Ir para conteúdo

Rio Grande do Norte - Rotas e Meios de Transporte


Posts Recomendados

  • Respostas 66
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

id="Comic Sans MS">

Oie!

 

Eu sou estranjeira .... e vou pra Pipa!!! kkkkk

O ano passado eu nao vi muitos estrangeiros, só algums, a minha turma era tuda brasileira (meninos e meninas q conheçi no hostel em Natal), mais vi muitos brasileiros. É um lugar show de bola pra passar Reveillon, vale a pena. Eu sou da mesma turma que Jayme (Payakah), pode marcar com ele.

Si vc precissa outras dicas eu viajei o ano passado de Natal até Salvador passando po Recife, Olinda, Porto do Galinhas, Praia do Forte.

É só falar

 

Beijao

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

oi pessoal!

por uma questão de organização e reestruturação do presente fórum seu tópico será travado e em breve deletado. as mensagens foram remetidas para um outro que trará todas as informações possíveis sobre pipa. vocês podem verificar no link:

http://www.mochileiros.com/topic.asp?TOPIC_ID=7895

conto com a compreensão de todos

beijos

lore

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá,

 

Gostaria de saber mais sobre a Rota do Sol, no litoral sul do Rio Grande do Norte. Aí vão algumas perguntas:

 

A estrada se localiza próxima à orla? Ou para sair da estrada e chegar à praia é preciso percorrer um longo caminho?

 

Pelo mapa, acredito as distâncias entre as praias não passam de 10 quilômetros. É possível fazer a Rota do Sol a pé, parando por um ou dois dias em cada praia?

 

E em todas as praias é possível encontrar hospedagem barata? Ou algumas são dominadas por grandes hotéis e pousadas caras?

 

Final de Março, começo de Abril, há muitas nuvens?

 

Agradeço qualquer resposta que vier! [:D][:D]

 

Obrigado,

 

Marcel

Link para o comentário
  • Membros de Honra

A rota do sol abrange praias proximas a capital potiguar e estas não possuem infra-estrutura de hospedagem barata, em sua maioria, algumas como cotovelo e búzios apenas tem casas de veraneio. a estrada é bem proxima da praia sim, praticamente margeia o mar mas não creio que seja interessante parar em cada praia pra passar o dia, a rota do sol pode ser feita em apenas um dia

as praias mais distantes sim, merecem uma atenção em especial: timbaú do sul, pipa, bahia formosa...

algumas dicas da pra passar, mas farei uma pesquisa mais a fundo pra relatar aqui.

até mais

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Vamos la:

Rota do Sol

As praias que vão desde a capital potiguar ate a Barra de tabatinga é conhecida como a Rota do sol, e é bem servida de estrada para o descolamento entre elas (bem perto da faixa litorânea. Para caminhada você vai encontrar pontos de pedras entre ponta negra e cotovelo e após a barra de tabatinga (cuidado com a maré cheia, é melhor ir por cima da barra e ver os golfinhos la de cima.

Pra se hospedar, creio que so em Pirangi do Norte, perto do maior cajueiro do mundo.

Camurupim e Barreta

Não conhecia essas praias, era um limbo no meu conhecimento potiguar, mas pesquisei e vi que são praias meio que desertas, calmas, tem uma regular estrutura de pousadas e um transito de bugues na orla. Depois delas é obrigatório uma travessia de balsa. Tem uma tal de Guaraíras, praia deserta, deve ser pequena pois alguns mapas que vi ela não aparecia, fica depois de Barreta, ainda antes da balsa.

Caminhos de Pipa

Depois da balça você chega em timbaú do sul. O local tem bastante infra-estrutura, pousadas não serão dificeis.

Caminhando 8 km entre as falésias e o mar, você chegará em Pipa, mas cuidado com as pedras entre pipa e a praia do curral.

Pipa nem se fala, infra-estrutura de sobra, campings, chalés, pousadas e albergues.

9km de caminhada e você chega a barra de cunhaú (apenas cuidado para não passar nos viveiros das tartarugas, ande um trecho pelas falésias). Pouquíssima infraestrutura, creio que as pousadas que tem são pra turistas que querem se esconder da população, carríssimas. Pequeno rio que da pra atravesar a pé e em seguida você chega em cunhaú, muitas casas mas não entrei na cidadezinha pra verificar as pousadas. Não será dificil encontrar lugar pra ficar. Depois disso, travessia de balsa pelo Rio curimataú (nem pensar em atravesar a pé, grande demais) e uma caminhada solitária de quase 15km (prepare o protetor solar). Chegando em Baia formosa, novamente infra-estrutura. Em especial, procure a pousada da Dona Raimunda, simpatissísima e preço bom. Pouco luxo mas adorei a simpática Dona Raimunda.

Fim do litoral sul

Caminhei pouco por essas bandas, sei que não tem pousadas, talvez ate tenha. Praia da cotia é deserta e Sagi é uma vila de pescadores. Sei que tem um farol em cotia muito legal, pequeno e fica na beira mar, nunca tinha visto um assim, é bobo mas achei legal. Depois disso, travessia de balsa pelo rio guaju, que marca a divisa com o estado da paraíba.

Depois daí é outra historia....

 

Fiquei curioso pra participar da caminhada, se der pra mim estarei dentro

 

Fontes:

Guia 4 rodas

http://www.nataltrip.com/

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Valeu Payakah,

 

Essas informações ajudam bastante. Ainda não sei se vou realmente fazer a caminhada e de que ponto a que ponto faria. Mas vou me preparar com informações e estado de espírito para ela. Estou inclusive levando uma pequena barraca.

 

Vale lembrar aqui também as lagoas na região da Rota do Sol. Encontrei apenas fotos e nada muito sobre "como chegar" até elas. A lagoa Cará Cará parece imperdível.

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros
Valeu Payakah,

 

Essas informações ajudam bastante. Ainda não sei se vou realmente fazer a caminhada e de que ponto a que ponto faria. Mas vou me preparar com informações e estado de espírito para ela. Estou inclusive levando uma pequena barraca.

 

Vale lembrar aqui também as lagoas na região da Rota do Sol. Encontrei apenas fotos e nada muito sobre "como chegar" até elas. A lagoa Cará Cará parece imperdível.

 

Acho que a informação já não vai mais servir para o amigo aí,mas vou complementar as informações do Paiakah.

 

As lagoas são mais dificeis de se atingir a pé, porque muitas ficam nas dunas e o desvio é grande em relação à praia e à Rota do Sol.

 

Existe a possibilidade da caminhada. Eu e os Aventureiros por Natureza fomos de onibus de Natal até Tabatinga e fomos até Pipa. Saímos por volta das 9:00 da manhã e chegamos as 16:00, caminhando devagar e fazendo algumas paradas para descando.

 

A caminhada pode ser feita tranquilamente em apenas um dia, o que seria recomendavel levar uma pequena mochila para não pesar muito, o que poderia atrasar a caminhada.

 

Quanto a fazer a caminhada em varios dias, como o disse o paiakan, a região é tomada por casas de veraneio, e agora,mais recentemente, flats para gringos que estão sendo construidos por toda a costa.

 

Fora do veraneio as praias são completamente desertas, e emalguns trechos, como o trecho final de Barreta, não tem sequer edificações. Portanto é bom levar um suprimento bom de água para vencer esse trecho.

 

Chegando a Tibau existe uma balsa para cruzar o rio e chegar até Pipa, passando por Guaraíras. As pessoas chamam essa área de lagoa, mas na verdade parece mais uma enseada. É um lugar lindo que poucas pessoas, até mesmo daqui de Natal conhecem e que vale a pena. Quando se vai de carro ou onibus é o trecho quando se chega em Tibau e o onibus muda de rota por dentro da cidade. Antes disso se ve do lado esquerdo, lá de cima, uma enseada com os barquinhos lá embaixo.

 

Deve-se seguir pela outra margem, seguindo o caminho dos barcos, pedidno informações aos pescadores de como chegar até aos bancos de areia, que são otimos para se tomar banho, mas apenas quando está mais pra cheio, porque quando seca, fica só o banco de areia e depois dele só a lama do mangue.

 

Esse desvio para Guaraíras atrasa mais a viagem então pode ser que seja melhor pensar nuns dois dias de viagem, ou seguir até Pipa direto e depois, atlvez na volta, ou nums fugida de Pipa, pegar uma van por 1 real e descer em Tibau e descer pela enconsta.

 

 

Para seguir até Pipa é importante ter checado a tábua de maré porque para em algumas áreas de falésia só é possível caminhar na maré baixa. Caso a maré esteja alta é necessário subir e ir pela estrada. Existem algumas escadarias de bares, hoteis, mas nem todas tem acesso livre. Nós subimos clandestinamente pela reserva ecologica e pulamos o arame farpado para chegar até a pista. Foi trash... mas deu certo porque estavamos em grupo, mas não aconselho a ninguem sozinho!

 

Fiz também a caminhada pela Mata Estrela, em Bahia Formosa, até Sagi, mas não fiz entre Pipa e Bahia Formosa.

Link para o comentário
  • 5 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros

Oi pessoal!

 

Por favor, verifiquem se vcs podem me ajudar.

Pretendo viajar para o Rio Grande do Norte, a partir do dia 02 de janeiro até por volta do dia 20/01/07. Estou na dúvida entre os dois roteiros abaixo:

 

1)Natal/Genipabu(Extremoz)/Touros/São Miguel do Gostoso/Galinhos/Guamaré e Macau

 

2)Natal/Pirangi(Parnamirim)/Barra de Tabatinga(Nísia Floresta)

Arez, Pipa e Sibaúma (Tibau do Sul)Barra do Cunhaú(Canguaretama) e talvez Baía Formosa

 

Bom, gostaria de sugestão de hospedagens nessas cidades, de preferencia albergues. Se bem que em determinadas lugares sei que vou ter dificuldades devido a infra-estrutura. Outra coisa em alguns casos o trajeto deverá ser feito de barco. Vcs tem idéia do qto estão cobrando?

Vcs sugerem alguma mudança de roteiro? Alguma dica?

 

Desde já obrigada e até mais!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...