Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Comunicação Via Rádio e Radioamadorismo

Postado
  • Membros

A utilização do Rádio de Comunicação de diversos tipos (2 Way, PX (CB), VHF, Talk-About, UHF, Intercomunicadores, Telemetria, etc.) se faz muito importante em diversas atividades, principalmente as que envolvem a nós aventureiros.

Outro fato é que muita gente não conheçe nada de rádio, mas quer adquirir um rádio portátil para utilizar em trilhas e também em viagens. E outros tantos, que tem algum aparelho de comunicação, não sabem operá-los corretamente, trazendo prejuízo a si e a outrem.

Pois bem, vamos tentar postar algumas dicas sobre o assunto.

[]s

• Respostas 55
  • Visualizações 60k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• O Brasil tem acordo de reciprocidade com esses 3 países que você citou (e outros). Veja a lista no anexo 2: http://www.anatel.gov.br/hotsites/Direito_Telecomunicacoes/TextoIntegral/ANE/prt/minicom_19

Featured Replies

Postado
  • Membros
radios para comunicacao moveis

PX (VHF) = opera na faixa dos 11 metros = o limite de potência no Brasil para o PX é 4W (mas o Midland com 5W) = aproximadamente 5km...

"PY"(VHF) = opera na faixa dos 2 metros = o limite de potência no Brasil para a CLASSE C (moveis) é 100W = aproximadamente 100km...

TALKABOUT (GMRS/FRS) = o limite de potência no Brasil para o TA é 5W = aproximadamente 5km...

[]s

então murilo tenho uma duvida se o talkabout o limite maximo é de 5w = 5km porq então muitos vendem radio tipo de modelos da motorola de alcançe de 37 e de até 52 km???
Postado
  • Membros

alexandre1230, os TalkAbout Motorola ou outros modelos de rádio RFS tem a potência máxima de 1W, isso é o máximo permitido à operar com estes equipamentos, podem existir outros do mesmo tipo com potências maiores, más daí seu uso é ilegal no Brasil, sem a devida licença da Anatel.

Essas indicações de distância são testadas assim:

Imagine você em cima de uma montanha, lá no topo, daí seu amigo João em cima de outra montanha, lá no topo também, vocês estão distantes 30 milhas um do outro, se tiver condições de propagação favorável e nenhum ruído de RF vocês vão se falar sim, más agora, dentro de uma cidade com prédios, casas, torres de transmissão e muito mais, ou até mesmo no meio do mato vocês vão se falar no máximo uns 5 ou 6 quarteirões.

Essas informações de alcance são pura publicidade.

O que se pode fazer para aumentar o alcance dos rádios é usar uma antena externa.

Más daí tem que fazer modificações no conector da antena do rádio.

• 5 meses depois...
Postado
  • Membros

e ai galera qual o melhor radio para as montanhas dos andes e aconcagua, minha mulher vai ate plaza de mula comigo e depois volta para puent del inca e eu vou tentar o cume...

Postado
  • Membros

Vai independente ou com empresas?

Ja viu as novas regras?

Se for independente tem algumas obrigações em relação a isso senão não liberar a subida.

Postado
  • Membros

Cara eu acho que vc ta meio perdido... Se quiser ir agora no começo da temporada e ainda nem viu as regras atuais?

Como disse procure as novas regras e prepare o mínimo necessário. Em questão de rádios tem de ser VHF e mais uma quantidade de baterias, estações de recarga e outros detalhes.

Postado
  • Membros
Cara eu acho que vc ta meio perdido... Se quiser ir agora no começo da temporada e ainda nem viu as regras atuais?

Como disse procure as novas regras e prepare o mínimo necessário. Em questão de rádios tem de ser VHF e mais uma quantidade de baterias, estações de recarga e outros detalhes.

perdido realmente estou, mas e por isto que estou colhendo informaçoes, sou humilde em reconhecer que me falta muito conhecimento sobre o assunto. mas quem sabe da certo...

Postado
  • Membros

Tem quase dois meses para a temporada começar... Da para ir atrás do atraso... So fica ruim se precisar trazer da china rádios e baterias...

Ate mesmo a licença de radio amador deve dar tempo...

Os rádios VHF chineses estão a preços interessantes.

Postado
  • Membros

mas ai fica complicado, ainda tem que ter licença, nao da pra alugar esses radios la mesmo na argentina...

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

Pessoal, minha necessidade é a seguinte:

1) falar de carro pra carro (andando próximos numa estrada);

2) usar para comunicação em campings (barraca/barraca) ou trilhas a pé;

3) falar com a guarda florestal de um parque, por exemplo, em caso de emergências.

Seria o Talkabout ou um HT?

Obrigado

Alexandre

Editado por Visitante

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.