Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Planejamento volta ao mundo 'rápida' sem pegar avião

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Pendurou-se-me uma idéia no trapézio que eu tinha no cérebro. Uma vez pendurada, entrou a bracejar, a pernear, a fazer as mais arrojadas cabriolas de volantim, que é possível crer. Eu deixei-me estar a contemplá-la. Súbito, deu um grande salto, estendeu os braços e as pernas, até tomar a forma de um X: decifra-me ou devoro-te. (Machado de Assis)

Fez isso  apoiando-se no famoso livro de Julio Verne, Volta ao mundo em 80 dias.  Na época em que ele escreveu o livro, não existia aviões para viagens aéreas, apenas balões. No romance, o personagem fez uma aposta que poderia dar uma volta ao mundo em apenas 80 dias (daí o nome do livro), e que para a época parecia ser impossível. Porém, nos dias de hoje é claro que em menos de 2 dias, de avião, é possível fazer essa não tão façanha. Mas, me pergunto, em quantos dias é possível fazer isso sem pegar avião?

Deixando um pouco de romantismo de lado, mas com a ideia ainda pendurada, estou começando a fazer um plano para isso. A ideia não é visitar o maior número de países possíveis, mas é apenas ir e chegar. o caminho a percorrer já está meio planejado, mas como ainda é um esboço, escrito em lápis, compartilho aqui, sem muito cuidado.

Moro a 40 minutos de Milão, então o ponto de partida será minha casa, e o retorno também, de Milão, sigo para Moscou de trem, de lá pego o transiberiano que passa pela Mongólia com destino a Pequim, depois sigo rumo  ao mar, pegando um ferry até Coréia do Sul, atravesso, pego outro ferry até Japão. Em Tóquio, pego um cruzeiro até Vancouver, de lá atravesso os Estados Unidos chegando a Nova York, faço o caminho inverso do Titanic ( e sem afundar, espero) até Inglaterra, depois sigo ao sul retornando ao ponto de partida.

Teoricamente, apenas contando o número de dias de viagem de cada trecho, me dá um total de 34 dias.

Milão -> Moscou: 2 dias

Moscow -> Pequim: 6 dias

Pequim -> Coréia: 1 dia

Coréia -> Japão: 1 dia

Japão -> Vancouver: 14 dias

Vancouver -> New York: 3 dias

New York -> Southampton: 6 dias

Southampton -> Milão: 1 dia

Então, meu desafio inicial é fazer em 40 dias a viagem. Será possível? Não parei ainda para pensar se é biologicamente possível para uma pessoa de 30 anos (imagine passar 6 dias em um trem).

Eu já tenho um pouco de experiência com viagens longas, pois, em 2013 eu fiz uma 'meia volta na Europa' (meia porque quando cheguei na Hungria, voltei pro oeste) em 3 meses.

Custos ainda não contei direito, mas em uma pesquisa rápida, dá uns 4000 euros.

Que a sorte esteja lançada.

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Descobri que é teoricamente possível fazer o trajeto Rússa -> Vanvouver em 9 dias, agora já não se se é na prática.

Tem um Ferry que sai do Japão, passa numa ilha na Rússia e vai pro Canadá. Ele chega nessa ilha russa no sexto dia da viagem, chega em Vancouver no décimo quarto, ou seja, 8 dias de viagem.

Porém, dois problemas. Uma é uma ilha militar + pesqueiro. Não tem trajeto comercial entre o continente e a ilha, em geral se faz de avião. O segundo é que não sei se é possível embarcar no meio do Cruzeiro.

Então a opção é procurar por navios cargueiros que passam por essa região, que quase sempre eles possuem uma cabine em que você pode alugar, como um hotel, com quarto e comida inclusa.

Screenshot 2018-11-29 at 12.36.37.png

Postado
  • Autor
  • Membros

Acabei achando um cargueiro que sai de Busan (Coreia) e vai para Seattle num trajeto de 10 dias. Ou seja, teoricamente é possível.

Cargueiros possuem algumas cabinas que podem ser feitas reservas, igual a um hotel, que lhe dá direito a um quarto e refeições.

Sabendo que em teoria é possível, seria esse o roteiro:

Londres -> Moscou     | 2d

Moscou -> Pequim      | 6d

Pequim -> Busan          | 1d

Busan -> Seattle            | 10 dias

Seattle -> Nova York     | 2 dias

Nova York -> Londres   | 6 dias

Total                                |  28 dias

Agora vem a parte mais 'prática', descobrir horários de saída chegada de cada trajeto, para ver se é possível sair de um meio de transporte e chegar em outro no mesmo dia. Como se tem 2 dias 'sobrando', então se tem uma margem de espera.

Vou pesquisar sobre itinerários e posto no próximo post.

Postado
  • Autor
  • Membros

Itinerários (vou postando aos poucos e editando o post)

Saída: Segunda-feira 25 de Março (data apenas para saber itinerários reais)

25-03 .  Londres (d1 - 06:47) -> Berlin (d1 - 17:27)   - 100 euros

25-03  . Berlin (d1 19:24) -> Moscou (d2 - 20:08) - 300 euros

26-03  . Moscou (d2 - 23:45) -> Pequim (d8 - 11:40) - 644 euros     (o trem sai semanalmente as terças feiras)

01-04   . Pequim (d8) ---- em pesquisa

Chegada:  Terça-feira 23 de Abril

• 3 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Descobri que a Coréia do Sul não permite mais embarque em navio de container desde 2014, então é impossível embarcar em Busan, me sobra apenas Japão (da China ainda é um tanto demorado)

Talves não tenha jeito de fazer em 30 dias :/

• 1 mês depois...
Postado
  • Colaboradores

Agora eu entendi o seu roteiro de viagem, coragem viu, 30 dias de deslocando para cruzar o mundo não é pra mim não.

Grava isto em vídeo contando como foi.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.