Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Olá, 

Sou aluno de Doutorado (Bolsista rsrs) e pretendo daqui a 3 anos (bastante tempo para que dê para juntar) fazer uma viagem para JMJ (um evento católico) em Lisboa, Portugal. Antes do Evento eu queria conhecer alguns lugares... e pensei em 3 planos, aí queria ouvir as opiniões e sugestões de vocês!

Plano C (Gastando em torno de 5 mil)

Ida e volta -> São Paulo - Lisboa/Lisboa - São Paulo

2 dias em Santiago de Compostela

5 dias em Porto/Aveiro

5 dias em Lisboa/Fátima

Plano B (Gastando em torno de 7 mil)

Ida e Volta --> São Paulo - Toulouse/Lisboa - São Paulo

Destinos do Plano C +

3 dias em Toulouse/Lourdes

2 dias em San Sebástian

1 dia em Bilbao

1 dia em Burgos

Plano A (Gastando em torno de 10 mil)

Ida e Volta --> São Paulo - Berlim/ Lisboa - São Paulo

2 dias em Berlim

7 dias em Wroclaw/Katowice/Czestochowa/Krakow

3 dias em Roma

E aí minhas dúvidas principais são 3:

1) Os valores estimados são plausíveis ou o gasto provavelmente é maior que isso?

2) Compensa fazer tudo em uma viagem só ou encurtar a viagem só no Plano B e deixar para fazer a parte A em outra viagem?

3) Uma viagem tão distante (Polônia até Portugal) é extremamente extenuante? como é viajar de trem/avião longas distâncias na Europa?

 

Desde já, Obrigado pelas colaborações

Tiago

 

 

Link para o comentário
  • Membros
3 horas atrás, Tides disse:

1) Os valores estimados são plausíveis ou o gasto provavelmente é maior que isso?

O quanto que você vai gastar depende de vários fatores, entre eles:

- Preços das passagens Brasil x Europa x Brasil, que mudam todo dia, um dia podem estar custando R$ 2.000 e no dia seguinte R$ 4.500, o que influência o preço é a procura de passagens, datas com muita procura, as vésperas de algum grande evento costumam jogar o preço das passagens para a altura.

- Onde você vai se hospedar, você pode pegar um quarto coletivo num hostel "vagabundo" e gastar 10 euros por noite, pode quer um quarto privativo num hotelzinho simples e gastar 30 euros por noite, pode querer um hotel 3 estrelas que custe 100 euros por noite.

- Na hora de se alimentar, você pode sobreviver a base de miojo e mac donalds e passar o dia com 10 euros, pode quer almoçar jantar num restaurante simples onde cada refeição custa 15 euros, ou ir num restaurante melhor, onde cada refeição custa 50 euros...

- etc, etc...

Ou seja, varia muito, mas levando em conta o pessoal que costuma fazer mochilão, e fica em quarto coletivo de hostel, faz ao menos uma refeição decente por dia num restaurante simples, e não fica lá passando vontade de fazer algum passeio legal só por que custa 10 euros de ingresso, este pessoal costuma gastar em torno de 60 Euros por dia entre refeição, hospedagem, transporte dentro da cidade, passeios e ingressos.

Pegando o Plano C, e multiplicando 12 dias x 60 Euros, dá 720 Euros com hospedagem, alimentação e passeios.

As passagens entre as cidades do Plano C, numa estimativa bem grosseira, devem lhe custar entre 100 e 150 Euros.

Somando 720 + 150, dá uns 900 Euros, arredondando para cima, afinal é melhor sobrar do que faltar dinheiro.

Convertendo 900 Euros para Real pela cotação de hoje, de R$ 4.60, daria em torno de R$ 4.100

Tem que somar neste valor o custo das passagens Brasil x Europa, que em média custam uns R$ 2.500, menos que isto, só alguma promoção, que nem sempre encaixa nas datas da sua viagem.

Somando as passagens, já dá R$ 6.600.

Mas tem seguro-saúde obrigatório, custa uns R$ 200, tem que fazer passaporte, custa uns R$ 250, tem que comprar mala/mochila, ou qualquer outra coisa que você talvez precise. E vai facilmente uns R$ 1.000 nestes outros itens.

Precisa de uma reserva de dinheiro para imprevistos, pois imprevistos acontecem, por exemplo você se atrasar por algum motivo qualquer e perder o trem, e por causa disto ter que comprar uma nova passagem de 100 Euros lá na hora.

E ainda tem a questão da variação cambial, hoje o Euro Turismo depois dos impostos está custando R$ 4.60, mas quem garante que não vai estar custando R$ 6,00 daqui a 3 anos? 

Ou seja, R$ 5.000 para o Plano C é um orçamento bastante apertado, você até pode conseguir fazer a viagem com este valor, mas ai precisar de bastante sorte em conseguir uma passagem barata, e torcer para que os preços em Portugal e nestes destinos que você vai visitar não estar inflacionados pela alta procura, pois pode ter certeza que grande parte do pessoal que vai a JMJ também vai querer esticar a viagem ao algum deste locais, e isto pode fazer tudo ficar lotado e caro.

3 horas atrás, Tides disse:

2) Compensa fazer tudo em uma viagem só ou encurtar a viagem só no Plano B e deixar para fazer a parte A em outra viagem?

O Plano A incluiria os destinos dos planos C e B?

Se o seu orçamento permitir, e as suas férias permitirem, dá sim para fazer tudo isto em uma viagem só.

Mas eu acho que um orçamento de 10 mil Reais é muito pequeno para uma viagem tão longa e com tantas cidades, você gastará uma quantia considerável de dinheiro com passagens.

4 horas atrás, Tides disse:

3) Uma viagem tão distante (Polônia até Portugal) é extremamente extenuante? como é viajar de trem/avião longas distâncias na Europa?

Este é um tipo de viagem que você faz de avião, ir de trem ou ônibus de Portugal até a Polônia levar uns 3 dias só para você chegar lá na Polônia.

Você faz de ônibus/trem trechos curtos, de até 300  ou 400 Km no máximo, mas distâncias maiores você vai de avião.

De Lisboa até Cracóvia são 4 horas de voo direto, não é lá muito confortável, mas ainda é muito melhor do que encarrar 3 dias de ônibus ou trem.

O problema é que não há voos diários, as vezes só tem 2 ou 3 voos diretos por semana, e se não encaixar nas suas datas, você pode ter pegar um voo de conexão bem mais demorado ou então esperar alguns dias até ter voo.

Obs.

Roma também é um local distante demais, você também teria que chegar e sair de lá usando avião.

 

 

Link para o comentário
  • Membros

Sim, Poiuy! O Plano A inclui os planos B e C... Seria chegar em Berlim, passear na Polônia, depois dar um pulo em Roma e ir para a França para começar o Plano B e aí depois o C... Mas talvez iria direto da Polônia para França, para gastar menos, e deixar Roma para uma outra!

Muito obrigado pelas suas dicas! Vou planejar orçamento e ver quanto eu tenho que arrecadar com base no que você disse! Queria muito cumprir esse Plano A, ou ao menos o B, vou ver quando conseguirei juntar até lá!

 

Novamente obrigado, muito valiosas as dicas!

Link para o comentário
  • Membros

O seu roteiro tem bastante cidades que não fazem parte dos "circuitos turísticos" tradicionais da Europa, e que por causa disto muitas vezes não tem uma ligação de transporte adequada.

Por exemplo, ir da Polônia direto para a França (Toulouse) é um potencial ponto de problema, por que acho que não existe sequer um único voo direto entre estes dois locais, acho que você sempre teria que pegar um voo com conexão em algum local, e estes voos podem ser bem caros, muitas vezes custando mais de 200 Euros (R$ 900) só para ir da Polônia até Toulouse.

Então como este seria um roteiro com um monte de destinos "não convencionais", eu recomendaria já logo de cara prever que seria um roteiro um pouco mais complicado e caro, pois o custo das passagens entre estes locais pode pesar bastante no seu orçamento e quase tudo ser um pouco mais complicado ou trabalhoso.

Pensando somente do ponto de vista da logística de transporte e dos custos do transporte, pessoalmente eu acho que uma viagem envolvendo Portugal, Polônia e Roma seria significativamente mais fácil e barata do que uma viagem envolvendo Portugal, Polônia e Pireneus(Toulouse, Lourdes).

Mas em fim, você deve ir onde tem vontade de ir, e onde o seu orçamento permitir, se Lourdes é prioridade para você, sem problema, só se prepare financeiramente e mentalmente para um pouco mais de custo, complicação e "trabalho" para fazer a viagem.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...