Ir para conteúdo

Ajuda em Roteiro pela América do Sul


Posts Recomendados

  • Respostas 29
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá Fábio,

Concordo com a Déia, Felipe e Rodrigo. As opções de viagem pelo Chile e Argentina são muitas, depende dos interesses e do perfil de cada um. Pessoalmente eu prefiro viajar pelo Chile, sempre descendo a partir de Santiago. Não que o Norte do Chile não seja bonito, mas o tempo para o seu roteiro é curto para conhecer as localidades por onde estará passando, e tendo que optar, sou favorável a descer na direção sul. Até porque o mais próximo de Santiago você poderá fazer em outra viagem aérea por exemplo, e como você disse, talvez alugando um carro por lá.

Tomando como base o seu roteiro a minha sugestão é:

1) Sair de Florianópolis na direção de para Santiago / Chile, entrando pela Argentina e passando por Corrientes, Santa Fé, Córdoba, San Luis e Medonza. Reservaria a primeira semana para este trecho;

2) De Santiago viajaria para Pucón (789 km) pela La Panamericana. Depois de Temuco e próximo a Pitufquém tomaria a rodovia para Villarica (a viagem dura 10 horas, o sol vai até 20:30 hs, passaria 3 dias em Pucón e arredores) De Pucón até Puerto Varas e Puerto Montt (340 km), voltando a pegar a La Panamericana e atravessando Osorno e Frutillar e fecharia a segunda semana de viagem. Frutilar ou Puerto Varas seriam locais para procurar hotel/cabanas. Dependendo do interesse poderia:

• visitar o Arquipélago de Chiloé ( Puerto Montt – Castro: 170 km);

• tomar a Carretera Austral e seguir viagem por ela;

• tomar o navio da Navimag, embarcando o carro e viajando 24 horas de Puerto Montt à Puerto Chacabuco. É uma viagem muito bonita pelos canais patagônicos, e dá mais movimentação extra a sua viagem. Não é caro, e existem camarotes confortáveis, sem luxo;

• ir para Bariloche e priorizar parte do seu roteiro a partir daí. O tempo é curto para ir a Ushuaia e Punta Arenas, pegaria a rota 40 e voltaria de El Calafate e El Chalten (capital do trekking), visitando os glaciares.

Nos guias da COPEC você encontrará todos os detalhes para a viagem pelo Chile: http://www.chileturcopec.cl/

3) Dependendo da sua opção:

• Se a opção for Visitar o Arquipélago de Chiloé, você deverá passar por Ancud e Castro. Dependendo da data, poderá ir até Quellon e fazer a travessia para Chaitén e a partir de lá pegar a Carretera Austral. Deve verificar se existirá a balsa, senão, volte de Castro para Puerto Montt;

• De Puerto Montt poderá seguir direto pela Carretra Austral na direção de Chaitém e La Junta, Futaleufu. Haverá no percurso também balsas a navegar entre Hornopiren e Caleta Gonzalo, ver horários. De lá segue para Coyaique, passando pelo Prque Nacional de Queulat, Puerto Puyuhuapi, Ventisqueiro Colgante, VillaMañhuales e Cruce Viviana (não precisa entrar a Puerto Aisen);

• Se a opção foi pergar o navio em Puerto Montt, o trajeto anterior será realizado em 24 horas, a viagem é muito bonita pelos canais patagônicos e fiordes. Puerto Chacabuco é o local de desembarque e de lá segue para dormir em Puerto Aisen ou Coyaique.

• Se a opção for via Bariloche, a sugestão é a anterior, não ir até Ushuaia, Terra do Fogo, Punta Arenas, Puerto Natales e Torre del Paine, seu tempo de viagem é insuficiente.

4) De Coyaique segue viagem pela Carretera Austral até Puerto Tranqüilo no Lago General Carrera conhecido também como Lago Buenos Aires (visitar a Capela de Mármore e fazer uma caminhada no gelo, Glaciar Exploradores). Daí segue para El Calafate e faz adaptação para o seu percurso de volta. Aqui fecha a 3ª semana da viagem.

5) Estando em El Calafate, programar a viagem de volta à Florianópolis, muita estrada pela frente, via Bariloche e Buenos Aires. Serão 35 dias de viagem, então sua viagem estará com 21 dias e restam ainda 14 dias. Sucesso!!!

Seja qual for o seu roteiro, nada se compara a esta oportunidade se sair por aí com a família. É uma viagem que marcará para sempre a vida de vocês.

Desculpe se me alonguei, mas espero que tenha contribuído para que você faça uma opção de roteiro. O seu está ótimo, o tempo é que é curto.

No dia 18/12/2010 sigo para o Trekking Dientes de Navarino, localizada na Ilha de Navarino/Chile, abaixo de Ushuaia. Viajo de avião até Punta Arenas e de lá de barco até Puerto Williams. Algumas fotos deste Trekking veja em: http://picasaweb.google.com/ivam.melo/DientesDeNavarino2010# . Farei depois outras caminhadas mas por esta região da Terra e Fogo até Torres del Paine, 43 dias de viagem.

Boa viagem para vocês!

Alfredo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Alfredo,

Desculpe-me que não havia respondido ainda pois estava buscando as autorizações para a saída de meu carro que tem um leasing e foi ao extremo...

Gostei de suas dicas mas só acho que vc acabou me confundindo com o Rodrigo pois saio de SP !

De qualquer forma, embora aceitemos as opiniões, somos teimosos e vamos tentar fazer o roteiro todo... Se vc verificar no forum dos mochileiros, pesquise por "16.000" e veja uma turma de fotógrafos que fez praticamente o mesmo trajeto que eu em 24 dias ! só excluíram o Uruguai.

Vamos que vamos e veremos no que vai dar... se cansarmos voltamos de onde parar e vcs vão saber através dos relatos !

Obrigado e abs !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Conseguir, tu consegues... Mas vai ser dirigir, chegar na cidade, dormir e sair pra dirigir de novo. Há parques que merecem um ou dois dias para serem conhecidos, cidades onde vale a pena conhecer a gastronomia local, metrópoles com muitos atrativos (Santiago possui morros, restaurantes, shoppings centers, museus, parques de diversão e tours)... Se for revezando com mais motoristas, dá pra encarar. Não vai querer dirigir sozinho quase dez horas por dia, né? :-)

Bom, não vou te desanimar. Cada um planeja a aventura conforme seus sonhos. Faz os cálculos aí, e pé na estrada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rodrigo,

A diferença é que quem está sem crianças vai fazer trekking e outras atividades que são impossíveis de realizar com elas....

Ontem estive, por exemplo, em Brasilia... cidade grande e maior do que a maioria que passarei, com muitos atrativos. Levei praticamente meio dia para conhecer seus principais atrativos, a pé ! Poderia conhecer mais porém, se estivesse de carro, conseguiria abranger todos os pontos turísticos sem maiores esforços.

Se planejar, acordar cedo e sair para conhecer a cidade, conhece e sobra tempo. Obvio que considero realmente exagerada mas só indo e tentando mesmo. Voc~e chegou a ver essa viagem que eu comentei acima a respeito dos 16.000 ? Veja se alguem se arrepende de algo que fez, e olha que fez o mesmo trajeto em muito menos tempo...

Só sei do seguinte, agradeço pelas dicas e sugestões e vou levar em consideração... o trajeto está definido, agora, se vamos ter forças, espero e muito !!!!!!!!!!! Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fábio, eu li o relato do rkoerich (fotos-expedicao-terra-do-fogo-16-000km-de-carro-pela-america-t36331.html). Sinceramente, invejei a disposição deles, a quantidade de lugares visitados, lamentei pela perda valiosa de alguns registros (a filmadora), mas jamais faria a mesma coisa. Vi que dirigiram vários dias acordando de madrugada e chegando de noite aos locais. Claro, paravam nos lugares mais bonitos e faziam aquelas fotos de deixar qualquer um babando. E partiam para o próximo ponto. Depois, fizeram o absurdo de rodar mais de 3000 km de uma vez só, até Antofagasta, revezando sem parar.

 

De Santiago a Porto Alegre são 3 dias de viagem. Numa das viagens eu saí de lá às 4h da manhã de um dia e cheguei a Porto Alegre às 23h do dia seguinte, a tempo de uma cerimônia. Foi uma correria só, revezando com mais dois motoristas, descendo a cordilheira de forma alucinada ::hahaha::, com o pé no fundo, parando só a cada 6 horas e tirando o couro de uma GM Caravan. Dá pra fazer? Sim. Recomendo? Não. Só fizemos isso por necessidade, e porque já conheciamos o trajeto. Um turista de primeira viagem não teria aproveitado, e ainda poderia se acidentar no desespero de chegar ao destino (coisa bem comum aqui no Brasil).

 

Mas eu fico feliz pela tua determinação, e espero que realmente aproveites muito cada ponto do teu trajeto como ele merece. Não estou jogando um balde de água fria. É só um conselho de quem já rodou alguns milhares de quilômetros pela América do Sul e gostaria que tu tivesses a melhor experiência possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eles fizeram tudo aquilo em 25 dias.... vou ter aproximadamente 34, ou seja, quase 10 dias a mais. Mas como te falei, só no meio do caminho é que perceberemos qual a vontade de seguir adiante ! Talvez a vontade seja mais forte porque somente nas férias das crianças é que podemos viajar... Abs e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Opa! Boa viagem então, Fábio. Também fico na torcida aqui para que tudo corra conforme planejado, que o tempo ajude vocês, que o carro resista bravamente as estradas e trilhas e que tenhamos muitas fotos e planilhas de dados para compartilhar entre os que ainda não botaram o pé na estrada.

 

Graned abraço e Feliz Ano Novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi gente ! tudo bem ?

Havia me esquecido de postar que minha viagem foi concluída com êxito e tudo deu certo. Fui sentindo a viagem aos poucos e vi que daria para fazer meu roteiro, com algumas alterações, mas pude chegar onde queria.

 

Agradeço a todos que me auxiliaram... estou agora relatando o feito no link abaixo:

http://www.mochileiros.com/sao-paulo-a-ushuaia-pelo-atacama-de-4-x-4-com-criancas-30-dias-e-16-000-km-t52123.html

 

Abs

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...