Ir para conteúdo

Duvida sobre nome de mãe no Passaporte


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde , poderiam me tirar essa duvida , quando fui fazer meu passaporte levei o meu RG que consta somente o nome da minha mãe solteira , mas ela emitiu um RG novo que CONSTA o nome dela de casada , no meu passaporte saiu como nome dela de SOLTEIRA ja o passaporte dela saiu como o de CASADA , daqui uns meses tenho uma entrevista na imigração para solicitar residencia e no meu passaporte e comprovante de matricula em uma escola consta o nome dela de SOLTEIRA isso pode dar problemas no futuro? por falsidade ideologica algo assim? to muito preocupado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá @brunolord20, bem vindo ao fórum!

Quanto a sua pergunta, encontrei no site oficial do governo federal a resposta da tua questão: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/passaporte/old/duvidas/caderneta-recebida-pasta/dado-desatualizado

A regra diz que sempre que houver alguma alteração em um dado impresso no passaporte deve-se proceder a sua atualização, entretanto a Lei não nos dá prazos, desta forma, entende-se que a correção deva ser feita no primeiro momento oportuno.

De toda forma, em casos de processos para obtenção de nacionalidade deve-se ter o documento devidamente atualizado. Nos casos de viagens de turismo não há muita pressão quanto a isso.

Especificamente quanto a sua pergunta, encontrei também o seguinte link (também do site oficial do governo federal): http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/duvidas/formulario-eletronico-faq#genitor-mudou-nome

Nele aponta-se que o formulário eletrônico de solicitação de passaporte deve ser preenchido com os dados que constam no documento do titular, mesmo que os pais tenham alterado seus nomes posteriormente.

Abraços e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
4 horas atrás, Davi Leichsenring disse:

O nome da sua mãe fica como o nome de quando você nasceu, se está de solteira em todos os seus documentos, então é esse mesmo.

O problema é que ela ja tinha mudado de nome antes de eu nascer e por desconhecimento nao atualizou seus documentos e me registrou com o documento antigo o de solteira , e agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
4 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Olá @brunolord20, bem vindo ao fórum!

Quanto a sua pergunta, encontrei no site oficial do governo federal a resposta da tua questão: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/passaporte/old/duvidas/caderneta-recebida-pasta/dado-desatualizado

A regra diz que sempre que houver alguma alteração em um dado impresso no passaporte deve-se proceder a sua atualização, entretanto a Lei não nos dá prazos, desta forma, entende-se que a correção deva ser feita no primeiro momento oportuno.

De toda forma, em casos de processos para obtenção de nacionalidade deve-se ter o documento devidamente atualizado. Nos casos de viagens de turismo não há muita pressão quanto a isso.

Especificamente quanto a sua pergunta, encontrei também o seguinte link (também do site oficial do governo federal): http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/duvidas/formulario-eletronico-faq#genitor-mudou-nome

Nele aponta-se que o formulário eletrônico de solicitação de passaporte deve ser preenchido com os dados que constam no documento do titular, mesmo que os pais tenham alterado seus nomes posteriormente.

Abraços e boa sorte!

O problema é que ela ja tinha mudado de nome antes de eu nascer e por desconhecimento nao atualizou seus documentos e me registrou com o documento antigo o de solteira , e agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 minuto atrás, brunolord20 disse:

O problema é que ela ja tinha mudado de nome antes de eu nascer e por desconhecimento nao atualizou seus documentos e me registrou com o seu nome de Solteira , e agora?

Aí precisa entrar em contato com advogado pra descobrir como resolver isso. Teria que retificar seus documentos, porém isso não é impedimento para viajar, e fora o Brasil, não tem como verificar essa informação. Então não se preocupe com seu passaporte, tá ok pra viajar.

Você pode ir para o cartório onde nasceu e perguntar sobre esse detalhe, e como resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
11 minutos atrás, brunolord20 disse:

O problema é que ela ja tinha mudado de nome antes de eu nascer e por desconhecimento nao atualizou seus documentos e me registrou com o documento antigo o de solteira , e agora?

Pelo meu entendimento do link que enviei acima, se o teu passaporte coincide com o documento oficial que você utilizou em sua elaboração - independentemente de haver divergências em outros documentos que estão ou não eu sua posse - não haverá qualquer problema.

O que se destaca é que, quando houver a renovação do passaporte, você deveria proceder a correção das eventuais divergências detectadas.

De toda forma, por se tratar de uma situação peculiar, e você não se sentir seguro com o processo, sugiro que tome nota do conselho do @Davi Leichsenring exposto logo acima, e busque o suporte de algum advogado que poderá analisar sua situação por uma perspectiva jurídica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...