Ir para conteúdo

Mochilão Portugal 2019

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Estou planejando meu segundo mochilão pela Europa, dessa vez o destino será Portugal, a ideia é ficar por volta de 15. Gostaria muito de conhecer o Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro de Batalha e Fátima, além de outras tantas cidades, mas a locomoção entre estes destinos são o que me estão fritando a cabeça, já que não tenho grana, nem muita disposição pra aguentar burocracia pra alugar um carro e ficar preocupado em achar estacionamento, etc. (além disso vamos em 2 pessoas), então os trajetos terão que ser feitos por transporte público.

Meu roteiro está assim:

Dia 1 - Viagem

Dia 2 e 3 - Lisboa

Dia 4 - Bate e volta para Sintra partindo de Lisboa

Dia 5 - Lisboa - Óbidos

Dia 6 - Óbidos - Mosteiro de Alcobaça e/ou Mosteiro da Batalha e Fátima - Tomar

Dia 7 - Tomar - Coimbra

Dia 8 - Coimbra

Dia 9 - Coimbra - Aveiro - Porto

Dia 10 e 11 - Porto

Dia 12 - Bate e volta para Braga ou Guimarães partindo do Porto

Dia 13 - Santiago de Compostela

Dia 14 - Porto

Dia 15 - Viagem de volta para o Brasil

Minha maior dúvida é, como fazer esse trajeto de 1 dia saindo de manhã de Óbidos até Alcobaça e/ou Batalha, depois Fátima e terminando a noite em Tomar? Alguém já fez este trajeto ou parte dele de transporte público para me dar uma luz? Obrigado.

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Tem que tirar alguma coisa daí.Ônibus para Batalha e Alcobaça, de Fátima é o mesmo.Fiz isso é sei.Chama se rodotejo,sai as 13.45h somente.

Essa manhã você visitar ia a igreja de Fátima, que fica a uma curta caminhada da rodoviária, o problema é como chegar de Óbidos,já que não existe essa linha,ou seja,ou corta essa visita,ou melhor,faz Lisboa Fátima,dorme 2 noites em Fátima,eu dormi 3,em 1 dia vai a Batalha e no outro a Alcobaça. O ônibus é antigo,a estrada é pelas montanhas, por isso demora,é os mosteiros são imensos.

Tive que cortar Óbidos e o campo de batalha da independência de Portugal, que fica na saída de Batalha e nomeou a cidade, justamente por causa de falta de transporte .

• Membros
Postado

Outro detalhe,para você que tem pouco tempo,não fique 2 dias em Porto,1 dia basta e as 17h do 2 dia embarque para Compostela.Ali sim,tem muito o que fazer.

• Membros
Postado

Braga não tem muito,em bate e volta dá para conhecer, porém se tiver que optar vá a Guimarães. São 2 lugares históricos,porém em Guimarães verá tudo a pé próximo do centro,enquanto que em Braga,a igreja do Bom Jesus está afastada e a cidade,em si,só tem a Catedral que fechabpara almoço e o museu anexo.Esse é pequeno, mas muito  bom. 

• Membros
Postado
4 horas atrás, D FABIANO disse:

Tem que tirar alguma coisa daí.Ônibus para Batalha e Alcobaça, de Fátima é o mesmo.Fiz isso é sei.Chama se rodotejo,sai as 13.45h somente.

Essa manhã você visitar ia a igreja de Fátima, que fica a uma curta caminhada da rodoviária, o problema é como chegar de Óbidos,já que não existe essa linha,ou seja,ou corta essa visita,ou melhor,faz Lisboa Fátima,dorme 2 noites em Fátima,eu dormi 3,em 1 dia vai a Batalha e no outro a Alcobaça. O ônibus é antigo,a estrada é pelas montanhas, por isso demora,é os mosteiros são imensos.

Tive que cortar Óbidos e o campo de batalha da independência de Portugal, que fica na saída de Batalha e nomeou a cidade, justamente por causa de falta de transporte .

Obrigado Fabiano pelas informações. Não consigo fazer Alcobaça e Batalha em um dia, partindo de Fátima? Aí de Fátima é tranquilo ir para Tomar? Quero muito visitar Óbidos e vê-la de noite também, mas em todo caso se talvez aumentar um dia em Lisboa e  fazer uma bate e volta a partir de lá, acha que compensa?

Outro detalhe,para você que tem pouco tempo,não fique 2 dias em Porto,1 dia basta e as 17h do 2 dia embarque para Compostela.Ali sim,tem muito o que fazer.

Vou com minha mãe, então o ritmo será mais lento, pensei em um dia ficar no centro histórico e outro na Ribeira e na Vila de Gaia. Sobre Santiago de Compostela, a ideia seria ir de manhã no dia 13 e voltar a tarde no dia 14, dormindo no Porto perto do aeroporto pra vir embora no dia seguinte.

Braga não tem muito,em bate e volta dá para conhecer, porém se tiver que optar vá a Guimarães. São 2 lugares históricos,porém em Guimarães verá tudo a pé próximo do centro,enquanto que em Braga,a igreja do Bom Jesus está afastada e a cidade,em si,só tem a Catedral que fechabpara almoço e o museu anexo.Esse é pequeno, mas muito  bom. 

Vou escolher uma das duas, obrigado pelas dicas.

Vc indicaria outros lugares que devem ser conhecidos?! O roteiro está dando 15 dias até agora, mas se estender um pouco mais não será problema.

Obrigado.

• Membros
Postado

@Felipe Rozante Se pode estender fique 2 noites em Fatima como disse acima,pois só tem onibus a tarde.Esse onibus chega as 19h e sai para Tomar. Tem que ver se é o mesmo ou outro,pois eu fiz lá de Coimbra e me arrependi,fica longe. 

Não fui a Óbidos justamente por isso,lá não tem ligação a outras partes.

Seja guloso se puder,não perca Guimarães, mas também não pode perder Braga.

• Membros
Postado

Certo, pesquisei horário de ônibus saindo de Fátima para Alcobaça, o ônibus sai as 13h40 como vc disse e chega as 14h45 e a volta é 17h40, 3 horas é sufuciente para ir até o Mosteiro, conhecer e voltar?

Se eu conseguir estender a viagem vou ver de fazer Braga e Guimarães e talvez aumentar um dia em Lisboa.

Vc foi para Aveiro? Queria fazer uma parada lé entre Coimbra e Porto.

Vlw pela ajuda mais uma vez.

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Da tempo sim,o mosteiro é perto da rodoviária, como o de Batalha é perto da parada.

Fui a Avriro sim,as 15h sai um barco que faz um passeio completo pela ria por 15 euros,enquanto o moliceiro cobra 10 euros, só uma voltinha. Tirando isso,os museus de uma Santa e o municipal, que são pequenos, não há mais nada. 

O bom ali é ir ao museu marítimo em Ilhavo,esse sim,é sensacional. 

• 3 meses depois...
  • Membros
Postado

Ainda trabalhando em cima do roteiro, já que minha viagem terá que ser adiada para o ano que vem. Dei uma simplificada no roteiro para não ficar tão corrido. Vou com minha mãe então não sei como será o ritmo dela, gostaria da sua opinião, ficou assim:

Dia 1 - Viagem para Lisboa

Dia 2 - Lisboa (Castelo de São Jorge, Alfama e Baixa)

Dia 3 - Bate e volta para Sintra

Dia 4 - Lisboa (Belém, Chiado e Bairro Alto)

Dia 5 - Bate e volta para Óbidos, Mosteiros de Alcobaça e Batalha (pesquisando excursões de um dia)

Dia 6 - Lisboa (Chiado e/ou Bairro Alto se não ter tempo no dia 4 e Parque das Nações)

Dia 7 - Ir para Fátima

Dia 8 - Fátima (Será que consigo ir para Nazaré a partir de Fátima?) ou Bate e volta para Tomar

Dia 9 - Ir para Coimbra

Dia 10 - Ir para Porto

Dia 11 - Porto (Praça da Liberdade, Avenida Aliados, Rua Santa Catarina e Ribeira)

Dia 12 - Bate e volta para Braga

Dia 13 - Porto (Ponte Luis I, Vila Nova de Gaia e passeio de barco pelo Rio Douro)

Dia 14 - Bate e volta para Guimarães

Dia 15 - Ir para Santiago de Compostela

Dia 16 - Santiago de Compostela

Dia 17 - Ir para Porto

Dia 18 - Voltar para o Brasil

Se eu for de manhã para Fátima acredito que dê para visitar tudo a tarde no dia 7, e os horários de ônibus de ida e volta para Tomar são muito próximos. Então se não tiver outra opção de bate e volta no dia seguinte dá para tirar esse dia.

Outra opção seria fazer um bate e volta só para Óbidos no dia 5 e escolher um mosteiro para ir no dia 8.

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

@Felipe Rozante Tomar não tem saída de ônibus para Fátima.Fui lá, passei 2 dias,uma tarde completa no Castelo e recomendo,mas não conheci a igreja dos templários, ,era 2 feira,estava fechado. 

Não tem ligação direta a Nazaré, tem que passar por Leiria, aonde há um Castelo de tirar o fôlego.

Esse dia no Porto está quase sem opção, eu fiquei 1 dia e não me arrependo,achei a cidade muito sem graça, só gostei do Museu do estádio e saber que kelvin é ídolo lá, aí se justifica porque o Porto está tão mal há anos.rsrs

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...