Ir para conteúdo

Mochilão pela Europa


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite mochileiros do brasil, gostaria de uma ajuda em relação a uma duvida. Eu e um amigo meu estamos montando um mochilão pela europa, asia entre outros... gostaria de saber quanto tempo posso ficar em cada pais e em relação a trabalho nos paises, queriamos trabalhar "ilegal" sem visto especifico para termos dinheiro e acabarmos a viagem, a duvida seria a seguinte posso ficar 2 meses em cada pais da europa e arranjar um trabalho "ilegal" sem me preocupar? ps: a viagem pela europa durar 2 anos um pouco mais.

Desde ja agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mochileiro,

Sem se preocupar, não, não pode. 

Nos países do Espaço Schengen você pode ficar até 3 meses sem visto, a cada seis meses. Há fiscalização. Policiais podem pedir seus documentos no metrô, na rua, em qualquer lugar. É rotina, pedem de europeus também, mas, é claro, visam as pessoas "suspeitas". 

Outra coisa: não é tão simples assim arranjar trabalho na hora, in loco, na Europa. Sobretudo trabalho ilegal. Sobretudo em um momento em que há tantos imigrantes chegando, sendo presos, expulsos, discussões sobre acolhimento, xenofobia etc. .

Não acho recomendável você depender de trabalho ilegal para poder completar sua viagem. Se algo acontecer, isso pode inclusive comprometer suas idas futuras à Europa.

Sobre o espaço, os países são Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça. A lista pode estar desatualizada.

Atente para o fato de que Bulgária, Roménia, Chipre, Irlanda, o Reino Unido e a Croácia estão fora do espaço Schengen. Esses países têm regras próprias e pedem visto. 

Como você pretende ficar bastante tempo, atente para a validade do seu passaporte (tanto a data de emissão quanto a de vencimento têm de estar dentro do exigido). Dê uma olhada nesse Alerta Migratório do Itamaraty para brasileiros que vão à Europa:

http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/images/cartilhas/alerta-migratorio-schengen.pdf.

Boa viagem.

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
10 horas atrás, mochileirotop disse:

Boa noite mochileiros do brasil, gostaria de uma ajuda em relação a uma duvida. Eu e um amigo meu estamos montando um mochilão pela europa, asia entre outros... gostaria de saber quanto tempo posso ficar em cada pais e em relação a trabalho nos paises, queriamos trabalhar "ilegal" sem visto especifico para termos dinheiro e acabarmos a viagem, a duvida seria a seguinte posso ficar 2 meses em cada pais da europa e arranjar um trabalho "ilegal" sem me preocupar? ps: a viagem pela europa durar 2 anos um pouco mais.

Desde ja agradeço a ajuda.

Pode ter certeza de que 99% do pessoal aqui gostaria de viajar mais do que de fato viajam porem nao se pode querer dar um passo maior do que suas pernas. Digo isso se referindo à planejamento de dinheiro x tempo pra ficar na estrada. A Europa é muito grande e querer passar muito tempo lá voce facilmente pode reservar 20k - 30k ou mais dependendo pra onde for, quanto tempo ficar, que atividades turisticas pretende fazer, etc.. Com essa mesma grana voce é "rei" na Ásia onde o custo de vida é infinitamente mais em conta.

Se voce pretende ficar 6 meses, 1 ano, 2 anos ou mais viajando, se planeje financeiramente para que nao seja frustrante la na frente querer ir/fazer algo e nao ter dinheiro. Nao saia de casa achando que vai arrumar uma emprego porque as coisas nao sao simples assim. Na Europa se voce for pego trabalhando ilegalmente vai fuder sua vida e a vida do empregador, entao os caras evitam dar esse tipo de emprego e correr o risco de pagar multas altas e ter outros tipos de problemas. Na Ásia poooode, veja bem, poooode ser um pouco menos complicado porém será que realmente vale a pena trabalhar lá? Tire de base a diferença para a moeda local e o Real, entao o que voce ganhará em um dia de trabalho realmente vale a pena? Tenha ciência de que voce vai chegar em qualquer lugar e será um turista e turistas nao têm permissão de trabalhar em canto nenhum.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mochileiro,

Uma opção para tornar sua viagem mais barata é procurar esses programas de voluntariado no exterior. Muitos oferecem comida e hospedagem em troca de trabalho. Sem contar que é a oportunidade de treinar uma língua estrangeira, ajudar quem precisa, aumentar sua rede de contatos e ter uma experiência genuína no destino.

Boa viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...