Ir para conteúdo

Ajuda em Roteiro pela América do Sul


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal,

Antes de mais nada, não sei se deveria abrir um novo tópico pois até achei roteiros semelhantes mas não da extensão do meu, desta forma peço ajuda aos experientes mochileros...

Dados:

A idéia inicial é sair de SP até Ushuaia, porém, vou dar uma tremenda volta.

tempo: 30 dias

Condução: Caminhonete 4x4 a diesel

acompanhantes: minha esposa e 2 filhos (6 e 9)

Hospedagem: Misto de acampamento e hoteis. Nenhuma reserva será feita.

Experiência: Ja viajei muito sozinho e com minha esposa, ja fizemos viagem semelhante, na orelhada, pela Europa. Percorremos 12 mil km por 12 países durante 25 dias chegando sem qualquer reserva nos lugares... na época acampamos praticamen em 95% dos locais. Em reumo temos bastante disposição para dirigir em revezamentoe a noite também.

Saída em Janeiro.

 

Percurso inicial de sugestão:

 

IDA

Saída 01/Janeiro/ 2011 km

 

São Paulo (BR) Foz do Iguaçu (BR) 1047

 

Foz do Iguaçu (BR) Puerto Iguazu (AR) 9

 

Puerto Iguazu (AR) Corrientes (AR) 597

 

Corrientes (AR) Salta (AR) 831

 

Salta (AR) San Pedro do atacama (CH) 309

 

San Pedro do atacama (CH) Iqueique (CH) 602

 

Iqueique (CH) Antofagasta (CH) 410

 

Antofagasta (CH) La Serena (CH) 1225

 

La Serena (CH) Santiago (CH) 422

 

Santiago (CH) Viña del mar (CH) 121

 

Viña del mar (CH) Mendoza (AR) 402

 

Mendoza (AR) Pucón (CH) 1103

 

Pucón (CH) Osorno (CH) 222

 

Osorno (CH) Puerto Montt (CH) 107

 

Puerto Montt (CH) Bariloche (AR) 615

 

Bariloche (AR) El Chaltén (AR) 1377

 

El Chaltén (AR) El Calafate (AR) 215

 

El Calafate (AR) Puerto Puerto Natales (CH) 268

 

Puerto Puerto Natales (CH) Punta Arenas (CH) 238

 

Punta Arenas (CH) Ushuaia (AR) 619

 

TOTAL DA IDA: 10.739 KM

VOLTA

Saída Indefinida km

 

Ushuaia (AR) Puerto Madryn (AR) 1820

 

Puerto Madryn (AR) Mar Del Plata (AR) 1133

 

Mar Del Plata (AR) Buenos Aires (AR) 410

 

Buenos Aires (AR) Colonia Del Sacramento (UR) 482

 

Colonia Del Sacramento (UR) Montevideu (UR) 176

 

Montevideu (UR) Punta del Este (UR) 136

 

Punta del Este (UR) Cabo Polonio (UR) 160

 

Cabo Polonio (UR) Florianópolis (BR) 1036

 

Florianópolis (BR) São Paulo (BR) 695

Inlcuir Balneário Camboriu

 

TOTAL DA VOLTA: 6.048 KM

 

 

Bom, não vou a todas as cidades do percurso mas achei interessante inserir as distâncias.

As cidades que destaquei em azul são as que pretendo passar pelo menos uma estadia, porém, entre elas existem muitas cidades interessantes e necessito dormir em outras... poderiam me dar dicas sobre quantia de dias para cada local ou ainda locais para incluir ou excuir devido a experiêncas pessoais.

 

Ainda é cedo (devido a elaboração do roteiro) mas se puderem me ajudar com atrações de cada local agradeço e muito !

 

Agradeço demais pela ajuda....

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Fabio

 

Acho que em 30 dias voce não consegue fazer tudo isso não. As estradas na patagônia as vezes não são muito boas, até mesmo ônibus só roda de dia em algumas delas.

Mas de qualquer forma, segue dicas de quanto tempo passar em cada local em azul e as principais atrações, claro que conforme a minha opinião pessoal!

Foz do Iguaçu: 01 dia, só tem as Cataratas mesmo.

San Pedro do Atacama: 03 dias (geyser / lagunas / vale da lua * vale da morte / salar)

Iquique: não conheço

Santiago: 03 dias pra conhecer as principais atrações

Vina del mar: 01 dia é suficiente (praias)

Pucon: 02 dias (vulcao / parque nacional huerque... / aguas termais / a cidade / rafting)

Aqui eu incluiria Puerto Varas e Frutillar. Em um dia tu consegue conhecer as duas se não fizer o passeio pro vulcão Osorno e no lago de todos os santos.

Bariloche: de 3 a 5 dias (circuito chico / caminho dos 7 lagos / a cidade / San Martin de los Andes / Cerro Catedral / Cerro Campanario)

El Chalten: 4 dias se quiser fazer as principais trilhas, porem com criança não sei se é viável

El Calafate: 02 dias (Perito Moreno e aconselho a navegação no lago argentino, achei bem legal)

Punta arenas mão tem nada, só pinguins que tu pode ver em Ushuaia ou Puerto Madryn. Em vez de Punta Arenas, eu optaria por Puerto Natales e gastaria uns 2 dias no Torres del Paine, já que com crianças acho coplicado fazer o trecking W lá!

Ushuaia: 03 dias (Glaciar Martial / Parque Nacional da Terra do Fogo / navegação no canal de Beagle /lagos Escondido e Fagnano voce vai passar na estrada pra Ushuaia)

Puerto Madryn: 03 dias (avistagem de baleias - depende da época / Punta Tombo - pinguins / Punta Ninfas - lobo marinho / Puerto Piramides

Buenos Aires: 03 dias pra percorrer as principais atraçoes da cidade

Montevideo: nao conheço

Punta del Este: nao conheço

Floripa: tu precisa de uns 15 dias só pra Floripa, deixa pra próxima viagem!

 

Isso aí, espero ter ajudado!

 

Déia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Deia,

E como ajudou !

Realmente é um início de roteiro e sei que parece duro ams vamos encarar ... como você mesmo passou, alguns roteiros não vamos poder fazer pouis estamos com crianças (sempre vamos fazer os mini roteiros).

A idéia da viagem é ter uma idéia de tudo para depois retornar com mais calma no que interessar.

Talvez corte alguns caminhos... não fique tantos dias, etc...

 

Outra dúvida.. vale a pena visitar Mendoza ? sei que deve ser legal mas devido ao tamanho do roteiro tenho que saber se vale a pena....

 

Aguardo outras dicas maravilhosas como essas...

Abs

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fabio

 

Eu fui pra Mendoza há muito, muito tempo atrás. Não lembro da cidade...

Será que não vale a pena tu dividir essa viagem em duas etapas? Eu fiz isso pra conhecer a Patagônia e não me arrependi. na 1ª vez eu fiz a parte de El Calafate pra baixo (El Chalten, Ushuaia, Punta Arenas, Torres del Paine, Puerto Natales), e no ano seguinte voltei pra fazer Puerto Madryn, Bariloche, Puerto Varas, Pucon.

Sei lá, acho que se tu dividir tu conhece bem cada lugar e não precisa refazer todo o caminho novamente. Afinal de SP a Ushuaia são quase 11.000 Km!

 

mas isso vai de cada um! Só acho que economiza tempo e dinheiro aproveitar uma só ida pra conhecer os lugares!

 

Boa sorte com a tua viagem!

 

Déia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Deia,

Você está coberta de razão e não sabe quantas vezes já ponderei a questão comigo mesmo... o problema é falta de tempo para tirar férias, ou seja, sei lá quando terei outra oportunidade !

Como vamos na orelhada, já estou considerando esta situação, ou seja, se chegarmos até Santiago e sentirmos que não dá, afinal já se foi 1/3 do percurso, voltamos diretamente para Buenos aires e curtimos daí, deixando a Patagônia pra depois.

Isso encurtará a viagem para 9.710km, passando obrigatoriamente por Mendoza.... realmente muito mais tranquila. Vou realmente considerar a situação.

Obrigadão de novo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Em tempo... acho que estou resistindo pois como vou de carro iria ser maravilhoso correr por toda aquela região em minha própria condução, a medida que, se eu deixar para uma segunda vez fica bem complicado pois teria que ir via pacote ou com aluguel de carros, com muita bagagem, de avião, com duas crianças... sei lá, fica bem atrapalhado...vou ter que pensar mesmo ! kkkkkkkkkkk

Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fala Fabio!

 

Cara, eu adoro viajar de carro... Lá para o Sul eu fiz uma de 5.200 Km em 16 dias... Tentei ficar pelo menos 2 noites em cada lugar que parava, e parei em todos os lugares que queria conhecer no caminho... Tem muita coisa mesmo para ver...

Fiz São Paulo – Curitiba – Foz do Iguaçu – Puerto Iguazu (AR) – Concordia (AR) – Salto (UY) – Montevidéu (UY) – Punta del Este (UY) – Porto Alegre – Torres – Farol de Santa Marta – Guarda do Embaú – Bombinhas – São Paulo.

 

Conheci muita coisa no caminho, pois estava sem pressa... Essas paradas fizeram a viagem ainda mais espetacular.

 

Nesse seu roteiro você vai ver muito asfalto e pouquíssimas atrações desses lugares que vai passar... Na minha visão, não vale a pena, mas se você gosta assim, vai nessa!

 

Vou dar uns pitacos dos lugares que passei, de carro ou não...

 

Em relação às estradas, desses lugares que passei as piores foram no Brasil. A BR 101 tinha obra para todo o lado e onde não tinha era só buraco!

 

No Uruguai, apesar da maioria das estradas serem duas mãos de pista única, o asfalto era um tapete!

 

Na Argentina a maioria era assim também... Só algumas de interligação que não tinham acostamento... Era uma indo e uma voltando e só. Tinha também um trecho grande de estrada ruim, mas eles colocavam placas para avisar quando tinha trecho assim.

 

Nesse dia que passei dirigindo pela Argentina, fui parado 5 vezes pela polícia federal ou rodoviária. Perdi muito tempo e eu que tinha previsto dirigir 1.000 km nesse dia, só fiz 900 por conta do tempo perdido.

A polícia rodoviária era bem corrupta, principalmente no estado de Entre Rios. Mas no final das contas só em uma dessas paradas que os caras estavam querendo levar uma grana... Mas eu tinha tudo em dia... Os caras olharam até o vencimento do extintor do meu carro... No final o cara pediu o kit de primeiros socorros, eu mostrei, ele virou para o amigo e disse: “Até o kit ele tem...”. Aí o amigo fez aquela cara de: Bom, então deixa ir, ué...

Eles até me ajudaram a fazer uma manobra proibida para entrar em uma rua que eu precisava ir!!!!

 

 

Lugares:

 

Foz: Fiz uma visita noturna em Itaipu, passei quase um dia inteiro no parque onde estão as cataratas, conheci o marco das 3 fronteiras e fiz um passeio por Ciudad Del Este no Paraguai. Vi isso em 2 dias mas acho que um terceiro dia seria melhor. Tem outras coisas para conhecer lá.

 

San Pedro de Atacama: Fiquei 6 dias e ainda tinha muita coisa para conhecer. Não iria para lá para ficar menos de 3 dias de jeito nenhum. Espetacular o lugar.

 

Iquique: Cidade linda! Tem o Zofri para fazer compras e uma orla maravilhosa!

 

Santiago: É uma cidade que em menos de 3 dias não conhece nem metade do que a cidade oferece. Muito legal!!! Tem os passeios para as vinícolas, para o Valle Nevado (Também fui em Janeiro para lá e mesmo assim valeu muito a visita!), fora os prédios históricos, os parques, os restaurantes...

 

Viña: Cidade agradável! Em Janeiro a praia é lotada... Fica meio estranho, mas na cidade tem algumas coisas para conhecer... Tem o cassino, a cidade vizinha Valparaíso, a orla...... Uns 2 dias dá para ver bastante coisa.

 

Bariloche (ou Brasiloche, como eles chamam lá!): A cidade é muito agradável! No verão a cidade também fica lotada, mas com um outro tipo de turismo... Mas as atrações para conhecer a região são muito legais. No verão, uns 3 dias estariam bem lá, mas se ficar mais tem coisa para fazer.

 

Buenos Aires: Eu adoro Buenos Aires... Um monte de lugar para visitar, incontáveis restaurantes deliciosos... Menos de 3 dias lá não vê nada!

 

Montevidéu: Uma cidade bem agradável! Curti bastante lá! Os passeios são parecidos com os de Bs As: Comer bem, conhecer os parques, os mercados, os prédios históricos. Em Montevidéu a orla na beira do rio é bem bonita e sempre bem frequentada! Uns 2 dias lá na correria vê bem a cidade.

 

Punta Del Este: A cidade e a região são muito bacanas! Nessa época a cidade não pára! É tudo 24 horas!!!! Eu ia dormir 2 da manhã e a loja de roupa na frente do hotel estava aberta... Acordava 8 e a loja aberta!!! Dois dias lá é pouco, mas já dá para ter uma boa noção do lugar.

 

Florianópolis: Já faz um tempo que não vou para lá, mas deve ser a cidade fora do estado de SP que eu mais fui passar férias ou feriados na minha vida... Faz um tempo que não vou pois a estrutura da cidade não estava mais agüentando a quantidade de turistas... A última vez que fui (no verão também) cheguei a demorar 3 horas entre a praia que estava e a praia que queria visitar... Aí parei de ir para lá. Mas a cidade é maravilhosa! Eu sempre falo para os gringos com quem trabalhei ou conheci por aí para eles não perderem tempo com o Rio de Janeiro... Se querem conhecer uma cidade linda com praias maravilhosas, esse lugar é floripa. Menos de 5 dias lá não conhece as principais praias.

 

Balneário Camboriú: Particularmente é um lugar que não gosto tanto. É meio esquema de cidade grande... Prédios na beira da praia, galera que vai em busca de baladas... Não é uma cidade ruim, longe disso, mas não é tão legal para o meu gosto. É lotado de argentinos, assim como lá em Punta Del Este! Bem pertinho de lá, fica Itajaí... Lá tem uma praia que chama praia brava que é muito legal!!! Adorei o lugar quando fui!

 

SP: Cuidado com a marginal, pois vai estar trânsito!!!!! ::lol3::

 

 

Bom, os outros lugares eu não conheço ainda, então não posso opinar, mas pelo que se lê aqui no fórum são lugares espetaculares!

 

 

Eu vi que você falou que quer ter uma noção pra depois voltar, mas com esse roteiro nem isso você vai ter... Olha, honestamente, você vai conhecer só o asfalto e seus buracos...

Aproveite o pouco tempo de férias que tem para realmente conhecer esses lugares...

 

Eu escolheria um dos dois: Ou fazer o roteiro até Mendonza e depois já iniciar a volta, ou descer direto para a Patagônia e Terra do Fogo.

 

Bom, espero ter ajudado.

 

Fiz um relato, que o link está abaixo, com uns lugares que você pretende passar, como San Pedro e Iquique. Tem bastante foto! Dá uma olhada que quem sabe pode te ajudar a decidir. Os outros lugares não coloquei foto aqui ainda... Quem sabe um dia perco a preguiça e coloco!!!!

 

Abraço,

 

Felipe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Fábio!

Vi que o Felipe tem uma opinião parecida com a minha: não dá pra passar por esse lugares correndo e tu não vai conseguir conhecer tudo em 30 dias!

Sei que a vontade de ir pra todos os lugares é grande, eu mesma estou passando por isso agora, to indo viajar dia 03/12 e tive que cortar metade do Peru e o Equador da minha viagem porque optei por conhecer bem os lugares que vou passar!

E que bom que o Felipe passou justamente pelos lugares que eu não sabia te dizer, agora tu já tem informação completa, hehehehe!

Difícil é decidir o que fazer!

 

Felipe, 06 dias no Atacama? Eu vou ficar 3 dias e meio, será que não é suficiente? Agora fiquei preocupada!

 

Abraços,

 

Déia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

HAAAAAAAAAAAAAA, Maravilha gente !

O que ocorre é que talvez eu saia um pouco antes do previsto e possa curtir uns 35 dias mas eu sei perfeitamente o que vc querem dizer... sabe aquela criança que é sempre podada de doce ? quando ganha uma caixa quer se lambuzar, né ? kkkkkkkkkkkkk , pois é, demorou para que retomássemos nossas aventuras (esperei mesmo minha filha ficar com uns 6 aninhos para começar a entender a viagem !) e não sei quando poderemos voltar.

 

Acho que agora ficou bem claro para mim. Vou tentar, ams se chegarmos até Santiago já entediadosk, voltamos... se estivermos no pique, adelante !

 

PS - Quanto ao Atacama, pelo que pesquisei, tem muita coisa para curtir... acho que vale passar mais tempo por lá mesmo !

 

Mais dúvidas.. no trajeto de Foz até San Pedro, sugerem alguma cidade para dormir ? ... como estarei com crianças, preciso relaxar em umas cidades de praia... alguma boa sugestão ? praias gostosas e calmas ?

Obrigadão mesmo !

Abs

 

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...