Ir para conteúdo

Porta de entrada para o Leste Europeu - Milão ou Frankfurt?


Posts Recomendados

  • Membros
2 horas atrás, 234234 disse:

Sei que é algo bem pessoal, e que depende dos interesses de cada pessoa,  mas sinceramente, em Budapeste eu nunca achei atrações e atividades interessantes e que pessoalmente me agradassem que justificassem mais que 2 ou 3 dias em Budapeste, e olha que morando na Alemanha já fui 2 vezes a Budapeste, a primeira vez a uns 11 ou 12 anos atrás e a segunda vez a uns 2 anos atras, fui de novo para ver se não mudava de opinião, rs....

Então antes de colocar 5 dias em Budapeste, dê uma boa pesquisada a respeito do que ver e fazer por lá com crianças, para ver se realmente vale a pena ficar 5 dias lá.

Obrigado pelas dicas! Sobre os 5 dias em Budapeste é que estava pensando em dar uma pausa nas trocas de hotel no meio da viagem. Fiquei na dúvida entre Viena e Budapeste sendo que esta última eu vi melhores referências. Quem sabe também fazer algum bate-volta nos arredores.

2 horas atrás, 234234 disse:

A parte interessante da Croácia é o litoral, em Dubrovnik, Hvar, Split, Zadar,  Plitvice, etc, esta parte é realmente espetacular, mas para ir até lá você precisaria de pelo menos uns 7 ou 8 dias só para a Croácia.

Eu coloquei no Roteiro 1 pela Croácia porque ouvi falar muito bem do país mas ainda não pesquisei o suficiente. A gente não tem muito interesse em visitar balneários, então eu não estava muito animado pra percorrer o litoral. Gosto mais de cidadezinhas interioranas, medievais, com cenário bonito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
6 horas atrás, mateusmartins disse:
Gosto mais de cidadezinhas interioranas, medievais, com cenário bonito.

Isto você vai ver na Eslovênia, em Bled, Ljubljana e Predjama, ou então na Alemanha, em Nürnberg, Rothenburg ob der Tauber, Ansbach, Bayreuth, Bamberg, Eisenach, etc, e não no interior da Croácia.

Apesar de ter praias algumas praias, o forte destas cidades do litoral croata não são os balneários, Dubrovnik, Hvar e Split são alguns exemplos de cidades medievais mais bem conservados de toda Europa.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 21/08/2018 em 19:57, 234234 disse:

Isto você vai ver na Eslovênia, em Bled, Ljubljana e Predjama, ou então na Alemanha, em Nürnberg, Rothenburg ob der Tauber, Ansbach, Bayreuth, Bamberg, Eisenach, etc, e não no interior da Croácia.

Alemanha eu já rodei relativamente bem em outra viagem. Passei pela maioria dessas cidades que você citou. Mas então falta dar um rolê bacana na Eslovênia. Estas 3 são as melhores de lá?  Bled, Ljubljana e Predjama?

 

Em 21/08/2018 em 19:57, 234234 disse:

Apesar de ter praias algumas praias, o forte destas cidades do litoral croata não são os balneários, Dubrovnik, Hvar e Split são alguns exemplos de cidades medievais mais bem conservados de toda Europa.

Agora então botou uma bela pulga atras da minha orelha. Essa região da Eslovênia e Croácia teria cidadezinhas mais legais para visitar que a Tchéquia do roteiro 2, não é? Uma vez que estou descartando as da Alemanha.

Entre Viena e Budapeste para ficar mais tempo você preferiria qual?

 

Muito obrigado pela ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
4 minutos atrás, mateusmartins disse:

Alemanha eu já rodei relativamente bem em outra viagem. Passei pela maioria dessas cidades que você citou. Mas então falta dar um rolê bacana na Eslovênia. Estas 3 são as melhores de lá?  Bled, Ljubljana e Predjama?

 

Estes são os destinos mais populares da Eslovênia.

5 minutos atrás, mateusmartins disse:

Agora então botou uma bela pulga atras da minha orelha. Essa região da Eslovênia e Croácia teria cidadezinhas mais legais para visitar que a Tchéquia do roteiro 2, não é? Uma vez que estou descartando as da Alemanha.

Cara isto é questão de gosto e preferência pessoal, eu sou meio imparcial para falar sobre a Croácia, já fui 3 vezes ao litoral Croata e ano que vem provavelmente vamos de novo num final de semana, se rolar algum voo low-cost barato daqui de Düsseldorf.

O interior da Rep. Tcheca é muito parecido com o interior da Alemanha e Áustria que você já conhece ou vai passar nesta viagem, o litoral Croata e a Eslovênia varia u m pouco a paisagem.

Mas pesquise um pouco no google sobre estas cidades que eu citei (Bled, Ljubljana, Predjama, Hvar Dubrovnik, Split, Mostar, etc), você ainda tem tempo para pesquisar e escolher um roteiro que lhe agrade mais,  o maior risco é você acaba até mudando todo o roteiro, e indo direto de Milão para Eslovênia e Litoral croata kkkkk

16 minutos atrás, mateusmartins disse:

 Entre Viena e Budapeste para ficar mais tempo você preferiria qual?

O custo de vida em Viena é mais alto do que em Budapeste.

Eu não sei muita coisa a respeito de bate-voltas legais perto de Budapeste, talvez outra pessoa possa lhe ajudar, ou você pesquisando um pouco no google a respeito de possíveis bate-voltas a partir de Viena e Budapeste ajude você a decidir entre elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@mateusmartins, algumas sugestões de bate-volta perto de Budapeste:
- Gödöllő: tem um palácio onde a imperatriz Sissi passava umas temporadas;
- Szentendre: é uma cidade pequena, bonitinha e com vários ateliês, galerias de arte e coisas do tipo. 

Mais longe, temos:

- Esztergom: às margens do Danúbio na fronteira com a Eslováquia. A construção mais famosa é a basílica. A partir de Budapeste gasta-se 1 hora de carro.

- Lago Balaton: tem 80km de extensão e é conhecido como o "mar" dos húngaros. Tem várias cidades em volta que você pode visitar, como Veszprém e Keszthely. 

- Hollókő: pequena vila construída por um dos povos que formaram a Hungria. Patrimônio cultural da Unesco.

- Eger, Győr, Sopron: se você gosta de cidades medievais cênicas, considere a possibilidade de visitar uma delas. 

- Pécs: essa fica mais distante de Budapeste (de trem são 2h e 15 minutos, mais ou menos). A praça principal é bem agradável. Ruazinhas medievais, mesquita que virou igreja, centro cultural que era uma fábrica de porcelana... (no caso, a fábrica Zsolnay). Sou suspeita pra falar dessa cidade S2

- Szeged: também dá umas 2h e 15 minutos de trem. Tem uma beleza diferente de Pécs: é mais referente ao Império Austro-Húngaro, com praças imponentes e floridas.

Sugiro que você pesquise essas cidades no TripAdvisor ("o que fazer em...") e veja o que pode ser interessante.

Boa viagem!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Agradeço aos colegas pela ajuda, especialmente a @LF Brasilia  e @234234

Nós meio que decidimos ir por Milão mesmo por diversos fatores.

Baseado nas opiniões de vocês e no que já tínhamos de planos, fiz um esqueleto do roteiro da viagem. Deem uma olhada:

Dia 1: Chegada em Milão: Pegar o carro e ir direto pra Trento (ou cidade próxima, a meio caminho da Áustria) (224km). Dormir em Trento

Dia 2: Aproveitar o dia em Trento (ou similar) e continuar viagem a Innsbruck (179km). Dormir em Innsbruck

Dia 3: Ficar o dia em Innsbruck e seguir viagem ao fim da tarde para Salzburgo (186km). Dormir em Salzburgo

Dia 4: Passar o dia em Salzburgo. Dormir em Salzburgo

Dia 5: Ir para Hallstatt, passar o dia e depois seguir para pernoitar Graz (250km) (ou Linz).

Dia 6: Aproveitar o dia em Graz (ou Linz) e depois seguir para pernoitar em Viena (200km).

Dia 7: Passar o dia em Viena. Dormir em Viena

Dia 8: Bate-volta para Sopron (75km). Dormir em Viena

Dia 9: Seguir viagem para Gyor (124km). Passar o dia e depois pernoitar em Budapeste.

Dia 10: Budapeste

Dia 11: Budapeste

Dia 12: Bate-volta para Eger (139km).

Dia 13: Seguir para Kheszthely (287km), passar o dia e depois continuar viagem para Maribor (181km). Dormir em Maribor.

Dia 14: Passar o dia em Maribor e seguir caminho no fim da tarde para Liubliana (129km). Dormir em Liubliana.

Dia 15: Liubliana

Dia 16: Bate-volta para Bled (54km)

Dia 17: Ir para Piran (121km), passar o dia e depois seguir para Veneza (201km). Dormir em Veneza.

Dia 18: Veneza

Dia 19: Seguir caminho para o aeroporto de Milão (281km). Volta para o Brasil.

 

No total deu por volta de uns 3000km. Quase um bate-volta do Rio pra Brasília. Diluídos em quase 20 dias está razoável. Só que eu ainda poderia adicionar mais 2 dias de viagem, mas não sei ainda onde.

O ponto mais sensível é a viagem de Budapeste para Maribor, que planejamos uma parada no Lago Balaton em Kheszthely. Poderia achar um lugar bacana pra pernoitar.

Em Veneza eu penso em pegar um hotel no continente, por causa do carro, e visitar a cidade de dia de trem.

Acho que é isso. Qualquer dica de vocês é muito bem vinda. Ahh! Nossos planos são de fazer essa viagem na primavera de 2019.

Obrigado!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@mateusmartins : num mundo ideal em que sempre houvesse vaga nas pousadas/hotéis sem necessidade de reservar, seria perfeito se vocês pudessem simplesmente visitar as cidades e decidir na hora. Gostou muito do lugar? Acha que tem muita coisa pra fazer nele? Ou: "todo mundo meio cansado, vamos curtir uma tarde de preguiça?" É só ficar mais um dia.
Porém, mesmo vocês não indo em alta temporada, melhor não arriscar e ter umas reservas na manga. Ainda mais indo de carro, que vão precisar de local com estacionamento.

Realmente esse dia 13 ficou puxado. 287 + 181 km no mesmo dia, ainda mais com crianças... acho que vocês poderiam pernoitar em Keszthely mesmo e no dia seguinte sair descansados para Maribor/Liubliana.

Algumas ideias para esses dois dias que "sobram":
1. Usar um dia para reduzir o ritmo dos dias 13 e 14 (transformando-os em dias 13/14/15) e o outro para Viena;
2. usar um dia para reduzir o ritmo dos dias 13/14 e o outro para pernoitar em Milão na volta (estrada e aeroporto no mesmo dia? A que horas é o voo?)
3. Usar um dia para Viena e o outro para pernoitar em Milão na volta.

4. Agora tem outra questão: tem algum destino que faça brilharem mais os olhos da sua esposa? [As crianças ainda são pequenas e vão na onda, hehe]. Nesse caso valeria a pena deixar mais tempo para esse destino. E, se não houver um destino preferencial, deixar mais tempo para uma cidade maior (por isso propus Viena, que ficou só com 1 dia líquido no seu roteiro). Viena tem muitas opções que permitem a vocês podem decidir novos passeios de última hora. Na hipótese improvável de não curtirem a cidade, tem Bratislava ali pertinho.

Ah, e se sua esposa estiver entre os viajantes que delegam tudo? Da turma que diz "você monta o roteiro e eu só arrumo as malas"?
Este ano viajei com meu irmão e foi assim. Mandei algumas ideias de roteiro e ele me deu carta branca. Só que, faltando alguns meses, vi que ele estava mais curioso/empolgado sobre algumas cidades específicas, fazia mais perguntas sobre elas... então aumentei o tempo para essas cidades. Como foi ainda com antecedência, não foi difícil reajustar a programação.

Agora o que eu não faria: incluir uma nova cidade no roteiro. Acho que é só redistribuir o tempo entre elas para acomodar esses dois dias que "sobram" (entre aspas porque tem a questão do retorno, então talvez nem esteja tão folgado assim).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
3 horas atrás, mateusmartins disse:

Dia 1: Chegada em Milão: Pegar o carro e ir direto pra Trento (ou cidade próxima, a meio caminho da Áustria) (224km). Dormir em Trento

Pessoalmente eu acho isto extremamente perigoso!

Geralmente você passa a noite em claro no avião, depois de já ter dormido pouco mal na noite anterior devido a ansiedade ou últimos preparativos da viagem, e ai encarrar 3 ou 4 horas de estrada, num carro, país e estradas que você não está familiarizado, aumenta em muito as chances de você se envolver em acidentes.

E as crianças vão aguentar 11 Horas de avião e depois mais 3 ou 4 horas de carro? Não vai ficar muito cansativo e chato para eles?

Ou seja, pegue um destes 2 dias "sobrando" e fique 1 dia em Milão, para vocês dormirem em Milão, e pegar o carro só no dia seguinte, já um pouco mais descansados.

 

3 horas atrás, mateusmartins disse:

 

Dia 4: Passar o dia em Salzburgo. Dormir em Salzburgo

Dia 5: Ir para Hallstatt, passar o dia e depois seguir para pernoitar Graz (250km) (ou Linz).

Dia 6: Aproveitar o dia em Graz (ou Linz) e depois seguir para pernoitar em Viena (200km).

Dia 7: Passar o dia em Viena. Dormir em Viena

Para diminuir o troca-troca de hotel, durma uma noite a mais em Salzburg e visite Hallstat como um bate-volta a partir de Salzburgo, e deixe para visitar Linz/Graz de passagem, quando você estiver indo a Viena.  

Até por que Hallstatt fica bom mesmo se o clima estiver bom, e não tudo nublado ou encoberto de neblina, pernoitando uma noite a mais em Salzburg, você tem 2 dias disponíveis a disposição para escolher o melhor para ir a Hallstatt.

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que legal! Quanta dica boa.

31 minutos atrás, 234234 disse:

Geralmente você passa a noite em claro no avião, depois de já ter dormido pouco mal na noite anterior devido a ansiedade ou últimos preparativos da viagem, e ai encarrar 3 ou 4 horas de estrada, num carro, país e estradas que você não está familiarizado, aumenta em muito as chances de você se envolver em acidentes.

 

23 minutos atrás, LF Brasilia disse:

Caramba, é mesmo! Nem tinha reparado que o "dia 1" é o dia da chegada! [Geralmente eu penso em "dia zero" para a chegada e diminuo mentalmente a duração da viagem].

Concordo totalmente com o @234234 . Uma boa noite de sono antes de pegar a estrada é fundamental.

Esse do dia da partida é interessante. O aeroporto de Milão fica bem fora da cidade, é um dos mais distantes que eu já usei (gastei por volta de uma hora pra chegar no hotel). Pensando nisso, já que estava fora da cidade, poderia esticar e sair pra uma cidade destino mais interessante e que estivesse no meu roteiro. Dependendo do voo isso é bem factível. Já tive ocasiões em que só deixei as malas no hotel e fui passear mas em outras oportunidades estava tão esgotado que dormi a tarde toda.

Uma forma de contornar isso seria então pegar uma cidade mais próxima. Para Trento levaria 2h47 de viagem. Mas tem a cidade de Como que é ali do lado do aeroporto, a 45min. Mais rápido que ir a Milão.

50 minutos atrás, LF Brasilia disse:

4. Agora tem outra questão: tem algum destino que faça brilharem mais os olhos da sua esposa? [As crianças ainda são pequenas e vão na onda, hehe]. Nesse caso valeria a pena deixar mais tempo para esse destino. E, se não houver um destino preferencial, deixar mais tempo para uma cidade maior (por isso propus Viena, que ficou só com 1 dia líquido no seu roteiro). Viena tem muitas opções que permitem a vocês podem decidir novos passeios de última hora. Na hipótese improvável de não curtirem a cidade, tem Bratislava ali pertinho.

Ah, e se sua esposa estiver entre os viajantes que delegam tudo? Da turma que diz "você monta o roteiro e eu só arrumo as malas"?
Este ano viajei com meu irmão e foi assim. Mandei algumas ideias de roteiro e ele me deu carta branca. Só que, faltando alguns meses, vi que ele estava mais curioso/empolgado sobre algumas cidades específicas, fazia mais perguntas sobre elas... então aumentei o tempo para essas cidades. Como foi ainda com antecedência, não foi difícil reajustar a programação.

 

Aproveitando esta sugestão, eu fui mostrar o esboço da viagem pra minha esposa e a primeira coisa que ela perguntou é se eu botei Interlaken também no itinerário. Ela é daquelas viajantes que gostam de visitar alguns lugares mas sem se preocupar inicialmente tanto com a logistica. Aí o meu papel é tentar viabilizar os sonhos dela. Não dá pra colocar Barcelona ou Atenas na viagem mas a gente pode procurar um meio termo.

Se eu inserir Como no roteiro possibilitaria seguir viagem a Innsbruck passando pela Suíça, que ela tanto quer ver as paisagens, e facilitaria a questão de chegar do aeroporto pra uma cidade destino. O que acham? Aí eu inseriria um dia que estava sobrando pra percorrer com mais calma esse trecho e colocaria outra cidade pra pernoitar antes de Innsbruck.

47 minutos atrás, 234234 disse:

Para diminuir o troca-troca de hotel, durma uma noite a mais em Salzburg e visite Hallstat como um bate-volta a partir de Salzburgo, e deixe para visitar Linz/Graz de passagem, quando você estiver indo a Viena. 

Estava pensando em tirar Graz do roteiro e ir direto pra Viena. Aí ficaria esse dia adicional em Salzburg com um bate-volta pra Hallstat. Também pensei em tirar Piran, pra aliviar o final da viagem.

 

1 hora atrás, LF Brasilia disse:

2. usar um dia para reduzir o ritmo dos dias 13/14 e o outro para pernoitar em Milão na volta (estrada e aeroporto no mesmo dia? A que horas é o voo?)

A gente já fez esse mesmo caminho numa viagem anterior. Dormimos em Veneza (vido de Florença) e de manhã saímos em direção ao aeroporto de Milão. Como o voo era só no início da noite, fizemos uma parada em Verona, passeamos, almoçamos e no meio da tarde fomos pro aeroporto. Chegamos com uma boa antecedência e dormimos na volta toda. Desta vez poderíamos fazer esta parada em outra cidade. Sair de Veneza as 9h, chegar em alguma cidade no meio do caminho, almoçar, fazer um passeio leve  e depois ir pro aeroporto.

Uma outra viagem nós fizemos pelo interior da Espanha de carro quando nossa filha tinha 1 ano. Foi excelente. Ela adorava ficar vendo as paisagens pela janela e em qualquer cidadezinha a gente parava pra conhecer uma pracinha, um parque, um monumento e também sincronizávamos o momento do trecho do carro com a da soneca dela. Foi uma experiência muito boa. Eu e minha esposa adoramos ver paisagens mais rústicas, interioranas e também naturais, ela diz que até hoje a viagem mais bonita dela foi de Motohome pelo Arizona no inverno com o Grand Canyon todo coberto de neve.

Estava estudando os mapas e vi que vindo de Como é mais perto descer até a Alemanha para ir para Salzburgo do que passar por Innsbruck. Será se no sul da Alemanha não teria uma cidadezinha mais interessante pra visitar não? E não estou falando de Munique! Mais ao sul dela. Ou seria melhor seguir por Innsbruck mesmo?

Tem uma outra hipótese também. Se eu ceder um pouco e resolver voltar de Ibéria, teria como pegar um voo deles de Veneza. Dá um descanso maior... mas é um voo da Ibéria...

Resumindo as sugestões de vocês, o que acham destas alterações:

 

Dia 1: Chegada em Milão: Pegar o carro e ir direto pra Como (ou cidade próxima) (53km). Dormir em Como

Dia 2: Aproveitar o dia em Como (ou similar) e continuar viagem a alguma cidade a meio caminho de Innsbruck (180km). Dormir nesta cidade.

Dia 3: Seguir caminho com destino a Innsbruck (180km), dormir em Innsbruck.

Dia 4: Ficar o dia em Innsbruck e seguir viagem ao fim da tarde para Salzburgo (186km). Dormir em Salzburgo

Dia 5: Passar o dia em Salzburgo. Dormir em Salzburgo

Dia 6: Bate-volta para Hallstatt, (73km). Dormir em Salzburgo.

Dia 7: Seguir para  Viena (295km). Dormir em Viena

Dia 8: Viena.

Dia 9: Bate-volta para Sopron (75km). Dormir em Viena

Dia 10: Seguir viagem para Gyor (124km). Passar o dia e depois pernoitar em Budapeste.

Dia 11: Budapeste

Dia 12: Budapeste

Dia 13: Bate-volta para Eger (139km).

Dia 14: Seguir para pernoitar em Kheszthely (287km).

Dia 15: Continuar viagem para Maribor (181km). Dormir em Maribor.

Dia 16: Passar o dia em Maribor e seguir caminho no fim da tarde para Liubliana (129km). Dormir em Liubliana.

Dia 17: Liubliana

Dia 18: Bate-volta para Bled (54km). Dormir em Liubliana.

Dia 19: Seguir para Veneza (240km). Dormir em Veneza.

Dia 20: Veneza

Dia 21: Seguir caminho para o aeroporto de Milão (281km). Volta para o Brasil. Ou então voltar de Veneza mesmo pela Ibéria 🤢

 

Ao fim teria que procurar hotel para Como (1 noite), Suíça (1 noite), Innsbruck (1 noite), Salzburgo (3 noites), Viena (3 noites), Budapeste (4 noites), Keszthey (1 noite), Maribor (1 noite), Liubiana (3 noites), Veneza (2 noites). Mais cara de roadtrip impossível!

@LF Brasilia, eu estava conversando com um colega de trabalho meu que me contou de uma das viagens dele nos anos 90 pra Europa. Ele comprou um carro, por leasing, passou 1 mês rodando boa parte do continente e sem fazer nenhuma reserva de hotel. Estava recém-casado e iam os dois de cidade em cidade. Ao fim da viagem eles devolveram o carro pro banco voltaram pro Brasil. Hoje realmente não dá mais pra contar com esse desprendimento de viajar sem reservas de hotel, ainda mais com filhos.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...