Ir para conteúdo

Fumacinha e Buracão - Chapada Diamantina


Posts Recomendados

  • Membros

Humberto, blz?

As duas cachoeiras principais de Ibicoara [buracão e Fumacinha] são espetaculares, mas a Fumacinha por baixo, para mim, é o lugar mais impressionante que eu já conheci na Chapada. Por cima também vale muito a pena,, nota 1000 também.. Estive lá em dez/10 e dei muita sorte, pois tinha água, sol.. tudo perfeito.

 

A cidade de Ibicoara é bem normal, sem atrativo algum.. A pousada que recomendo [custo x benefício] é a Pousada Ibicoara - +-R$30,00 pp com café da manhã - falar com D. Loia (77) 3413-2276. Fiz a trilha com o Guia Allan da Bicho do Mato - (77)9197-4372 [ allanchapadaguia@yahoo.com.br ]; da Bicho do Mato: (77)3413-2468

 

Como saí cedinho do Centro de Ibicoara, consegui chegar até a queda em um horário em que os raios de sol ainda iluminavam o cânion. Foi demais!!

Vejam duas fotos surreais. Na primeira, observe a miniatura de gente na parte inferior esquerda da foto e o cone formado pela luminosidade.

 

20110410001240.JPG

 

Esta pedra faz do ambiente ainda ser mais misterioso

 

20110410001324.JPG

 

Abração e boa viagem.

 

Marcos

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Humberto:

 

Nunca me hospedei em Ibicoara. Realmente a cidade não tem atrativo, só a belíssima serra escarpada que fica atrás dela.

 

Sempre me basei em Mucuge, em pousada ótima ou na casa de amigos. É uma cidade histórica bonita (acho que ela e Rio de Contas são as mais bonitas da Chapada). Se vc for de carro é melhor ficar lá. Mucuge para Ibicoara creio que são cerca de 90 km.

 

Se tiver mais tempo pode sair de Mucuge para a Fumacinha a pé, pelos Gerais do Machambongo. São 2,5 dias de caminhada. É um roteiro interessante.

 

Abs, peter

Link para o comentário
  • Membros
Humberto:

 

Nunca me hospedei em Ibicoara. Realmente a cidade não tem atrativo, só a belíssima serra escarpada que fica atrás dela.

 

Sempre me basei em Mucuge, em pousada ótima ou na casa de amigos. É uma cidade histórica bonita (acho que ela e Rio de Contas são as mais bonitas da Chapada). Se vc for de carro é melhor ficar lá. Mucuge para Ibicoara creio que são cerca de 90 km.

 

Se tiver mais tempo pode sair de Mucuge para a Fumacinha a pé, pelos Gerais do Machambongo. São 2,5 dias de caminhada. É um roteiro interessante.

 

Abs, peter

 

Peter, obrigado pela sugestão. Eu estarei de carro, mas como vou fazer a Fumacinha por baixo em um só dia, queria estar o mais próximo possível para ficar menos cansativo. Considerando esta premissa, vc acha que ainda assim não compensa pernoitar em Ibicoara?

Abraço,

Humberto

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Sim Humberto, seria menos cansativo. E vc parte mais cedo, pois de carro até o início da trilha (do canyon) a partir de Ibicoara acho que dá 1,5 a 2 horas, se me recordo bem. O Marcos, acima, sugere uma pousada. Talvez a pousada seja melhor na volta, quando vc vai estar realmente cansado.

 

Escolha o período do inverno para não ter surpresas com o rio. Mais de uma pessoa ficou presa por conta da tromba dágua. O pessoal do Bicho do Mato é bem experiente e pode conhecer rotas de fuga subindo pelo paredão do canyon.

 

abs, peter

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Humberto:

 

A época mais seca é outubro.

 

As chuvas diminuem no inverno e chove cada vez menos até outubro. Novembro e dezembro reiniciam com intensidade.

 

O ideal é ir sem chuva pois bate e volta é puxado em um dia e chuva atrapalha. Mas não é difícil. Me lembro que no 1.o acampamento encontramos voltando um grupo de senhoras de meia idade para cima, acompanhadas de dois guias. Eram paulistanas possivelmente porque tinham muitas nissei e sansei no grupo. Fiquei espantado pelo avançado da hora. Tinham ainda um bom trecho até a boca do canyon. Mas se elas fizeram em um dia vc tb consegue com tranquilidade. Mas para isto é preciso madrugar daí a ideia de pernoitar em Ibicoara ser ótima.

 

Melhor ainda é levar uma barraquinha pois o local é encantador. Um dia é pouco.

 

Abs, peter

Link para o comentário
  • Membros
Humberto:

 

A época mais seca é outubro.

 

As chuvas diminuem no inverno e chove cada vez menos até outubro. Novembro e dezembro reiniciam com intensidade.

 

O ideal é ir sem chuva pois bate e volta é puxado em um dia e chuva atrapalha. Mas não é difícil. Me lembro que no 1.o acampamento encontramos voltando um grupo de senhoras de meia idade para cima, acompanhadas de dois guias. Eram paulistanas possivelmente porque tinham muitas nissei e sansei no grupo. Fiquei espantado pelo avançado da hora. Tinham ainda um bom trecho até a boca do canyon. Mas se elas fizeram em um dia vc tb consegue com tranquilidade. Mas para isto é preciso madrugar daí a ideia de pernoitar em Ibicoara ser ótima.

 

Melhor ainda é levar uma barraquinha pois o local é encantador. Um dia é pouco.

 

Abs, peter

 

Valeu as dicas Peter! Abraço, Humberto

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

peter e Samuca, se vocês puderem me ajudar com algumas dúvidas sobre essas duas cachoeiras, agradeço muito!

 

Quero muito fazer pelo menos a cachoeira da fumacinha e se der, a do buracão na minha passagem pela chapada. Estava pensando em ir em julho, na primeira semana, mas alguns relatos de que faz frio e que não conseguiram entrar nas cachoeiras estão me fazendo adiar para agosto. rs..

 

Ficaria hospedada em Lençóis para fazer alguns passeios e depois pensei em ir pra Ibicoara, mas não consegui informações sobre ônibus que façam esse percurso.. você sabem se existe? e é possível fazer o buracão e a fumacinha sem ter carro? porque eu não vou de carro. Será que algum guia lá tem carro e cobra por isso?

 

Outra dúvida é em relação a acampar na fumacinha.. não há perigo? como sou mulher e vou sozinha, fico com um pouco de receio! não sou fresca para acampar, mas sou mt medrosa, rsrs! e o frio a noite lá nessa época, alguém sabe se é muito?

 

A questão do transporte que está dificultando o planejamento! agradeço mt por qualquer contribuição e ajuda que vocês puderem dar.

 

Abraços,

 

Georgia

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá Georgia,

 

Sem dúvida, se puderes ir mais pra agosto ou setembro vai estar menos frio. Porém te prepara pq a água na fumacinha é bem gelada em qualquer época do ano pois lá entram poucos raios de sol. Agredito que a maneira mais prática de resolver essa questão do deslocamento seria tu alugar um carro em lençóis e entregar na noite do dia seguinte. Assim poderias descer até Igatu, depois Mucugê e seguir para Ibicoara, pernoitar lá e fazer o passeio durante o dia, retornando a noite pra Lençóis(bem cansada). Isso claro se tu for fazer apenas um dos dois passeios(o que eu considero um pecado..ir até Ibicoara e não visitar estes dois monumentos da natureza, com certeza tu vais ficar pensando depois que deveria ter reservado um dia a mais pra essa parte da aventura).

Quanto a guias com carro, com certeza tem lá, só é bom ligar antes e confirmar os valores que eles cobram.

Ônibus direto de Lençóis pra Ibicoara creio que não existe.

Em relação a acampar na fumacinha vou ficar te devendo, mas acho que o Peter pode te esclarecer melhor sobre isso, ele já acampou lá.

Outra alternativa se não quiser alugar carro seria tu contratar em Lençóis um dos passeios que levam até Mucugê. De lá tu poderias pegar uma van até Ibicoara.

Estou a disposição no que puder te ajudar, abraços.

 

Samuel

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Gege:

 

Acho que ambas as cachoeiras agora estão exigindo guia.

 

Talvez a solução mais prática seja contratar uma excurção de Lençois para a Fumaçinha/Buracão. Para o Buracão sei que levam. Provavelmente vai obrigar um pernoite em Mucugê. Liga para as agências de turismo, como a Venturas e Aventuras. Quem sabe seja mais em conta que alugar um carro + guia.

 

Como Samuca disse, ônibus de Lençois para Mucuge não tem.

 

Não sei se tem guia com carro em Ibicoara. Provavelmente sim.

 

Acampar no canyon da Fumacinha é muito especial e acho tranquilo nesta época do ano (pouca chuva). Mas escolha um ponto mais alto em relação ao rio.

 

Frio? De noite varia de 13 a 17ºC. Para nós baianos isto é frio. Quem sabe para vc isto seja tranquilo.

 

Abs, peter

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...