Ir para conteúdo

Dicas - Bagagem - O que levar


Posts Recomendados

  • Membros

[info]Participe!

Deixe aqui sua dica de como você arruma sua bagagem seja ela mochila , sacola ou mala.Seja inverno ou verão, praia , campo ou cidade existe sempre uma dica útil do que levar em viagem.

 

Regras do Tópico

Neste tópico não serão aceitas perguntas, apenas dicas sobre o que levar. Perguntas devem ser postadas nos Tópicos de Perguntas e Respostas. Todas as perguntas postadas aqui serão transferidas pelo editor deste fórum.[/info]

 

 

 

Na sua mochila sei que nao pode faltar:

 

2 Casacos, aqueles "fofao" (Sinteticos se possivel, sao leves e secam rapido)

2 Polar Fleece (da pra usar associado ao casaco otimiza a proteçao contra o frio)

1 Corta Vento ( Ele vc pode usar sozinho ou associado com o Polar Fleece)

6 Pares de meia

 

No caso eu que sou homem:

3 shorts

3 camisetas (+ a que vou vestido)

1 camisa gola polo, (para eventuais saidas)

2 Calças (nao é interessante levar jeans pois sao muito pesados e demoram horrores para secar, procure levar suplex)

6 cuecas

1 Par de Luvas

1 Balaclava (nao uso gorro pois minha cabeça começa a coçar, fica a seu criteiro)

1 oculos escuro de qualidade (locais como Salar de Uyuni vc vai ver o quanto é importante, nao prescisar ser um Oakley + vc pode comprar um HB, Arnette entre outras marcas + populares de um bom Custo x Beneficio)

 

E em relaçao a o que calçar eu levo so o par de Havaianas e a bota no qual vou calçado.

 

Tenho uma palmilha que comprei para minha bota, ela é de gel, uso por baixo da palmilha que veio com a bota, ajuda a absorver o impacto.

Uso bota da NOMADE, sao modelos tradicionais (ou antigos, estilo bota lenhador) porem de uma tecnologia incrivelmente aceitavel, tudo produzido no pais, tem credibilidade. Eu recomendo, nao deixa a desejar em nada (fora o designer).

 

Utensilios de limpeza pessoal (higiene)

 

Escova de Dente

Papel higienico

Creme dental

Fio Dental

Shamppo

Sabonete

Desodorante

Perfume (esse eu sempre levo, so uso quando vou sair, porem eu tenho que ter um ehehe)

uma barra de sabao em barra para lavar as roupas pelo caminho)

Barbeador

Alcool

 

Primeiros socorros

 

Remedios

- dor de cabeça

- antiflamatorio

- Tranca cú(remedio para dor de barriga)

- Remedio para azia(e com z ou com s ? )

- 2 pares de luvas descartaveis

- 1 bandagem

- band aid

- Methiolat

- gase

- esparadrapo

- polivitaminicos (esses sao importantes)

- Camisinha (nunca se sabe quando pode rolar uma aventura rapida pelo caminho, e isso é serio)

 

Alimentos:

 

Eu tenho algusn sacos hermeticos entao eu sempre levo em pequenas quantidades:

 

- Leite em po

- Farinha Lactea

- Chocolate em po

- Suco em po ja adoçado (daqueles estilo tang porem dou preferencia para os que tem vitaminas)

- Leve um canivete estilo suiço e uma colher, pode acreditar em alguns lugares na bolivia alguns pratos sao comidos a mao... E com uma colher facilita muito.

 

Nao me aventuro tomar leite em alguns lugares da Bolivia/Peru, e ajuda a economizar e so comprar agua e fazer o "unguento" de acordo sua vontade.

Nao levo biscoitos, pois eles se quebram e fica so o po... ehehehe tambem nao levo barra de cereal é muito caro e sua eficiencia nao é la essas coisas nao.

 

Leve sacos de platisco para coloar roupas umidas, roupas sujas...

 

 

E O PRINCIPAL, LEVO DENTRO DA MINHA MOCHILA MUITA VONTADE DE CONHECER LUGARES DIFERENTES DO MEU COTIDIANO, RESPEITANDO AS DIFERENÇAS E OS AMBIENTES. NAO SOMOS TURISTAS, SOMOS MOCHILEIROS, TEMOS QUE TER CONCIENCIA QUE PRESERVAR É A MELHOR FORMA DE SE CONSERVAR AS COISAS...

BOA TRIPS E QUALQUER COISA ESTOU A DISPOSIÇAO.

 

ATT. LUCIANO SANTANA(feJaS)

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Eu sou daquelas mulheres que tem mais jeans no armário do que dias do ano, um creme pra cada canto no corpo e mais acessórios do que eu jamais poderia usar. Desde que cheguei há Montréal, há cinco anos, caí de quatro e sem vergonha no consumismo norte-americano e deixei muita grana nas intermináveis liquidações. O resultado é um excesso de COISAS que eu carrego comigo e que exigem espaço, muito espaço. Sem contar o meu apego por elas e a necessidade auto-imposta de ter um look diferente todos os dias.

 

Mas numa viagem independente de mochila ao redor do mundo, as regras são outras. Sai o chão de mármore dos aeroportos e hotéis, entra a estrada de terra. Sai o elevador, entra a escada. Sai o carro, entra o busão . Saem o pai zelozo ou o namorado cavalheiro, entram as minhas costas. Ou seja: só eu sei o quilo a mais ou a menos que transportarei no meu lombo.

 

E é por isso que, uma vez de mochila, dou um tempo na vaidade. As roupas, poucas, são escolhidas pelo peso e pela funcionalidade, ao invés do estilo. Aquele jeans lindo e que cai super bem fica pra trás: demora muito pra secar e é pesado. Um par de brincos e um batom bastam. E faço minhas as palavras do recomendado Rough Guide First-time Around the world. Quanto maior a mala:

 

-Maiores são as manchas de suor, maior o seu cc, você vai precisar lavar suas roupas com mais frequência.

-Mais difícil fica correr pra pegar um trem ou ônibus ou levantar a sua mala pra colocá-la no bagageiro

-Maior a probabilidade de você ter que despachar sua mala ao voar

-Você chama mais a atenção, onde quer que vá

-Você tem mais a perder, e vira um alvo maior para os ladrões (e mais difícil fica fugir deles)

-Dá mais trabalho andar por aí, a necessidade de encontrar um lugar pra deixar suas coisas fica mais urgente, você vai precisar de um armário maior pra deixar suas coisas onde quer que você vá e mais você vai ter que gastar por eles.

 

O primeiro e mais importante passo pra te ajudar a viajar leve é escolher uma mochila pequena, de no máximo 50 litros. O que não couber, fica pra trás. Eu já fiz o teste durante um mês, e garanto: é possível e é muito confortável viajar bem leve. E se a "perua' aqui pode, qualquer um pode! :)

 

E você, é adepta da viagem bem leve? Não consegue sair de casa sem secador e chapinha? Ou está mais pra um meio-termo?

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Viajei para Bolívia Machu Pichu de 6 de janeiro a 30 de janeiro de 2010

O que levar na mochila? Levar o mínimo de coisas é sempre recomendável. A bagagem sempre volta 50% maior! Lembrando que viajei no verão, portanto, apesar de pegar temperaturas baixas, elas foram amenas do que no inverno. Fui com uma mochila de 60 litros.

O que não levar: jeans (pesa muito, não esquenta e demora para lavar e secar)

-3 calças de malha finas

-1 calça de moletom

-2 bermudas de cóton

-Produtos de higiene pessoal: creme para o corpo e para o rosto (o clima seco e o frio faz a pele descascar), protetor solar (use mesmo nos lugares frios) e outros produtos de higiene pessoal. Atenção, é possível comprar estes produtos na Bolívia, mas é bom levar.

-Muitas calcinhas

-5 meias

-1 chinelo

-1 tênis bom para caminhadas. Se você não vai fazer a trilha Inca ou outros passeios radicais não precisa de tênis ou bota específico.

-10 camisetas lisas

-2 camisetas de manga

-3 blusas de manga longa (finas)

-1 blusa de frio. Comprei uma na Bolívia. É bom pensar nisto...se você vai comprar algolá, não leve excesso.

-1 cachecol

 

mais informações sobre a viagem em: bolivia-e-machu-pichu-baixo-custo-500-dolares-t40996.html#p444074

 

livia04alcantara@gmail.com

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 8 meses depois...
  • Colaboradores

Não sou um expert na Chapada Diamantina. Estive lá apenas uma vez, em meados de 2008. Também não sei o que é ir de moto, ou seja, se isso possibilita mais ou menos peso. O que sei é que de dia as temperaturas são amenas, refrescantes, e de noite costuma fazer um friozinho. É comum chover também. Portanto:

 

EQUIPAMENTOS

Se vai ficar sempre acampada, deve levar logicamente alguns itens básicos pra garantir sua sobrevivência no mato. Ter certeza de que carrega uma boa barraca, com as costuras seladas e cobertura à prova da água (no mínimo uns 1.500mm). Se possível, é bom carregar um contrapiso (também conhecido como footprint), para ficar entre a barraca e o solo, repelindo a umidade (pode ser de lona ou material similar à barraca). Uma lanterna (de preferência de cabeça, para ter as mãos livres / de preferência de leds / leve pilhas extras) para caso precise buscar ou fazer algo no interior da barraca à noite, ou mesmo para se deslocar em pequenas rotas noturnas nos arredores do camping (sair para usar o sanimato, por exemplo). Uma boa faca ou canivete podem ser úteis. Isqueiros também. Uma mochila de ataque (aquelas menores) pode ajudar quando você for fazer trilhas (desobrigando você de carregar o mochilão).

 

ROUPAS

Se você é muito friorenta, é bom estar preparada. Leve um bom agasalho, para colocar sobre a roupa a noite. Um cachecol fino também pode ser útil. Para as trilhas, roupa leve, de boa respiração e secagem rápida. Meias que eliminam o suor também são válidas. Tênis ou botas à prova da água são sempre bem-vindos. Se for fazer trilhas longas, capas de chuva (com gorro, de preferência) são sempre úteis. Também é bom ter por perto uma calça à prova da água (vai manter suas partes íntimas enxutas e impedir que a água entre pelo cano do calçado e molhe seus pés). Quanto a quantidade, é como você disse: o mínimo possível (roupa pesa / e como você quer fazer trekking, cada quilo faz diferença).

 

A CHAPADA

É capaz de você querer passar mais tempo do que planejou. Isso se você tiver mais tempo à disposição. Porque a Chapada é muita grande, e tem muitas belezas, e tanto a se conhecer. E parece que cada lugarzinho pede uns minutos, umas horas, quem sabe uns dias de proximidade, para conhecer mais de perto, e entender realmente porque os cristais brotam dali. Acho que existem alguns portais secretos que só podem ser desvelados por aqueles que se juntam com a energia do lugar. Tem que ganhar intimidade...

Link para o comentário
  • Colaboradores

Betânia, com relação a hospedagem, locomoção e trilhas, acho que você vai encontrar muita coisa no tópico Chapada Diamantina - Perguntas e Respostas:

 

:arrow:chapada-diamantina-perguntas-e-respostas-t13074-345.html

 

Sobre a sua bagagem, o que posso dizer é que (por mais que você já saiba que deve levar pouco) leve somente o essencial, mas não esqueça de itens de segurança ou comodidade. Digo isso porque se quiser conhecer o Vale do Paty, por exemplo, vai ter que caminhar bastante (algumas boas horas) e com o passar do tempo o peso aumenta. Além disso, como vai se deslocar para o "meio do nada", é bom ter algum remedinho pra dor-de-cabeça na mochila, ou de repente um repelente, ou mesmo uma pomada de cânfora e mentol (tipo gelol) para pancadas.

 

Quanto aos acessórios impermeáveis, como capa de chuva ou calça à prova d'água, não seriam para necessariamente estarem vestidos em seu corpo, mas sim disponíveis, ao alcance, para o caso do tempo fechar e o céu cair durante alguma de suas travessias. (Já me molhei fazendo trilhas grandes. Começou a esfriar, o vento aumentou e... Não quero passar por isso nunca mais.) Falando em chuva, lembrei da água. Lembre-se de ter uma garrafa/cantil sempre cheio com você, porque existem muitas trilhas sem nenhuma gota de água potável no caminho. Se você gosta de tomar chá, mate, essas coisas, uma garrafa térmica ajuda a manter água quente. Já uma garrafa técnica não mantém, mas aguenta altas temperaturas sem ceder ou liberar químicos do material.

 

Sobre o vestuário, é sempre bom considerar também alguns itens de emergência: um par de meias extra, uma peça íntima a mais. (Mas isso só se já não estiver levando peças demais nessas categorias!) Ter um casaco para trilhas e outro para a noite. Para trilhas um mais ventilado, respirável, de preferência fácil de colocar e tirar (zíper), com ao menos um bolso (se possível). Para a noite um mais abrigado, aconchegante.

 

Sobre a bagagem ainda: é legal carregar ou comprar por lá um barrinha de sabão. (Pode quebrar no meio e dar a metade pra um amigo carregar.) Vai ajudar bastante a manter a limpeza de seus itens no mato. (Mas lembre-se de usar o mínimo de sabão e descartar a água ensaboada longe dos leitos, poços, cachoeiras e córregos. Tente ser o máximo ecológico possível. / Talvez existem mais dicas sobre esse assunto.)

 

Ah, papel higiênico desenrolado do rolo e estocado nos bolsos da mochila pode ajudar a não sujarmos nossas mãos no sanimato. (Importante cavar o buraquinho antes e tapar depois. Como também procurar escolher locais fora das trilhas e cada vez um lugar diferente. / Qualquer solução que busque causar menos impacto é válida.)

 

Sobre as pilhas que falei no outro post, é melhor que sejam recarregáveis. (Não apenas pela questão ecológica. Mas é que se já é difícil encontrar um ponto de luz/energia no meio do mato, imagina um de revenda de pilhas.) Nesse caso, você teria que ter um carregador. (Pensando no quesito peso, isso seria um empecilho. Mas pensando no quesito economia e autonomia, pode tornar a viagem mais barata e mais divertida, como possibilitando energia pra alimentar um mp3 player também, por exemplo.)

 

Se tiver espaço na bagagem, um livro de sabedoria pode ser um grande amigo. Principalmente se você vai viver alguns momentos só com você, só você e você mesma. Ou um diário ou caderno de anotações onde possa registrar suas impressões das coisas que está vivendo. Enfim, qualquer objeto que traga você mais pra perto de si mesma ou que a faça não se sentir tão longe de casa. (Aí está o desafio da mochila: equilibrar o conforto do lar com a necessidade do mato.)

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

[info]Participe!

Deixe aqui sua dica de como você arruma sua bagagem seja ela mochila , sacola ou mala.Seja inverno ou verão, praia , campo ou cidade existe sempre uma dica útil do que levar em viagem.

 

Regras do Tópico

Neste tópico não serão aceitas perguntas, apenas dicas sobre o que levar. Perguntas devem ser postadas nos Tópicos de Perguntas e Respostas. Todas as perguntas postadas aqui serão transferidas pelo editor deste fórum.[/info]

Link para o comentário
  • 8 meses depois...
  • Membros

Galera, minha ideia de mochila legal pra trilha é essa ai:

 

Básicos

Barraca

Saco de Dormir e Isolante Térmico

Mochila Cargueira

Vestimenta

Sandália Confortável

Bermuda

2 Camisas (manga longa; manga curta)

Casaco

Calça Leve

Bota p/ Trilha

Meias

Boné/Chapéu

Higiene

Toalha Leve

Papel Higiênico

Escova de Dente

Pasta de Dente

Bucha

Sabão de Corpo

Sabão de Coco (Cabelo, Roupas...)

Nutrição

Copo

Prato/cumbuca

Talher

Panela

Fogareiro

Álcool (para o fogareiro)

Sal

Tempero

Alho

Cenoura

Tempero Verde

Comida

Granola

Cereais

Frutas, resistentes ou secas

Legumes resistentes

• Batata

• Cenoura

• Chuchu

Pão

Bebidas em Pó

Miojo

Mel

Chá

Comidas Concentradas (barras de cereais...)

Divertimento

Caneta

Caderno

Livro leve

Instrumento musical pequeno

Orientação

Mapa

Bússola

Curvímetro

Pedômetro

Utilitários

Espanador (mini vassoura, para limpar a barraca)

Elástico

Mochila de Ataque (pequena)

Garrafa térmica leve

Canivete

Isqueiro

Faixa de Pano Longa

Sacos Plásticos

Linha e Agulha

Vela

Capa de Chuva p/ Mochila

Óculos Escuros

Segurança

Pedras de Carbureto (afastar animais do acampamento)

Lanterna

Apito

Facão Pequeno (de preferência que permita cavar)

Saúde

Hidratante

Protetor Solar

Kit Primeiros Socorros

Purificador de água

 

Espero que sirva de alguma ajuda, não tenho muuuita experiência não, mas vamos aí: caminhando e aprendendo! Abraços!

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá,

 

 

Bem estou indo agora dia 07 de abril pra argentina e chile. Vai ser minha primeira viagem como mochileira e estou muito perdida no que levar, principalmente pq moro em goiania, além de quente é uma cidade pequena e praticamente não tem lojas que vendem aritgos necessarios para essa viagem.

 

Podem me dar algumas dicas sobre o que levar, e se fica muito arriscado comprar as roupas de frio e bota impermeável lá.

 

Obrigada! :)

Link para o comentário
  • Membros

Pessoal,

 

Estou com sérios problemas para criar minha lista de coisas para levar para uma viagem de 3 meses.

O maior dilema é que eu vou para Europa por 20 dias (na época de primavera, que ainda ta razoavelmente frio) e depois, logo em seguida, vou pegar a época mais chuvosa e quente da Índia. Isso tudo é uma viagem só, ou seja: tenho que levar o que carregarei pelos dois climas.

Na Índia, muito óbvio que roupas leves. Mas e a chuva? Galochas (pra evitar contaminação)? Comprar por lá?

E na Europa? Super botas de frio? E como carregar depois pra Índia?

 

 

Alguém já fez esse tipo de viagem?

 

 

Se sim, e puder dar uma luz já agradeço!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...