Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

37 dias na Bolívia: Trabalho voluntário com reabilitação de animais silvestres

Postado
  • Membros

Data: 12/08 a 18/09/2010

Não é bem um relato de viagem e sim um relato de um trabalho voluntário que fiz durante meu mochilão e um pouquinho (pouquinho mesmo) do que foi a Bolívia esse ano.

Voltei à Bolívia para fazer um trabalho voluntário em uma instituição. Meses de conversa do Brasil com o coordenador do projeto em Cochabamba. E ao chegar lá, para minha surpresa descobri que não era nada dizia ser. Que m****! Sai do Brasil, larguei tudo para chegar na fundação e saber que usam do voluntariado para tirar dinheiro de turistas. ::grr:: Não do meu! Porque depois de vários atritos e discussões, desisti deles e fui procurar outra coisa.

Falaram-me de uma reserva ambiental que trabalha com reabilitação de animas silvestre: o Parque Machia em Villa Tunari. Bom! Nunca havia trabalhado com animais na vida, mas topei o desafio. E para lá fui.

O parque se mantêm apenas com doações de pessoas físicas e das pessoas que pagam para trabalhar como voluntárias. Todo dinheiro é direcionada para os animais (mesmo!), todos os dias compram quilos e quilos de alimentos para os animais.

No parque há várias aéreas. Seguíamos uma rotina de trabalho de segunda a segunda (1 dia de folga a cada 15 dias de trabalho).

Todos os dias voluntários tiram os animais das jaulas, caminham com eles e os deixam na selva em regiões protegidas e estabelecida para cada um para que aos poucos se adaptem. As cordas chegam até 6m de comprimento dependendo do animal. Por essas cordas os animais têm-se seus momentos de liberdade.

A cada semana chegam novos voluntários (mochileiros) de toda parte, menos do Brasil. Segundo o coordenador do parque, são em média 4 brasileiros por ano trabalhando como voluntário no parque. Uma pena que tão poucos viajam dessa forma....

O trabalho é lindo e gratificante! É uma oportunidade de viajar, conhecer pessoas e ajudar de alguma forma a comunidade visitada. Um contato direto, real e fora dos circuitos turísticos.

20100924143527.jpg

Editado por Visitante

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá Cristiane,

Eu estou muito interessada em fazer trabalho voluntário no Parque Machia.

Você acha que é tranquilo chegar lá sem nenhum aviso prévio?

Estou em dúvida entre o Machia e o Ambue Ari, que é da mesma organização, você tem alguma informação deste?

Gostaria MUITO de trabalhar com os felinos, será que tenho chance de conseguir, mesmo a maioria sendo macaco? (Já trabalhei com macacos anteriormente)

Obrigada!!!

Beijos

Postado
  • Membros

Muito legal isso que você fez!!! tb tenho muita vontade de ser voluntário.

Postado
  • Membros

Adorei, muuito bacana isso! Creio que viajar voluntariando é uma ótima oportunidade de crescimento.

Postado
  • Autor
  • Membros
Olá Cristiane,

Eu estou muito interessada em fazer trabalho voluntário no Parque Machia.

Você acha que é tranquilo chegar lá sem nenhum aviso prévio?

Estou em dúvida entre o Machia e o Ambue Ari, que é da mesma organização, você tem alguma informação deste?

Gostaria MUITO de trabalhar com os felinos, será que tenho chance de conseguir, mesmo a maioria sendo macaco? (Já trabalhei com macacos anteriormente)

Obrigada!!!

Beijos

Olá Dani!

Desculpa pela resposta tardia. Não sei porquê, mas não havia visto a sua pergunta... =(

Bom... Aconselho avisar antes de ir. O pessoal do parque tem uma organização em relação aos voluntários (para não virar uma bagunça). O Ambue Ari é da mesma ONG do Parque Machia, porém não conheço o trabalho que é feito por lá.

Para trabalhar com felinos você precisar ficar mais de 15 dias na comunidade, pois são animais de difícil adaptação com novos voluntários. Mas tem chance sim. É só falar do seu interesse.

Se for trabalhar por lá, partilhe conosco como foi. ;)

Boa sorte!

Grande abraço,

Postado
  • Autor
  • Membros
Muito legal isso que você fez!!! tb tenho muita vontade de ser voluntário.

Então mãos a obra! Comece pela sua cidade. :wink: Você vai ver o quanto vícia ser voluntário. rs

Abraço,

Postado
  • Membros

Sabe que eu já tentei, mas por incrível que pareça é difícil achar trabalho voluntário. Estou pensando em ser voluntário da ONU, largar tudo por um ano e ir lá pro Congo ou sei lá onde, hehehe.

• 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.