação à dormida, porque em qualquer lugar vc estaciona e dorme. Esse ano descemos novamente. Fizemos norte da  Argentina, norte do Chile (região do Deserto do Atacama), Peru e Bolívia. A kombi torna a viagem bem mais "confortável", mas apresenta outras desvantagens, como a velocidade mais lenta na estrada e o maior consumo de combustível.
Se precisarem de alguma informação, posso compartilhar com vocês. Não hesitem em perguntar. Muitas vezes, quando planejamos uma viagem como essa, pensamos mais nas dificuldades do que na experiência que poderemos viver. Temos que focar nos pontos positivos (embora seja importante considerar as eventuais dificuldades de uma aventura assim).

Temos um instagram, onde registramos nossas viagens. Quando tiverem um tempo, deem uma olhada. Como o perfil é novo, temos mais registros com a kombi. Com o Up subimos poucas fotos.
O perfil no instragram é o @rotaamericadosul. Tenham cuidado quando forem digitar, porque há um outro perfil com o nome bastante parecido (rotamericadosul). O nosso tem dois AA (rotAAmericadosul). O outro só tem um A (rotAmericadosul).

Forte abraço a todos!

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros
Em 19/07/2018 em 16:49, wiltonaraujo disse:

Interessante o roteiro, estou iniciando avaliação para fazer apenas a metade do que você propõe aí saindo de Minas Gerais, uma forma mais segura é ir em mais de um carro, quem sabe não coincidem nossas datas?

 

Você já tem roteiro ou algo planejado?

 

Abraços

 

 

Wilton

Wilton sou de BH também, estou querendo ir para Ushuaia em janeiro vou em família com meu carro. Viagem econômica.

Se tiver animado meu whatssap 31988755338

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 06/08/2018 em 00:33, vitorjcoelho disse:

Trota, Wilson,

Tô querendo fazer essa viagem em roteiro bem semelhante, saindo agora em 24/novembro de BH.

O percurso seria bem parecido mesmo. Quem sabe vamos juntos? Meu carro é uma L200 Triton.

Sobre opções de carros para você, realmente a Duster tem bom custo de aquisição. Recomendo apenas procurar uma com baixíssima quilometragem (até para facilitar a venda depois) e também fazer uma manutenção mínima antes da viagem, inclusive avaliando junto ao mecânico a troca prematura da correia dentada.

sou de BH também, estou querendo ir para Ushuaia em janeiro vou em família com meu carro. Viagem econômica.

Se tiver animado meu whatssap 31988755338

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Eh bom ir de carro bom. Mas tem video no YouTube que mostra 2 caras de Curitiba que foram de Uno. Fuja de carro 0km: estao cheios de defeito de fabricacao e tem muita eletronica. No meio do caminho com um defeito desse tipo, vai demorar dias esperando peca de reposicao. Entao, o carro pode ser simples, mas preferencialmente, acima de 1.0 e revisao de manutencao, com troca de correia dentada. Va de correia nova e nao jogue fora a usada, leve-a sobressalente. E boa viagem com a familia. Tire muitas fotos de recordacao.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros
Em 06/08/2018 em 00:33, vitorjcoelho disse:

Trota, Wilson,

Tô querendo fazer essa viagem em roteiro bem semelhante, saindo agora em 24/novembro de BH.

O percurso seria bem parecido mesmo. Quem sabe vamos juntos? Meu carro é uma L200 Triton.

Sobre opções de carros para você, realmente a Duster tem bom custo de aquisição. Recomendo apenas procurar uma com baixíssima quilometragem (até para facilitar a venda depois) e também fazer uma manutenção mínima antes da viagem, inclusive avaliando junto ao mecânico a troca prematura da correia dentada.

ola , vc ja fez essa viagem Vitor?? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Membros

Bom, já que caí aqui de paraquedas, no futuro, dessa conversa aí de baixo, podemos informar que o Dene Mix, do Canal Rolê de Carango, no You Tube, foi do Rio Grande do Norte até Ushuaia, passando por Rio de Janeiro, Porto Alegre, Montevideu,  Buenos Aires, etc, de Chevette azul 1984 (a álcool)! Ou seja, qualquer carro vai.  Mas daí levar a família, são outros 500... Não gaste dinheiro comprando carro só para essa jornada. Use o que você já tem e que já usa com a família. Pense nela e invista numa boa revisão, que inclua correia dentada nova, (não jogue fora a usada, guarde-a como reserva), pastilhas de freios novas e substitua a água do radiador por fluídos de arrefecimento Paraflu (antifervura e anticongelante).  E boa viagem... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...