Ir para conteúdo

Me ajudem, por favor! Primeira viagem Europa


michellep

Posts Recomendados

  • Membros
Em 23/01/2022 em 19:10, Davi Leichsenring disse:

Meio difícil dizer para quais cidades visitar, pois cada pessoa tem um gosto diferente. Berlim, por exemplo, eu particulamente não gosto e não recomendaria na primeira viagem, mas tem gente que passaria 1 mês lá se pudesse. 

Em 2 semanas dá para visitar umas 3-4 cidades. O que prefere mais, locais históricos, vida noturna, museus, natureza, etc.?

Obrigada por responder, Davi. Quero conhecer mais a arquitetura diferente do Brasil, locais com paisagens bonitas, mas não curto museu. Curto uma vida noturna também. Queria conhecer cidades aconchegantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 25/01/2022 em 09:31, lobo_solitário disse:

@michellep Você já comprou sua passagem ou ainda não? Se ainda nao tiver comprado, como voce pretende ir e voltar? Chegando na Europa por um aeroporto e voltando para o Brasil pelo mesmo ou pretende chegar numa cidade e voltar para o Brasil por outra? Se ainda nao tiver comprado sua passagem analise essa possibilidade, talvez possa sair um pouco mais cara porem pode compensar pelo fato de voce nao ter que perder tempo e dinheiro voltando para o destino de origem.

Dizer quais cidades voce poderia ir é complicado, cada pessoa tem seus gostos e particularidades. O melhor a se fazer é voce identificar quais lugares ti chamam a atenção, ver o que tem pra fazer em cada lugar e com isso voce tem noçao do tempo necessário para ficar em cada cidade. 
Lembre-se de considerar o tempo perdido nos deslocamentos, ou seja, voce nao vai de uma cidade pra outra num piscar de olhos.

Tente nao entupir seu roteiro de cidades pois fazer uma viagem correndo não presta pois voce nao aproveita nada de lugar nenhum. A melhor coisa que tem é voce sair pra bater perna sem pressa, se perder nas cidades e ir encontrando coisas que voce nem imaginava. Viajar correndo vc acaba ficando naquela pressao de fazer tudo nas pressas pra dar tempo de cumprir seu roteiro, sem falar que caso aconteça algum imprevisto seu roteiro pra frente pode ficar todo comprometido.

Muito obrigada por tentar me ajudar! Estou pesquisando, mas é tão difícil definir um roteiro sem saber como é lá do outro lado. Por isso pedi ajuda pro pessoal aqui...vi que tem várias pessoas aqui que conhecem bem e que sempre são prestativas em responder.

Se você tiver algum roteiro que tenha feito e tenha gostado, será de grande valia pra mim.

Obrigada

Pretendo chegar por uma cidade e voltar por outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 25/01/2022 em 17:04, Rafael_Salvador disse:

Se Praga é sua prioridade deve se organizar nesse eixo... Budapeste é muito legal e barata. Tem Bratislava, Cracovia, Viena (que é o hub aereo da região, pois não tem muita oferta de trem na região). Alemanha, Polonia.... Vai de gosto. Veja algumas cidades bem caracteristicas e fora da rota comum: Dresden, Gdansk, Hallstatt, Inssbruck... resta ver para que lado vai, não da para ir de norte a sul em 13dd

Da para fazer o obvio tambem: Praga > brun > Viena > Bratislava > Budapest... Pode subir via Dresden até Berlin.... Pode seguir via Austria ate Munique (Que recomendo infinitamente mais que Berlin)... Ver para crer!

Rafael, muuuito obrigada por me repsonder. Pesquisei de forma breve todas as cidades que falou. Brno, Viena, Budapeste, Dresden, Praga, Hallstatt e Asterdan eu gostei. Bratislava, Varsovia, Gdansk e Franffurt não curti muito. Agora é dar prioridade né e ver como consigo interligá-las de uma forma legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 24/01/2022 em 11:11, pmichelazzo disse:

Não existe como não assinar embaixo. É pouca informação para muita opção, principalmente na Europa.

Olá Michelazzo, obrigada por responder. Eu realmente estou perdida, e por isso resolvi pedir ajuda para vocês que são experientes.

Na minha primeira viagem pra lá, realmente queria conhecer uma nova cultura, paisagens bonitas, diferentes daqui, prédios, mercados.... gosto de sair a noite também, mas minha prioridade é o dia.

resolvi escolher o leste europeu porque vi alguns sites falando que é mais barato, então esta seria minha opção no momento.

Caso você tenha alguma indição pra mim, já te agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Baseado no tipo de arquitetura e região, eu recomendaria as cidades de Berlin, Praga, Krakovia, Varsovia, Viena (e dá pra aproveitar meio dia em Bratislava, 1h de trem de Viena),  Salzburg, Budapeste e Munique.

Mas não dá para fazer tudo isso em duas semanas, coloquei as cidades na mesma região para facilitar a locomoção, daí vê as quais lhe interessam mais.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
1 hora atrás, michellep disse:

Olá Michelazzo, obrigada por responder. Eu realmente estou perdida, e por isso resolvi pedir ajuda para vocês que são experientes.

Na minha primeira viagem pra lá, realmente queria conhecer uma nova cultura, paisagens bonitas, diferentes daqui, prédios, mercados.... gosto de sair a noite também, mas minha prioridade é o dia.

resolvi escolher o leste europeu porque vi alguns sites falando que é mais barato, então esta seria minha opção no momento.

Caso você tenha alguma indição pra mim, já te agradeço.

Agora ficou mais fácil de ajudar ;)

Pegando seu post inicial, onde escreve: "Vi alguns sites falando para chegar em Bruxelas, passar em Amsterdam, Berlim e seguir para Praga." e juntando com o que disse acima, (além do  que já disseram), teço meus comentários:

O leste europeu "pode" ser mais barato, mas não é regra. Fui à Rússia e achei-a cara pois esperava valores mais em conta e me deparei com pouca diferença com o oeste da Europa. Também estive há pouco na Letônia e o custo é comparável, por exemplo, com Bruxelas. O que é mais barato que a média Européia continental: Hungria, Romênia, Bulgária (ridiculamente barata), Ucrânia (mas não é indicado aparecer por lá por enquanto), Turquia (vamos contar como Europa, ok :) ), Grécia, e toda a região do Adriático. Itália também pode entrar na conta, se levarmos em consideração principalmente o sul do país (que sempre foi fodido e, por isso, barato).

Então, se o principal ponto é custo, estes são os destinos. Dentre eles, indicaria, além dos que aqui já dito e dentro do que deseja, Budapeste, Sofia, Zagreb, Atenas, toda a ilha da Sicília, Timisoara, Varna e Drubrovnik.

Sobre o que viu em alguns sites: chegar em Bruxelas é fora de cogitação. A passagem para Bruxelas é muito mais cara que para qualquer buraco e pouco terá para ver/fazer, exceto se ama os Smurfs ou se é tarada por cerveja. A cidade é de uma "burrocracia" sem igual (aliás, como todo o país), complexa, "pequena" e não encontra-se grandes atrativos. A noite está aquém do que deveria ser para uma cidade que possui metade de sua população residente não-belga mas, por obra do acaso ou das cervejas, não é assim. Existe "rock"? Sim, existe. Mas nada comparável com Amsterdam ou Berlim.

Bruges poderia ser uma opção: cidade há 40 minutos de trem de Bruxelas e linda, maravilhosa. Mas é algo para fazer um bate-e-volta e resolvida a pendenga. Então, não sei se vale a pena vir para cá (moro em Bruxelas e por isso desço o cacete na cidade com propriedade) só para ir à Bruges, EXCETO, se entrar na Europa por Paris. Você poderia chegar em Paris (Paris é Paris, né), ver o que tem que ver por lá e depois pegar um trem de 10 euros para Bruxelas, que fica no meio do caminho para Amsterdam.

Amsterdam... sou suspeito para falar. Amo a cidade e ainda me arrependo de ter trocado-a por Bruxelas :)
De tudo o que disse, Amsterdam oferece 99%, exceto pelos mercados que está muito longe de ser um Night Bazaar de Istambul (mas vc encontra AJ em toda esquina). O que poderia chamar de centro velho de Amsterdam é muito bonito, os canais, os prédios
. Pouco verá de nova arquitetura no centro de Amsterdam (exceto do outro lado do Ij) e tudo está muito bem conservado. Já a noite é realmente boa. Prepare-se para muito cheiro de maconha (durante o dia também), muito álcool e muita balada. IMHO a noite de Amsterdam só perde para Berlim.

Berlim empata com Amsterdam, exceto pela noite que é muito melhor, IMHO. O "problema" de Berlim é que não existe voo direto e, por isso, já que vai ter que parar em algum lugar, poderia deixá-la para o "meio do caminho" indo para o leste da Europa (por exemplo, trem de Amsterdam para Colônia, pára em Colônia, zanza, vai para Berlim). Em Berlim você tem muita coisa para fazer durante o dia (mesmo fora dos museus) e encontra alguns mercados legais (os do leste europeu são mais interessantes). Porém, na noite é que o bicho pega. Desde baladinha sem noção para pseudo-emo até as coisas mais bizarras e bestiais que possam passar em sua mente, encontrará na noite de Berlim. Se existe gente que gosta de uma noite, é o berlinense.

Mas aí entra algo que não comentaram mas que não posso deixar passar em branco: Itália e Istambul.

A Itália... bem, é a Itália. É a zona Brasileira "Made in EU". Eu acredito que você ficaria muito feliz em conhecer a Itália. Paisagens de tirar o fôlego, gente bacana, custo baixo, cultura diferente (ok, próximo a nós mas é diferente) e boas noitadas. De norte a sul, encontrará muita coisa para ver, ouvir, sentir. A cada vez que vou à Itália, sempre acho alguma coisa diferente e sempre me surpreendo.

Istambul é muito, mas muito legal. Não conheço a "noite" de Istambul mas, pelo que vejo durante o dia, devem tocar o terror pesado :) Se quer muita coisa diferente mesmo, é uma ótima opção, principalmente porque poderia comprar uma passagem para algum lugar da Europa pela Turkish e fazer um stop-over na cidade, sem custo (infos aqui). Essa é uma das cidades que, quando preciso eliminar o chorume europeu ou preciso recarregar as baterias com algo diferente, sempre procuro. Muita história, muito barata, muita comida boa, gente muito bacana e cultura bem diferente. Vale a pena pensar nesta opção.

É isso. Espero que as dicas lhe ajudem na decisão. Precisando, volta que ajudamos.

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1 hora atrás, pmichelazzo disse:

Agora ficou mais fácil de ajudar ;)

Pegando seu post inicial, onde escreve: "Vi alguns sites falando para chegar em Bruxelas, passar em Amsterdam, Berlim e seguir para Praga." e juntando com o que disse acima, (além do  que já disseram), teço meus comentários:

O leste europeu "pode" ser mais barato, mas não é regra. Fui à Rússia e achei-a cara pois esperava valores mais em conta e me deparei com pouca diferença com o oeste da Europa. Também estive há pouco na Letônia e o custo é comparável, por exemplo, com Bruxelas. O que é mais barato que a média Européia continental: Hungria, Romênia, Bulgária (ridiculamente barata), Ucrânia (mas não é indicado aparecer por lá por enquanto), Turquia (vamos contar como Europa, ok :) ), Grécia, e toda a região do Adriático. Itália também pode entrar na conta, se levarmos em consideração principalmente o sul do país (que sempre foi fodido e, por isso, barato).

Então, se o principal ponto é custo, estes são os destinos. Dentre eles, indicaria, além dos que aqui já dito e dentro do que deseja, Budapeste, Sofia, Zagreb, Atenas, toda a ilha da Sicília, Timisoara, Varna e Drubrovnik.

Sobre o que viu em alguns sites: chegar em Bruxelas é fora de cogitação. A passagem para Bruxelas é muito mais cara que para qualquer buraco e pouco terá para ver/fazer, exceto se ama os Smurfs ou se é tarada por cerveja. A cidade é de uma "burrocracia" sem igual (aliás, como todo o país), complexa, "pequena" e não encontra-se grandes atrativos. A noite está aquém do que deveria ser para uma cidade que possui metade de sua população residente não-belga mas, por obra do acaso ou das cervejas, não é assim. Existe "rock"? Sim, existe. Mas nada comparável com Amsterdam ou Berlim.

Bruges poderia ser uma opção: cidade há 40 minutos de trem de Bruxelas e linda, maravilhosa. Mas é algo para fazer um bate-e-volta e resolvida a pendenga. Então, não sei se vale a pena vir para cá (moro em Bruxelas e por isso desço o cacete na cidade com propriedade) só para ir à Bruges, EXCETO, se entrar na Europa por Paris. Você poderia chegar em Paris (Paris é Paris, né), ver o que tem que ver por lá e depois pegar um trem de 10 euros para Bruxelas, que fica no meio do caminho para Amsterdam.

Amsterdam... sou suspeito para falar. Amo a cidade e ainda me arrependo de ter trocado-a por Bruxelas :)
De tudo o que disse, Amsterdam oferece 99%, exceto pelos mercados que está muito longe de ser um Night Bazaar de Istambul (mas vc encontra AJ em toda esquina). O que poderia chamar de centro velho de Amsterdam é muito bonito, os canais, os prédios
. Pouco verá de nova arquitetura no centro de Amsterdam (exceto do outro lado do Ij) e tudo está muito bem conservado. Já a noite é realmente boa. Prepare-se para muito cheiro de maconha (durante o dia também), muito álcool e muita balada. IMHO a noite de Amsterdam só perde para Berlim.

Berlim empata com Amsterdam, exceto pela noite que é muito melhor, IMHO. O "problema" de Berlim é que não existe voo direto e, por isso, já que vai ter que parar em algum lugar, poderia deixá-la para o "meio do caminho" indo para o leste da Europa (por exemplo, trem de Amsterdam para Colônia, pára em Colônia, zanza, vai para Berlim). Em Berlim você tem muita coisa para fazer durante o dia (mesmo fora dos museus) e encontra alguns mercados legais (os do leste europeu são mais interessantes). Porém, na noite é que o bicho pega. Desde baladinha sem noção para pseudo-emo até as coisas mais bizarras e bestiais que possam passar em sua mente, encontrará na noite de Berlim. Se existe gente que gosta de uma noite, é o berlinense.

Mas aí entra algo que não comentaram mas que não posso deixar passar em branco: Itália e Istambul.

A Itália... bem, é a Itália. É a zona Brasileira "Made in EU". Eu acredito que você ficaria muito feliz em conhecer a Itália. Paisagens de tirar o fôlego, gente bacana, custo baixo, cultura diferente (ok, próximo a nós mas é diferente) e boas noitadas. De norte a sul, encontrará muita coisa para ver, ouvir, sentir. A cada vez que vou à Itália, sempre acho alguma coisa diferente e sempre me surpreendo.

Istambul é muito, mas muito legal. Não conheço a "noite" de Istambul mas, pelo que vejo durante o dia, devem tocar o terror pesado :) Se quer muita coisa diferente mesmo, é uma ótima opção, principalmente porque poderia comprar uma passagem para algum lugar da Europa pela Turkish e fazer um stop-over na cidade, sem custo (infos aqui). Essa é uma das cidades que, quando preciso eliminar o chorume europeu ou preciso recarregar as baterias com algo diferente, sempre procuro. Muita história, muito barata, muita comida boa, gente muito bacana e cultura bem diferente. Vale a pena pensar nesta opção.

É isso. Espero que as dicas lhe ajudem na decisão. Precisando, volta que ajudamos.

Estou encantanda com a sua prestatividade. Maravilhada mesmo e muito grata por me ajudar. Abriu muito a minha cabeça.

Antes do seu post, havia lido os comentários dos outros aqui e pensei neste roteiro: chegar por Frankfurt (pois as passagens que pesquisei, todas tem como parada Frankfurt), visitar algum lugar próximo, como Dresden (sugerido pelo Rafael) ir para Praga (ainda veria se compensava ir de avião ou de trem), passar por Brno, Budapeste, Hallstatt e chegar até Vienna (de onde voltaria para o Brasil). Queria muuuuito conhecer muito Amsterdam, mas não tenho ideia ainda de quanto sairia me deslocar por todos estes locais, se seria melhor avião ou trem mesmo (melhor e mais barato tamém..rs), se seria melhor retirar algum destes destino e incluir Amsterdam ou Istambul ou se em uma próxima viagem. Você acha que com 14 dias consigo passar por estas cidades? Acha que posso alterar alguma e incluir Amsterdam ou Istambul?

Das cidades que me falou (Sofia, Zagreb, Timisoara, Varna) alguma seria mais interessante do que essas que citei (Dresden, Praga,  Brno, Budapeste, Hallstatt, Vienna) e você me aconselharria alterar

Me indica algum site para comprar as passagens? Até mesmo as em que me deslocarei entre as cidades?

Sobre a Itália, tenho muita vontade de conhecer, muito mesmo, mas o orçamento está um pouco puxado este ano.

Obrigada mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
9 minutos atrás, michellep disse:

Estou encantanda com a sua prestatividade. Maravilhada mesmo e muito grata por me ajudar. Abriu muito a minha cabeça.

Antes do seu post, havia lido os comentários dos outros aqui e pensei neste roteiro: chegar por Frankfurt (pois as passagens que pesquisei, todas tem como parada Frankfurt), visitar algum lugar próximo, como Dresden (sugerido pelo Rafael) ir para Praga (ainda veria se compensava ir de avião ou de trem), passar por Brno, Budapeste, Hallstatt e chegar até Vienna (de onde voltaria para o Brasil). Queria muuuuito conhecer muito Amsterdam, mas não tenho ideia ainda de quanto sairia me deslocar por todos estes locais, se seria melhor avião ou trem mesmo (melhor e mais barato tamém..rs), se seria melhor retirar algum destes destino e incluir Amsterdam ou Istambul ou se em uma próxima viagem. Você acha que com 14 dias consigo passar por estas cidades? Acha que posso alterar alguma e incluir Amsterdam ou Istambul?

Das cidades que me falou (Sofia, Zagreb, Timisoara, Varna) alguma seria mais interessante do que essas que citei (Dresden, Praga,  Brno, Budapeste, Hallstatt, Vienna) e você me aconselharria alterar

Me indica algum site para comprar as passagens? Até mesmo as em que me deslocarei entre as cidades?

Sobre a Itália, tenho muita vontade de conhecer, muito mesmo, mas o orçamento está um pouco puxado este ano.

Obrigada mais uma vez.

Não precisa agradecer. A intenção do fórum é ajudar e ser ajudado.

Vamos lá:

Frankfurt é uma ótima opção devido ao custo mais baixo que para outros lugares, principalmente por existirem ao menos duas companhias fazendo voos diretos (Latam e Lufthansa), além das outras que fazem com conexão (e também os custos na Alemanha serem mais baixos que em outros países). Como vantagem também, cairia "no meio" da Europa, com saída para todos os lugares.

Antes de falar sobre o roteiro, o deslocamento. Para viagens pequenas (entre 800 e 1000 km +-), use trem. Você sai do centro da cidade e chega no centro da outra cidade, você pode levar duas, três, quatro malas sem ninguém te azucrinar ou cobrar a mais por isso, a viagem é muito mais confortável que avião, não precisa passar por segurança, não precisa ficar em fila de check-in, despacho de mala, entrada de aeronave e etc. Se não bastasse tudo isso, ainda não emporcalha o planeta com CO2. Trens na Europa, com raras exceções, são perfeitos e estão anos-luz do Brasil ou dos Estados Unidos e te levam onde quiser (inclusive, tem uma viagem entre Lisboa e Cingapura que pode ser feita de trem, se quiser ;)).

Posto isso e aproveitando o assunto dos trens, Amsterdam poderia não estar fora de seu roteiro pois, um trem entre Frankfurt e Amsterdam custa 38 euros e em 4 horas você está no meio da cidade (estou contando um trem sem nenhuma baldeação. Se contar com alguma, fica mais barato ainda).

Em 2007 eu fiz o um roteiro que parte dele foi composta de: Frankfurt, Nuremberg, Munique, Salzburgo, Viena, Praga e Berlim. Todos os trechos, exceto Praga para Berlim, feitos de trem (Praga/Berlim, ônibus). Você poderia dar uma mudada, adicionando uma perna entre Viena e Praga para ir à Budapeste (essa vale muito a pena ir) e de lá, voltar para Brno (não conheço), Praga, Berlim e voltar para o Brasil.

Como você disse ter 14 dias somente, minha sugestão seria: chegada + 1 dia Frankfurt, 2 dias Munique, 2 dias Viena, 3 dias em Budapeste, 2 dias em Praga e o restante em Berlim, voltando para o Brasil. Fica meio puxado de um lado mas tem a vantagem de outro que pode pegar trens mais no fim da noite e economizar com hotel.

Sobre a passagem aérea, não tem muita solução no Brasil. O que vai contar muito é a pesquisa e depois "bater preço" nos sites nacionais para ver se está fora. Se tiver flexibilidade com datas, procure depois de 15 de Maio e use o Google para tal. Os preços normalmente ficam melhores até fins de Junho (até o começo de Maio tem bastante feriado na Europa e os preços são um pouco mais caros).

Para os trens, depende muito. A Bahn, companhia alemã, te leva até Budapeste se quiser. Você pode acessar o site deles aqui. Atenção: ao contrário dos aviões, trens normalmente mantém agenda por 3 meses, ou seja, você não consegue comprar as passagens com muita antecedência. Isso não é um problema pois pouco flutua o valor da passagem ao longo do período. Mas fica a dica caso procure para mais tarde e não ache nada, já sabe o que é :)

Uma opção também é ônibus. Também ao contrário do Brasil, as estradas na Europa são quase perfeitas e os ônibus muito eficientes, com custo lá embaixo MESMO! Se você não tem problemas com ônibus, poderia ser muito bom pois, por exemplo, poderia passar a noite viajando, não pagando hotel e chegando na manhã seguinte na cidade de destino. Para ônibus, a Flixbus é a maior e mais conhecida mas existem outras.

Tanto para os trens quanto para os ônibus, sugiro o uso do site Rome2Rio. Nele você coloca origem e destino e ele te diz o que tem de disponibilidade entre as cidades, inclusive caronas :)

Finalmente, eu sou contra fazer um monte de cidades/países de uma vez só. Claro que entendo as diferenças entre idades, questões financeiras, prioridades, oportunidades e etc. Porém, sempre sugiro, não somente à você, que não tenha ânsia de conhecer tudo numa tacada só. Você ficará cansada, exausta e possivelmente angustiada porque está com o roteiro muito apertado. Viagem, exceto à trabalho, serve para relaxar e pode apostar que ficar pulando de uma cidade para outra não é uma boa forma de relaxar :)

A Europa está aqui desde sempre e não vai sair daqui tão cedo. 👍

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...