Ir para conteúdo

Mochilão América do Sul - Dezembro/Janeiro/Julho?


Posts Recomendados

  • Membros

Oi gente!

Ia fazer um mochilão com meu namorado agora em 2020, mas por conta da pandemia acabamos adiando. Isso fez com que a gente revisasse também nosso roteiro (que inicialmente incluía Peru, Bolívia e Chile) e o melhor período para viajar.

Queria muito conhecer estes 3 países e talvez Argentina e Uruguai, mas temos dúvidas em relação ao melhor período. Já haviam me falado muito mal sobre viajar em Janeiro por causa de fortes chuvas (Fora Uyuni), mas agora também to vendo que julho não é recomendado (apesar de alguns sites disserem que é de boa!)

Realmente, por conta de trabalho e estudos, esses seriam os 3 melhores meses para viajar sem preocupações. Alguém pode me ajudar em relação a que mês seria melhor? Levando em conta fatores como tempo, superlotação etc

Agradeço desde já!

Link para o comentário
  • Membros

Argentina,Chile e Uruguay é melhor no verão época de muito calor,que lá é muito menos que cá,pois no inverno é muito frio.

Os outros 2 países são muito pobres,conheço e arrependome muito do dinheiro que gastei ali por várias vezes,pois morava em Santiago, era fácil chegar ali.

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
  • Membros

Depende do destino da viagem.

Se for viajar para a Argentina ou Uruguai, é melhor viajar em dezembro e janeiro, pois será verão, julho é muito frio nestes locais, e a menos que o objetivo de vocês seja passar frio, não vale a pena viajar em julho.

Dezembro e Janeiro é temporada de chuvas no Peru, e por causa disto é comum as estradas ou trem até Machu Picchu e algumas trilhas ficarem fechadas alguns dias ou semanas caso ocorra alguma chuva mais forte.
Os fechamentos de estradas , trilhas e trem não ocorre todos os anos, e não duram muito tempo, geralmente uma semana depois já estão abertos novamente, mas eles acontecem com mais frequência em dezembro, janeiro e fevereiro, que costumam ser os meses mais chuvosos, já em julho costuma chover menos e dificilmente as estradas e trilhas ficam fechadas, mas é mais frio.

Julho é época de seca no Salar de Uyuni, e você vai ver os desertos de sal, dificilmente vai conseguir ver o salar alagado e os espelhos de água, alem de ser muito frio.

Mas por outro lado, janeiro é o mês que mais costuma chover, e dependendo da quantidade de chuvas, o salar pode estar alagado demais e os passeios não conseguirem entrar no salar...

Dá para visitar o Salar de Uyuni em Janeiro, mas vai depender um pouco da sua sorte de não ter chovido demais, por causa disto, o pessoal costuma recomendar que se tente evitar janeiro, pois é o único mês em existe a possibilidade de não conseguir visitar o salar se tiver chovido demais.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

@stephcoliveira Olá!

Eu fiz Atacama, Uyuni e La Paz entre Dezembro e Janeiro de 2014 para 2015. Fui nessa época por que de fato eu queria pegar chuva no Uyuni pra ver o salar espelhado mas todos os dias que estive pela região, não peguei chuva nenhum dia. Quer dizer, em La Paz tive um dia de chuva mas nada que estragasse minha viagem. Se vc não quiser chuva de jeito nenhum, acho que essa região + Machu Picchu seria melhor ir em Julho... É alta temporada, vai pegar (muito) frio provavelmente MAS as chances de chuva são muito menores em todos esses lugares. 

Sinceramente, um mochilão com Chile, Bolívia e Peru acho que não precisa incluir Uruguai e Argentina aqui pois ficará muito fora de mão. Além disso, nesse mochilão vc se cansa muito mais fisicamente falando por causa a altitude desses lugares. Eu voltei exausta da Bolívia hahahaha. Fora que pro Uruguai, por exemplo, vc provavelmente vai querer ir pra praia então seria melhor ir durante o verão, ou seja, janeiro, uma época diferente. 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Membros
16 minutos atrás, stephcoliveira disse:

@poiuy Em um roteiro Peru - Bolivia e Chile que inclui Bolívia: La paz, Isla del Sol; Peru: Cusco, Lima, Huaraz e Huacachina; Chile: Santiago, acha que qual mês seria melhor? (ou menos pior? haha)

Putz!! Isto está ficando cada vez mais complicado! rsss

Agora tem a questão de Santiago, vocês gostariam de ver neve, tentar esquiar ou pelo menos brincar na neve? Se gostariam de ver neve, teria que ser obrigatoriamente em julho, que é quando tem neve no Valle Nevado próximo de Santiago...

Eu fui a Cusco em Janeiro e não peguei nenhum dia de chuva, mas uma colega de trabalho também foi em janeiro, 2 anos depois, e ela teve azar e pegou uma chuva torrencial e ficaram ilhados por 3 dias em Àguas Calientes (Machu Picchu), sem conseguir voltar a Cusco e por causa disto perderam voos e depois gastaram uma fortuna remarcando voo.

Por outro lado, um amigo meu foi a Bolívia em Julho, e ele reclamou muito do frio, falou que era frio demais, e que isto atrapalhou alguns passeios...

 

 

 

  • Gostei! 1
  • Hahahaha! 1
Link para o comentário
  • Membros

Se ver neve não for algo muito importante para vocês, pessoalmente eu iria em dezembro ou janeiro, quando o frio não atrapalha tanto.

E uma estratégia para as chuvas não atrapalharem tanto, é deixar o roteiro mais folgado, com mais dias em cada local, assim 1 dia de chuva não atrapalha tanto, você ainda tem o dia seguinte para tentar fazer os passeios.

Mas se quiser ver neve, vai ter que encarrar o frio de julho.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...