Ir para conteúdo

Fumacinha e Buracão - Chapada Diamantina


Posts Recomendados

  • Membros
Parabéns Samuca!

 

Ótimo relato, excelente passeio! As fotos estão muito boas!

 

Parece que vc só pegou tempo bom!

 

Da Fumacinha parece que agora há uma subida para os Gerais do Machambongo. Em 2 ou 3 dias de caminhada vc vai até Mucugê pela parte mais selvagem do PN Chapada Diamantina.

 

Abraços, Peter

 

Peter, dei sorte e só peguei tempo bom mesmo, não passei nenhum perrengue como aqueles dos relatos anteriormente descritos. Tu chegou a fazer este percurso pelos Gerais do M. até Mucugê? Sabe se tem alguma beleza natural que se destaca? Ainda estou pela Bahia, quem sabe faço mais este percurso o lugar é tão bonito que qualquer motivo é suficiente pra voltar lá. Sempre obrigado pelas dicas. Abraço!

Link para o comentário
  • Membros
Samuca

 

Fantásticas fotos!!! Relato bem detalhado também, parabéns pelo passeio!!!

Só aumentou mais ainda a vontade de conhecer a Chapada Diamantina.

 

Abraço

Edy

 

Edy,

percebo que tu é um Mochileiro de carteirinha.. As fotos estão "boas", agora o lugar é eprfeito! Quando puder venha mesmo, Chapada D. tem bastante coisa pra explorar. Só tenta não vir em época de alta temporada que tu irá aproveitar melhor.

 

Abraço, samuca.

Link para o comentário
  • Membros
Muito bons os relatos. Uma dúvida: a fumacinha não chega a secar no inverno não? Eu estava pensando em ir ao Pati no carnaval, mas com esses relatos estou quase mudando de plano. O problema é que carnaval vai cair na época q ainda há risco de tromba d'água segundo Peter e no inverno (São João, por exemplo) as cachoeiras estão praticamente ou totalmente secas, como resolvo o dilema?

Ah, outra pergunta: o Bicho do Mato é uma associação de guias ou uma agência de turismo que fornece os guias?

 

 

Lycia,

 

essa foi minha dúvida tbm até a última hora, fiquei receoso com as trombas d´agua e os relatos descritos anteriormente, acabei indo em final de novembro e peguei tempo perfeito e uma quantidade de água razoável nas quedas. Fiz tanto o Pati quanto a fumaçinha e os dois são ótimas trips, a diferença é que no Pati tu vai encontrar um monte de gente na estrada se vier no carnaval e tbm é uma caminhada mais longa (5 dias). Vai depender do teu perfil, se quiser fugir do "barulho" ainda sugiro que não fique em Lençóis e sim Vale do Capão ou Mucugê. Inverno, se tu não gostar de água gelada, EU não considero uma boa época pra ir pra fumacinha, pq ao contrário do que todo mundo pensa (que a Bahia é sempre quente) faz um pouco de frio na Chapada e a água na fumacinha é gelada.

Ainda em relação a possibilidade de chuvas, moro há 150 Km de Ibicoara e até agora está tudo bem seco por aqui, só choveu durante uns 3 dias em janeiro. Pode ajudar:

http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/3401/ibicoara-ba

A Bicho do Mato é uma associação de guias sim, ao menos foi isso que eu entendi e tem os telefones de contato lá no relato.

 

Abraço , Samuca.

Link para o comentário
  • Membros
Lycia,

 

essa foi minha dúvida tbm até a última hora, fiquei receoso com as trombas d´agua e os relatos descritos anteriormente, acabei indo em final de novembro e peguei tempo perfeito e uma quantidade de água razoável nas quedas. Fiz tanto o Pati quanto a fumaçinha e os dois são ótimas trips, a diferença é que no Pati tu vai encontrar um monte de gente na estrada se vier no carnaval e tbm é uma caminhada mais longa (5 dias). Vai depender do teu perfil, se quiser fugir do "barulho" ainda sugiro que não fique em Lençóis e sim Vale do Capão ou Mucugê. Inverno, se tu não gostar de água gelada, EU não considero uma boa época pra ir pra fumacinha, pq ao contrário do que todo mundo pensa (que a Bahia é sempre quente) faz um pouco de frio na Chapada e a água na fumacinha é gelada.

Ainda em relação a possibilidade de chuvas, moro há 150 Km de Ibicoara e até agora está tudo bem seco por aqui, só choveu durante uns 3 dias em janeiro. Pode ajudar:

http://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/cidade/3401/ibicoara-ba

A Bicho do Mato é uma associação de guias sim, ao menos foi isso que eu entendi e tem os telefones de contato lá no relato.

 

Abraço , Samuca.

 

Oi Samuca,

 

Valeu pelas dicas. Terminei aceitando o conselho do Peter em não arriscar ir no verão por causa das trmbas d'água. Pensei realmente em ir ao Pati que é um lugar que há algum tempo quero conhecer, mas ainda estou na dúvida se vou para lá ou para Barra Grande, vai depender dos dias e horários da folga no trabalho :) .

Já fui algumas vezes a Lençóis e ao Capão e, realmente, no inverno nunca consegui entrar naqueles rios, pois, a água é muiiiiiiiiiito gelada. Mucugê e Ibicoara nunca fui pq todos dizem que as trilhas de lá necessitam de carro para o início e eu nem tenho carro nem sei dirigir :lol: .

 

Mais uma vez obrigada pela atenção.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Edy, percebo que tu é um Mochileiro de carteirinha.. As fotos estão "boas", agora o lugar é perfeito! Quando puder venha mesmo, Chapada D. tem bastante coisa pra explorar. Só tenta não vir em época de alta temporada que tu irá aproveitar melhor.

 

Abraço, samuca.

Samuca,

 

Trilheiro de carteirinha, mochileiro nem tanto 8)

Programo um trekking na Chapada em junho, com o amigo Peter. Se der, junte-se a nós!

 

Abraço

Edy

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá, pessoal!

 

Estou querendo uma ajuda... sou nova em caminhadas, até hoje só fiz a trilha dos saltos na Chapada dos Veadeiros-GO, e estou querendo conhecer a Chapada Diamantina, mais precisamente a Fumacinha e o Buracão, me indicam ou devo praticar um pouco mais antes de ir pra Diamantina?!rs...

 

obg, Taísa!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Isa:

 

Buracão só com guia. Parece que agora estão exigindo isto também para a Fumacinha. Assim é tranquilo ir. Para ir sozinha é melhor um pouco mais de experiência mas a navegação não é difícil. Na Fumacinha tem alguma travessia de rio, um trecho de escalaminhada se não quiser atravessar um poção a nado.

 

Abs, peter

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...