Ir para conteúdo

Salar de Uyuni


Posts Recomendados

  • Membros

Planejo uma viagem ao Salar de Uyuni, começando pela Bolívia e terminando no Atacama. Março 2019. Mas acabei de ler que ainda existem os bloqueios e sequestros numa região específica, nos passeios de 3 dias. Alguém já passou por essa situação? É contornável? Muito perigoso? Preciso também de uma indicação de uma agência bacana. 

Obriagda 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 16/09/2018 em 19:45, Carolina Galvao Guiotti disse:

Planejo uma viagem ao Salar de Uyuni, começando pela Bolívia e terminando no Atacama. Março 2019. Mas acabei de ler que ainda existem os bloqueios e sequestros numa região específica, nos passeios de 3 dias. Alguém já passou por essa situação? É contornável? Muito perigoso? Preciso também de uma indicação de uma agência bacana. 

Obriagda 

Procurando aqui no fórum sobre relatos de viagens talvez voce encontre algo mais recente sobre esses bloqueios.

Quanto à questão da agência, o que mais existe lá são opções para voce procurar, a cidade vive disso, tem uma pracinha lá no centro e tem inúmeras agências, uma ao lado da outra, entao só estando lá pra poder negociar um melhor preço ou até mesmo encontrar algum diferencial entre uma e outra. 

Comprar algum pacote antecipado pela internet ou em alguma outra cidade que nao seja Uyuni é bobagem, 99,9% de certeza que voce pagará mais caro.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Em 16/09/2018 em 19:45, Carolina Galvao Guiotti disse:

Planejo uma viagem ao Salar de Uyuni, começando pela Bolívia e terminando no Atacama. Março 2019. Mas acabei de ler que ainda existem os bloqueios e sequestros numa região específica, nos passeios de 3 dias. Alguém já passou por essa situação? É contornável? Muito perigoso? Preciso também de uma indicação de uma agência bacana. 

Obriagda 

Bolívia é um país extremamente seguro se formos comparar com o Brasil.  Eu já estive lá mais de 20 vezes e passei muito tempo no país, nunca aconteceu nada comigo, nem com pessoas ao meu lado.  E olha que costumo andar pra todos os lados por lá.  

Bloqueios sim é comum, mas nada que não tenha como contornar.  Eu já peguei vários, viajando de moto e carro, mas sempre há uma alternativa para furar qualquer bloqueio.  Peru e Bolívia isso é bem comum.  

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Planejo uma viagem ao Salar de Uyuni, começando pela Bolívia e terminando no Atacama. Março 2019. Mas acabei de ler que ainda existem os bloqueios e sequestros numa região específica, nos passeios de 3 dias. Alguém já passou por essa situação? É contornável? Muito perigoso? Preciso também de uma indicação de uma agência bacana. 
Obriagda 
Olá ! Eu fiz o Salar de Uyuni agora em setembro 2018 . Foi super tranquilo , o passeio é incrível .
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Salar de Uyuni

 

Ir ao Atacama e não fazer o Uyuni é o mesmo que ir a Roma e não ir ao Vaticano. (batida essa frase, hein???)

 

Dizem que para fazer o Uyuni você deve ser forte, já que são 4 dias de perrengues. Eu não acredito nisso. Fortes são as pessoas que eu vi cruzando o Uyuni de bicicleta, caminhando ou a família que cruzava o Atacama de bicicleta com 2 crianças que aparentavam ter menos de 10 anos de idade. Dessa forma, eu repito, para fazer o Uyuni não precisa ser forte, basta não ser fresco e querer sair de sua zona de conforto.

 

 

Escolhi fazer a rota normal ou clássica para a viagem ao Uyuni. A rota normal passa por mais lagoas que a rota alternativa. O único problema da rota normal é que no primeiro dia você passa dos 5.000 metros de altitude. Além disso, você dorme em um refúgio a 4.200 metros de altitude. Dormir nessa altitude não é nada fácil.

 

Se você for do Atacama para o Uyuni sem retornar para o Chile, a viagem dura 3 dias. Caso você opte por retornar ao Atacama a viagem dura 4 dias.

 

 

Desmistificando o Uyuni

 

1- Só devemos levar uma pequena mochila para o Uyuni, pois as malas são todas sujas pela areia do deserto ? ERRADO

 

O motorista encapa as bagagens muito bem com uma lona. Não vi areia na minha mochila cargueira ou na mala dos outros.

 

Para evitar danificação (cargueiras são caras pra cacete) ou sujeira eu uso a traveler bag da Curtlo. Ela ainda vem com um sistema que permite a colocação de cadeados. Assim, ela serve de locker também.

 

 

2 - A comida nos albergues é ruim? ERRADO

 

A comida é simples, mas não é ruim. Comi frango com legumes, macarrão com molho de tomate, arroz com atum, frango com batata frita, arroz, salada, bife e quinoa. Existe menu vegetariano também.

 

 

 3 - Os motoristas são mal educados? DEPENDE

 

Os bolivianos não são tão receptivos como os brasileiros ou os chilenos, mas isso não quer dizer que eles são rudes.

 

O motorista não tem como ficar de papo e guiar pelos caminhos do deserto.

 

Lembrei que quando chegamos ao Salar foi o simpático motorista, o Samuel que propôs as melhores fotos.

 

 

 4 - A viagem é perigosa? Só um pouquinho.

 

A gente não fica cruzando muito com outros carros. A estrada é bem ruim em alguns pontos. Se for só um pneu furado tem o reserva, mas se for algo mais grave é necessário o resgate.

 

Estranho é que por 2 dias eu não tive sinal de celular. O motorista disse que existem algumas áreas sem cobertura de celular no deserto, mas que os motoristas são de tudo um pouco e podem consertar algo simples. Ele não mencionou possuir um telefone via satélite.

 

 

 5 - A roupa de cama dos albergues fede? As minhas não

 

Eu não visitei todos os abrigos, mas cheirei minhas roupas de cama. Elas não cheiravam a amaciantes, mas também não fediam.

 

 

 

6 - É necessário levar saco de dormir? Eu levaria

 

Na primeira noite a temperatura pode chegar a -15 graus. Então o saco de dormir é mais que recomendável.

 

Eu levei o meu do Brasil. Quem não tem saco de dormir pode alugar por 20 bolivianos, mas não é garantido ter sacos para todo mundo se houver muitas pessoas no refúgio.

 

Na nossa primeira noite, eu coloquei o saco de dormir, mas senti calor, devido ao fato de o refúgio já ter 3 cobertores grossos. Além disso, acho q a temperatura durante a noite não foi tão baixa assim.

 

 

7 - Vale mais a pena comprar coisas e presentes no povoado do Uyuni do que no Atacama? CERTO

 

A feira de artesanato de San Pedro de Atacama tem preços baratos, mas a feira de artesanato do povoado de Uyuni tem preços mais baratos ainda.

 

Eu comprei um casaco para minha avó por 60 pesos bolivianos (10 dólares) e um cachecol de “alpaca” para minha namorada por 30 pesos bolivianos (5 dólares).

 

Ah, lembrem. Vocês devem negociar o preço.

 

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...