Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Só eu, ainda persisto no plano de uma longa viagem?(ano sabático)

Postado
  • Membros

Kd o pessoal que ainda tem o sonho de uma volta ou quase volta ao mundo?

Alguem ai com planos pra ano que vem?

Featured Replies

Postado
  • Membros
14 horas atrás, Alan Rafael Kinder disse:

Naturalmente, teu argumento é válido.

Entretanto, sinto que está havendo uma polarização ao que tange a questão da pandemia - e digo isso sem minimizar a questão.
Não é preciso ser técnico de qualquer área para perceber que não se pode apenas agir em uma única frente.
Meu ponto é que pouco adianta vencer a pandemia, se isso resultar em um revés tão forte em todas as demais áreas que também são prioritárias.

Me admira que o corpo técnico de um governo seja incapaz de elaborar um plano de contingência realmente eficiente, respeitando às necessidades de cada setor, em busca de uma solução para o problema.
Até aceitei nos primeiros meses, dada a situação ter nos surpreendido, que todos, inclusive o próprio governo, ter sido pego desprevenido, não soubesse exatamente como agir - mas aqui também faço um adendo, vergonha de um governo sem planos pré estabelecidos para situações anormais, e tão quanto, cadê a inteligência de um país que é incapaz de monitorar esse tipo de evento? Num mundo globalizado é o mínimo esperado.

Eu acho que deve-se haver um incentivo ao turismo, mesmo agora, todavia buscando meios de mitigar os impactos decorrentes da pandemia. O que eu não concordo é apenas bloquear as coisas e nem tentar encontrar alternativas que sejam viáveis para todos - sim, nem tentar, porque é o que está havendo.

E por fim, só para exemplificar parte do meu argumento: no ano passado, aqui no Brasil os esportes recreativos coletivos estavam proibidos, exceto o futebol. Eu jogo vôlei de forma amadora, desde os meus 14 anos, e é uma atividade fundamental para minha saúde. Tudo proibido, mas futebol não... na época eu fiz uma denúncia ao ministério público qual apenas 'disse que não era com eles'. Provoquei o governo municipal da forma que pude para que tentassem questionar esse absurdo, mas apenas alegavam que 'a lei vem de cima'.
Esse ano apenas mudaram as estúpidas e mal pensadas regras de combate a pandemia e, pasmem, podemos jogar nosso vôlei novamente (observe que enquanto isso o futebol rolava solto).

Mas enfim - esse é um resumo da minha opinião - qual certamente muitos vão discordar, mas que faz parte do diálogo.

Cara, não discordo.

Porem não estou a falar aqui de açoes governamentais (que voce tem todo meu respeito e concordância pelas colocações que fez). Estou a falar da consciência de cada um de nos sobre como nossos atos podem contribuir para a melhoria ou a piora do cenário pandêmico mundial. E tratando-se de turismo, o deslocamento entre diferentes regiões, abre uma porta enorme para a recombinação genética do vírus e a transmissão de variedades de um lugar para outro.

É um realidade que esta longe do Brasil principalmente, respeitar regras. É algo meio complicado no Brasil. Então, ainda que existissem protocolos nacionais eficazes... "O povo" respeitar é o mais difícil. Isso se aplica em maior ou menor grau ao primeiro mundo também, sem essa de complexo tupiniquim de que tudo aqui é pior. Embora o comportamento do brasileiro tenha sido deplorável.

Seria o óbvio enxergar que não é "simplesmente fechar tudo". O que precisa saber é se existem alternativas ao fechamento para todos setores de atividade. Precisaria de um planejamento bem definido e políticas publicas para subsidiar custos dos diversos setores de atividade. A questão é que nem todos os países tem essa grana para segurar a onda enquanto determinados setores estiverem sem funcionar.

Além do que existem setores para os quais não existe alternativa: Bandas de musica - Vai trazer uma banda para tocar para 200 pessoas? Teria aceitação se assistir um show num drive in dentro de um carro? Infelizmente, para muitos setores, a melhor solução seria o controle mais rápido da pandemia. Ao invés deste setores ficarem no recorrente processo de abre e fecha, restringe horários, etc...

De repente abrem-se os bares e restaurantes. Vira farra! Como virou no Leblon, na Villa Madelena, No Rio vermelho, na Praia do Rosa. Os casos explodem e fecha-se ou restringe-se tudo novamente. Até quando voce acha que esse ciclo é suportável economicamente por uma empresa? Porque sem a vacinação em massa esse ciclo vai ser eterno... Em que pese, meu caro, o fato de que ocorrendo num desse ciclos de alta de contagio uma mutação favorável ao Vírus, todo esse esforço da vacinação pode passar a ser ineficaz.

Resumindo, "a batata" também esta em nossa mão.

Volto a fazer uma provocação aqui. O termo "mochileiro" esta associado a um série de valores intrínsecos a um determinado estilo de vida. Creio eu que a sustentabilidade do meio ambiente (O que inclui a sociedade humana) é pilar ideológico básico para alguém que diz mochileiro. Volto a perguntar, no atual momento é sustentável a atividade de turismo??

A minha resposta é não!

Postado
  • Colaboradores
Em 16/07/2021 em 23:59, Rafael_Salvador disse:

Cara, não discordo.

Porem não estou a falar aqui de açoes governamentais (que voce tem todo meu respeito e concordância pelas colocações que fez). Estou a falar da consciência de cada um de nos sobre como nossos atos podem contribuir para a melhoria ou a piora do cenário pandêmico mundial. E tratando-se de turismo, o deslocamento entre diferentes regiões, abre uma porta enorme para a recombinação genética do vírus e a transmissão de variedades de um lugar para outro.

É um realidade que esta longe do Brasil principalmente, respeitar regras. É algo meio complicado no Brasil. Então, ainda que existissem protocolos nacionais eficazes... "O povo" respeitar é o mais difícil. Isso se aplica em maior ou menor grau ao primeiro mundo também, sem essa de complexo tupiniquim de que tudo aqui é pior. Embora o comportamento do brasileiro tenha sido deplorável.

Seria o óbvio enxergar que não é "simplesmente fechar tudo". O que precisa saber é se existem alternativas ao fechamento para todos setores de atividade. Precisaria de um planejamento bem definido e políticas publicas para subsidiar custos dos diversos setores de atividade. A questão é que nem todos os países tem essa grana para segurar a onda enquanto determinados setores estiverem sem funcionar.

Além do que existem setores para os quais não existe alternativa: Bandas de musica - Vai trazer uma banda para tocar para 200 pessoas? Teria aceitação se assistir um show num drive in dentro de um carro? Infelizmente, para muitos setores, a melhor solução seria o controle mais rápido da pandemia. Ao invés deste setores ficarem no recorrente processo de abre e fecha, restringe horários, etc...

De repente abrem-se os bares e restaurantes. Vira farra! Como virou no Leblon, na Villa Madelena, No Rio vermelho, na Praia do Rosa. Os casos explodem e fecha-se ou restringe-se tudo novamente. Até quando voce acha que esse ciclo é suportável economicamente por uma empresa? Porque sem a vacinação em massa esse ciclo vai ser eterno... Em que pese, meu caro, o fato de que ocorrendo num desse ciclos de alta de contagio uma mutação favorável ao Vírus, todo esse esforço da vacinação pode passar a ser ineficaz.

Resumindo, "a batata" também esta em nossa mão.

Volto a fazer uma provocação aqui. O termo "mochileiro" esta associado a um série de valores intrínsecos a um determinado estilo de vida. Creio eu que a sustentabilidade do meio ambiente (O que inclui a sociedade humana) é pilar ideológico básico para alguém que diz mochileiro. Volto a perguntar, no atual momento é sustentável a atividade de turismo??

A minha resposta é não!

Excelentes palavras @Rafael_Salvador, e de fato eu acabei me perdendo, tentei justificar minha linha de pensamento e nem respondi sua questão.

Pois vamos lá, eu acho que é possível manter o turismo funcionando (e para apresentar essa resposta, eu me uso de exemplo como turista - qual pode ou não ser igual aos demais perfis).
Acredito que de forma ordenada, com regulamentos razoáveis e não mercenários (ao que tange os valores praticados de exames, etc.) seria possível manter a maior parte das atividades turísticas sem que isso acabasse gerando uma possibilidade de intensificar a situação da pandemia.

Quando escrevo isso, eu tenho em mente a situação real qual vivemos nesse momento - isto é, por exemplo, acesso irrestrito a supermercados, escolas com as atividades presenciais retomadas, etc. A lista de cenários que não produzem um efeito restritivo no caso da pandemia é enorme, todavia são essenciais, e dessa forma permitidas.

Também existe o aspecto humano incluso - eu acredito que as pessoas não são capazes, em sua grande maioria, de suportar períodos de restrição prolongados, e mesmo os que se preocupam acabam 'aliviando', não tomando mais todas as precauções necessárias.

Eu não desejo me prolongar aqui, mas acho que deu pra acompanhar meu raciocínio - novamente, compete ao governo buscar meios reais de solucionar a questão considerando todos esses aspectos (inclusive humano).

E por fim, quanto a responsabilidade intrínseca do mochileiro, de buscar um meio de vida sustentável, eu qual me considero de certa forma um destes, reforço minha posição - de que é possível manter o turismo, contanto que existam regras que visem o controle da pandemia - pois quando falamos de 'sustentável', ao meu ver, significa que deve ser mantido buscando não causar impactos adversos (sejam eles quais forem) - mas ressalto, deve ser mantido.

• 1 mês depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Em 15/09/2021 em 10:37, CamilaAnacleto disse:

Euuuu tenho interesse  🙋‍♀️ 

Ola,,,e tem ja algum roteiro, datas ou planejamento real?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.