Ir para conteúdo

Japão - Perguntas e Respostas


Betones

Posts Recomendados

  • Membros

Consegui a resposta em um site da JR. Mas obrigado assim mesmo.

 

Senhores, vocês vão só levar Visa Travel? Estava pensando em fazer o mesmo que o Gabriel. Leve uns 5 mil e mais mil em dinheiro. O problema esta sendo trocar real por yen aqui no Brasil. Estou pensando em levar alguns dollars e trocar por lá. Talvez un 2 mil. O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

oi pessoal, fui pro Japão em janeiro. Assim que tiver tempo quero postar algumas dicas.

 

Sobre dinheiro, levei alguns yens que tinha e mais e alguns dólares no bolso. Estava com um VTM de uma viagem anterior, dois cartões de crédito e mais o débito do Itaú liberado para saque internacional. O câmbio aqui é extremamente desvantajoso, é muito melhor você retirar dinheiro na 7 eleven, loja de conveniência que tem em todo canto no JP, mesmo em cidadezinhas. Nas minhas retiradas, em geral sacava 40.000 yen, sempre usando o débito do Itaú. Foi sossegado, é só ficar esperto onde tem 7-11. Acho roubada levar VTM, só levei porque tinha.

Em SP estou super habituado a usar o débito para compras, na Europa é a mesma coisa, mas no Japão isso não acontece. Em geral, você paga tudo com dinheiro (e em alguns lugares, com cartão de crédito, mas tb acho desvantajoso, o IOF é mais caro), mas ao menos o país é bem seguro.

 

No mais, é possível comer muito bem e barato, se vc quiser. Isso tanto em lojas de conveniência quanto em restaurantes. Viajando por 21 dias, deu pra perceber que dá pra fazer uma viagem budget pra lá. O hotel mais barato que fiquei foi em Osaka, quarto individual, banheiro coletivo, achei muito bom pelo preço que paguei (2.200 yen). Em Kyoto, dividi quarto num albergue (fazia tempo que não fazia isso!), foi legal tb, conheci um pessoal bem bacana (só leve os tampões de silicone para dormir sossegado). Em Nagasaki, peguei um hotel de 5.000 yen e percebi que foi bobagem. O quarto era ótimo, mas, honestamente, deveria ter procurado um hotel um pouco mais barato, não precisava de tudo aquilo.

 

Tb recomendo comprar roupa lá, ao menos para homens (uma amiga minha reclamou que lá as roupas de mulher são muito pequenas): Muji e Uniqlo estão em toda parte e em janeiro estavam em promoção. Eu sou baixinho, uso XS, mas me impressionou ver que, no Japão, tem gente de todas as alturas, inclusive muita gente alta (homens, as mulheres nem tanto). Ah, aquelas meninas maravilhosas que vc vê no metro... depois que me falaram, em geral é pura maquiagem, rs...

 

Sobre os trens: com JR vc pode pegar qq trem (bala ou local), menos os super trens-bala, eles dizem isso na documentação. Procure no hyperdia, e nas opções tem como pesquisar isso certinho.

 

Lugares que visitei, fora daqueles tradicionais: Naoshima, tipo uma Inhotim brasileira (fiquei no hotel do Tadao Ando, eles tem um pacote com hospedagem e 2 refeições com preço razoável para o que oferecem – fui tratado com um rei, super cuidado de todo o pessoal, foi um presente que me dei no Japão); e Yamadera (templo que Basho escreveu um dos seus haikais famosos: o templo fica em cima de uma montanha e foi ótimo subir tudo aquilo na neve). No mais: Kyoto, Osaka, Nagasaki, Nara, Tóquio, Nagano, Yamagata, Okinawa... acho que foi isso. Usei um JR de 7 dias (fiquei 3 dias em Tóquio e só validei no quarto dia) e comprei as passagens aéreas para Okinawa com desconto, por conta do "passe" aéreo para estrangeiros (o meu foi o da Star Alliance, cerca de 11.000 yen o trecho, pela ANA), não muito divulgado por aqui. Mas dá pra viajar barato para Okinawa com as companhias budget (mas elas tem limite de bagagem, tb).

 

Bem, acho que é isso (estou escrevendo pro doutorado por isso fui breve!)

 

Ah, o Japão é inesquecível. Amei, nos últimos dias já estava sentindo falta. Recomendo muito,

abraços, boa viagem a todos,

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
oi pessoal, fui pro Japão em janeiro. Assim que tiver tempo quero postar algumas dicas.

 

Sobre dinheiro, levei alguns yens que tinha e mais e alguns dólares no bolso. Estava com um VTM de uma viagem anterior, dois cartões de crédito e mais o débito do Itaú liberado para saque internacional. O câmbio aqui é extremamente desvantajoso, é muito melhor você retirar dinheiro na 7 eleven, loja de conveniência que tem em todo canto no JP, mesmo em cidadezinhas. Nas minhas retiradas, em geral sacava 40.000 yen, sempre usando o débito do Itaú. Foi sossegado, é só ficar esperto onde tem 7-11. Acho roubada levar VTM, só levei porque tinha.

Em SP estou super habituado a usar o débito para compras, na Europa é a mesma coisa, mas no Japão isso não acontece. Em geral, você paga tudo com dinheiro (e em alguns lugares, com cartão de crédito, mas tb acho desvantajoso, o IOF é mais caro), mas ao menos o país é bem seguro.

 

No mais, é possível comer muito bem e barato, se vc quiser. Isso tanto em lojas de conveniência quanto em restaurantes. Viajando por 21 dias, deu pra perceber que dá pra fazer uma viagem budget pra lá. O hotel mais barato que fiquei foi em Osaka, quarto individual, banheiro coletivo, achei muito bom pelo preço que paguei (2.200 yen). Em Kyoto, dividi quarto num albergue (fazia tempo que não fazia isso!), foi legal tb, conheci um pessoal bem bacana (só leve os tampões de silicone para dormir sossegado). Em Nagasaki, peguei um hotel de 5.000 yen e percebi que foi bobagem. O quarto era ótimo, mas, honestamente, deveria ter procurado um hotel um pouco mais barato, não precisava de tudo aquilo.

 

Tb recomendo comprar roupa lá, ao menos para homens (uma amiga minha reclamou que lá as roupas de mulher são muito pequenas): Muji e Uniqlo estão em toda parte e em janeiro estavam em promoção. Eu sou baixinho, uso XS, mas me impressionou ver que, no Japão, tem gente de todas as alturas, inclusive muita gente alta (homens, as mulheres nem tanto). Ah, aquelas meninas maravilhosas que vc vê no metro... depois que me falaram, em geral é pura maquiagem, rs...

 

Sobre os trens: com JR vc pode pegar qq trem (bala ou local), menos os super trens-bala, eles dizem isso na documentação. Procure no hyperdia, e nas opções tem como pesquisar isso certinho.

 

Lugares que visitei, fora daqueles tradicionais: Naoshima, tipo uma Inhotim brasileira (fiquei no hotel do Tadao Ando, eles tem um pacote com hospedagem e 2 refeições com preço razoável para o que oferecem – fui tratado com um rei, super cuidado de todo o pessoal, foi um presente que me dei no Japão); e Yamadera (templo que Basho escreveu um dos seus haikais famosos: o templo fica em cima de uma montanha e foi ótimo subir tudo aquilo na neve). No mais: Kyoto, Osaka, Nagasaki, Nara, Tóquio, Nagano, Yamagata, Okinawa... acho que foi isso. Usei um JR de 7 dias (fiquei 3 dias em Tóquio e só validei no quarto dia) e comprei as passagens aéreas para Okinawa com desconto, por conta do "passe" aéreo para estrangeiros (o meu foi o da Star Alliance, cerca de 11.000 yen o trecho, pela ANA), não muito divulgado por aqui. Mas dá pra viajar barato para Okinawa com as companhias budget (mas elas tem limite de bagagem, tb).

 

Bem, acho que é isso (estou escrevendo pro doutorado por isso fui breve!)

 

Ah, o Japão é inesquecível. Amei, nos últimos dias já estava sentindo falta. Recomendo muito,

abraços, boa viagem a todos,

Rafael

 

Fala Rafael, tranquilo? Coincidência você ter postado isso ontem ,pois estava ligando para as casas de cambio para comprar yen aqui no Brasil mesmo.

 

Eu vou levar mil dólares no cartão de débito da visa travel, e mais o meu cartão internacional, mas eu queria levar alguns ienes para lá também. Gostaria de saber se você acha que é vantagem:

 

Estava vendo na confidence, Eles vendem 78 mil ienes por 2 mil reais. Como eles tem que arredondar o valor e mesmo assim com a entrega, seria 2047 reais para 80 mil ienes. Vendo pela conversão, perdi em média 340 reais. Você acha que vale a pena dessa forma?

 

São 80 mil ienes por 2.047 reais.

 

O meu cartão do visa travel eu solicitei o meu nome. Eles botaram, mas para a minha surpresa, não tem CHIP no cartão. Alguns cartões tem. Você acha que isso pode dar algum problema?

 

Já estou com o passe da JR, mas peguei o de 21 dias. Como eu vou vistar muitos lugares, acho que compensa dessa forma. Muito bom saber que você gostou da viagem, pois estou ansioso aqui também.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

oi Marcus,

 

Acho que não tem problema em não ter chip. Você praticamente só vai usar o VTM para retirar dinheiro; para compras, em geral dinheiro; se a loja é grande, é provável que aceitem o de crédito (cartão de débito é coisa recente ali, mas é só a bandeira japonesa). O teu cartão internacional é débito/crédito do banco?

 

Olhei meu extrato, somei o valor + IOF e a taxa de saque do Itaú

Para 40.000 yen

07/01 SAQUE INTER US$ 461,29 total: R$ 988,1

21/01 SAQUE INTER US$ 450,29 total: R$ 968,99

repare que o dolar tava mais alto no começo da viagem, depois baixou; e agora, março, tá bem mais baixo do que paguei (era 2,20 se não me engano!).

Então acho que a conversão hoje seria bem mais vantajosa e eu teria gasto menos, rs... Eu definitavamente acho que retirar com débito do banco é a melhor opção.

 

O JR é ótimo!... foi muito tranquilo pegar os bilhetes, funcionários ótimos, prestativos, educados... ah... Japão... muito bom!

 

abraço!

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Esse saque você fez na ATMs normais? tipo dos aeroportos e 7-eleven?

 

O meu cartão internacional é o mesmo do débito/crédito sim, mas acho que tenho que ativar ele para usar no Japão. Ligarei para o banco para saber.

 

Eu queria levar alguns ienes, para passar no aeroporto do Japão tranquilo. Não sei se eles vão implicar se eu disser que só estou levando cartões comigo.

 

Valeu Rafael.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sim, só fiz saques na 7-11.

Eles tem um limite, tirei sempre 40.000 yen por vez. Tentei 50.000 mas não era possível.

 

Você vai ver muitas lojas de conveniência (Family Mart e Lawsons e 7-11), todas tem caixa eletrônico, mas a única que funcionou para mim foi na 7-11. Vc sempre acha uma 7-11, mas as Family Mart abundam pela cidade. Ao menos foi esta minha impressão.

Libere seu cartão de débito para compra no exterior no período que for viajar, verifique as taxas no seu banco. Lembre-se que o IOF do cartão de crédito é bem maior que o de débito (se tirar dinheiro, escolha o débito).

 

Ah, o Japão não tem muita rede wifi liberada, pq em geral os japs tem celular com internet. Mesmo nos hotéis é comum terem internet com fio, mas não wifi. A menos que vc fique em locais mais para gringos – daí eles vão disponibilizar wifi. Uma dica: faça o cadastro na Starbucks japonesa (vai no site) e use gratuitamente nas lojas (várias delas tem wifi, mas nem todas).

 

Uma boa loja para eletrônicos: biccamera. Muito boa, vc pode pedir tax-free. O preço é quase o mesmo que da BHphoto em NY, com essa diferença da possibilidade do tax-free.

 

abraço,

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi, gente!!

 

Estou indo para o Japão com o meu irmão no final de Julho e estamos atrás de hostels/hoteis nas seguintes cidades:

 

- Tokyo

- Hiroshima

- Kyoto

 

Alguém tem alguma dica com bom custo x benefício ou sabe qual é o melhor lugar/bairro pra ficar nessas 3 cidades? Procurei em Shibuya e achei tudo muito, muito caro.

Também vamos para Nara, Nikko e Mt. Fuji, mas nesses 3 lugares apenas passaremos os dias. Será que vale a pena comprar o JR Pass? E vocês incluiriam/excluiriam alguma cidade?

Em relação a balada/bar/pub em Tokyo, alguém recomenda algum?

 

 

Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Não excluiria nenhuma cidade q vc planeja ir. Vc pode encontrar link de lugares onde ficar no topico de hospedagem ou no hostelworld. Julho/Agosto é alta temporada no Japão, vá com reserva e os preços ficam um pouco mais caros também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...