Ir para conteúdo

Viagem ao Amazonas em janeiro


Posts Recomendados

  • Membros

Olá,

Estou procurando ajuda para montar um roteiro de 20 dias pelo Amazonas.

Viajo com minha esposa e filho de 5 anos, ambos bastante dispostos para a aventura...rs. Não posso decepcioná-los!!!

Nossa chegada será dia 4 de janeiro em Manaus, onde permaneceremos até o dia 08. Daí em diante começam as dúvidas. Não tenho ideia de como distribuir as datas e locais.

Ficamos interessados em conhecer as cachoeiras de Presidente Peixoto, Novo Airão, Anavilhanas, Parque Nacional do Jaú e alguns dias na floresta (tenho considerado 4 dias pela Iguana Turismo mas não sei se seria a melhor opção). A volta será no dia 24 por Manaus.

 

Aguardo contribuições.

 

Muito obrigado

Bruno

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Salve Olivei. Bacana o seu roteiro, e vamos ver o que dá pra fazer. 

Vc escolheu uma época um pouquinho complicada para vir, em virtude do nosso "inverno" que estará em pleno vapor, então venha preparado para pegar chuvas! Com isso ,dificulta um pouco para ir a lugares mais abertos e naturais, e tem a possibilidade de miar sua estadia na selva mesmo.

Mas sem crise!!

Em Manaus, do dia 04 até o dia 08, além de vc ir atrás das agências e ver como estão as disponibilidades dos pacotes para as aventuras e tal, creio que dá para vc visitar o MUSA (esse fica meio longe do centro mas vale a pena, alugue carro ou peça uber), o ZOO do CIGS, o bosque da ciência do INPA, uma visitinha ou duas na orla da ponta negra, uma andada mesmo pelo centro comercial (recomendo vc visitar a tradicional feirinha da Eduardo Ribeiro, no domingo, e pegar um bus turístico que dá uma voltinha em alguns pontos conhecidos), e claro, visitar o icônico Teatro Amazonas. Nas proximidades do teatro mesmo vc encontra algumas opções de culinária regional. No Mercado Municipal e adjacências pode encontrar iguarias e souvenirs.

Além disso, próximo da praia da ponta negra, recomendo que vc tente ir na marina do Davi pegar uma voadeira, para conhecer o museu do seringal (o melhor museu da cidade, a meu ver, creio que até seu filho vai curtir!), vc ainda tem um contato com a rotina do povo ribeirinho, e dá uma volta no rio negro.

Creio que com essas opções vc terá uma estadia bem ocupada na cidade. Agora vamos às adjacências....

Creio que vc quis falar do município de Presidente Figueiredo xD, aqui é conhecido como "a terra das cachoeiras e corredeiras", basicamente você vai dirigir por uma hora e meia de Manaus até lá pela BR-174. Se não estiver chovendo, penso que dá pra passar uns dois dias só ali desbravando algumas cachoeiras e fazendo umas trilhas por conta própria (a maioria dos lugares vc pode conhecer por conta própria, recomendo que contrate guia somente pra fazer a caverna do maroaga/gruta da judéia e a cachoeira da neblina mesmo). No CAT tem mapas da região. Mas recomendo carro próprio para que aproveite mesmo isso tudo.

Novo Airão é umas 2 horas e pouco por carro, saindo de Manaus pela ponte Rio Negro. É de lá que vc vai contratar barco para Anavilhanas (que vai ter umas praias formadas nessa época), e vai poder ir ver de perto os botos. Acho que vc tira uns dois ou três dias aqui. O parque do Jaú, eu realmente não sei te dizer se é por Novo Airão que vc acessa. No caminho entre as duas cidades (mais especificamente entre Manacapuru e novo Airão) tem um balneário bacana chamado "cirandeira bela", penso que vale a pena ir lá também.

Agência para atividades na selva realmente não é minha praia (até pq nunca fiz isso kkkkkk), mas recomendo que vc veja os relatos dos amigos, para ter alguma referência. 

Fora isso, o que posso estar te sugerindo é ir no Ecoforest Adventure (km 39 da BR-174) para ter um dia ou um final de semana "adventure" com sua família, ou fazer um caiaque em Rio Preto da Eva ou nas proximidades de Manaus (tem o WR locações, do amigo WiIl, preços bons e roteiros bacanas para quem está visitando pela primeira vez).

Pra 20 dias eu não sei se apenas Manaus, Presidente Figueiredo e Novo Airão darão conta, eu incluiria Algum outro município como Maués ou Coari, são destinos procurados nas férias, mas aí vai do que você deseja e do seu tempo disponível.

Boa sorte na sua estadia! 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Salve Stanlley!

Agradeço a imensa ajuda para o roteiro. Sua generosidade foi fundamental para que fizesse uma bela viagem com a minha família.

Desculpe pela demora para responder ao seu comentário. Cheguei agora da viagem. Vou preparar um relato em breve.

Vou me limitar, por enquanto, a fazer algumas breves considerações.

1) Manaus é incrível! Muitos museus e passeios para fazer. Se conseguir um hotel no centro histórico dá pra fazer muita coisa a pé. Entre idas e vindas na cidade passei uns 8 dias. Recomendo demais o hotel Farol da Barra. Fiquei atento aos horários e dias de funcionamento dos museus e se estão em funcionamento. Só não recomendo o Museu Casa Eduardo Ribeiro por conta da postura do guia sem noção que fica falando incessantemente "que os visitantes costumam deixar um dinheiro para o guia" durante a visita. A insistência é muito constrangedora.

2) A imersão na floresta é indispensável. Recomendo a Iguana Tour. Fiz o pacote Alligator com 4 dias e 3 noites, incluindo um pernoite na selva. Se pudesse voltar atrás faria mais dias. O guia foi incrível e o valor é baixo considerando a qualidade das experiências. Sem dúvida é o ponto alto da viagem!

3) As cachoeiras de Presidente Figueiredo são muito bonitas. Recomendo a do Mutum que tem acesso bem difícil. Tente alugar um carro por alguns dias e fugir dos fins de semana. São muitas atrações. Destaque negativo: o Hostel Figueiredo confirmou minha reserva de quarto antes da viagem, mas quando cheguei lá com minha família, a noite, o quarto estava ocupado. Uma grande palhaçada que precisa ser denunciada!!!

3) Novo Airão só tem Caixa Econômica (lotérica) e Bradesco. Até a agência do Correio foi encerrada. Era época do pagamento do defeso e bolsa família e por isso não consegui sacar pelo meu banco. Passei alguns perrengues mas pude contornar por lá mesmo. O Flutuante dos botos é imperdível e Anavilhanas é linda demais! A estrutura turística é absurdamente precária e os passeios são caros. Consegui barqueiro mas não posso dizer que tive um guia de qualidade. Por essa razão me limitei a fazer o passeio básico por Anavilhanas. Acessar o Parque do Jaú é muuuuuito caro!!! Se pudesse voltar no tempo, teria organizado a viagem para o período de seca em que aparecem mais praias.

4) Incluí Maués por sua sugestão. A esticada valeu pela viagem de barco de recreio e pelas boas conversas no "Barão do Guaraná". A cidade está completamente em obras (tudo quebrado, literalmente), tem menos estrutura que Novo Airão (fui duas vezes ao Centro de Atendimento ao Turista e não havia funcionário, quando dá 12h muitos estabelecimentos comerciais fecham) e todos os moradores que conversei perguntavam pq fui parar lá...rs. Tive a impressão de que é uma cidade que muda de cara somente nas festas (Guaraná, Reis etc). No dia que ia curtir uma praia o tempo fechou. Em síntese, pude experimentar o cotidiano dos moradores, sem qualquer verniz para agradar aos olhos do turista. Justamente o que eu prefiro.

Posso dizer tranquilamente que tive a experiência que sonhava propiciar para minha família. Voltamos para casa com uma compreensão muito melhor do que representa a Amazônia, como a população brasileira é diversa e como a cultura amazonense é fantástica. Inesquecível!

 

Muito obrigado pela ajuda.

Saudações!

Link para o comentário
  • Colaboradores

@StanlleySantos Olá Stanlley! Pode me ajudar também?

Vou para Manaus em maio e terei 5 dias "inteiros" na cidade. Em 3 deles vou fazer o passeio de selva, sobrando 2 dias para aproveitar outras atrações. Pensei em reservar um dia para Centro Histórico/Museu do Seringal, e no outro queria ficar de boa em alguma praia fluvial não tão "urbana" como Ponta Negra. Tem algo para recomendar? Ou até mesmo algum outro passeio para fazer nesse dia "livre"?

Obrigado!

Link para o comentário
  • Colaboradores
13 minutos atrás, luizh91 disse:

@StanlleySantos Olá Stanlley! Pode me ajudar também?

Vou para Manaus em maio e terei 5 dias "inteiros" na cidade. Em 3 deles vou fazer o passeio de selva, sobrando 2 dias para aproveitar outras atrações. Pensei em reservar um dia para Centro Histórico/Museu do Seringal, e no outro queria ficar de boa em alguma praia fluvial não tão "urbana" como Ponta Negra. Tem algo para recomendar? Ou até mesmo algum outro passeio para fazer nesse dia "livre"?

Obrigado!

Então.....tem muita coisa pra recomendar! O bom que em Maio não chove tanto quanto agora, mas os rios estarão bem cheios, ficando pouca praia exposta. 

Passeio no centro vale a pena, e já te indico o Museu da cidade (ou museu do paço), que foi inaugurado agora no final do ano. Tenho total certeza de que vai gostar de conhecê-lo. Seringal é excelente também.

Olha, pros demais dias tem as atrações que recomendei pro amigo aí em cima (MUSA, CIGS, bosque da ciência), e tem alguns flutuantes (bares/restaurantes no meio do rio) por aqui, onde vc faz o happy hour, brinca de Stand up paddle e come iguarias, sendo os mais bacanas na região da praia dourada, no bairro Tarumã. Mas para esses vc vai precisar de transporte próprio. 

Se tiver transporte próprio também fica como dica a praia do Japonês, que fica um pouco longe da cidade (uns 40 minutos após atravessar a ponte Rio Negro), ou a praia da Lua (pegando voadeira da mesma marina onde vc pega o transporte para o Museu do Seringal.)

No mais, penso que valeria a pena um dia em Presidente Figueiredo, Pode visitar as cachoeiras da Onça e Asframa (as mais fáceis de acessar).

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...