Ir para conteúdo

Noronha Julho 2006


Posts Recomendados

  • Membros

Cheguei em Noronha saindo do Rio com minha mulher no final de julho para passar 10 dias. A viagem foi fantástica pois pude rever e ainda apresentar todo aquele paraiso a minha mulher.

Ao chegarmos, o pessoal da pousada já estava a nossa espera no aeroporto. Ficamos na Paraiso do Atlantico, na vila do trinta, já havia ficado lá anteriormente e por isso o dono, Taquinho, me deu um bom desconto, caiu de 220 para 170 a diária. Um pouco salgado mas se tratando de Noronha....

Na noite do mesmo dia fomos a tradicional palestra do TAMAR e lá contratamos um ilhatour com um guia, para relembrar de todos os lugares, mas só o fizemos depois que barganhamos e conseguimos o passeio em um Suzuki com arcondicionado por 130 o casal, pois queríamos ir só nos dois sem aquela orla de turistas juntos. O guia foi muito legal nos levando ao tradicional mergulho no Atalaia e mergulhando com a gente em todas as praias possíveis. Muita coisa mudou desde minha última ida, achei a ilha mais bagunçada, principalmente quando chegava o navio, pois o pessoal não tem a mesma conciência ecológica.

Algumas trilhas foram fechadas, Caieira-Atalaia não podia mais mergulhar nas praias pelo caminho, proibido passar pela trilha que sai da praia do Sancho até a baia dos porcos. Para ir de uma a outra só se for a nado.

No primeiro dia resolvemos fazer tudo com taxi, íamos para a praia, pedíamos para nos buscar na hora marcada, voltávamos a praia a tarde e saíamos a noite para jantar. Percebemos que não valia a pena pois barganhando bem por um bugre, conseguimos alugar por 80, quase o que pagamos pelo taxi e com a vantagem de irmos e voltarmos a qq lugar e hora que queríamos.

Dos passeios fizemos todos: barco, snorkel, plana sub, mergulho com cilindro. O que mais gostei foi o scooter, fiquei igual uma criança. Essa é uma novidade em Noronha, parece um míssil com hélice que te carrega dentro dágua para onde vc quer ir, por cima ou por baixo da água. Achei bem mais vantagem que o planasub, pois com este vc fica autônomo vai aonde quer e o preço é o mesmo, 60. Sai mais barato se alugar pela segunda vez.

Ainda não tínhamos visto os golfinhos, nem qdo passeamos de barco, mas para nossa sorte fomos cercados por eles qdo íamos fazer o batismo.

O batismo foi indescritível, nadei com arraias, garoupas, barracudas, tartarugas, moréias, polvos, todos os tipos de peixes menos o tubarão que vim a encontrar um outro dia no Sueste.

Para nossa maior surpresa, fomos brindados na volta com o aparecimento de uma baleia jubarte GIGANTESCA, e que qdo percebeu a chegada do barco perto dela começou a se exibir para a gente levantando sua cauda e dando muitas rabadas espalhando água por todos os lados. O delírio foi geral, a ponto dos mergulhadores pularem na água para ver aquilo de perto. Ficamos muito tempo vendo aquela cena até que ela partiu nos brindando com vários esquichos e suspiros. Foi realmente fantástico aquela cena que com certeza vai ficar gravado na memória e nas fotos para sempre.

No dia em que mergulhamos com o guia no Sueste para ver tartarugas, conseguimos ver tb um tubarão, não o lixa mas o galha branca, mas era ainda um cação o que mesmo assim fez com que minha mulher desse "RÉ" em seu nado. Em outro dia, nadando só nos dois na mesma baía dei de cara com um outro galha branca, só que este era ENORME o que fez com que voltássemos rapidinho para a areia. Confesso que com aquele fiquei com medo, vai que era o dia do bicho experimentar uma carne diferente.

Jantamos muito bem todos os dias. No almoço economizávamos indo no kilo (Flamboyan) ou comendo uns petiscos na praia, mas no jantar não economizamos nada e mandamos ver. Dentre os restaurantes mais apreciados, adoramos o do Zé Maria (tanto no festival gastronômico qto à lacarte), o Cacimba Bistrô (fantástico todos os pratos) na descida depois da Vila dos Remédios, o Ecológycus perto do aeroporto onde me lambuzei em uma muqueca de lagosta e o Varandão da ilha (antigo Nascimento) onde comemos uma excelente calderada. Não esquecendo da Creperia e da Pizzaria perto do Tamar.

Foram muitas fotos, principalmente subaquáticas, pois levei uma case que dava até para 40m e tirei foto de tudo que se mexia a minha frente.

Tirando a conservação da ilha que achei precária (acho que a taxa cobrada não está devidamente encaminhada ou utilizada) pois os fortes estão se acabando com muito mato e as trilhas não estão sendo conservadas, tudo foi perfeito.

Ah, já ia esquecendo do problema com a Varig, que não queria nos tirar da ilha. Quase viramos Noronhenses !!! Não ia ser de todo mal se nossos empregos não estivessem correndo risco ao chegarmos.

Mas isso não vale a pena ou fica para uma outra história.

Aquele paraíso tem que ser mais bem preservado, para que possamos voltar e encontrar tudo perfeito do jeito que deixamos.

Fernando & Luiza

julho 2006

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

E aí Fernando.

 

Na ponta do lapis, qto saiu tudo em $$$?

 

A taxa da Ilha tá qto?

 

Vcs foram em um pacote turistico?

 

 

A distancia entre as principais praias e trilhas estao muito longe da Vila?

Será que não dá p/ ir na caminhada, em vez de ficar alugando veiculo?

 

 

Abcs.

 

 

 

Augusto

Link para o comentário
  • Membros

Augusto,

A taxa esta 32 por dia até o décimo dia. Pague antes pela internet para evitar fuilas na chegada.Dá para encontrar pousadas mais baratas. Vi depois a Pousada do Mano, muito boa e com ótimo preço e muito bem localizada. Estava 130 com café.

Dá até para fazer tudo andando ou pegando carona, mas aí vc perde muito tempo e acaba se cansando tb pois são muitas subidas e descidas. Tem também o ônibus que circula a ilha e passa de 20 em 20 minutos e custa 2,50. A rodovia possui só 7 Kms de extensão (a menor do Brasil) mas o problema é que as praias são distantes das vilas, a única próxima é a do cachorro. Se vc prestar atenção na tabua de marés, que todo hotel possui uma, dá para percorrer as praias pela areia, desde que vc vá e volte ainda com a maré baixa.

A gasolina na ilha tá cara 3,80 o litro e os bugres bebem muito, fazendo uns 5Km por litro.

Daí, se quiser ficar no barato, peque uma pousada mais simples ou procure algum morador que alugue quartos. Coma nos restaurantes a kilo e aproveita muita praia que é de graça.

Alguns preços :

Cerveja - de 3,00 a 5,00

Refrigerante - de 2,00 a 4,00

Crepes - de 12,00 a 18,00 ou mais

Batismo - 200,00 se for em dinheiro e 230,00 no cartão

Filmar o batismo - 130,00 por pessoa

Alugar máquina subaquática- procura a Nilda na Pousada do Mano 75,00 o dia inteiro e depois ela passa as fotos para um CD

Trilhas - dá pra fazer quase todas sem guia, menos a Caieira -Atalaia que não pode mais mergulhar nas piscinas durante o caminho só mesmo no final no Atalaia.

Golfinhos - dá pra ir sozinho ver os golfinhos as 5:00 da manha no mirante sem ter que pagar os 35,00 que os guias cobram, mas sem carro fica um pouco difícil pois é um pouco longe.

Taxi- as corridas tem preços fixos de 10,00, 15,00 e 20,00 dependendo do percurso (é caro pra c.!!!!)

Passeio de barco - de 60,00 a 75,00

Aluguel de máscara e snorkel - de 5,00 a 10,00 por dia. O dia que tem navio o preço é mais caro

Almoço a kilo - dá pra comer bem por uns 15,00 20,00 com bebida

Festival gastronômico do Zé Maria -90,00 por pessoa sem bebida

Jantar prara dois nos restaurantes mais caros (Zé Maria e Ecológicus)- em média 90,00 com cerveja

Bem, daí vc vê o que pretende fazer e comer e calcula mais ou menos o que vai gastar.

O restante é só curtir o paraiso !!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

Olá Fernando,

 

Eu estou indo pra Noronha semana que vem e queria umas dicas suas se possível. Essa palestra do Ibama tem todo dia? Tem que pagar? E as trilhas, dá pra fazer a pé ou só mesmo de buggy? Já me falaram tb que com guia é melhor. Vc conheceu algum guia bom por lá pra indicar?

 

Abs

Marcelo

Link para o comentário
  • Membros

Marcelo, as palestras são gratuitas e mudam de tema todas as noites. As trilhas são feitas a pé, buggy só para se locomover para as praias pois são um pouquinho distantes. Guia vc só vai precisar para fazeras trilhas dentro do parque nacional, para as outras dá pra fazer sozinho. Nosso guia foi o Hellyabe (tel 96444581/87150084) que fez o ilhatour comigo e minha esposa por 130 o casal em um suzuki com ar-condicionado (chique né?).

Aconselho vcs a fazerem primeiro o ilhatour pois assim vcs se familiarizam com os lugares, depois escolhem os que vcs preferiram e fazem sozinhos. Mas peçam para irem só vcs, sem mais ninguém e de preferência em sentido contrario das outras excursões pois assim vcs vão curtir mais.

Qq coisa é só perguntar.

Abç.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Valeu Fernando! Vou aproveitar essa dica do Ilhatour. Outra dúvida, vale a pena fazer passeio de barco lá mesmo se sairmos pra mergulhar? Ou o barco do mergulho já passa pelos mesmos lugares que o passeio?

Eu vi sua dica sobre a máquina fotográfica alugada por lá e fiquei interessado. Vc alugou? Tem bastante lugares que alugam?

Abs

Marcelo

Link para o comentário
  • Membros

Marcelo, o passeio do barco não é o mesmo do mergulho, mas vale a pena fazer. Não aluguei maquina pois levei a minha. Só ela aluga pelo que eu sei.

Qto ao mergulho, se for filmar combina tudo muito bem antes pra não dar furo. comigo deu ewrrado. depois explico....

To sem tempo agora

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...