Ir para conteúdo

Como começar a mochilar?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Eu queria fazer um mochilão pelo Cone Sul (Argentina, Uruguai e Chile), porém usando só como moradia albergues/hosters e o famoso Coach Surfing... Como eu sou um membro novo no site eu vou ter dificuldades para conseguir hospedagem? Eu ainda não montei meu perfil, mas mesmo fazendo tudo certinho fico com o pé atrás do pessoal não querer me hospedar por eu ser novo na comunidade.

 

Olá Rafael, bem vindo ao Mochileiros.com! ::otemo::

 

Sobre o CouchSurfing, sugiro que você leia o tópico: 4 dicas para aumentar as suas chances de conseguir hospedagem no Couchsurfing. Aqui tem muitas dicas!

 

Sou membro do CouchSurfing e as minhas dicas para aumentar as suas chances são:

:arrow: Leia as regras do site, lá você vai encontrar tudo no link "tips";

:arrow: Procure conhecer a filosofia da comunidade, porque acredite, não é somente um site de troca de hospedagem de graça;

:arrow: Preencha completamente o seu perfil. Coloque o máximo de informações relevantes que você puder, isso também conta na hora da pessoa te aceitar ou não na casa dela;

:arrow: Ao enviar um Couch Request (solicitação de "sofá"), leia o perfil da pessoa e faça uma solicitação personalizada para cada um! Ctrl+C e Ctrl+V não são aceitos. Acredite, nós sabemos quando são feitos deste jeito!

:arrow: Procure participar dos eventos promovidos pelo CS da sua cidade / estado, com isso você irá conhecer pessoas e poderá conseguir algumas referencias positivas, isso ajuda na hora de ser aceito também!

:arrow: E o mais importante de todos: NUNCA use o CS como forma de hospedagem de graça, sem "dar nada em troca". Como é isso? É através de intercâmbio cultural! Procure conhecer seu host, saia pra jantar, fale sobre o Brasil, leve uma "lembracinha" brasileira como forma de agradecimento, cozinhe um prato típico do Brasil para o seu host, etc.

 

Tenho certeza que seguindo as dicas acima, você não terá problemas! ::otemo::

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Respostas 56
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

eae galera, sou novo no mochileiros e sou muito fanatico por aventuras e viagens que muitas pessoas chamarião de tortura mais para mim é demaaaaaiss. desculpem se vcs não entenderem muito oq eu escrevo .. é que sou bastante enrolado.

 

p queria saber quais são os equipamentos e acessorios que preciso para ir um longo tempo de aventuras ::otemo::

 

gostaria de dicas tmb(livros, experiencias) de tudo oque for necessario! muito obrigado!!! e gostaria saber de suas aventuras como mochileiros :D

 

VLWWWWWWW!

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Eu e um amigo queremos mochilar em janeiro, mas nós nunca fizemos isso e estamos meio desorientados, não sabemos nem por onde começar, mas estamos lendo sobre o assunto, e acredito que criar um tópico será mais fácil de tirar nossas dúvidas, pois dá para interagir melhor.

Nós simplesmente queremos viajar, mas não temos rumo definido, acho que para começar uma viagem nacional ou na América Latina está de bom tamanho, a ideia é ficar na estrada por aproximadamente um mês, mas a grana é curta... cerca de R$600 para cada um (pode ser que a gente consiga um pouco mais, mas não podemos dar certeza).

Acham que é possível?

Que lugares vocês recomendam?

Alguma dica/sugestão a mais?

 

Desde já eu agradeço a ajuda.

Link para o comentário
  • 8 meses depois...
  • Membros

Oi gente! Seguinte, eu e a minha amiga sempre tivemos uma grande vontade de viajar, mas a nossa maior vontade sempre foi viajar pra ficar em albergues, conhecendo gente nova e lugares que normalmente turistas não vão. Então resolvemos começar a nos organizar. Agora tenho 18 anos, mas estamos planejando viajar em 2014 (pra conseguir planejar direitinho, já que somos mochileiras de primeiríssima viagem e juntar um bom dinheiro também pra imprevistos haha). Como provavelmente será no primeiro semestre, eu ainda não terei completado 20 anos, e ela terá 21. Iremos começar pelo Brasil ou por algum país da América Latina aqui perto. Vocês acham que é muita loucura nos jogarmos sozinhas por aí com essa idade?? hahaha Com qual idade foi o primeiro mochilão de vocês? Obrigada!!

Link para o comentário
  • Membros

Fala BetinaScholl ,

 

por serem duas meninas é um pouco mais complicado apenas pelo fato de ser mais propenso a aparentemente alvos mais faceis de maldades.. mas riscos todos nos corremos quando viajamos ainda mais pra lugares que nao conhecemos..

o importante é pegar bastante informacoes sobre os lugares antes de chegar nele.. sempre deixar alguem informado aonde voce está , informar no hotel ou hostel onde irá.. sempre ligar pros familiares..

o resto é andar atenta.. sem dar bobeira.. cuidado com as informações que passa de voce pra desconhecidos.. mesmo que pareçam confiaveis.. tomar cuidado com o que fala..

o resto é aproveitar e curtir..

viajo sozinho ou com amigos desde os 14 / 15 anos.. hj com 23 nao cometeria varios "erros" ou descuidos que dei na vida pq nao tinha a cabeça que tenho hj.. isso vai do senso de cada um.. se voce acha que sabe se virar sozinha em outro país.. resolver problemas normais que qualquer viagem pode ter.. o resto é so curtir !

o fato de voce ser maior ou menor de idade pode influenciar de repente em questao de documentacao e permissoes... mas maturidade e informações do local são muito mais importantes...

portanto , caia nas trips sem medo mas com precauções !

 

acho que com 20.. 21 anos ja da pra viajar tranquilo sozinhas.. ja sao bem grandinhas hahah

abraço!

 

Marcos

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Quando você atravessou a rua sozinha pela primeira vez com certeza sua mãe se perguntou se não era muito cedo, tinha o risco de você ser atropelada.

Quando foi sozinha pra escola pela primeira vez você podia ter sido sequestrada, mesmo estado com alguma colega de turma.

Quando saiu a noite a primeira vez também deve ter ficado ansiosa e com medo.

 

O que eu quero dizer é que não existe idade certa pra nada, existe o momento que você sentir que é a hora certa.

Não fique se preocupando com os riscos, simplesmente faça o que tem que fazer e esteja preparada pro que pode dar de errado.

 

Planejar é importante, sem dúvida que é, mas metas muito distantes só servem para fazer você se perder pelo caminho. Daqui a 2 anos muita coisa já mudou na vida de vocês.

 

Minha sugestão é comece a planejar desde já e economize bastante pra fazer a viagem o quanto antes, já que é no primeiro semestre tente ir já no ano que vem.

 

O que te vai te dar experiência não é 2 anos planejando, é 1 mês com o pé na estrada

 

Como o Marcos disse aí em cima, com certeza você vão cometer erros, mas isso faz parte e acontece com todo mundo que está começando, não importa se com 20 ou com 50 anos.

 

Resumindo, arruma logo a mochila e vai rsrsrs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

a minha sugestão é que voce comece fazendo um mochilão pelo Brasil. Mas pra frente ouse um pouco mais indo para um dos paises daqui da America do Sul. Bariloche é muito legal no inverno. Acho lugar maravilhoso para jovens! Depois galgue passos maiores. Assim voce estará ganhando experiencia e tendo mais confiança em si mesma!

Viajar é como ler mil livros ao mesmo tempo! Vale muito a pena voce descobrir as coisas viajando! Olhe bem os mapas e compile informações do que voce deseja!

Boa sorte!

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Acredito que a partir dos 18 anos já não vejo problemas. Durante o meu mochilão (Bolivia e Peru) encontrei vários argentinos e bem novos, entre 18 e 20 anos viajando. Acredito que somos mais medrosos que eles. Acho mais seguro viajar em galera ou em pelo menos 3 pessoas... sozinho ainda não tenho muita coragem não. Enfim! Boa viagem!

Link para o comentário
  • Colaboradores

O Q MAIS NÓS MOCHILEIROS ENCONTRAMOS PELO MUNDO SÃO JOVENS PRINCIPALMENTE DA EUROPA VIAJANDO MUITAS VEZES ACOMPANHADAS APENAS DE SUAS MOCHILAS, INFELIZMENTE NÃO É DA CULTURA DO BRASILEIRO, NÓS ESTAMOS SEMPRE ARRUMANDO ALGUMA DESCULPA DO TIPO: TENHO MEDO, NÃO TENHO TEMPO OU A GRANA É POUCA. SUGIRO APENAS QUE LEIA BASTANTE OS RELATOS DE VIAGENS E DICAS DE SEGURANÇA NO MAIS É COMO A SAMANTHA COLOCOU, E AMIGA RISCO SE CORRE ATÉ DENTRO DE CASA ::kiss::::kiss::::kiss::::kiss::::kiss::::kiss::::kiss:: MAS SE NÃO QUISEREM IR SÓ PODE LEVAR O TROTINHA Q TROTINHA TOMA CONTA DAS MENINAS ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Há uma pesquisa recente aqui no forum em que a maioria respondeu que seu primeiro mochilão foi entre 19 e 25 anos, ou seja, mais ou menos na idade de vocês. Logo, perfeitamente viável, desde que você se dedique ao planejamento do roteiro. Isso inclui pegar seu tempo e ler muito, muito mesmo. Dependendo da complexidade do roteiro, pode levar alguns meses para amadurecer conceitos, mas depois que a coisa engrena, você se sente como se já tivesse viajado, sabendo o que deve e o que não deve fazer.

 

É como já falei muitas vezes aqui, viajar não é um bicho de sete cabeças, é um exercício de imitação e adaptação. Quase tudo já foi respondido, muito já foi explorado. É só tirar o tempo para ler e aprender com quem já foi, pouca coisa muda - as inúmeras seções do forum são ricas em informação. Só costuma dar tudo errado mesmo para quem pula etapas e quer o melhor dos mundos sem se dedicar.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...