Ir para conteúdo

Tentando sair do comum - Bogotá/Medellin/Santa Marta(Tayrona)/Cartagena/San Andrés


Posts Recomendados

  • Membros
Em 20/11/2019 em 14:56, Andréa Portilho disse:

Vamos em março? rs

Queruuuuu, mas querer não é poder☺️ ainda estou juntando dinheiro e me programando pra ir após a minha formatura, só em 2021, esse vai ser meu presente de formatura 😉 , se for não esqueça de contar como foi 😘 valeu pelo convite 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

@Thamaracuja eae Thamara. Blza ? 

Então, oq eu levei foi uma canetinha de cigarro eletronico, no qual nela vc pode colocar diversos tipos de essencias. Inclusive extração de thc.  É algo de 1ml na caneta. Entao nao da em nada, é cigarro eletronico.

E se vc pretender fumar maconha, la vc consegue com facilidade. Porém é sempre importante ficar ligeira. Q sempre tem algm na maldade querendo se aproveitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 20/11/2019 em 14:56, Andréa Portilho disse:

Vamos em março? rs

 

Em 10/11/2019 em 19:53, Edilainpereira disse:

@absfernandez Amei a sua narrativa, kkkkkk me divertir muito,  sério vc e muito bom nas narrativa das situações consegui até imaginar a situação como se estivesse presente, e principalmente no agradecimento no aeroporto people kkkk senti que estava lá te vendo 😁

É muito bom ter essas informações pra poder se ambientalizar antes de viajar, estou pensando em ir conhecer Cartagena e Colômbia  . Valeuuu pelo relato

Em março estarei por la! San Andres, Santa Marta e Cartagena!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 2 anos depois...
  • Membros

Que legal seu relato! Deve ser massa demais viajar contigo! No fim você curtiu mais Medellin ou Bogotá? Consegue comparar elas a algumas cidades brasileiras? Penso em ir em Outubro, mas acho que gostaria só de uma cidade pra ficar mais barato.

Editado por @gui.emme
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros
Em 08/05/2022 em 15:57, @gui.emme disse:

Que legal seu relato! Deve ser massa demais viajar contigo! No fim você curtiu mais Medellin ou Bogotá? Consegue comparar elas a algumas cidades brasileiras? Penso em ir em Outubro, mas acho que gostaria só de uma cidade pra ficar mais barato.

Desculpe a demora para responder, espero ajudar mesmo já estando próximo a outubro. As duas cidades são bem legais, porém são bem distintas, Medellin é uma cidade mais organizada e estruturada urbanisticamente, tem Guatapé próximo que da para ir visitar e na vida noturna tem muitos bares com salsa. Bogotá já é mais capitalzona, mais movimentada. Se eu fosse voltar para uma das duas seria para Bogotá, pela vida noturna e por toda a movimentação que uma capital traz. Se fosse pra comparar talvez seria Medellin como Curitiba e Bogotá, São Paulo. Nem sei se é possível fazer essa comparação kkkk.

Se você tirar uma semaninha você consegue conhecer as duas tranquilamente e sem gastar muito, só ir de ônibus de uma para a outra de noite que ai ja economiza uma noite de hospedagem, e se planejar tu consegue passagem de avião com antecedência baratinho, quase o mesmo preço do ônibus.



 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 11/10/2019 em 11:28, absfernandez disse:

 

Vamos la… Em continuação, acordo no dia seguinte e logo de manhã acordo e vou em direção a Guatapé. passo no supermercado que é ao lado da estação Poblado e pego o metrô em direção a estação Caribe, onde fica o terminal de onibus Sul. (Para quem pretender viajar por Medellin, acho interessante comprar o bilhete do metrô e ja colocar um credito equivalente a umas 3,4 viagens por dia. Pois da para fazer “tudo” em Medellin de metrô, isso evita filas para fazer compra de passagens).

Chegando ao Terminal, pego o bus, passagem no valor de 12,5mil se não me engano, só prestar atenção na hora da compra que há um onibus que vai para a cidade de guatapé e um para a Pedra). A viagem dura em torno de 2 horas e meia, por aí. 

 

Chegando na Pedra, passo meu maior vexame. kkkkkkk Caí totalmente numa conversa de comerciante. Um cara me ofereceu um Cavalo para subir até a escadaria da pedra. Logo pensei que seria uma boa, pois vendo a pedra parecia ser bem distante e uma caminhada a cavalo seria legal, já que o Paisa cobraria apenas 5mil pelo rolê a Cavalo. Nessa eu vou lá e aceito, o rapaz me vem com uma Mula bem cansadinha. Não ligo muito e subo, e começo a caminhada, que duraria em media de 3 minutos ou até menos. HAHAHAHAHHAHAHA

Viro a esquina e subo uma ruazinha, e o rapaz me diz que era até ali, pois apartir do portão era propriedade do parque e ele nao podia entrar. Fiquei com uma cara de “WHAT” , e subi andando, praticamente o caminho que levaria a pé sem cavalo. HHAHAHA

Chegando na Pedra subo sua incansavel escadaria, com uma bela recompensa ao subir e ter um observatorio muito belo da região, fiquei uma hora mais ou menos la em cima. Tomei uma Cerveja com Manga e Sal afim de experimentar, pagando uns 7,10 mil nao me recordo. E descubro que estragaram a cerveja, a manga e até o sal. Que bebida desnecessaria. 

20190313_132707.thumb.jpg.1aabaa82241138374fee653e0774f6fc.jpg

 

Enfim, desço e puta que pariu. A descida é pior que a subida, para o joelho e para ferrar meus pés que ja estavam todo ferrado devido ao futebol. No “pé” da pedra,há muitas motonetas que levam as pessoas para o centro de Guatapé, como já havia caído do cavalo, ou melhor, da mula. Resolvo ir de bus ou ir a pé, até pq é bem role pra turista os da motoneta, cobram uns 10mil para levar até la, ou até mais, nem me lembro. Desço até a estrada novamente e pego um Bus que parte pra la, que saiu na media de uns 2mil pesos. 

Se desejar ir a pé, da uns 40 minutos no pé, Mas dependendo do estado fisico acho que não vale a pena. hehe

 

Chegando em guatapé dou uma pernada por la, almocei e tomei uma cerveja vendo um jogo do Liverpool x Bayern num bar de locais so que repleto de gringos. A  cidade em sí bem bonitinha e historica, vale muito a pena ir até la, conheci alguns turistas que iriam dormir por la. Mas acho que um bate volta é o suficiente. Fiz o retorno, e cheguei no fim de tarde em medellin, onde já me preparei para pegar o onibus noturno que seguiria até Santa Marta, meu proximo destino. 

20190313_144753.thumb.jpg.ce43aee798d3153f32a7a50ebfa86309.jpg

Uma das ruas de Guatapé

Fiz a compra da passagem e fiz uma viagem bem tranquila, nao era buscama, mas tive uma viagem melhor que a de BOG-MED, talvez porque estava esgotado dessa maratona em Medellin. 


 

SANTA MARTA

 

Chegando em Santa Marta, desço na rodoviaria e CARALHO, que calor da porra, logo as 8 da manhã. Decido ir a pé até meu Hostel, achava que seria proximo, mas foi uns 35 minutos no pé. Fiquei no Hostal Kaia, pagando 30mil a diaria com café da manhã, hostel muito gostoso e bem tranquilo. Os lockers eram meio vagabundos, tipo armario de vestiario de piscina que é de latão..Mas ja estava em uma que nao tinha nada que me roubar, dinheiro estava andando com ele e oculos, celular tbm ficava comigo ou na minha mochila de ataque. Outro ponto que pode ser negativo dele mas pra mim não foi, é a distancia da praia e do centro. Digo que pra mim nao foi pois fui uma vez apenas no centro. Usei Santa Marta apenas como “check point” para ir até o Tayrona. Então deixei em cima da cama mesmo e ja era. Fiz o check-in e ja saí em direção a Minca, peguei um onibus na avenida do hostel em direção ao Centro para poder comprar agua e frutas para levar. Comprei passagem em frente ao mercado municipal para ir até Minca, nao me recordo o valor até la, mas é um preço bem de boa. LEVEM AGUA E FRUTAS. 

Chegando em Minca, ja me deparo com diversas oficinas de turismo e um monte de gente querendo te ofercer serviço ou querendo arrancar sua grana, lá já era um sinal de estar em contato com um povo que passaria a ter ranço, pois eles vão querer arrancar grana ao maximo de você. Assim é o povo do norte colombiano, onde não há amizade, nada é de graça e tudo “estás tranquilo”. Como não estava ná de ficar conversando ou negociando e nem como muito tempo, resolvi ir na cachoeira mais proxima e fui andando, levo uns 40 minutos na caminhada para ir até a cachoeira Marinka. La existe duas cachoeiras, foi um banho maravilhoso pra mim, pois amo cachoeira e suas aguas geladas e já nao aguentava mais ficar nas outras metropoles. Valeu super a pena.  Porém digo uma coisa: Qualquer cachoeira que voce tenha ido aqui no Brasil, independente do estado. Será melhor que as cachoeiras de lá, mas mesmo assim achei bem valido pois cada cachoeira tem seu charme. Mas nao espere nada. 

20191011_103704.thumb.jpg.52bbefe2ea89a06633bc1f8ac562ed49.jpg

Cascata Marinka

 

Voltei no fim de tarde para Santa Marta e ja fui pernar no centro de Santa Marta, em um deck da praia paro pra tomar uma cerveja e fico umas duas horas conversando com uma venezuelana (Charlote), uma dos 2 milhoes que lá estão vivendo, em busca de algo melhor do que o seu país pode oferecer atualmente. Foi uma conversa bem pesada e ao mesmo tempo bem legal e sincera, tudo a fim de entender mais da situação de seu país e de coisas da vida. Logo depois fui em uma festa no Hostel La Brisa Loca e gente, é um puta festão. Galera se pegando e o caraio a4. kkkkk fiz amizade com uns locais de uns 17,18 anos que me parecem que sempre vão na festa para tentar ficar com algm, e queriam me usar por ser estrangeiro para poder chegar nas garotas (Eu ajudava os meninos, mas eles não conseguiam nada, muito novinhos e acho que sem malícia ainda) kkk

Pedi uma informação se dava para voltar de bus, os mesmos foram muito sinceros e falaram que era melhor pegar um taxi, pois Santa Marta é uma cidade bem perigosa, a noite então, o bixo pega. Segui a regra deles e voltei por volta da uma da manhã. Nao bebi muito na festa, foi algo mais pra conhecer mesmo, mas nao era muito minha praia. 

Acordando faço meu check-out no Hostel, peço para deixar meu mochilão com eles e vou ao mercado fazer compra de frutas e agua para ir para o Parque Tayrona. 

 

Parque Tayrona

 

Pego o onibus na avenida do hostel, e de la sigo viagem até a entrada do parque. Chegando ao parque ficam pessoas querendo ja vender hospedagem dizendo que tem de reservar la em cima pois no parque não há vagas. TUDO BALELA de vendedor, pois lá há muitas vagas (ao menos nessa data que fui, março).  Pago a entrada do parque , acho que era uns 45mil pesos. De la você pode pegar uma Van (PAGA) até a entrada da trilha ou pode ir andando, é uma caminhada boa se for andando, entao paguei a VAN, ja que haveria mais a trilha para fazer. 

Como me informaram que em Cabo San Juan era mais caro e mais badalado, resolvi ficar em Arrecifes, num camping de um tiozinho hippie. O mesmo me fez o preço da barraca pelo preço da rede. 20 ou 25 mil a noite. Só que não sabia que a barraca era compartilhada, no fim deste relato informo como fiquei sabendo que era compartilhada. Quando entrei na mesma achei em cima do colchao um ovo, retirei e coloquei num lugar protegido. Saí para meu dia, que com certeza seria meu pior dia da viagem. Saí para as trilhas contemplando o belo parque que é o Tayrona, passei algumas praias e cabo san juan e fui indo a norte, até chegar em umas 3 praias depois que sao praias totalmente desertas e que algumas pessoas podem praticar o nudismo. Na mochila eu estava com a erva que tinha ganho do Lucas, o rasta que conheci em Bogotá, como não sou usuário, acabei nem fumando e pensei; vou experimentar na praia que é mais de boa e nao corro risco. RÁ, quem dera, nem fumei nem nada, estava deitado na areia sem pensar em nada e surge um segurança do parque nacional querendo me revistar, na hora eu nem tchum. Até pq nem lembrava da erva, o malandro ve e começa a fazer um teatro que ia me levar preso, quando ele abre a pochete dele, eu juro que devia ter uns 300gramas de erva, era muuuita maconha e notei cocaina tbm, creio que todo gringo deve levar esse tipo de droga pra la. Na hora ja vi que ele nao me prenderia porra nenhuma e ia querer levar uma grana. Na hora falei pra ele que dava 30mil pesos e ele começou a me ameaçar de uma maneira brava, dizendo que eu estava querendo comprar ele, que a multa disso é 300mil pesos. Informei ele que era brasileiro e que sabia oq ele queria, pois de onde nasci sei muito bem desse tipo de pratica. Ai ele viu que nao conseguiria arrancar nada, e a merda que eu só tinha nota de 50mil. La se foi meu 50mil pesos, meti o loko ainda pedindo pra ele me pagar uma cerveja depois. E ele disse que sim. Fiquei putasso, mas muito puto mesmo que roubou toda minha brisa do momento. Nao pela perda da erva e sim pela grana e pela situação que tu se sente vulneravel. Na volta dele ele passou por mim e veio querer dar uma de amigo, perguntou onde eu estava acampado para a noite ele ir conversar comigo como amigo pra amigo. Ja mais frio falei menti pra ele que estava em cabo san juan, pois mesmo que ele pegasse uma cerveja, nao valeria a pena eu conviver com esse tipo de gente. E na verdade mesmo ele ia querer revender toda aquela erva. 

Passei o dia e o dia seguinte sem ostentar, nao tomei cerveja e nem comi em restaurante, comi meu lanche mesmo e vivi de agua. Querendo compensar os 50mil perdidos. kkkkk Mas confesso que fiquei o dia todo pensando nisso, esse é o bom e o ruim de se viajar sozinho. Em situações como essa voce nao tem ngm pra desabafar, tem de se trabalhar muito a mente. Na Bolivia roubaram um oculos escuro meu e não fiquei 50% puto do que fiquei nesse dia, pois tinha outras pessoas comigo. 

A noite fiquei no bar que tem ao lado do acampamento que estava em arrecifes, onde locais ficam ouvindo musica a noite. E so a noite tem eletricidade no local, ligado por um gerador. Resolvi ficar na praia vendo as estrelas e fui dormir. 

Pela manhã, acordo com uma galinha na minha barraca (tinha um furo na lateral da barraca, bem pequeno, nao sei como ela entrou por ali), tentei colocar ela pra fora mas nao consegui, resolvi voltar a dormir um pouco e deixei ela dormindo comigo, até pq ela estava bem quietinho no canto, de uma barraca que era dela). 

20190317_144426.thumb.jpg.b8bd04c9c46cf9c9c7f93a75aa849933.jpg

No final do segundo dia resolvo voltar, pego a trilha e la pego a van até a porta. Quando saio do parque. CADÊ MINHA POCHETE ? (só estava tudo que tinha de valor nela no momento e meus documentos). Deixei cair na van que faz o translado até a portaria, voltei desesperado e a Van ja tinha voltado. Os funcionarios do parque viram que eu estava desesperado e informei eles, os mesmos chamaram um cara de moto e pediu para ele me levar até o inicio do translado. No caminho o cara me diz que ia cobrar 10mil pesos para andar aquela distancia de 5 minutos de moto. Tentei relutar, mas nao rolou. Aceitei, ja que estava na merda e precisava muiito da bolsa. Chegando la a VAN estava parada, e la estava minha bolsa no fundo da van sem ngm ter visto ou mexido. (GRACIAS DIOS MIO). Expliquei pro motorista o ocorrido e pensei que ele iria me levar de volta até a entrada. Que nada, o cara nao teve empatia alguma e queria cobrar de novo. Mesmo sem as vans irem lotadas. Virei as costas puto e resolvi ir andando. La ja estava puto com o povo daquele lugar, era orgulho nao dar mais dinheiro pra eles. kkkkkkkkkk Nunca andei com a cabeça tao erguida, mas por dentro putasso. 

Não via a hora de saír de Santa Marta, cheguei no hostel fiz check in por uma noite e dia seguinte fiz check out e parti para a rodoviaria (agora sim de onibus) e fui em direção a Cartagena. 


 

Chegando na rodoviaria de Cartagena, resolvi pegar um moto taxi, por ser mais barato que o uber, até  porquê a rodoviaria fica bem longe de Getsemani, local dentro da cidade amuralhada que fica a grande parte dos hostels.  Uns dias antes, tinha reservado pelo booking o Hostel Music Hostel, era o mais barato da cidade,paguei uns 23mil num quarto com umas 10 camas sem café. A primeira vista o hostel é meio fuleiro, banheiro pequeno. Porém não tive problema algum e a galera que estava la era bem gente boa. Lembrando que ele tem uns lockers bem vagabundos. Mas ja estava naquelas de não ter nada de valor, so oq andava no bolso mesmo. Lembrando que Cartagena é uma cidade “perigosa” para o turista, vc pode ser sorteado em ser furtado ou algo assim, uma conhecida mesmo que estava lá, me informou que tinha tido a mala roubada de dentro do quarto do hostel (ela fez um topico alertando isso aqui no mochileiros).  O hostel tbm guarda o mochilão para os hospedes caso queiram ir até san andreas. 

 

Enfim, chegando na cidade ja peguei, deixei minhas coisas no hostel e fui pernar. Num calor do caralho, ja comprei uma cerveja e comecei a andar naquela linda cidade (a amuralhada). Aquela cidade é muito turistica, entao vai ter gente enchendo o saco para venda a toda hora, pq tem gente que compra. É muito destino de mãe e de casais que curtem ir para gastar. Dentro da cidade amuralhada é absurdo de caro.  Ja no final da tarde resolvi ir até o tão esperado Café del Mar, e realmente é maravilhoso o por do sol. Porém comprei uma cerveja com ambulante e fiquei ao lado, pois é carissimo qualquer tipo de bebida no café del mar. Mas vai, que é muito bonito ver o por do sol no mar. 

20190319_173707(0).thumb.jpg.79f33e88ea3c9b542fd5339a784b18ce.jpg

Palenqueras - Mulheres afrocolombianas com trajes tipicos de Cartagena

 

20190319_143442.thumb.jpg.03285fd0d592d166e2bbc3bcbd5a76a1.jpg

Indo de volta para o hostel, fui atacado pela primeira vez na Colombia, até perceber que estava sangrando numa fila de um mercadinho.  O criminoso era nada mais nada menos que um GATO. ¬¬ Fiquei acariciando um gato na rua e na hora de eu ir embora, do nada o safado deu um golpe ninja com suas unhas. Do nada vejo meu braço todo vermelho de sangue. hahahahaha . Mas nada demais, bola pra frente e um abraço pro gatinho fofo. 

 

Dia 2 em Cartagena. 

Peguei para ir ao Castelo de Sao Felipe logo pela manhã, paguei acho que 25mil pesos para entrar. Da para ir andando bem de boa. E sinceramente, achei interessante, porém super descartavel. Se voce nao for, ou nao tiver tempo, acho que rola cortar ele do roteiro. Depois fui andar mais pela cidade, explorar bem pra ver qual que era. Dei um role pela praia de cartagena, que sao umas praias bem normais. Mas serviu para eu pegar umas informações com uns vendedores para um passeio no dia seguinte, onde estava em duvida de ir até playa branca ou ir até Orika, que é um pueblo que fica nas islas del rosario, um povo descendente de escravos que sao meio que esquecidos pelo governo e vivem de um eco turismo. (ESTÁ NO ROTEIRO NO INICIO DO RELATO). Fui informado por um vendedor de imãs, que antes de me falar onde ir, tentou me converter hehe, ficou falando de Jesus, muito bonzinho. Até me adicionou no facebook depois. E me deu uma boa dica, disse para eu ir até Punta Arena que é uma praia parecida com a praia branca e uma opção barata. E me deu uns toques para ir até la de maneira barata. Tendo que ir até o hospital de Boca Grande, pegando qualquer lotação na orla da praia. Chegando la tem umas lanchas que fazem os transportes dos moradores e de alguns turistas. Ele me informou que o transporte ida e volta é de 10mil a 15 mil pesos. Chegando la falei com os meninos que queriam cobrar mais, ja joguei a real sabendo quanto que era o preço e que até tinha sindo indicado. Fizeram 15mil ida e volta (as 15 hrs), só pediram pra eu nao falar nada para 2 casais que foram juntos, e se perguntassem era pra falar que eu estava pagando 40mil pesos. kkkkkkkkkkkkk  Chegando la a praia é muito bonita e nao deve nada para a praia branca. Chegando la o menino do barco levou o casal em uns quiosques chiques com camas na praia. E o curioso que me senti um pobretão, pois ele falou para eu esperar. Depois de levar os gringos nos quiosques que o aluguel da cama era 80mil pesos. Ele me levou num outro quiosque mais humilde na beira da areia tbm, me apresentou para a senhora dona do quiosque e me deixou numa cadeira e mesa de graça. Nisso a senhora mostrou o cardapio pra mim e disse que qualquer coisa ela diminuia os preços do cardapio. Lembrando que as praias sao muito doidas e sem segurança, na questao dos jetskis, a galera aluga e deixa qualquer um andar.  

 

Na volta, tinha marcado de encontrar uma trup de brasileiros de um grupo de whatsapp, pessoas que estao no meu coração. Incriveis, resolvemos ir até a festa do hostel media luna. que ocorre nas quartas feira. Ficamos bebendo numa praça de getsemani, onde todo mundo se reune pra ver artistas de rua e pra beber, conhecemos outros gringos e resolvemos ir para a festa que é bem carinha. 20mil pesos a entrada no seco. Pra quem esta hospedado no hostel nao paga. Chegando la, encontrei até um casal de tiozoes argentinos que tinha conhecido em punta arena e tinha convidado. Uma festa bem cheia e bem animada. Achei valido ir, mas vai uma graninha nessa brincadeira. Cerveja é cara, embora informei que ia pra rua “fumar” comprei cerveja na rua e voltei pro hostel com ela mesmo. 


 

Dia 03 - IDA A SAN ANDRES. 


 

Chegara o dia mais esperado da viagem, a ida a San Andres… Fiz a compra da passagem pra San Andres pela Viva Colombia, paguei 380mil pesos, uma semana antes quando ja tinha direcionado oque fazer no final da viagem. Paguei mais caro, mas porque nao tinha me planejado. Peguei um taxi mesmo em Getsemani, e dividi com um casal que estava no hostel que tambem ia à ilha. Deu uns 4mil pesos para cada um, até porque o aeroporto é proximo. Na volta fui andando até o hostel (rolezinho, mas da para ir). LEMBRE-SE que tem que imprimir o cartão de embarque para pegar os avioes dessas companhias colombianas, eles nao aceitam ler o QR CODE do celular. Caso vc nao imprima, tem de pagar uns 30mil pesos, 40, sei lah. Mas gasta uma grana. 

Tem de pagar uma taxa de turismo na ilha: 110k por pessoa. 

 

O Hostel, mais uma vez fui na de economizar em hostel e dei um tiro no escuro de pegar o hostel mais barato de San Andres. E foi um tiro certeiro, pois tive os melhores dias da viagem no hostel Palo Alto. Reservei pelo booking, 40mil pesos a diaria do hostel. Um hostel que andando do centro de San Andres da uns 15 minutos. É longinho, ou nao. Levando em consideração que as vezes voce esta cansado de praia e so quer chegar em casa, ou que vc va ao centro diversas vezes e volte ao hostel e acabe cansando. 

Chegando no hostel, a maior surpresa. O hostel é uma casa e não tem ngm na recepçao, cheguei e fui recebido por um casal de argentinos  (hospedes) que me informaram que PROVAVELMENTE minha cama era uma que estava escrito “reservada”. La coloquei minhas coisas e ja era, eu fui conhecer a dona do hostel depois de 2 dias. KKKKkkk

A chave fica num cofre com senha na porta, onde cada um chega, abre a porta e guarda a chave. Eu particularmente tive muita, mas muuita sorte. Pois todos que estavam hospedados na casa eram pessoas incriveis, eram 6 argentinos, uma paraguaia e uma israelense. Fizemos uma amizade incrivel, tao incrivel que uma das argentinas ja veio me visitar em São Paulo. Mas isso creio que foi uma sorte, pois pode acontecer de pegar pessoas mais relaxadas, mas como tivemos um elo muito forte de amizade os 4 dias que ficamos zelavamos pelo hostel. 

 

No caminho do hostel tem um mercadinho que é possivel fazer compras para cozinhar, pois la a cozinha é bem completinha. E os quartos possuem ar condicionado e banheiros com agua quente. Porém agua salgada, como em toda a ilha. 

 

No primeiro dia, dei uma conhecida na praia central, conheci muitos brasileiros. E logo ja marquei para o dia seguinte o Mergulho, me indicaram 2 pessoas que fazem mergulho, um é o Karamelo (muito conhecido entre os brasileiros, fala caralho em toda frase formulada).  E o outro é a Blanche, uma brasileira que seu marido David que é o guia de mergulho e faz o mergulho personalizado. Resolvi ir pela Blanche, o seu marido fala portugues e faz um passeio bem legal, nunca tinha feito mergulho e foi uma experiencia incrivel e segura. Onde ficou um rapaz o tempo todo só comigo. Paguei 140mil pesos o passeio, onde o seu marido me buscou no hostel. 

Tel dela: 55 41 9244 2529 - Blanche Caroline. 

 

Se você tem duvidas sobre fazer um mergulho, apenas faça. Pra mim foi algo surreal e lindo. Os corais do caribe sao um espetaculo a parte. A diversidade de peixes, nao é muito grande. Um rapaz que foi junto disse que alguns lugares do brasil vc acha mais diversidade maritima. Mas pra mim, continuou sendo um espetaculo.  

 

Saindo do mergulho, pedi para o David me deixar na praia de Rocky Cay, onde estavam os argentinos. Cheguei por volta as 13 hrs, almocei numa casa na beira da estrada, paguei por 14mil pesos o almoço e naquele calor infernal me servem um ensopado, que caralhos, Suei que nem um boi. 

Chegando em rocky cay, la fiquei e nao saí, praia muito gostosa, sem muito agito e nada surpreendente. Oque tem é a agua sempre bela, e uma pequena ilha que da para ir atravessando. A volta de rocky cay, fizemos de onibus publico, pagando 2mil pesos. O mesmo deixou no centro e de la fomos andando até o hostel. Fizemos uma janta e resolvemos a noite irmos para a Balada Coco Loco, uma balada bem carinha. Acho que 40 mil pesos, algo assim e a cerveja custando 20mil pesos. Mas como ja estava na chuva, resolvi me molhar e fui com a galera e foi bem divertido. Mas algo bem topzera, nao pode entrar de boné na balada. Essas coisas. 

 

No dia seguinte ja tinha marcado com as brasileiras de ir para o Aquario e Johnny Cay, fizemos com uma cooperativa de moradores da ilha que fica na praia no centro.  Uma cooperativa muito boa e faz um otimo passeio. Lembrando que tem de comprar sapatilha para andar nessas aguas, devido a quantidade de ouriço na agua. E um snorkel vai bem tbm. Jhonny Cay, achei um dos melhores lugares de San Andres, pela energia do povo e pela praia bonita demais. Pena que fica pouco tempo, umas 15 hrs os barcos ja começam a retornar, entao vc acaba ficando umas 2,3 horas na praia, contando que tu almoça la e ja perde um tempo esperando o almoço. 

IMG-20190324-WA0011.thumb.jpg.0ec880796a49947d6be5d537d2b6de74.jpg

Johnny Cay

 

IMG-20190323-WA0075.thumb.jpg.f4bb6f47f2c612b814b278781c080b52.jpg

Aquario

Voltando de Johnny Cay fomos fechar o passeio de Parasail para fazer no domingo. Não achavamos lugar algum, pois esse é um passeio bem disputado. A principio nao iria fazer pq estava sem grana, mas resolvi fazer para domingo, Contando que eu ia embora na segunda. Fechamos o passeio que nao lembro o preço. No sabado informaram que o barco tinha quebrado e nao daria pra fazer o passeio. Apenas para segunda feira. Peguei meu dinheiro de volta e nao fiz o passeio. Pois eu iria embora na segunda e nao arriscaria fazer o passeio de manhã e perder o voo. Mas os BR foram. 

 

No dia seguinte: Sabado, fui para a piscinita e west view. Lugar muito gostoso, onde vc pode pular do trampolim ou de um toboagua que da direto ao mar. E achei mais interessante um bar ao lado, que é mais old school, um bar bem de reggae. Bem valido ir, ja que é de graça e west view tem de pagar para entrar. 

20190324_182632.thumb.jpg.29a975e19a09cbd6ef07e8acbe566131.jpg

Por do Sol no Reggae Roots. Pra quem curte por do sol e brisa. Esse é o melhor lugar.

AHH, e bebem o coco loco.Drink feito num coco com um misturado de bebida.  Muito bom e uns 2 deixa loko mesmo. 

 

Lembrando que nao fui no Hoyo Soplador, pois todo mundo que foi falou que era uma bosta. 

 

Chegando no hostel, encontrei com os argentinos. E 2 ja tinham ido embora. E era feriado na cidade, resolvemos fazer uma festa no hostel. Chamei os brasileiros, uma argentina chamou 2 yankees que ela tinha conhecido. So foram os yankees, que chegaram com umas 40 cervejas, cachaças, sucos. Nao precisamos comprar nada, ficamos bebendo e ouvindo musica a noite e quando era uma da manha fomos para coco loco de novo. Todo mundo andando bebado pela ilha. Nao sei como, que entrei na balada sem pagar. Foi minha sorte. e minha economia.

20190323_211648.thumb.jpg.537ba6174916849edf7c9e85eb215c83.jpg

Hostel Palo Alto

Na volta quando entro no meu quarto que tinha de estar vazio, encontro uma argentina literalmente pelada que tinha dado PT e vomitou na casa, bateu a nave. A real é que troquei bastante ideia com ela antes, e ela tinha me falado que tinha experimentado a coca de la e que era diferente da argentina e nao fazia mal a ela. QUE IRONIA hahahhahahaha Ctza que ela cheirou pra caramba e foi parar em Bagda depois. Sorte dela que todos que estavam na casa eram boas pessoas.  Porque viajar e dar uma dessas, ainda mais sendo mulher é um perigo, ja que sabemos que homem é igual no mundo todo. 

Dia Seguinte eu nem lembro oq eu fiz. Só lembro que nao consegui fazer o parasil pois tinha sido cancelado. E sei que a noite fiz um role tosco demais, que puta que pariu. Que furada.

Fomos numa festa BARRA LIBRE (open bar) em um barco. Paguei uns 60 mil pesos por ai, ou 50, sei la. Em um barco que sai a noite as 9hrs e retorna meia noite por ai. Algo assim, só que gente. É horrivel a festa, e o pior de tudo. Voce nao pode ir embora. kkkkk 

E o open bar é suco a estilo tampico,  x tapa ou um refrigereco com cachaça ruim. Nao tem uma cervejinha. Nossa que pesadelo que foi aquilo. O que valeu mesmo foi ver a Lua cheia no meio do mar. SÓ. 



 

Quando cheguei ja estava sozinho no hostel, todos tinham ido embora. E eu ia no dia seguinte, recepcionei uma Austriaca de manha, apresentei o hostel do jeito que me apresentaram e fui para o aeroporto. 

Consideraçãoes de San Andreas: Apesar de ser um lugar muito turistico, me surpreendeu muito, as belezas naturais dispensam comentarios. Mas o custo la é não é caro, comparando com outros lugares da Colombia. Os nativos da ilha teem uma energia incrivel. E um lugar meio sem lei. 

Peguei o Voo e tinha mais um dia em Cartagena e pegaria meu voo as 18 hrs da terça feira. 

 

Chego em cartagena no hostel e encontro uma brasileira que me informou que iria no dia seguinte para praia branca, no qual nao tinha conhecido ainda. Mas avisei ela que o ultimo dia eu ia ficar de boa e até comprar umas lembrancinhas. De manha ela me acorda e me convence.  A mesma disse que ja tinha ido antes de onibus, de uma companhia que sai em frente o relogio. Cobram 30 mil pesos o translado até praia branca de onibus e com almoço e 2 horas de open bar (ao mesmo estilo do barco). Deus é pai. 

Ela bateu o pé dizendo que 16::30 ja estava em cartagena, ja que da ultima vez foi assim.

O idiota aqui resolveu ir, lembrando que meu voo era as 18:30.

 

Resumindo: fui pra praia branca, nao achei nada demais. (Levando em consideraçao que nessa altura do campeonato eu ja comparava tudo com san andres). Praia cheio de comerciantes, jetskis na agua. Uma tremenda loucura. Eu nao curti nadinha daquela lugar. 

E o Bus saiu de la as 16 hrs, ou seja: era 17:00 hrs e ele estava parado no transito de Cartagena. Ja estava vendo eu perdendo meu voo. pqp. Comecei a ficar preocupado até uma hora que nao aguentei, desci do onibus e peguei um mototaxi desesperado para getsemani. Cheguei correndo no hostel, tudo cheio de areia, expliquei para a chica da recepção que eu estava atrasado, ela falou para eu ir tomar um banho, joguei uma agua no corpo enquanto ela fazia minha mala. Tudo isso em 5 minutos, ja tinha feito o check-out antes. Peguei outro mototaxi para o aeroporto e chego 18:10, ja estava quase desistindo. Quando entro no aeroporto há uma filha de umas 40 pessoas para dar baixa na imigração. Fui explicando para todo mundo que eu estava atrasado, sem saber falar ingles. Nem sabia como me comunicar de tao desesperado que eu tava, mas rolou. Passei na frente de todo mundo e fiz a baixa. 

Ao melhor jeito Joel Santana, dei um grito de felicidade no saguao em direção a fila: Thank you my people !!! 

Pessoal riu de mim como se eu fosse um idiota, mas a alegria era muita. Cheguei no portao de embarque e ainda nao tinha entrado ngm no aviao. 

Fiz uma viagem meio sujo, mas de boa. kkkkk

Graças a Deus deu tudo bem. 

 

Uma viagem incrivel, com alguns perrengues. Mas que sao sempre validos,

 

Considerações da Colombia:


 

Em grandes metropoles como Bogotá e Medellin, notei que a população tem se conscientizado muito sobre equidade social, eduação. É realmente o país mais progressista da America do Sul. Logico que tem os mesmos problemas de violencia como qualquer país sulamericano. Mas é nitido que eles estao lutando para transformar isso. 

Ja no norte, Santa Marta, Cartagena, vejo que há uma desiguldade muito grande e achei o povo muito olho grande. Vao querer sempre sair ganhando algo de voce, nao importa como. Nada é de graça, talvez por ser mais turistico. 

Cartagena é uma cidade bem legal, bonita e historica. Mas se eu nao fosse, nao sentiria falta alguma. Pois oq ha para visitar é apenas a cidade amuralhada e a parte empresarial que é Boca Grande.  Mas cada um cada um, certeza que a maiorias das pessoas que visitaram, curtiram muito. 

 

Achei o custo de vida até mais caro que aqui, nas questoes de refeições, cervejas. 

 

No total fiquei 23 dias 

 

Passei por Bogota, Medellin, Guatape, Santa Marta, Tayrona, Cartagena e San Andres.

Ao todo gastei na media de R$: 5700,00

 

Foi uma grana alta, pois achei que gastaria menos. Mas como ja estava la, resolvi nao passar vontade de nada. saí sempre que pude, tomei cerveja quando tava com vontade. Nunca ostentando, mas nunca passando vontade.

 

Foi uma viagem bem valida pra mim, pois viajar sozinho nos ajuda muito a conhecermos a si mesmo. 

Quando se está só, tem momentos que é voce e sua cabeça.

Se voce ainda nao viajou sozinho. VÁ

Não espere ninguem, pq o tempo passa e a vida é curta. 


 

Quem tiver duvidas, só da um toque que respondo em breve.

 

 

Mudou o foco da minha viagem, vou dia 8 de setembro, já repenso tudo depois do seu relato. Vou fazer a opção pela liberdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 14/08/2022 em 21:41, zozimo disse:

Mudou o foco da minha viagem, vou dia 8 de setembro, já repenso tudo depois do seu relato. Vou fazer a opção pela liberdade.

Tu não se arrependerá, basta ir explorando os lugares e conhecendo novos caminhos, que as vezes uma lanchonete, uma pessoa que você conversa numa praça, deixa sua viagem muito mais interessante e rica do que seguir um roteiro já escrito. 
Se tiver alguma duvida, pode me dar um salve. 
Espero que tu tenha uma bela e marcante viagem. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • absfernandez changed the title to Tentando sair do comum - Bogotá/Medellin/Santa Marta(Tayrona)/Cartagena/San Andrés

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...