Ir para conteúdo

37 dias na Bolívia: Trabalho voluntário com reabilitação de animais silvestres


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Data: 12/08 a 18/09/2010

 

Não é bem um relato de viagem e sim um relato de um trabalho voluntário que fiz durante meu mochilão e um pouquinho (pouquinho mesmo) do que foi a Bolívia esse ano.

 

Voltei à Bolívia para fazer um trabalho voluntário em uma instituição. Meses de conversa do Brasil com o coordenador do projeto em Cochabamba. E ao chegar lá, para minha surpresa descobri que não era nada dizia ser. Que m****! Sai do Brasil, larguei tudo para chegar na fundação e saber que usam do voluntariado para tirar dinheiro de turistas. ::grr:: Não do meu! Porque depois de vários atritos e discussões, desisti deles e fui procurar outra coisa.

Falaram-me de uma reserva ambiental que trabalha com reabilitação de animas silvestre: o Parque Machia em Villa Tunari. Bom! Nunca havia trabalhado com animais na vida, mas topei o desafio. E para lá fui.

O parque se mantêm apenas com doações de pessoas físicas e das pessoas que pagam para trabalhar como voluntárias. Todo dinheiro é direcionada para os animais (mesmo!), todos os dias compram quilos e quilos de alimentos para os animais.

 

No parque há várias aéreas. Seguíamos uma rotina de trabalho de segunda a segunda (1 dia de folga a cada 15 dias de trabalho).

 

Todos os dias voluntários tiram os animais das jaulas, caminham com eles e os deixam na selva em regiões protegidas e estabelecida para cada um para que aos poucos se adaptem. As cordas chegam até 6m de comprimento dependendo do animal. Por essas cordas os animais têm-se seus momentos de liberdade.

A cada semana chegam novos voluntários (mochileiros) de toda parte, menos do Brasil. Segundo o coordenador do parque, são em média 4 brasileiros por ano trabalhando como voluntário no parque. Uma pena que tão poucos viajam dessa forma....

 

O trabalho é lindo e gratificante! É uma oportunidade de viajar, conhecer pessoas e ajudar de alguma forma a comunidade visitada. Um contato direto, real e fora dos circuitos turísticos.

 

20100924143527.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Cristiane, tudo bem?

 

Muito legal esse teu trabalho na Bolívia. Mas em relação aos gastos, tem custo para se trabalhar como voluntário? Gastos com estadia, alimentação, transporte?

 

Eu to afim de fazer algum trabalho voluntário pela America do Sul, no início do ano agora, mas ainda estou pesquisando a respeito.

 

Valeu abraços

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá tessler!

 

O trabalho por ser voluntário não te dá nenhum suporte financeiro. Pelo contrário, as vezes tem que ajudar a instituição pagando para trabalhar. Como foi o caso do Parque Machia; que vive de doação de pessoas físicas, de algumas empresas e dos voluntários. No parque o valor pago inclui hospedagem, e o dinheiro é totalmente direcionado para os animais (jaula, cadeados, alimentação, remédios). E olha que é muuuuita comida por dia! Para você ter idéia os "meus" 23 quatis comiam todos os dias 1/4 de mamão e 1 banana com api (como uma vitamina de maíz morado moído, açúcar, leite e talos de canela) no café da manhã; no almoço pepino, tomate, cenoura, vagem e abacaxi; janta mais frutas e depois que os colocávamos nas jaulas mais api. Sabia para onde estava indo o meu dinheiro!

 

As vezes você pode conseguir trabalho que ofereçam hospedagem e refeição, às vezes...

 

Ô, mas cuidado com que vai trabalhar. Porque mochilar e fazer trabalho voluntário é uma tendência dos gringos. MUITOS viajam dessa forma, por isso nêgo perde a noção com os valores cobrados. Ia trabalhar em uma eco villa em Lima mas desisti porque cobravam U$300!!! ::ahhhh:: Pra que mesmo esse dinheiro? rsrs

 

Aconselho a todos a trabalharem como voluntários não só enquanto viaja. Sempre trabalhei como voluntária e te digo... é muito amor! ::love:: Seja com animais, plantas (sim... pode salvar muita árvore por aí!) ou pessoas, quem mais recebe somos nós que estamos ajudando. Te dou todo apoio! =)

 

Bjooo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Parabens, muito legal seu relato e também uma experiencia e tanto vivida por voce neste período.

Me prendeu a leitura do inicio ao fim.

Tambem cheguei de uma trip Chile Peru e Bolivia este mês. Foi bem bacana.

O relato ta no link,

 

Abrs

::otemo::::otemo::

 

 

26-dias-sozinho-chile-bolivia-peru-t47152.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Cris,

 

Que bom que apesar de alguns perrengues no final sua trip deu certo.

 

Quando estive agora em julho/2010 em Samaipata, lá tem um Refugio de Animais onde todo o serviço é voluntário, o coordenador não estava presente no momente de minha visita, pois gostaria de ter obtido mais informações sobre o projeto, nessa mesma época também tinha um brasileiro, de corumbá, mais nesse dia era sua folga, então não conversei com nenhum dos dois.

 

No mais parabéns.

 

Maria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Como faço para participar de uma ação como essa? Com quem devo falar? Quanto devo pensar em gastar?

 

Olá Luinala, para trabalhar como voluntária especificamente no Parque Machia entre em contato pelo site: http://www.intiwarayassi.org/articles/volunteer_animal_refuge/voluntario_parque_machia

 

Custo para voluntários é US$158-190 que é revestido como doação para comprar comida para os animais, esse valor vc fica 15 dias, ou US$245-300 para um mês.

 

Boa sorte!

 

Bjosss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...