Ir para conteúdo

Colocar ou não colocar lona embaixo da barraca?


Posts Recomendados

  • Colaboradores
O artifício da lona plástica seja em baixo ou em cima (em contato com o sobreteto) é gambiarra para campistas inexperientes ou para aqueles que adquiriram um equipamento inadequado ou de baixa qualidade. Uma boa barraca que suporte chuva não precisa disso. Além do fator técnico tem um fator que não sei como classificar, para aqueles que usam a justificativa de evitar que suje a barraca. ::putz::

 

Olá Sandro!

 

Permita-me discordar. Creio que não se trate de gambiarra. É uma solução válida para a proteção do piso da barraca, que por mais resistente poderá sofrer cortes ou perfurações dependendo do terreno onde se monte acampamento. Obviamente deve-se evitar montar a barraca em locais com superfícies irregulares ou pedregosas, mas por vezes, dependendo das circunstâncias e do local onde se monta acampamento simplesmente não há opção. Por conta disso sempre carrego um pedaço de lona plástica grossa quando enfrento locais com opções mais restritas. Creio que seja por isso que as minhas atuais barracas tenham respectivamente 10 (Super Esquilo) e 7 anos (Ferrino Blow Lite) com os fundos intactos...

 

Ao usar lonas ou plásticos sob o piso, sempre tomo o cuidado de dobrar as "beiradas" para cima, amarrando os cantos juntos e calçando as beiradas com terra, para evitar o acúmulo de água entre a lona e o fundo da barraca.

 

Abraços,

 

 

apoio o que vc disse,

ate mesmo pq muitos fabricantes recomendam o uso de uma lona

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Eu uso, e nunca tive problemas, mas sempre cuidando pra não deixar a lona além dos limites da barraca, isando sempre ela no tamanho ou um pouco menor que a parte do fundo da barraca. Outra questão sobre o uso de lona ou footprint, é que grandes marcas mundiais já adicionaram o footprint como ítem de série de alguns tipos de barraca. Se eles que são fabricantes aconselham... talvez tenha alguma serventia. Acho que é a melhor opção pra quem quer ter um cuidado a mais, principalmente com o chão da barraca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

grandes marcas mundiais já adicionaram o footprint como ítem de série de alguns tipos de barraca. Se eles que são fabricantes aconselham... talvez tenha alguma serventia.

 

para ver que não é coisa de principiante ou uma desculpa para não sujar a barraca ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

acredito que se deve avaliar a situação ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
grandes marcas mundiais já adicionaram o footprint como ítem de série de alguns tipos de barraca. Se eles que são fabricantes aconselham... talvez tenha alguma serventia.

 

para ver que não é coisa de principiante ou uma desculpa para não sujar a barraca ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

acredito que se deve avaliar a situação ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

 

 

Pois é, essa conversa pode render, pois existem seus prós e contras... pessoas que usam e que não usam... marcas que até mandam junto com a barraca... outras que não recomendam..... a marmot em algumas barracas está enviando o foot. A Manaslu fabrica footprint para suas barracas, não vem junto, mas se a pessoa quiser pode ser incluso. Seria legal mais pessoas dar seu parecer aqui.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Western®

 

::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

 

irmao sei que minha pergunta nao tem nada a ver com o topico mas ......................

 

essa sua foto é montagem ou nao ???

 

pois ficou muito boa ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

se tivesse um concurso de melhores avateres o seu seria um otimo candidato ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

 

ficou da hora ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pois é, essa conversa pode render, pois existem seus prós e contras... pessoas que usam e que não usam... marcas que até mandam junto com a barraca... outras que não recomendam..... a marmot em algumas barracas está enviando o foot. A Manaslu fabrica footprint para suas barracas, não vem junto, mas se a pessoa quiser pode ser incluso. Seria legal mais pessoas dar seu parecer aqui.

 

Salve moçada!

 

Polêmicas à parte, o fato de alguns fabricantes recomendarem (e até incluirem o footprint no kit) pode ser visto sob dois ângulos:

 

1) Realmente é interessante e por isso recomendável, como forma de preservar a integridade do piso da barraca, especialmente quando usada sobre terrenos pedregosos, que tendem a danificar (perfurar/desgastar) o piso do vestíbulo; ::otemo::

 

2) A queda de qualidade que muitas marcas têm promovido em seus produtos, em alguns casos para tornar o produto mais leve, em outros apenas para reduzir o custo de fabricação do equipamento... ::xiu::

 

Em referência ao segundo item tenho a observar o seguinte:

 

Há alguns anos a maioria dos fabricantes usava polietileno ou polipropileno, materiais bastante resistentes à abrasão, desfiamento e até mesmo perfuração. No entanto é um tipo de material rude, "menos nobre" e mais pesado que os derivados do nylon e poliamidas, mais finos e leves porém mais suscetíveis ao desgaste por abrasão, rasgos e perfurações. Basta ver a espessura e leveza destes materiais para se ter uma noção de sua resistência frente a superfícies rochosas ou irregulares. Tenho visto várias barracas de fabricantes renomados com problemas no "assoalho", justamente por conta do usuário confiar que o tal piso aguentará o uso a que se propõe. Imagino que isso deve estar gerando muitas reclamações e "retornos" de barracas com pouco uso para os fabricantes consertarem. Essa é, a meu ver, a maior motivação que tem levado os fabricantes a fornecerem os footprints com seus produtos. A meu ver acaba sendo quase uma necessidade mesmo.

 

Seja como for, continuo defendendo o uso do footprint para preservar a parte inferior da barraca, especialmente em terrenos em que não haja opção de evitar pedras ou outras irregularidades na base. Como já foi dito anteriormente é necessário tomar algumas precauções para que seu uso não traga consequências contrárias ao que se deseja, como deixar parte do footprint exposto, por fora do sobreteto (nas barracas que possuem 2 camadas), o que fatalmente fará com que a água de eventual chuva seja canalizada para baixo do piso da barraca. Particularmente, quando entendo necessário usar o footprint o faço dobrando as beiradas dele para cima em toda a volta da barraca (prendo-as por dentro do sobreteto ou por cima do tecido interno), evitando assim que, numa enxurrada a água que corra pelo terreno não passe por entre o fundo da barraca e o footprint.

 

Como bem lembrou o Peregrino, além da proteção ao fundo da barraca o footprint ainda evita que se suje demais a parte inferior da barraca. Pode parecer boiolagem isso mas se você pegar uma chuva muito forte em terrenos lodosos ou lamacentos eu quero ver você limpar o fundo de sua barraca para guardar no saco de transporte e depois colocar isso na mochila... ::ahhhh::

Nestes casos o footprint permite que você tenha uma base de dobragem adequadamente limpa para não enlamear todo o seu equipamento, incluindo as partes em tecido, depois é só bater o footprint (via de regra mais liso e fácil de limpar que o fundo da barraca). Dependendo ainda do local de acampamento pode-se usar o footprint como proteção "aérea" (como um toldo por sobre a barraca), para protegê-la de galhos cadentes, chuvas de granizo ou até mesmo do sol escaldante que te faria tomar uma sauna forçada dentro dela... Para isso o footprint deve ter ilhoses nos cantos e laterais para permitir a amarração.

 

 

Abraços,

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Sou adepto a lona, ou footprint, vou encomendar a manaslu um para minha marmot limelight 3, ela veio sem o footprint, e as remessas mais novas desta barraca da marmot já estão vindo com o footprint incluso, como citado acima, se eles colocaram ele como ítem de série, algo tem aí... Não custa nada uma proteção extra a ela... tirei as medidas por dentro da barraca e tirei 2 cem de cada lado, assim não tem o risco de ficar um pedaço pra fora dela, nos cantos vou pedir pra colocar uma fita con cerca de 10 cm para posteriormente eu medir e colocar ilhós para prender nas varetas, assim não tem perigo de enrrolar por debaixo da barraca nm de os furos ficar em lugar errado. Lembrando que a manaslu faz footprint's sob medida para qualquer barraca, isso é uma mão na roda pra quem não quer usar a tradicional lona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu costumo levar um ou dois pedaços daquela lona preta que se compra em lojas de material para construção. É bastante leve e não ocupa espaço, embora não seja também muito resistente.

 

Os usos são diversos, eu normalmente uso para fazer uma cobertura extra ou para sentar em cima. Muitas vezes ponho embaixo e já coloquei entre o sobreteto e a barraca, numa tempestade em Ubatuba. Tá, isso se faz necessário porque a minha barraca é vagabunda mesmo. Mas, por enquanto não posso comprar uma melhor, então me dou por feliz! ::lol3::

 

Eu estou para aplicar um selador de costuras que comprei, ele deve resolver quase todo o problema de impermeabilidade. Mas, dificilmente vou deixar de levar um pedaço de lona. Nunca se sabe quando o vento vai levar sua barraca embora... ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Não vejo problemas em usar lona sob a barraca, desde que não fique "sobra" de lona para acumular água, levá-la para abaixo do piso e vazar para dentro. O uso da lona protege o piso da barraca de pedrinhas, tocos, etc, de furos e rasgos. Mas não é uma coisa garantida, bomb-proof. Se furar a lona, pode furar o piso da barraca.

O negócio é que só uso isso em acampamento que vou de carro. Pra trekking é peso excedente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...