Membros aclivino Postado Agosto 10, 2018 Membros Postado Agosto 10, 2018 Prezados, Estou com muita dúvida pois estou marcando uma viagem em cima da hora e tenho mais ou menos 20 dias livres que pretendo gastar pelo Leste europeu, como já conheço grande parte do leste europeu conhecido, estou pensando em fazer Bulgária e Romênia. O Voo seria chegando por Bucharest em 21/08, o que andei pensando aqui foi: Romenia: Bucharest – 3 ou 4 dias Constança - Aproveitar uma praia Descer a România fazendo uma parte da Transilvânia. Bulgaria: Sofia – 3 ou 4 dias Plofiv Rila Algo mais a recomendar na Bulgaria? Ucrania Kiev – uns 3 ou 4 dias também pra finalizar essa parte do leste Alguém tem alguma sugestão do que tirar ou o que botar nesse esboço de roteiro?? e de como seria o melhor modo de transporte pra um mochileiro solo? Agradeço qualquer sugestão! Citar
Colaboradores LF Brasilia Postado Agosto 10, 2018 Colaboradores Postado Agosto 10, 2018 @aclivino , não conheço a região (mas pretendo) e há algum tempo venho pesquisando blogs e a questão do transporte, que me parece bem complicada. Muitas vezes as cidades são relativamente próximas, porém são conectadas por linhas de ônibus que passam uma vez por dia ou nem isso. Fiz no Rome2Rio uma simulação de Târgu Mureș (Romênia) para Kiev e deu 12h de carro ou 27h de ônibus/ônibus+trem (com baldeações). Tentei simular voos pela Wizzair (empresa que opera em várias cidades da região) e não encontrei voos que ligassem Kiev a cidades da Romênia ou Bulgária. Na verdade, me pareceu que as principais cidades da Ucrânia ficaram bem fora de mão para o tempo que você tem disponível - a não ser que você fosse explorar Chernivtsi, por exemplo. Senão, melhor combinar a Ucrânia com a Polônia e Belarus. Outra coisa: e se você trocasse Constança (Romênia) por Nessebar (Bulgária)? Constança tem história e praia, mas também é uma cidade portuária. Nessebar parece mais estruturada para receber os viajantes que querem combinar arqueologia e praia. Boa viagem! 1 Citar
Membros aclivino Postado Agosto 10, 2018 Autor Membros Postado Agosto 10, 2018 2 horas atrás, LF Brasilia disse: @aclivino , não conheço a região (mas pretendo) e há algum tempo venho pesquisando blogs e a questão do transporte, que me parece bem complicada. Muitas vezes as cidades são relativamente próximas, porém são conectadas por linhas de ônibus que passam uma vez por dia ou nem isso. Fiz no Rome2Rio uma simulação de Târgu Mureș (Romênia) para Kiev e deu 12h de carro ou 27h de ônibus/ônibus+trem (com baldeações). Tentei simular voos pela Wizzair (empresa que opera em várias cidades da região) e não encontrei voos que ligassem Kiev a cidades da Romênia ou Bulgária. Na verdade, me pareceu que as principais cidades da Ucrânia ficaram bem fora de mão para o tempo que você tem disponível - a não ser que você fosse explorar Chernivtsi, por exemplo. Senão, melhor combinar a Ucrânia com a Polônia e Belarus. Outra coisa: e se você trocasse Constança (Romênia) por Nessebar (Bulgária)? Constança tem história e praia, mas também é uma cidade portuária. Nessebar parece mais estruturada para receber os viajantes que querem combinar arqueologia e praia. Boa viagem! Agradeço a ajuda em questão, será que Kiev ta isolada por causa de questões politicas lá? Tu chegou a colocar a albania nas tuas pesquisas? Dei uma revisada aqui na passagem e consegui aumentar a estada no Leste para 26 dias, tens alguma dicas de cidades interessantes para visitar nesses países? Obrigado mais uma vez pela ajuda. 1 Citar
Colaboradores LF Brasilia Postado Agosto 11, 2018 Colaboradores Postado Agosto 11, 2018 2 horas atrás, aclivino disse: Agradeço a ajuda em questão, será que Kiev ta isolada por causa de questões politicas lá? Tu chegou a colocar a albania nas tuas pesquisas? Dei uma revisada aqui na passagem e consegui aumentar a estada no Leste para 26 dias, tens alguma dicas de cidades interessantes para visitar nesses países? Obrigado mais uma vez pela ajuda. Não sei se é questão política ou falta de integração econômica entre esses países. Acredito que os dois. Ano passado fiz um curso numa cidade húngara chamada Debrecen, não muito longe da fronteira com a Romênia. Eu tinha muita vontade de passar um fim de semana do lado de lá. Entrei em contato com uma empresa de transfer, que nunca respondeu meu e-mail. Quando finalmente descobri uma linha de trem que fazia o trecho que eu queria (1x/dia, 4h para fazer 150km) já não tinha hospedagem. Há uns anos passei por uma situação parecida, mas perto da fronteira com a Sérvia. Dependi de um ônibus que fazia essa viagem 1x/dia. De trem não tinha jeito. Resumindo: tem muita situação assim, um "perto" que na verdade é longe. E você precisa considerar isso ao planejar sua viagem. "Tu chegou a colocar a albania nas tuas pesquisas? " Eu não tinha colocado porque já fica mais longe. Agora simulei Sofia - Skopje - Tirana e o Rome2Rio apresenta ligações diretas de ônibus (*) entre elas. (*) Tem que ver se é ônibus mesmo ou se é transfer, para evitar o problema que eu tive. Se você quiser incluir a Macedônia, uma cidade histórica relativamente conhecida é Ohrid. Vale a pena pesquisar. "tens alguma dicas de cidades interessantes para visitar nesses países? " Sobre a Romênia especificamente, vale lembrar que a Transilvânia é uma região com várias cidades interessantes: Brasov, Sighisoara, Sibiu, Alba Iulia, etc... umas mais conhecidas e outras menos, cada uma com seus atrativos. Vale a pena pesquisar cada uma e ver também a questão da logística. 1 Citar
Membros 234234 Postado Agosto 11, 2018 Membros Postado Agosto 11, 2018 3 horas atrás, aclivino disse: Agradeço a ajuda em questão, será que Kiev ta isolada por causa de questões politicas lá? 1 hora atrás, LF Brasilia disse: Não sei se é questão política ou falta de integração econômica entre esses países. Acredito que os dois. Ucrânia não faz parte da União Europeia, o que cria uma lista enorme de dificuldades e custos adicionais para as empresas aéreas de de ônibus, por causa disto é mais complicado e caro, exige taxas, seguros e autorizações extras, que fazem muitas vezes a rota não ser viável economicamente, uma vez que naturalmente já não tem muito movimento devido as ligações econômicas fracas, pois a ucrânia tem mais ligações econômicas com os países mais ao norte Polônia, Lituânis, etc, pois Ucrânia e Bielo Russia forem parte dos Reinos Polonês e Lituano no passado. Ou seja, operar um voo ou ônibus da Bulgária, Romênia para a Ucrânia é bem mais complicado, caro e burocrático do que operar um voo/ônibus para qualquer outro destino dentro da União Europeia. 2 Citar
Membros 234234 Postado Agosto 11, 2018 Membros Postado Agosto 11, 2018 Concordo com a @LF Brasilia, esta região ai é bem complicada em questão de transporte, as vezes você está em uma cidade relativamente grande em um país, a 100 Km de outra cidade relativamente grande em outro país, e simplesmente não tem nenhuma ligação direta prática entre as duas cidades. E quando tem, muitas vezes você depende um único horário diário de trem ou ônibus, isto quando tem transporte público regular, e não é aquele esquema das van fretadas. Ou seja, não é um local para você viajar sem planejamento adequado, com pouco tempo e dinheiro, isto pode deixar a viagem bem frustrante, devido a você eventualmente não conseguir fazer o que gostaria de fazer por que não pôde arcar com os custos de um voo caro ou por que teve que ficar dias em algum lugar por que não tinha opção de transporte para ir embora de lá nos dias que você gostaria de ir, e com isto você perder alguma cidade muito importante para você. Mas se você quer ir a Kiev, você tem que terminar a primeira parte em Sofia, que é único local com transporte direto e prático para Kiev, mas isto não significa que seja barato e rápido, geralmente é rápido e caro (avião) ou barato mas extremamente demorado. 2 Citar
Membros 234234 Postado Agosto 11, 2018 Membros Postado Agosto 11, 2018 A Transilvânia fica ao norte de Buchareste, e Constança ao leste, e a Bulgária ao sul, o que acaba criando um problema de logística. Primeiro você teria que subir até Brasov, perde metade de um dia só para subir até lá, depois você tem que descer de volta a Bucareste e ir a Constança, vai um dia inteiro nisto. E depois novamente voltar a Bucareste para descer até Sofia, vai outro dia inteiro nisto... Uma vez lá na Bulgária, você teria que descer mais ainda, até a região de Plowdiw e Rila, para então voltar a Sofia, onde você faria todo o caminho que você acabou de fazer, de volta até a Ucrânia... Então se for fazer algo por lá, sem gastar uma fortuna com passagens aéreas, a minha sugestão é escolher só um sentido para a sua rota, ou seguir sentido sul, em direção a Bulgária, Macedônia e Albania, ou então sentido norte, em direção a Moldávia e Ucrânia. Misturar os dois, muito provavelmente vai ficar caro e complicado. Escolha um ponto final para o seu roteiro, de onde você consiga voltar para Bucareste ou para casa de forma fácil e sem que custe uma fortuna, e ajuste o roteiro entre Bucareste e esta cidade da melhor maneira possível. 2 Citar
Membros aclivino Postado Agosto 13, 2018 Autor Membros Postado Agosto 13, 2018 @234234 @LF Brasilia Agradeço mais uma vez a ajuda de ambos! Quando postei o tópico tava apenas com a ideia crua do que fazer pois ainda não tinha lido quase nada sobre e agora depois de uma lida no Lonely Planet da Romenia e Bulgaria, consegui ter uma ideia melhor de como fazer as coisas por lá: Eu não sou uma pessoa de viajar muito programado nem com curto prazo então passar uns dias a mais por causa de deslocamento não teriam problema pra mim mas realmente essa região do leste europeu me pareceu pior ainda do que a experiencia que tive na Servia e Bosnia mas vamos lá, depois da ideia mais amadurecida meu plano atual é mais ou menos esse: 1 - Chego em Bucareste e fico 4 dias na cidade 2 - Vou subir para fazer a Transilvania - Sinaia/Brasov/Sighisoara/Sibiu (Pelo que pesquisei é um roteiro factível com transporte publico) porém penso seriamente em alugar um carro em Bucareste para fazer essa parte do roteiro, pois tenho uma vontade de dirigir em uma das estradas mais famosas do mundo a Transfagarasan, e também acho que um carro da para explorar melhor essa região para conseguir visitar vilarejos menores. 3 - Caso esteja de carro alugado voltar pra buchareste depois de visitar a Poienare Citadel e seguir para o Delta do Danúbio para a partir de lá descer pelo litoral até a Bulgária. 4 - Na Bulgaria fazer Sofia, Plovdic e Veliko Tarnovo. 5 - Puxar para Albania ou pegar um trem noturno de Bucareste para Budapeste. 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.