Ir para conteúdo

Vai comprar sua máquina fotográfica? Veja aqui as dicas


Posts Recomendados

  • Respostas 728
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Eu não aconselho a compra de marcas que não tenham tradição em fotografia analógica (Sony, Samsung...), na minha opinião são cam para "inglês ver" cheia de efeitos pra consquistar o comprador (coisa que qualquer photoshop básico faz), mas que na questão operacional deixam muito a desejar. Fora as consagradas Nikon (essa eu acho que só começa ficar interessante o custo benefício a partir das Reflex) e Canon, eu sou fã de carteirinha da Fuji, ela conta com modelos compactos e tem uma qualidade de imagem e cor magnífica. Por exemplo, uma cam de lente fixa com 10x de zoom economiza pelo menos 2 lentes cambiáveis, outra coisa importante, se vc não for mandar fazer um outdoor com as suas fotos, não entre nessa corrida desenfreada por megapixels, é o tipo do recurso que só encarece a cam e no fim das contas não traz muita diferença (entenda, não estou falando sobre cams para trabalhos publicitários, etc...cams para amantes da fotografia que desejam um Q profissional nas fotos), de 5 MP pra cima pode pegar a q tiver mais em conta. Voltando as cam compactas (semi-prof - lente fixa), as cam comuns tem o modo automático e alguns pré-programados (noite, paisagem, retrato...etc), mas isso é limitador, já as compactas têm o modo manual e mesmo a maioria não tendo modo Bulb (abertura por tempo indeterminado) contam com no mínimo 30". Elas são um pouco grandes comparadas com aquelas caseiras de bolsa e menores e BEM mais leve que as Reflex. Achar um modelo que seja a pilha e não a bateria é muito bom, dá muito mais autonomia (caso descarregue todas as suas recarregáveis, basta compra um jogo alcalina que tem autonomia pra mais de 100 fotos tranquilamente - sem tirar q as cam saem de linha numa velocidade incrível e as vezes vc pode ficar refém de uma bateria que deu pau e não encontrar mais o mesmo modelo). Tudo depende do uso que deseja fazer, a escolha da cam em si é muito pessoal, mas aconselho fugir de algumas armadilhas...rs

Caso alguém precise de ajuda para comprar uma cam, estou à disposição, basta enviar uma msgm especificando o tipo do uso, verba disponível, modelos que está namorando...no que eu puder auxiliar pode contar comigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fernanda, tudo bem?

 

Vou só comentar um pouco algumas coisas que vc escreveu OK?

 

Concordo com muitas coisas que você disse... porém algumas coisas acho que foram exageradas.. vc diz para não comprar Sony .. Samsung... e tdo mais.. não acho que é bem assim... concordo que cameras como CANON .. FUJI.. PANASONIC são ótimas... mas as SONY também são boas dependendo do uso.. vc fala de tradição de analogicas.. eu acho mto mas mto complicado mesmo comprar era digital com era analogica.. ainda mais quando o assunto é compacta.. as PENTAX eram super famosas na era analogica.. e na digital.. esta bem atras das NIKON e CANON... esta até mesmo atras da SONY...

 

Quanto a questão de MP também acho que esta uma corrida desenfreada das fabricantes .. mas vejo hoje a nikon pisando um pouco no freio.. vamos ver o que vai mudar.. mas ainda sobre MP.. eu acho que se ta ali... pq não usar... se tenho duas cameras de qualidades iguais.. uma de 5mp outra de 10mp.. eu vou na de 10mp.. sem duvida.. nunca sei quando vou querer fazer uma ampliação grande daquela foto maravilhosa que tirei numa viagem...

 

Sobre as compactas nao terem controle manuais não é bem assim.. existem varias compactas. inclusive da SONY que possuem controle manuais..

 

Claro que tradição é importante... mas temos de estar abertos a novas tecnologias e etc.. mesmo que de fabricantes sem tanta bagagem nas costas.. tanto que as lentes SONY são uma das melhores do mundo...

 

Mas como vc disse escolha de cam é mto pessoal... eu sempre aconselho a todos se puderem experimentarem antes de comprar...

 

bom é isso.. eu acho que existem cameras para todos os gostos... bolsos.. e niveis de fotografos... de nada adianta o cara ter uma super cam.. e não saber manuseala.. para esse uma sony é excelente...

 

abços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Silnei,

A princípio continuo afirmando que a escolha é pessoal, então não postei pensando em mudar opiniões nem nada do gênero, somente expus minha opinião. Não disse que Sony, Samsung não são boas, porém já tive a oportunidade de fotografar com ambas e não fiquei satisfeita comparando resultados com a Nikon, Fuji e Canon. A Sony tem sim uma lente inquestionável, mas não é só uma lente que faz uma cam digital, acho que ela deixa a desejar nas cores (opinião pessoal) - fotografei um mesmo instante com uma cam da Sony muito mais avançada que um modelo Fuji e não tem comparação entre as imagens ( no mesmo horário, mesmo motivo e condições de iluminação). A Sony é boa, mas pelo resultado final e pelo custo benefício não compraria uma (EU). A Samsung também me decepcionou nos resultados finais, mas tem muitos recursos de imagem, como colocar moldura e etc, mas não acho isso essencial, pois um photoshop resolve, o principal de uma cam é a qualidade da imagem. Quando citei o fato de muitas não terem o modo manual (completamente manual, não aquele modo programado que dá opção de configurações), me referia às modelos mais amadoras, as compactas semi praticamente todas têm o modo manual.

Concordo com vc em relação ao MP, mas citei o fato pq não é realmente o mais importante de uma cam. O número de MP muitas vezes oneram o valor e acho que têm mais coisas à serem priorizadas, por exemplo:

- acima de 5 MP a foto já tem uma boa ampliação, mas não quis dizer que é pra comprar com 5MP ;

- um número grande de MP não quer dizer que a cam captura melhor uma imagem, pois tem cam com menos MP que traz um resultado muito melhor do que outras com mais MP, pq a qualidade da lente, do sensor, processador, etc influenciam mais que a quantidade de MP (só citei isso pq acho que se alguém estiver querendo encaixar uma cam no orçamento disponível não precisa ficar louco pq não comprou a de mais MP, acho q tem que se comprar o máximo que pode, mas não precisa achar que fez uma má escolha pq não comprou a com 12 MP e sim uma de 8 MP por exemplo - melhor destinar um pouco da verba, ao invés do máximo de MP, à outros fatores, como abertura, tempo de exposição, ISO, etc...)

- citei a fuji, pq acho uma cam muito legal em relação ao custo benefício, pois vc consegue pelo preço muito menor do que uma Nikon, Sony ou Canon uma cam com qualidade de imagem, boa gama de recursos e um preço bem acessível - por uns 900 reais vc encontra com 18x de zoom óptico, com visualização através da lente (o que evita paralaxe), com uma boa macro e outras configurações muito úteis para a captura de uma boa imagem (e se não me engano 12 MP).

 

Antes de comprar uma cam, tem que se ter na cabeça qual é a finalidade? Fotografar esporte - é preciso uma velocidade maior do obturador, ambientes escuros - maior abertura do diafragma e menor velocidade do obturador,- quer dizer, conforme a sua necessidade você encontrará a melhor configuração para o seu objetivo e consequentemente deve levar em conta qual marca e modelo melhor se adaptam.

 

Mas eu ainda não compraria uma Samsung nem uma Sony.

 

Concordo que não é a cam que faz um fotógrafo, um bom fotógrafo tira boas fotos com a cam que tiver na mão (limitado pelos recursos disponíveis), mas uma boa cam não é garantia de um bom fotógrafo.

 

Abraços,

Fernanda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Adam,

recentemente me vi muito atraido pela fotografia, numa viagem para o chile, quando estava com uma Canon 3100IS, por isso penso em comprar uma camera melhor, então andei dando uma olhada na bhphoto.

A duvida é a seguinte, comprar uma Top compacta tipo a Leica V-Lux 20, chega no brasil a US$750 +-, ou pagar um pouco mais numa dslr de custo mais baixo em relação as outras.

agradeço desde já,

 

Abraços,

Pedro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pedro,

Se você realmente gosta de fotografia, eu acho uma boa você já partir para uma DSLR de entrada. Falo isso por experiência própria.

No inicio desse ano eu comprei uma Nikon D5000, depois de muito pesquisar e encher as paciências do Adam. ::lol3:: ::lol3:: ::lol3:: ::lol3::

 

Depois comprei um filtro UV e outro polarizador.

Futuramente gostaria de comprar algumas lentes.

 

Dessa maneira se tem algo flexível, que se adapta exatamente ao que você precisa e, é claro, até onde seu bolso permite. :)

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Danilo,

valeu pela opinião, mas ainda fico na duvida, porque o objetivo da câmera seria para fotografar viagens, então acho que uma DSLR é muito grande para me acompanhar e as vezes uma point-and-shoot seria mais viável para transporte, e até acho que essa leica teria uma qualidade excelente e ao mesmo tempo chamaria bem menos atenção do que uma DSLR. A questão nem seria preço, porque inicialmente o preço da DSLR comprando uma D5000 mais uma lente 55-200mm sairia pouco menos de US$100 de diferença o que não é tanto. E meu pai tem uma SLR pentax abandonada lá em casa, eu poderia usa-la quando quisesse uma foto de melhor qualidade, levando a Leica para viagens. O que acham dessa possibilidade.

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pedro,

A D5000 tem um corpo pequeno, mas não tem como comparar com a Leica V-Lux 20.

Ambas tem suas vantagens e desvantagens.

 

A questão do tamanho de uma DSLR é relativo. Eu passei 15 dias pela Patagônia argentina, muito trekking, até debaixo de chuva e alguns dias em hostel também.

Comprei uma mochila do tipo "canguru" que foi a grande sacada. Usava uma mochila cargueira com 15kgs nas costas e a pequena na frente, com a máquina, acessórios e alguns guias rápidos de locais. Quando a chuva pegou, joguei a mochilinha dentro da rain cover da cargueira e pronto, problema resolvido.

 

A qualidade das compactas em relação as reflex é questionável, sem contar os recursos que cada uma dispõe.

 

Minha opinião quanto a esse assunto é tendenciosa tendo em vista que optei pela Reflex.

 

Essa aqui é a mochila que comprei, LowerPro TopLoad Zoom 2:

18-2052-IMG1_LRG.jpeg

18-2052-IMG6L.jpeg

18-2052-IMG2_LRG.jpeg

 

 

E aqui ela em uso. ::otemo::

20100906132146.jpg

 

 

Espero que acerte na sua escolha. ::cool:::'> ::mmm:

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá

Minha câmera (digital Sony compacta Cybershot) quebrou. Estou precisando de outra câmera, visto que vou viajar. Não sou profissional nem pretendo me tornar uma. Quero tirar fotos por diversão, aprender a "mexer" na máquina (não deixar apenas no automático), fotografar paisagens, pessoas (tenho três filhos), esportes (futebol, tênis...), gosto de fotos espontâneas, gostaria de usar a câmera para pequenas filmagens também.

 

Dito isso, e tendo lido o fórum todo, minhas opções estão no caminho certo?

 

1ª opção

NIKON D5000

 

2ª opção

CANON EOS 450D ou 550D (esta tá bem carinha né!)

 

3ª opção

SONY HX1

 

Lembrando que já peguei todas essas câmeras, já fotografei com todas elas e gostei das três. Não gosto de ter uma câmera por um tempo e depois vender para comprar outra. Prefiro algo que tenha qualidade e dure alguns bons anos, sem falar que meu marido me mataria se eu pensasse em comprar outra câmera em pouco tempo....rsrs.

 

Então minha dúvida seria com relação à possibilidade (em um futuro próximo) de comprar lentes diversas, assistência técnica no RJ, duração de bateria, praticidade para carregar, etc

 

Um abraço a todos e aguardo retorno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...