Ir para conteúdo

Visto Estudante - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Oi Fernanda!

Tô começando a pesquisar sobre visto de estudante para a Europa. Pela possibilidade de estudar Francês e Italiano não só com professores, mas em contato com a língua viva. Mas, sem intercâmbio institucionalizado, ou seja, sem atravessador.

Você poderia me dizer que curso você vai fazer na Europa? Aliás, pelo tempo da postagem, está fazendo ou até já terminou.

Você se matriculou diretamente com a escola?

Curso de idiomas, é válido?

Eu achava que era só de graduação ou pós, mas como o seu é de 7 meses, creio que seja outra modalidade.

Obrigada pela atenção!

Abraços!

 

Olá Adriano e colegas.

 

Vou contar a experiência que tive com o consulado... Sai da minha cidade de madrugada e fiz seis horas de viagem até Porto Alegre. Cheguei lá de manhã bem cedo e peguei o consulado fechado!!

Tinham fechado porque era feriado de um santo na Espanha e teve aquele acidente com o trem, mas os funcionários da recepção do prédio me disseram que eles vivem fechando e o pessoal que vem de longe bate com o nariz na porta.

Precisei procurar um hotel e permanecer na cidade até o dia seguinte, quando me garantiram que estaria aberto. Levei toda a documentação certinho, então foi rápido.

 

Mesmo constando no site a lista com a documentação, eu pedi para eles confirmarem por e-mail os documentos necessários. Tem muita informação espalhada na internet, e é preciso levar em conta a diferença de um consulado de uma região para outro. Lembro que tinha lido que era para fazer cópia de todo o passaporte, inclusive das páginas em branco, e eles nem quiseram, só pegaram a cópia da primeira página do passaporte.

 

Tem uns detalhes da documentação também, que se não perguntar, é outra viagem perdida. No caso do meu consulado, a certidão de antecedentes criminais pode ser tirada da internet, pelo site da polícia federal, mas tem que ter assinatura de um policial, e o reconhecimento da firma dele em cartório. A mesma coisa para o atestado do médico, a firma do médico tem que ser reconhecida. Ainda tem que validar no Itamaraty...

 

Depois de uns 15 dias recebi um e-mail do consulado para retirar o visto! Que alívio... Até que foi rápido!

No geral fui bem atendida no consulado, foram super educados. Geralmente não atendem o telefone, mas é só continuar tentando que uma hora eles atendem. rsrs

 

O meu visto é de longa duração, então exatamente o que o Adriano falou, tenho três meses para tirar a documentação como estrangeira quando chegar na Espanha. Mas pelo que o rapaz do consulado explicou, no visto tem um código, que indica que posso ficar até um ano (eu pedi 7 meses).

 

No formulário do visto, tem um campo onde você coloca a data prevista para a chegada no país, além da data do curso. Eu pedi para entrar no país 15 dias antes de começar o curso, e liberaram! Bem tranquilo...

 

Agora só estou com uma dúvida em relação a documentação: Não vamos ficar em hotel ou albergue, então não temos comprovantes de hospedagem. No meu caso, acho que está tranquilo porque tenho o visto estudante. Mas no caso do meu companheiro que vai tirar o visto turista na hora, vale se apresentarmos um contrato de aluguel na imigração????

Me refiro a um contratinho com os dados do proprietário na Espanha, os valores etc, isso caso os policiais pedirem para ver, pois pode ser que nem olhem...

 

Vi que dá para pedir uma carta convite, mas custa 70 euros para tirar, e tem uma burocracia enorme. Alguma sugestão? Reservo um hotel só por alguns dias? Quem faz mochilão pela Europa como procede nesses casos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Se tiver alguém interessado no visto de estudante na Irlanda:

 

Os documentos necessários são: carta de matrícula da escola, passaporte, extrato do banco, seguro governamental (ou outro que cubra) e PPS number.

 

Você só precisa solicitar esse visto depois que chegou lá e seguiu uma série de trâmites, o visto é a última etapa. Ele vale por 1 ano. Para cursos de até 3 meses não precisa esse visto.

 

Passo a passo aqui: http://umtempofora.com/2014/04/30/finalmente-o-visto-de-estudante-gnib/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

Olá pessoal, tudo bem? Gostaria da ajuda de vocês, pois não consegui ainda achar na internet algo claro para me deixar sem dúvidas do que posso ou não fazer em relação a estadia na Europa.

 

Minha situação é a seguinte e tal peculiar: consegui uma bolsa de intercâmbio na universidade em que estudo aqui no brasil. O programa de intercâmbio tem duração de 3 meses, receberei uma bolsa de 1000 euros mais as passagens de ida e volta e mais o seguro. O programa não é voltado para estudo propriamente dito, é um programa de empreendedorismo universitário, no caso, eu estaria indo para uma startup em Santander-ESP aprender negócios na empresa, trocando experiências, seria algo tipo um estágio. Essa Startup é uma SPIN-OFF da Universidade de Cantabria e inclusive possui sede no interior da mesma, numa espécie de parque tecnológico. Bem, após o terminio dos 90 dias da bolsa, eu gostaria de ficar mais umas duas semanas na Europa para fazer um pequeno passeio. O problema nesse caso é que eu estaria ultrapassando os 90 dias de limite que posso ficar na Espanha com meu passaporte brasileiro normal sem visto. E sendo assim, a pergunta é:

Como proceder caso deseje ficar mais esses 15 dias na europa para fazer turismo? Quais são minhas possibilidades? Eu preciso tirar visto de estudante? Mas, eu não estou indo estudar propriamente dito, não terei vínculo com a faculdade de lá, apenas com a empresa via contrato do programa de intercâmbio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá, boa tarde.

 

Estou morando em Portugal por 6 meses para estudo,possuindo o visto de estada temporária. Acontece que meu visto vence um mês antes do meu retorno. Tendo isso em vista, gostaria de saber se existe algum problema em permanecer em Portugal durante esse mês, e se haverá algum problema na hora de embarcar no vôo de volta.

 

Eles checam seu visto na volta?

 

Muito obrigado,

 

Att.,

 

Eduardo Gagliano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 2 anos depois...
  • Membros

Boa tarde,

 

Minha situação é a seguinte:

 

Entrei na Espanha e fiquei no Espaço Schengen por 87 dias. Entrei com visto de acompanhante de estudante (sou casado com um médico que faz residência em um hospital da Espanha). Acabei não tirando meu NIE pois na data de renovação do NIE (que tem que ser renovado junto com o do meu marido) eu estaria no Brasil a trabalho. Por isso saí do Espaço Schengen no 87 dia. E quero voltar como turista antes da regra do período de 90 em 180. 

 

Entrei em 01/12/17

Saí em 25/02/18

Quero entrar de novo em 14/05/18

 

Meu período com visto de acompanhante de estudante (sem tirar o NIE) vale para a regra dos 90 em 180 dias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
6 horas atrás, GermanoGrott disse:

Boa tarde,

 

Minha situação é a seguinte:

 

Entrei na Espanha e fiquei no Espaço Schengen por 87 dias. Entrei com visto de acompanhante de estudante (sou casado com um médico que faz residência em um hospital da Espanha). Acabei não tirando meu NIE pois na data de renovação do NIE (que tem que ser renovado junto com o do meu marido) eu estaria no Brasil a trabalho. Por isso saí do Espaço Schengen no 87 dia. E quero voltar como turista antes da regra do período de 90 em 180. 

 

Entrei em 01/12/17

Saí em 25/02/18

Quero entrar de novo em 14/05/18

 

Meu período com visto de acompanhante de estudante (sem tirar o NIE) vale para a regra dos 90 em 180 dias?

Como não tirou NIE, você se enquadra na regra dos turistas, você tem que contar 180 dias a partir da data de entrada, ou seja 01/12/2017 + 180 dias. O que daria 30/05/2018

Você só poderá voltar depois do dia 30/05/2015, se voltar antes disto, quase certeza de que você será barrado e deportado, provavelmente arruinando qualquer chance de conseguir voltar a Espanha no futuro.

Mas também não volte logo no dia seguinte após o prazo zerar, as chances de o oficial errar a contagem são grandes, e ai ele pode acabar complicando a sua vida.

Então espere uns dias depois de a contagem recomeçar, por que sejamos sinceros, para quem vai ficar todo este tempo longe,  viajar 3 semanas depois não vai lhe matar e nem o seu esposo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Entendi.

 

Pensei em duas saídas:

1- tirar outro visto de acompanhante para desta vez sim tirar meu NIE, ou seja, entrar com um novo visto.

2- como ainda tenho 3 dias para completar os 90, pensei em entrar por 3 dias, sair do espaço pelo número de dias necessários para zerar meu prazo e daí voltar.

 

qual sua opinião sobre essas possibilidades?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

1 - Entre em contato com o consulado mais próximo para ver se isto é possível. Explique bem certo o seu caso, e se for permitido, faça desta forma se realmente quiser ir antes dos 180 dias vencerem.

2 - Eu acho que você vai arrumar dor de cabeça com isto se for com visto de turista, espere vencer o prazo para só então ir.  Nos últimos tempos imigração está um pouco mais chata, mesmo estando teoricamente dentro das regras,  eles podem entender isto como uma tentativa de ficar ilegal lá já que você tem conjuge residindo lá, e lhe barrar por causa disto, ai sim você não volta mais a Portugal.

Se não quiser dar entrada num novo visto de acompanhante, espere os 180 dias vencerem, ir antes só vai complicar a sua vida, fazendo você correr o risco de ser barrado e ai sim estar numa encrenca, e 3 semanas passam rápido, não é nada impossível de sobreviver.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...