Olá viajante!
Bora viajar?
Bolivia (via Asuncion, Santa Cruz, La Paz, Copacabana) - Peru (Puno, Arequipa, Cuzco) - Com fotos
- Respostas 26
- Visualizações 19.8k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
cid74 17 posts
-
Karis 5 posts
-
rpn 1 post
-
Pericles David 1 post
Roteiro: Jaraguá do Sul (SC) – Foz do Iguaçu (PR), Ciudad del Este, Asuncion, Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba, La Paz, Copacabana, Puno (Ilhas Flutuantes), Arequipa, Cañon Del Colca, Cuzco, Machu Picchu, La Paz (Chacaltaya), Santa Cruz de la Sierra, Asuncion, Ciudad del Este, Jaraguá do Sul (SC) - 17 dias, com fotos e custos.
Viagem realizada do dia 21/12/2010 até o dia 06/01/2011.
Os mochileiros:
Eu (Cid) e minha esposa Araci
Dhaya (filha da Araci) e o Sávio (esposo da Dhaya)
Primeiramente quero agradecer a todos os moderadores, colaboradores e usuários do Site mochileiros.com, pois foi deste site a base de dados de toda a consulta para a montagem de todo o roteiro.
Não vou citar nomes para não ser injusto com ninguém, portanto, todas as pessoas que postam seus roteiros, idéias e comentários meu muito obrigado.
Optamos em levar dinheiro em espécie (dólares) e um cartão Visa Travel Money (VTM) para em caso de emergência poder recarregá-lo.
Levamos conosco U$ 3650,00, pois queríamos esbanjar nas compras em La Paz e CDE, resultado sobrou somente U$ 101,00 hehe.
Os dólares compramos ao longo do ano, por isso a cotação deve ser feito uma média:
U$ 450,00 foi comprado à R$ 1,86, no final de 2009 (sobra da viagem a Argentina).
U$ 1100,00 foi comprado à R$ 1,82 comprados em setembro de 2010.
U$ 2100,00 foi comprado à R$ 1,78 comprados em dezembro de 2010.
U$ 100,00 (VTM) foi abastecido à R$ 1,78 em dezembro de 2010.
Nossos gastos com refeição foram altos para mochileiros hehe, pois optamos em sempre que desse, comer pratos típicos da região. Mas em resumo dava para fazer refeições decentes por 15 soles, 20 bolivianos por pessoa.
Se alguém tiver alguma dúvida ou desejar alguma ajuda, sinta a vontade em questionar pois estarei a disposição para ajudar.
Vamos ao relato.
1º dia (21/12/2010) – Jaraguá do Sul – SC , Foz do Iguaçu - PR
Saímos de carro de Jaraguá do Sul às 19:30. Por medida de segurança, pois iríamos viajar a noite toda, optamos em ir pelas rodovias pedagiadas do Paraná.
Praticamente dirigimos a noite toda com chuva, chegamos em Foz do Iguaçu as 07:00 e fomos até o apartamento do Juan, amigo nosso, para deixar o carro.
Gastos do dia:
- Jantar R$ 21,25 por casal.
- combustível R$ 60,00 por casal.
- Pedágios R$ 38,50.
- Red Bull R$ 9,00.
- Água 2,5l R$ 2,80
Total do dia por casal: R$ 131,35
2º dia (22/12/10) – Foz do Iguaçu, Ciudad del Este, Asuncion, Santa Cruz de la Sierra
O Juan nos serviu um café da manhã e nos levou até a Aduana de Ciudad Del Este, enquanto o pessoal dava entrada no Paraguay, eu fui até uma loja em CDE para comprar uma máquina digital um pouco melhor. Comprei uma Sony HX1, um bom investimento.
Quanto eu voltei da compra, eles já tinham feito todos os tramites da aduana inclusive o meu hehe.
Pegamos um táxi ali na aduana mesmo para nos levar até o Terminal de Omnibus de CDE.
Por afobação compramos sem muito pesquisar e pegamos o ônibus da Stel Turismo com destino Asuncion. Ônibus por fora até era bonitinho, mas por dentro estava bem sujinho e o acento que nos foi vendido já estava ocupado e a passagem que o ocupante tinha também era o mesmo numero do nosso. Não teve maiores problemas pois tinha outros bancos sobrando. Alem de sujo o ônibus fazia muitas paradas no caminho até Asuncion. Ponto positivo do ônibus era que o Ar condicionado gelava bem.
Saímos de CDE às 10:00 (horário do Paraguai, ou seja uma hora a menos que Brasília) e chegamos em Asuncion às 15:30.
Paramos em umas das varias paradas antes do Terminal de Omnibus de Asuncion e pegamos um táxi até o aeroporto.
Chegamos no Aeroporto as 14:00, com bastante folga, pois nosso vôo era somente as 19:30.
Fomos tomar um café no Aeroporto de Asuncion para aguardar a saída de nosso vôo.
Pegamos o vôo da Aerosur as 19:30 e às 20:00 chegamos em Santa Cruz de la Sierra (lembrando que na Bolívia tem 2 horas a menos que o horário de Brasília).
Pegamos um táxi do aeroporto até o Terminal Bimodal. Chegando no terminal não tinha mais ônibus para La Paz, para não ter que ficar em Santa Cruz, compramos passagens até Cochabamba pela Trans San Miguel (bus cama, 3 fileiras em cima também, limpo, muito bom, recomendo).
Saímos as 22:15 de Santa Cruz de la Sierra com destino Cochabamba.
Cambio do dia:
U$ 20,00 = 137,00 Bolivianos
Gastos do dia:
- Máquina digital, capa de proteção e MS 4GB U$ 396,00 (R$ 705,00).
- Táxi aduana paraguaia até Terminal Omnibus CDE R$ 10,00 por casal.
- Duas águas R$ 4,00.
- Duas passagens de ônibus CDE até Asuncion R$ 40,00.
- Uso do banheiro no terminal de CDE R$ 1,00.
- Duas “Chipas” para um pseudo almoço R$ 2,00.
- Táxi de uma das paradas do ônibus até o aeroporto de Asuncion U$ 10,00 por casal (R$ 17,80).
- Café e um suco no aeroporto U$ 5,50 (R$ 9,80).
- Duas passagens aéreas de ida de Asuncion até Santa Cruz de la Sierra U$ 120,20 cada, compradas duas semanas antes (R$ 399,00).
- Água no Aeroporto de Santa Cruz de la Sierra 10,00 bolivianos (R$ 2,60).
- Táxi do aeroporto até o terminal Bimodal 25,00 bolivianos por casal (R$ 6,50).
- Duas passagens de ônibus de Santa Cruz até Cochabamba 180,00 bolivianos por casal (R$ 47,00).
- ½ pacote de “pão de queijo boliviano” 5,00 bolivianos (R$ 1,30).
- 1 coca-cola 6 bolivianos (R$ 1,60).
- Taxa de embarque do terminal bimodal 6 bolivianos por casal (R$ 1,60).
Total do dia por casal: R$ 1249,20
3º dia (23/12/10) – Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba, La Paz
Acordamos, a caminho de Cochabamba, as 02:30 com o ônibus parado para a galera fazer as necessidades básicas.
As 04:30 acordei novamente e não dormi mais para ir apreciando a subida da serra até Cochabamba.
Viemos conversando bastante tempo com um “milico” como dizemos aqui no sul que estava vindo de Santa Cruz para Cochabamba.
Em Cochabamba tem um monte nevado muito bonito, um pouco antes da cidade já se pode avistá-lo. O soldado que vinha conosco no ônibus até falou o nome do cerro mas eu não lembro mais o nome dele.
Chegamos em Cochabamba as 08:45 e já compramos passagem para La Paz pela Flota Bolívar (Bus cama 3 fileiras) que já iria partir.
Compramos soroche Pills no terminal de Cochabamba, pois iríamos subir ainda mais.
Pagamos a taxa de embarque e as 09:20 já saímos de Cocha com destino a La Paz.
A subida da cordilheira é linda, maravilhosa.....faltam palavras...
As 13:15 parada em Caracolo para o almoço, um prato com arroz, papas fritas, um picanho de alpaca e uma saladinha.
Chegamos em La Paz as 18:00, a idéia era emendar até Copacabana, mas abortamos, pois já estávamos cansados e mesmo tomando Soroche Pills eu estava com uma dor de cabeça enorme. Por sugestão de uma senhora no ônibus a caminho de La Paz, tomei paracetamol mas também não estava dando jeito.
Optamos em pegar um hotel próximo ao Terminal de Buses de La Paz.
Ficamos no Hostal Tambo de Oro, bem em frente ao terminal. Hostal bom, quarto matrimonial, banho privado, agua quente, tv no quarto, preço bom.
Jantamos no hostal mesmo uma hamburguesa e uma sopa e fomos dormir. Pois a altitude estava fazendo estrago em mim.
Cambio do dia:
U$ 100,00 = 697,00 Bolivianos
Gastos do dia:
- Duas passagens de ônibus Cochabamba até La Paz 120,00 Bolivianos por casal (R$ 30,70).
- Soroche Pills comprados no terminal de Cocha 40,00 Bolivianos (R$ 10,20).
- Taxa de embarque do terminal de buses de Cochabamba 5 bolivianos por casal (R$ 1,30).
- Almoço incríveis 13,00 Bolivianos por casal (R$ 3,30).
- Hostal Tambo de Oro 1 pernoite 100,00 Bolivianos (R$ 25,50).
- 4 soroche pills comprados no hostal 14,00 Bolivianos (R$ 3,60).
- Copo de gelatina no hostal 1,00 Boliviano (R$ 0,25).
- 1 agua 2,00 Bolivianos (R$ 0,50).
Total do dia por casal: R$ 75,35
4º dia (24/12/10) – La Paz, Copacabana
Depois de uma noite mal dormida devido a calafrios e dor de cabeça, acordamos as 06:30 e fomos arrumar as coisas.
Pedimos um desayuno no hostal. A senhora responsável demorou a chegar e abortamos o desayuno pois o ônibus para Copacabana partiria as 08:00.
Atravessamos a rua e já estávamos no terminal de buses de La Paz novamente.
Compramos passagens para Copacabana pela Copacabana hehe. Micro ônibus “meia-boca”.
Tomamos café no terminal de buses e embarcamos com destino a Copacabana.
Na localidade de Tiquina tem um estreito no lago Titicaca, então é feito a travessia do lago. Os passageiros descem do ônibus e pegam um barquinho e o ônibus atravessa em uma balsa.
O lago Titicaca é lindo.
Chegamos em Copacabana as 12:00, procuramos hostel.
Optamos em ficar no Hostal Los Kantutas, hostal muito bom, quarto matrimonial, banho privado, desayuno, água quente. Único problema é que nosso quarto ficava no 3º andar.
Saímos para almoçar, pedimos 3 pratos a Truta e um Pollo pra Dhaya pois ela não come nada de peixe, frutos do mar, etc. O restaurante é o Jardin Bolívia, bem aconchegante e os pratos estavam uma delícia.
Depois do almoço começou meu perrengue. Eu estava com aquela dor de cabeça forte pra caramba, e quando fomos dar uma volta por Copacabana comecei a passar mal. Fui para o hostal, subi todos aqueles degraus, quase morri para subir. Desci do meu quarto e fui procurar o pessoal que estava andando pela cidade. Não encontrei eles e voltei para o hostal pois estava chovendo e eu não estava legal. Depois por teimoso, resolvi dar mais uma volta para encontra-los e dalhe sobe e desce de escadas. Encontrei eles próximo a igreja. Voltamos para o hostal pois eu estava ainda pior, também já não estava bem e subi e desci zilhões de vezes escalas M... de escadas.
Tomei Soroche Pills, paracetamol, chá de coca e nada de melhorar, pelo contrário só piorava. Estava deitado na cama tentando dormir quando não agüentei e só deu tempo de correr para o banheiro para botar “TUDO” pra fora.
Voltei pra cama, tomei um Dramin e um Faixa Preta da Araci e fui tentar dormir novamente.
O faixa preta e o Dramin não foram suficientes, acordei varias vezes a noite com aquela dor de cabeça infernal.
Cambio do dia:
Não teve cambio neste dia.
Gastos do dia:
- Duas passagens de ônibus La Paz até Copacabana 50,00 Bolivianos por casal (R$ 12,80).
- Desayuno (2 chás de coca, 2 misto-quente) no terminal de buses de La Paz 20,00 Bolivianos (R$ 5,10).
- Taxa de embarque do terminal de buses de La Paz 4 bolivianos por casal (R$ 1,00).
- Barquinho pra atravessar o Titicaca 3,00 Bolivianos por casal (R$ 0,75).
- Hostal Los Kantutas 1 pernoite 110,00 Bolivianos (R$ 27,50).
- Almoço com truta no Jardin Bolívia 114,00 Bolivianos por casal (R$ 28,50).
Total do dia por casal: R$ 75,65
Cordilheira Real no caminho entre La Paz e Copacabana, de tirar o folego.....
Lago Titicaca sem palavras....
Ao Fundo a cidade de Copacabana, o Cerro Calvario e o Lago Titicaca
Continua.......
Editado por Visitante