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Diário de uma aventura por El Calafate, El Chalten, Torres del Paine e Ushuaia em 18 dias


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  • Membros de Honra

Olá amigos mochileiros!

Segue meu relato dos 18 dias que passei em El Calafate, El Chalten, Puerto Natales, Torres Del Paine, Rio Gallegos e Ushuaia entre os dias 21 de dezembro de 2010 até 8 de janeiro de 2011.

Espero que o relato com as dicas ajudem outros mochileiros a prepararem seus roteiros, assim como outros roteiros lidos aqui no site mochileiros.com me ajudaram a preparar o meu.

Agradeço a todos do site principalmente aos amigos christiancosta, guillerBR, e Wesley R Oliveira pela imensa ajuda nos últimos dias.

O relato foi feito em tempo real, isto é, no final de cada dia de aventura eu escrevia no meu netbook, evitando assim que se perdesse algum detalhe...

Caso se interessem, o mesmo relato, mas com fotos, estão dispostos no meu blog:

http://www.expedicaoandandoporai.blogspot.com

Bjs e Boas Viagens!

 

Membros da expedição: Carla (eu), Elio (meu esposo) e Carlos (meu pai)

 

Dia 1 - 21 de dezembro – Viagem a El Calafate

E finalmente chegou o grande dia!

Acordamos cedo e fomos a Guarulhos.

Chegamos as 9 da manhã e o primeiro perrengue da viagem aconteceu: ao pegar os documentos para fazer o check in meu pai se deu conta que não estava com o RG e sim com a carteira do Conselho dele, que é muito parecida com o RG... Minhas pernas amoleceram... Meu pai não podia embarcar! Ligamos para minha mãe em Curitiba e ela pegou o RG do pai e enviou via SEDEX 10 para chegar até amanhã as 10h no próprio correio do aeroporto. O atendente do Correio disse que todos os dias acontecem casos como este...

Fomos na loja da Aerolineas Argentinas e remarcamos a passagem dele pro dia seguinte (que por sinal fomos super bem atendidos), mas todos os voos para El Calafate estavam lotados. Ele teria que esperar uma desistência para poder embarcar lá de Buenos Aires.

Com uma dor no coração, deixe meu pai sozinho no aeroporto de Guarulhos e embarquei! Se nós três ficássemos esperando o RG do meu pai vir pelo correio, com certeza teríamos um problema maior ainda com a falta de lugar no trajeto Buenos Aires – El Calafate. Nosso voo previsto para 11:45h atrasou e embarcamos as 12:55h. Durante a viagem me deu um aperto no coração em ver outra pessoa sentada no lugar que deveria estar meu pai e teimavam em escorrer algumas lágrimas dos meus olhos...

...

Chegamos em Buenos Aires no Aeroparque e vimos o caos! Muita gente, muitos voos atrasados, muita fila para o check in, horror mesmo. Mesmo assim conseguimos fazer o check in a tempo e nosso voo marcado para as 16:55h, saiu as 17:20h. Chegamos em El Calafate as 20:20h. Do avião pude avistar o Fitz Roy, pois o tempo estava bem aberto.

Desembarcamos e eu fui a agência da AVIS (também super bem atendidos), pegamos o carro e seguimos a cidade para nossa hospedaje. Ficamos no Sir Thomas (quarto triplo PAR240,00 com café) fomos bem recepcionados pela proprietária Gabriela e saímos para telefonar pro meu pai. Ele conseguiu remarcar todos os voos e estava torcendo para que o SEDEX 10 chegasse no horário certo para ele poder embarcar tranquilo.

Jantamos numa Cafeteria e Pizzaria La Esquina, menu: Raviole, milanesa, papa frita, 2 refrigerantes e 1 água por PAR 123,00.

Voltamos para a hospedage e fomos dormir...

 

PS: Até agora (manhã do dia 22) não sei se meu pai conseguiu embarcar...

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Dia 2 - 22 dezembro – El Calafate – Lago Argentino, Punta Bandera e Lago Roca

Acordamos 8h, tomamos o café da manhã da pousada (fraco) e fui ao locatório ligar para meu pai, ver se havia dado certo seu RG. E deu mesmo! Ele conseguiu seu RG (uma dica: se precisarem desse serviço SEDEX 10 para documentos no Aeroporto de Guarulhos, coloquem A/C Agência de Correios do Aeroporto de Guarulhos, e entre parênteses o nome da pessoa que vai receber, pois quase meu pai não conseguiu receber porque minha mãe colocou A/C de meu pai e eles iam devolver ao remetente). Mas ainda bem que ele ficou de plantão na agência e pegou o entregador no pulo... Ele chegaria em El Calafate às 19h.

Então, mais tranquila agora sabendo que meu pai já estava a caminho, seguimos de carro costeando o Lago Argentino. Muito lindo! Ótimo local para belas fotos, com o lago verde água ao fundo... Fomos por uma estradinha que tinha vistas maravilhosas das montanhas nevadas, icebergs flutuando no lago e casinhas melancólicas no meio da vegetação árida...

Depois seguimos de carro até Punta Bandera, onde saem os passeios para o Glaciar Upsala. Pegamos uma chuva e um vento frio por lá, mesmo assim nos renderam boas fotos.

Seguimos rumo ao Lago Roca pela Ruta 15 e depois Ruta 60. Fica dentro do Parque Nacional Los Glaciares, mas nada de muito lindo, pois com chuva tudo fica mais triste mesmo... Voltamos a El Calafate, e almoçamos na La Lechuzita um sanduíche de frango com fritas no prato e sanduíche de lomito (bife) com fritas no prato mais dois refris por PAR$ 94,00.

Voltamos a Hospedaje e descansamos um pouco e esperamos dar o horário de buscar meu pai no aeroporto.

As 19h fomos ao aeroporto, atualizei meu blog e voltamos a cidade para trocar dólares e jantar.

A conversão Real/Peso Argentino está bem melhor por aqui e de Dólar/Peso Argentino está melhor em Buenos Aires.

Jantamos novamente no La Lechuzita (Sopa de alguma coisa amarela, cerdo (porco) com papas, milanesa com fritas, uma cerveja artesanal de Viedma (boa por sinal) e um refrigerante por PAR$ 124,00.

Voltamos a Hospedaje, tomamos banho e fomos dormir...

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Dia 3 - 23 dezembro – El Calafate a El Chalten – Laguna Torres

Acordamos 6:30h, tomamos café, fiz uns sandubas com os ingredientes que compramos ontem a noite num mercado daqui e nos despedimos da Gabriela da Hospedaje Sir Thomas. Combinamos com ela sobre nosso retorno dia 27, pois faremos o minitrekking no Glaciar Perito Moreno e voltaremos a dormir lá. Pagamos o minitrekking (U$ 100 por pessoa – sem o transfer até o parque) e na hora paga-se mais PAR$ 75,00 para entrar no parque.

Seguimos rumo a El Chaltén. Estrada linda! Tiramos muitas fotos... São 220 km desde El Calafate e fizemos tranquilos, parando bastante para tirar fotos em 3 horas. Avista-se o Fitz Roy desde a saída de El Calafate. LINDO!

Quase chegando em El Chaltén pode-se avistar o Glaciar Viedma ao longe. A cidade de El Chalten é um charme só... Muito organizada e linda.

Chegamos na nossa Cabana (Cabañas Austral) e deixamos nossas malas e saímos para um passeio a pé por suas ruas. Venta muito por aqui! Almoçamos num restaurante pequeno milanesa a parmegiana, peito de frango e milanesa com acompanhamento batatas e refris por PAR$ 183,00.

Acabamos de almoçar, voltamos a Cabana pegamos nossas mochilas de ataque com os sandubas e seguimos rumo a Laguna Torres. Antes passei no Viento Oeste e aluguei um bastão de caminhada por lá (PAR$ 5 por dia – deve-se deixar um “caução” de PAR$ 55,00 – valor do novo – e ao retornar eles descontam o aluguem dos dias desse valor). O retrátil novo estava PAR$ 75,00, bem mais barato que o que meu pai e meu esposo pagaram no Brasil. Aliás a loja tem vários artigos muito baratos de trekking e roupas...

Entramos na trilha pelo 'Chalten Norte' e os primeiro 15 minutos de trilha é de cansar demais (um topo com uma ascenção considerável). A trilha é linda! Fizemos ela completa em 3 h (o mesmo tempo que indicam os folders). Gostei do nosso desempenho!

Lá na Laguna Torres estava muito vento, chuviscando e o Cerro Torre encoberto pelas nuvens. Tem alguns icebergs flutuando no lago e claro fui lá pegar um pedaço para ver e beber... Voltamos também em 3 horas, como previsto (11 km em 3 h).

Chegamos na cidade, fomos ao mercado comprar umas coisitas para o passeio de amanhã, janta e café da manhã (gastamos PAR$ 180,00). Fiz uma macarronada maravilhosa com hamburguer (carne deles é ótima). Acertei com Claudia (proprietária das Cabanas) um transfer até Hosteria El Pilar (PAR$ 40,00 por pessoa)para começarmos a trilha da Laguna de Los Tres por lá (assim pegamos só descida na volta da trilha pela Laguna Capri). Tomamos banho e fomos descansar, afinal amanhã é a trilha da Laguna de los Tres (mais puxada ainda!)

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Dia 4 - 24 dezembro – El Chalten – Laguna de los Tres

Acordamos 7:30h e pela net falamos com minha mãe desejando Feliz Natal! Arrumamos nossas coisas e pegamos o Transfer as 8:30h. Chegamos na Hosteria El Pilar as 9:00h e começamos nossa caminhada.

Passamos pelo Glaciar Piedras Blancas e ao depencar os blocos de gelo aquele “trovão” que dá chega a arrepiar a gente... Não cronometramos nossa caminhada mas chegamos ao Campamento Poicenot as 12h. Comemos alguns de nossos lanches e em seguida começamos a subida da Laguna de Los Três.

Muito vento, chuva e muitas pessoas descendo falando que tinham desistido por causa do mau tempo... Mesmo assim fomos... A subida é forte, principalmente nos último metros. Pensei que não fosse conseguir. Só ficava imaginando na hora da descida, que é o momento que eu mais tenho medo (meu joelho esquerdo fica meio “falso” e o bastão me ajuda muito). Perto do fim da trilha, começou a nevar! Muito legal, minha primeira “nevasca” na véspera de Natal!!! Quando você pensa que chegou, ainda tem mais um trecho...

Não preciso dizer que não vimos quase nada lá de cima... Apenas a Laguna de Los Tres com suas águas azuis e nadica de nada do Fitz Roy... Mas mesmo assim valeu a pena...

Voltamos e como previsto eu e meu pai sofremos muito na descida. Meu joelho me deixa insegura a descer passo a passo, então sempre nos degraus eu uso a perna direita e isso diminui o ritmo do grupo...

Chegamos ao Poicenot, comemos mais alguma coisa e saímos as 17h para retornar a El Chalten pela trilha da Laguna Capri. São 2:30h de trilha e fizemos no tempo indicado nos folders, mesmo acabadinhos!!!

Chegamos na cidade as 19:30h, pegamos uma pizza, tortas e sopas para nossa ceia de Natal!

Perrengues: Nossas botas da Bull Terrier e a Snake do meu pai não passaram no teste de impermeáveis. Nossos pés ficaram encharcados e congelados. Passei muito frio também no rosto e nas mãos (minhas luvas ficaram molhadas), até meu rosto ficou queimado. Mesmo com a capa de chuva (nossas da marca Quechua aguentaram bem, já a Nautica do meu pai rasgou inteira por causa do vento) nos molhamos muito!

 

Dica: Não subam a Laguna de Los Tres com chuva e vento, pois vocês ficarão com a sensação que se desgastaram tanto só pra ver “aquilo”, pois o tempo encoberto esconde os picos maravilhosos do paredão Fitz Roy.

 

FELIZ NATAL!

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Dia 5 - 25 dezembro – El Chalten – Glaciar Huemul

Acordamos 9h tomamos café e nos aprontamos para fazer o passeio de carro até o Lago del Desierto e Glaciar Huemul.

A estrada é a mesma que vai até a Hosteria El Pilar. São 35 km que de carro, devagarinho e parando bastante para tirar fotos, se faz em 1h. A estrada é linda, com vistas de tirar o folego do Fitz Roy. Hoje ele estava imponente e descoberto. Exuberante! Pena que não decidimos ir hoje para a Laguna de Los Tres, seria tudo tão diferente! Mas tudo bem.

Hoje, olhando melhor a situação caótica de ontem, me dei conta que a aventura desvairada me rendeu uma unha do pé direito, dois calinhos no pé esquerdo e uma dor de garganta das bravas... Estou tomando Cataflan...

Bom, começamos fazendo a trilhado Glaciar Huemul (propriedade particular e paga-se PAR$18 por pessoa). É mais ou menos 1h de trilha e a vista é maravilhosa. Valeu a pena! A Laguna Huemul é de um verde água lindo!

Voltamos e tentamos seguir de carro para a Laguna del Desierto e a 400m depois descobrimos que a laguna ficava a 12km de trilha dali e não sabíamos. Estávamos despreparados para encarar essa trilha, pois não tinhamos trazido lanches. Que pena!

Retornamos a cidade e almoçamos no El Cervejaria muito bem (espagueti, ravioli e cervejas artesanais da casa) por PAR$ 183,00. Neste bar há livros para deixarmos recados e claro que assinei com um recadinho carinhoso a cidade tão hospitaleira...

Fomos dar uma volta na cidade, mas como hoje é dia de Natal, estava quase tudo fechado. Fui ao Vento Oeste e comprei um bastão de trekking retrátil por PAR$ 70 (bem mais barato que no Brasil).

Voltamos a cabana, descansamos um pouco, tomamos um bom banho e fomos dormir...

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Dia 6 - 26 dezembro – El Chalten – Lomo del Pliegue Tumbado

Acordamos 8h, tomamos café e saímos rumo ao Lomo del Pliegue Tumbado. Fizemos a subida (e só sobe mesmo!) em 4h, mas não conseguimos chegar no mirador superior, pois estava ventando muito e começou a chover forte. Para variar o céu estava encoberto e não vimos novamente o Fitz Roy... Lá de cima você fica de cara com a Laguna Torres. Se o tempo estivesse bom a vista seria incrível! Definidamente terei que voltar aqui para ver essas montanhas com céu aberto... Descemos em 4h também.

Uma coisa que eu reparei nesses dias que passei por aqui é que todo mundo que faz as trilhas é magro e/outem um corpo atlético. Eu sou a mais gordinha que encontrei pelas trilhas... Meu IMC é 29 e acho um sacrilégio as gordinhas (e gordinhos) não encararem essas trilhas. Claro, tem que ter um preparo físico (eu faço natação 3 vezes por semana a anos...) mas dá pé pra gente sim. E olha que fizemos, por enquanto, todas as trilhas no tempo previsto nos folders... Meu pai também é gordinho (IMC 30) e tem 65 anos e tem se comportado muito bem nesses últimos dias. Tem que encarar!

Bom, desabafo feito, voltamos a cidade, pegamos o carro e fomos a Baía Túnel (de onde saem os catamarãs para o Glaciar Viedma). O Lago é bonito, mas o passeio até o porto não tem nada de mais...

Voltamos a Cabana, tomamos um banho quentinho e saímos para jantar o melhor Bife Patagônico que já comemos por aqui: no Brasita (churrasco para 3 com cerveja e refri por PAR$ 190,00. Muito bom...

Voltamos e fomos dormir... Amanhã vamos fazer o mini trekking no Glaciar Perito Moreno!

 

Dia 7 - 27 dezembro – El Calafate – Minitrekking no Perito Moreno

Acordamos 7:30h e saímos rumo a El Calafate. Chegamos as 11h e ao ir ao posto de gasolina abastecer o combustível estava em falta na cidade e em toda a Argentina. Ficamos quase 1h na fila do posto e consegui abastecer...

Pegamos os volchers para o minitrekking para as 14h e seguimos rumo ao Parque Nacional los Glaciares. A estrada é linda, com mirantes do Glaciar a cada instante.

Fizemos o minitrekking no gelo com a Hielo e Aventura.

O dia estava lindo (céu azul) e o minitrekking é ótimo, vale a pena (U$110 sem a entrada do Parque – PAR$ 75,00 e sem o transfer). A travessia do braço Rico do Lago Argentino é linda e passa do ladinho do Glaciar. Chegando na outra margem começa o trekking por terra, depois colocamos os grampones (uma ferradura para fixar-se melhor no gelo) que pesa uns 2kg cada e fomos andar no gelo... As fotos ficaram lindas e os tons de azul dos icebergs impressionam...

O passeio no gelo dura aproximadamente 1h e no final tomamos o famoso wisky com gelo do glaciar (ou água para quem desejar) e alfajores. No retorno, ao retirarmos os grampones e seguimos por outra trilha de volta ao pier onde se pega novamente o barco para voltar para a margem oposta.

Ao sair do porto seguimos rumo as passarelas e ficamos até às 20:30h observando os pedaços de gelo cairem do glaciar...

Muito lindo esse passeio, valeu a pena.

Retornamos a Hospedaje Sir Thomas, jantamos uma parrilla libre no RICK'S por PAR$ 225,00 (retiro os comentários negativos que fiz anteriormente sobre não gostar de cordeiro...) para 3 pessoas com cerveja e refri e depois fomos dormir.

 

Dia 8 - 28 dezembro – El Calafate a Puerto Natales

Acordamos 8h, tomamos café da manhã e saímos rumo a Puerto Natales. Preferimos seguir a ruta 40, depois a Ruta 5 até La Esperanza e depois pegamos novamente a Ruta 40. Tudo isso para pegar todas as estradas asfaltadas. Abastecemos em La Esperanza. Da estrada já avistamos as Torres del Paine, bem como os demais cerros que compõe o parque.

Na estrada vimos gambá, lebres, emas e raposas selvagens e tivemos que tomar certo cuidado para não atropelarmos nenhum deles... Passamos por Rio Turbio, última cidade antes da fronteira Argentina/Chile, famosa por suas minas de carvão na região. Na aduana correu tudo bem, tanto com os nossos documentos como do carro. Não demoramos muito pois não havia quase ninguém nas aduanas.

Puerto Natales é uma cidade mediana para os padrões da Patagônia. Achei as casas muito mal cuidadas e relaxadas. Custei a achar um bom Hostel e encontrei o Hostal Corrilillos para 3 pessoas por PCH$ 10.000,00 cada. Fizemos cambio com uma cotação boa e almoçamos em um restaurante familiar, a comida demorou demais mas fomos bem servidos (parrilada e merlusa por PCH$ 11.000,00 com refris).

Fomos procurar uma barraca para alugar (pois depois de ver o vento patagônico fiquei com medo de usar a nossa) e encontramos uma na Calle Arturo Prat, 499 por PCH $ 6.000,00 por dia. O rapaz que nos atendeu (Natho) foi 10 anos guia no Parque de Torres del Paine e ensinou a gente a montar a barraca (Ferrino para 3 pessoas) e nos deu ótimas dicas sobre o trekking.

Fomos ao mercado comprar algumas coisas para comer por lá, passeamos um pouco, jantamos no Maritimo (crema de mariscos,salmão e bife com cerveja e refri por PCH $ 20.500,00) ótima comida e lugar, recomendamos.

Voltamos ao Hostal e fomos dormir...

 

Dia 9 - 29 dezembro – Parque Nacional Torres Del Paine – Campamento Paine Grande

Acordamos 7h e tomamos o café da manhã no hostel Chorrillos, que por sinal é muito bom. Pagamos PCH$ 10.000,00 por pessoa e seguimos rumo ao Parque Nacional Torres del Paine, pelo caminho alternativo que Nacho indicou para gente, passando por Puerto Prat e pelas Cuevas de Milodon. Linda a estrada... Valeu a pena!

Chegamos no Parque pela Guarderia Serrano e pagamos PCH$ 15.000,00 por pessoa. A entrada fica no lado sul do Parque e fizemos o csminho para o hostel Lago Grey. Fizemos a trilha de 1h até o mirador Grey. Sinceramente, quem visita o Glaciar Perito Moreno e fica cara a cara com o paredão maravilhoso dele acha qualquer outro glaciar fraquinho... Mas o Glaciar Grey é bonitinho...

Voltamos para a estrada e seguimos até a Guarderia Pudeto onde embarcaríamos para o Campamento Paine Grande atravessando o Lago Pehoé. A estrada também é linda com vistas maravilhosas do Paine e Cuernos... Fizemos a trilha do Salto Chico e as cores dos lagos que os contém são de impressionar... A vista do Hotel Explora da estrada também é divina...

Visitamos também o Salto Grande e o tempo começou a ficar feio, com nuvens escuras baixas...

Mesmo assim pegamos o Catamarã das 18h para o campamento Paine Grande, correndo o risco de ter que armar a barraca debaixo de chuva. A travessia é tranquila e pagamos PCH$ 19.000,00 pela ida e volta de Catamarã, uma vez que decidimos ficar 2 dias no Campamento Paine Grande e voltar de Catamarã para continuar o passeio de carro até as Torres, pois meu joelho estava muito fadigado para fazer Paine Grande/Italiano/Cuernos/Chileno.

O tempo só armou temporal, mas não choveu nada... Armamos a barraca debaixo de muito vento. Pagamos PCH$ 4.000,00 por pessoa por dia para ficar nesse campamento. Ótimo campamento, com banheiros bons (mas um pouco sujos), água quente e um abrigo para cozinhar, com pia com água quente e fogão a gás para os mochileiros.

Jantamos no refúgio por PCH$ 10.000,00 por pessoa e valeu a pena, pois a comida é muito boa.

Voltamos para barraca e fomos dormir...

 

Dia 10 - 30 dezembro – Torres del Paine – Refúgio Grey

Acordamos 7h, tomamos o café que a gente trouxe com a água aquecida no fogão comunitário do abrigo, compramos pão no mercado do campamento e tomamos um café reforçado.

Começamos a trilha para o mirador Grey. A trilha é simples e com vistas para o Lago Grey a maioria do tempo. Fizemos os 11km de ida em 4,5h (1h a mais que os folders indicam). O retorno fizemos no mesmo tempo, sempre eu poupando meu joelho de maires cargas... O mirante Grey é bonito, mas como já citei não é tão exuberante quanto o Perito Moreno. Não fizemos até o Campamento Los Guardas e acredito que a vista de lá compensasse, mas realmente estávamos exaustos e encarar mais 1h de trilha até lá (que no nosso caso se transformaria em 1,5h) não agüentaríamos.

Chegamos no Campamento Paine Grande, tomamos um banho, jantamos novamente no Refúgio por PCH$ 10.000,00 por pessoa e fomos dormir...

 

Dia 11 - 31 dezembro – Campamento Chileno

Acordamos 8h, tomamos café no abrigo, desarmamos a barraca e fomos esperar o catamarã das 10h. Fizemos a travessia, pegamos o carro e seguimos rumo a Hosteria Torres. Decidimos acampar no Campamento Chileno e antes almoçamos no bar da Hosteria Torres. Pegamos sanduiche de chuirrasco e refris e pagamos horrores (PCH$ 31.000,00). Levem comida se não quiserem passar nervoso neste local...

Bom depois desse “maravilhoso” almoço começamos a subida... E que subida... Ainda mais com o peso das coisas... Fizemos Hosteria Torres até Campamento Chileno em 3h. Muito cansativo e muitas vezes até perigoso (e imaginar que pessoas fazem o trecho montados em cavalos...). Mas a vista do vale e o refúgio ao fundo é de arrepiar... Muitas mutucas e mosquitos na trilha, por causa dos cavalos...

Ventava muito quando chegamos no Campamento Chileno e por isso não reparamos no cheiro de esterco ruim no ar e a quantidade insuportável de mosquitos que se encontram por lá. A ceia de virada de ano estava PCH$ 24.000,00 por pessoa e desistimos de fazê-la (cerca de R$ 125,00)...

Armamos a barraca e fomos decansar... Pegamos no sono e acordamos só na hora da contagem regressiva da virada do ano... Nos demos Feliz Ano Novo dentro da barraca, pois meu pai tinha saído minutos antes e nos falou da quantidade de mosquitos, uma vez que o vento tinha parado...

Apesar do perrengue, foi uma virada de ano diferente!

FELIZ ANO NOVO!

 

Dia 12 - 1 janeiro – Mirador Torres

Acordamos 7:30h e fomos ao refúgio tomar nosso café da manhã. A atendente pediu nosso ticket, mas eu não havia comprado no dia anterior, pois o atendente que falou comigo não comentou nada sobre isso. Mesmo assim com uma cara de maus amigos ela nos serviu. Café mediano pelo valor PCH$ 5.500,00 com aveia com leite, café solúvel sem leite, duas fatias de pão de forma, geléia de alguma fruta não identificável, ovos mexidos e um copo de suco artificial de frutas amarelas. Comemos e saímos rumo ao Mirador Torres. Na trilha há muitas moscas, mutucas e mosquitos, acredito que estejam por lá devido aos cavalos que fazem a parte da trilha até o campamento chileno. Os mosquitos encomodam mesmo... Achei um absurdo uma trilha tão bonita aceitar cavalos “defecando” na trilha toda... E o pior lá nesse campamento, no meio do nada, há uma composteira de estercos desses animais... Preciso falar do mau cheiro que fica no ar? Meio nogento! Em nenhum relato que li na internet ou mochileiros ví algo sobre esse centro de compostagem no campamento Chileno com criadouro de moscas/mosquitos e cheiro ruim no ar. NÃO RECOMENDO O CAMPAMENTO CHILENO.

A trilha do Campamento Chileno até o Campamento Torres fizemos em 1:15h (a passo de formiga devido ao meu joelho...). E a última subida (Campamento Torres ao Mirador Torres) fizemos em 1h. Como um amigo meu do mochileiros.com disse “esse trecho é o inferno de pedras soltas!”. Todo o cuidado é pouco para não sair rolando lá de cima. Mas a vista! Vale muito a pena! É lindo!

Descemos no mesmo tempo e decidimos não ficar mais uma noite no meio daqueles insetos e cheiro insuportável. Entrei no refúgio e pedi se podiam me devolver a diária paga antecipadamente no dia anterior. Nada feito, nem em dinheiro nem em mercadoria... Bom, se eu já não tinha gostado do local antes de tudo isso, imagine agora...

Descemos até a Hosteria Torres (na descida meu joelho dói mais ainda...) pegamos o carro e seguimos rumo a Laguna Azul. Nada muito lindo, apenas a estrada repleta de Guanacos adultos e babys, que encantam...

Retornamos a Puerto Natales por Cerro Castillo, linda estrada e estão asfaltando um bom pedaço...

Chegamos em Puerto Natales, fomos devolver a barraca e não era Nacho que estava lá para recebermos. O rapaz que montou a barraca para ver se havia algum problema. Falou dos furos na lona embaixo da barraca e o convencia que elas já estavam lá quando aluguei, e ainda mostrrei outros defeitos da barraca que a gente só descobriu depois que a usou. Ele acreditou em mim e pagamos o combinado (PCH$ 24.000,00 por 4 dias).

Voltamos ao Hostal Chorrilos e havia o mesmo quarto vago e ficamos por lá. Saímos para jantar e comemos Parrilada muito boa no La Tranquera por PCH$ 28.000,00 com refris e cervejas. Muito bem servidos...

Voltamos ao hostal e fomos dormir...

 

Dia 13 - 2 janeiro – Puerto Natales a Rio Gallegos

Acordamos 8:30h tomamos café da manhã e saímos rumo ao Paso Dorotea para cruzar novamente para a Argentina. Antes fomos a beira mar e tiramos as últimas fotos de Puerto Natales e enchemos o tanque de gasolina. Havia policiais na estrada e erramos a entrada. Rodamos 4 km na Ruta errada até nos tocarmos que não era por ali. Voltamos e atravessamos a fronteira sem problema algum.

Já na Argentina seguimos rumo a Rio Gallegos para conhecer a cidade. A estrada é uma daquelas retas infinitas cheia de deserto dos dois lados da via e chega a dar sono. Quase chegando em Rio Gallegos um policial nos parou, perguntou de onde estávamos vindo e pediu apenas os meus documentos, fez umas anotações na planilha dele e deu ok para seguir...

Chegamos em Rio Gallegos as 3h da tarde e todos os restaurantes estavam fechados e a cidade estava vazia devido a “la ciesta” e o comércio também estava fechado, pois hoje é Domingo. A praia da cidade é horrível com pedras e uma orla minúscula... Encontramos um supermercado aberto e compramos alguns sanduíches e refris e paramos numa sombra para lanchar.

Procuramos um hotel e encontramos o Hotel Sehuen por PAR$ 294,00 para 3 pessoas. Ótimo hotel.

Descansamos um pouco e lá pelas 6h da tarde saímos para dar uma volta na cidade. Levamos um susto: a cidade estava cheia de gente nas praças, orlas, “praia” e havia uma forte neblina encobrindo a cidade. Demos uma volta e encontramos os “Helados Tito” muito gostoso...

Encontramos uma lanchonete e jantamos hamburguesas e milanesas com refri e cerveja por PAR$ 107,00.

Voltamos ao hotel e fomos dormir...

 

Dia 14 - 3 janeiro – Rio Gallegos a El Calafate/Ushuaia

Acordamos 8h, tomamos café da manhã e seguimos rumo a El Calafate. Estrada tranquila, travessia da aduana tranquila. Chegamos em El Calafate as 13h, almoçamos no Ricks novamente (muito boa a Parrilla deles) por PAR$ 65 por pessoa. Passeamos pela cidade, abastecemos o carro e fomos para o Aeroporto devolver o carro e pegar o voo para Ushuaia.

Tudo bem na devolução do carro, fizemos o check in e despachamos as malas. Depois de um tempo ouço me chamarem pelo microfone do aeroporto, para comparecer ao guiche da Aerolineas Argentinas. Chegando lá pediram para eu tirar da mala o gás que meu marido tinha colocado lá. Saímos do Brasil com ele nas malas, embarcamos em Buenos Aires e ninguém chiou... Tirei o gás da mala e dei para o Thiago (nosso amigo atendente da AVIS que já tinha levado o que sobrou de comida das Torres). Ele ficou muito feliz...

O voo saiu com 1h de atraso e chegamos em Ushuaia as 20:30h, debaixo de chuva. Pegamos um taxi até a Posada del Michay por PAR$ 24,00. Saímos para jantar no Andinos, ravioli ao molho rose e talharim de espinafre a bolonhesa com refris e cervejas por PAR$ 163,00. Voltamos a pousada e fomos dormir...

 

Dia 15 - 4 janeiro – Ushuaia - Parque Nacional Tierra Del Fuego – Sandero Costanera e Bahia Lapataia

A Posada del Michay é boa, camas boas, roupas de cama e banho boas, café da manhã bom, apenas a localização é ruim. Fica a 7 quadras da Calle San Martim morro abaixo e o problema é voltar subindo o morro. As casas visinhas que compõe a rua também não são das mais amistosas. Parece uma vila de um bairrão de SP... Mas tranquilo...

Acordamos as 8h, tomamos um bom café da manhã e seguimos para a esquina da Calle Maipu com Fadul, no terminal de vans que fazem diversos passeios pela cidade.

Antes passamos em um kiosco e compramos sanduiches e guloseimas para o dia de hoje.

No terminal compramos pela Don Aleixo e passagens ida e volta para o Parque Terra del Fuego por PAR$ 70,00 por pessoa..

Na entrada do parque tem que pagar mais PAR$ 65,00 e lá recebemos um mapa com as principais trilhas do parque.

Decidimos fazer a Senda Costanera e de lá até a Bahia Lapataia. Foram 4,5h de caminhada e de paisagens maravilhosas.

As 17h a van veio nos buscar e retornamos a cidade.

Jantamos no La Estancia, lomo grile, lomo a la estancia e pollo a la estancia. Ótimas pedidas, os pratos com “a la estancia” vem com verduras cozidas num molho divino. O jantar completo com as bebidas deu PAR$ 298,00, mas valeu a pena...

Voltamos a pousada, tomamos banho e fomos dormir...

 

Dia 16 – 5 janeiro – Ushuaia - Passeio Catamarã Isla del Lobos, Farol Fim do Mundo e Pinguinera

Acordamos 7:30h, tomamos o super café e fomos ao Porto pegar nosso barco para o passeio a Isla dos Lobos, Faro e Pinguinera (pagamos PAR$ 235,00 por pessoa, pela Rumbo Sur - boa agência). Chegando no Porto, deve-se pagar a taxa de embarque de PAR$ 7,00. Nosso catamarã era o mais lindo que estava aportado. As 9h a embarcação saiu.

Primeiro passamos pela Isla dos Lobos... Que fedor! Hehehehehe... Os lobos marinhos e focas são muito lindos... Eu fiquei encantada com um baby lobo marinho tentando subir as pedras...

Seguimos rumo ao Farol do fim do mundo “Faro”. As rochas tem uma coloração muito diferente daquelas encontradas no litoral brasileiro... As fotos ficam lindas com esses tons diversos de rochas...

Mais adiante chegamos na Pinguinera. Pensei que fossemos descer do catamarã, mas não. Ficamos do barco, que se aproximou muito da praia, tirando fotos. Depois fui descobrir que o passeio que faz a descida é outro, muito mais caro... Mas mesmo assim valeu muito a pena.

Fomos até a Estancia Haberton (alguns passageiros desembarcaram e fizeram o retorno por terra) e nós retornamos ao Porto de Ushuaia. Chegamos as 16h.

Passeamos um pouco pela orla, tiramos mais algumas fotos e fomos jantar.

Jantamos novamente no La Estancia, mas agora Ternedor Libre... Comi demais por PAR$85,00. Vale a pena, pois você pode repetir o quanto quiser e pegar todos os tipos de carnes disponíveis na churrasqueira. Sem contar dos pratos frios e quentes com frutos do mar...

Voltamos a pousada e fomos dormir...

 

Dia 17 - 6 janeiro – Ushuaia - Glaciar Martial

Acordamos as 9h, tomamos café e fomos a San Martin trocar mais alguns dólares na Taller (aqui o Real vale PAR$ 2,10, melhor cotação de toda a viagem, mas meus reais já tinham acabado...).

Pegamos um taxi para nos levar até o Glaciar Martial por PAR$ 26,00 (só ida). Lá pagamos PAR$ 68,00 para subir na Aerosilla (teleférico), mas não é necessário, dá para subir tranquilamente a pé. Lá em cima há algumas trilhas para se fazer e nós fizemos a do mirador Glaciar Martial, nível difícil, mas não tão dificil quanto Laguna de Los Tres (El Chalten) e Mirador Torres (Torres del Paine) hehehehehe...

A vista da cidade de Ushuaia lá de cima é bonita e o Glaciar é pequeno, mas haviam vários brasileiros fazendo sky bunda na neve e se molhando todo... Rimos demais com um grupo que até a velhinha desceu de bundão pela neve...

Descemos o morro pegamos um taxi para retornar a cidade (deve-se pedir na cafeteria para chamar um taxi) e pagamos PAR$ 25,00 para voltar. Todos os taxistas muito simpáticos e baratos.

Na cidade fomos ao Museu do Presídio. Gente, se arrependimento matasse eu estava morta agora. Paga-se PAR$ 60,00 para entrar e desculpe aqueles que foram e gostaram, mas foi o dinheiro mais mal gasto de toda a viagem...

Jantamos nos Andinos, frango, lomo e cordeiro, com refris e cervejas por PAR$ 295,00.

Voltamos a pousada e fomos dormir...

 

Dia 18 - 7 janeiro – Ushuaia – Lago Escondido e Fagnano

Acordamos 8:30h, tomamos café e seguimos para a agência Rumbo Sur para o nosso passeio ao Lago Escondido e Fagnano (por PAR$ 200,00 por pessoa, sem almoço). Adorei a guia Laura que nos acompanhou. Explicou basicamente tudo sobre Ushuaia, as tribos pioneiras da região, algumas culturas e costumes da cidade, como a cidade cresceu e cresce, como é morar no fim do mundo... Amei! Sabe, o passeio valeu mais por causa da guia que pelos passeio em si, já que estava chovendo e muito frio nas paradas de fotos... Primeira parada foi nas Turfas (com uma explicação se sua formação ótima), segunda parada no Lago Escondido, terceira parada na Estancia Terra Major (onde na volta almoçaríamos – PAR$ 84,00 Cordeiro ou Truta e quarta e última parada orla norte do Lago Fagnano (com uma explicação ótima sobre a sua formação e a formação de toda a Cordilheira dos Andes que já tive em toda a minha vida...). No retorno, paramos para almoçar (como tínhamos levado lanches, apenas lanchamos e tomamos um ótimo chocolate quente) e no mesmo local visitamos o canil de Huskys e mestiços que a Estância cria para competições de corrida na neve e passeios de trenó na temporada de inverno. Como todos estavam almoçando e nós éramos os únicos visitando o canil, o rapaz que cuida dos cães nos explicou tudinho sobre o esporte, a criação, a liderança e as recrias dos animais... Fiquei impressionada!

Retornamos a cidade as 16h e agradeci demais a guia Laura (meu pai ganhou até um beijinho dela, hehehehehehe). Como é legal a gente fazer aquilo que gosta, né? Ela faz com amor e faz muito bem... (ela tem uma pasta de fotos de todos os pontos turísticos e mapas em espanhol e inglês e deixa a disposição dos turistas para consultar e ainda leva livros com gravuras para mostrar a todos daonde ela tirou tal informação...)

Na cidade, demos mais uma voltinha e fizemos mais algumas comprinhas (roupas e tenis por aqui é muito barata, mas eletrônicos não!).

Jantamos numa cafeteria e restaurante do Hotel (esqueci o nome) frango, raviolli de centolla e espagueti, com refris e cervejas por PAR$ 273,00.

Voltamos a pousada, pegamos nossas bagagens e fomos de taxi ao aeroporto (PAR$ 27,00) e fizemos o chek in para Buenos Aires. As bagagens seguiram direto pra SP (e o medo que elas se estraviassem... mas deu tudo certo!) . O voo atrasou um pouco mas chegamos bem em Buenos Aires as 2h da manhã do dia 8 de janeiro.

Dormimos no aeroporto e as 7h nosso voo para Guarulhos saiu e chegamos em SP ao meio dia...

Peguei o carro (BR Express – onde sempre deixo o carro (pagamos R$ 280,00 os 18 dias)). Dirigi direto para Iguape e finalmente cheguei em casa as 16h.

 

A viagem em números

Em linhas gerais a viagem foi ótima. Pelas minhas contas andamos 134km a pé se somadas todas as trilhas que fizemos. Pensei que tinha emagrecido nessa 'andada', mas cheguei até engordar 1 kg (segundo meu professor de natação foi perda de gordura e ganho de massa muscular... Mas pra mim vale o n° que registra na balança... hehehehehe).

Sobre os gastos, esqueci de marcar quanto gastamos de gasolina... Rodamos com o carro 2400km em 12 dias (200km por dia). As refeições e pousadas postei os gastos dia-a-dia no relato. Levei U$ 1500,00 mais R$ 600,00 e voltei com U$ 200,00e R$ 200,00. No cartã de crédito gastei U$ 150,00 com combustível.

Foram mais de 4.000 fotos tiradas e alguns vídeos, já selecionados os melhores, somando um total de 14,7GB, que agora serão editados aos poucos e apresentados no blog no decorrer do ano...

Obrigada aos amigos que acompanharam a nossa Expedição 'ao vivo' e as dúvidas que porventura aparecerem podem entrar em contato comigo que procurarei ajudá-los.

Agora trabalhar mais 11 meses e preparar a próxima aventura para a América do Sul em janeiro de 2012: Peru

Bjs e Boas Viagens!

 

Carla Nogueira

http://www.expedicaoandnadoporai.blogspot.com

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  • Membros

Oi Carlaaaaaaaa!!!!!!!!!!!! ::otemo::

 

Vc acha que em El Calafate dá pra fazer os passeios de Upsala e Perito Moreno no mesmo dia ?

Eu li que vc fez o passeio do Perito moreno a tarde 14h..

 

Os grampões para andar no glaciar perito moreno são fornecidos pelo passseio ou vc teve que alugar ?

 

bjs

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  • Membros de Honra

Olá Sheiter!

Fique a vontade pra perguntar.

O minitrekking no Glaciar Perito Moreno é um passeio de dia inteiro. Eu comecei as 14h pois combinei com a gencia que eu iria com meu carro para o Parque... Mas se você for com eles desde El Calafate o ônibus sai as 10:30h se eu não me engano. Então não dá pra fazer Upsala e Perito Moreno no mesmo dia... Não fiz o Upsala, mas a sensação que tive que depois de ver e sentir o Perito Moreno vc vai achar qualquer outro Glaciar feinho... hehehehehe

Ai que vontade de voltar pra lá...

Bjs e Boas Viagens!

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  • Membros de Honra

Carla,

 

Parabéns pela trip e pelo relato, esta nota 10. Só esta faltando as fotos.

 

Somente um "problema" você deve ter postado ele por engano em "Roteiros de Viagens" ao invés de postar em "Relatos de Viagens"

 

Não sei se você consegue fazer a troca de Fórum, se não conseguir manda um email para o Silnei que ele faz isso.

 

Maria Emilia

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  • Membros

Oi Carlaaaaaa!!!!!! ::Cold::

 

Valeu pela resposta ::otemo::

Vc só esqueceu ::putz:: de responder se os grampões são fornecidos pelo passeio a perito moreno ou se vc teve que alugar ?

 

E o cambio no Chile vc pode me dizer quanto tava ?

 

Eu ainda vou ter mts duvidas e vou te perguntar bastante ::lol4::

 

bjs

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  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra

Oi Bill2008!

Tranquilíssimo atravessar a fronteira com carro alugado. As únicas dicas que te dou é avisar a locadora os dias que vc pretende ficar no Chile e pagar mais PAR$ 200,00 para eles te darem os documentos para a travessia, um papel que eles carimbam nas aduanas legalizando a entrada e saída do carro nos países. Aluguei carro também no ano passado em Bariloche e fiz a travessia por 4 pasos diferentes entre Chile/Argentina e também foi tudo tranquilo. Lembre de não entrar no Chile com frutas e carnes pois não pode!

De carro 2 dias no Parque TDP aconselho no 1° dia vc deixar o carro no estacionamento do cais para saída a Paine Grande, fazer o Valle del Frances e dormir no Refúgio Paine Grande e no dia seguinte ir com o carro até a Hosteria Torres, deixá-lo es estacionamento do hotel e segui rumo ao mirador Torres e voltar. Você fará 2 pernas do famoso "W" mais lindas!

Qualquer dúvida estarei por aqui...

Bjs e Boas Viagens!

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