Ir para conteúdo

[Exemplo e Dicas] Europa, Ásia e Oceania


Posts Recomendados

  • Membros

Então, eu ainda estou decidindo se eu quero tanto ir pro Japão e pra China, a ponto de voltar pro Brasil no meio da viagem pra tirar os vistos. Austrália ia entrar no bolo.

 

Roteiro atual: Rio - Portugal (27/março)- bla bla bla - Rússia (20/agosto) -- daí eu posso comprar uma passagem rtw e passar pelo Brasil pra tirar esses vistos, ou uma passagem barata pra Cingapura ou Bangkok e tentar esses vistos lá. Vou deixar em aberto por enquanto. A ideia continua a mesma: Europa-Ásia-Oceania.

 

O site matrix.ita.com é sensacional. Valeu pela dica!

 

Abraços,

 

Beta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Oi Roberta, tudo bem ?

 

Tenho certeza que pelo seu itinerário (Europa - Ásia - Oceania) você consegue fazer sua trip sem RTW e como você tem flexibilidade de sobra, esse estilo vai cair como uma luva. Só fica de olho na tal "prova de saída do país" que algumas cias aéreas e/ou países pedem, é meio de lua mas é regra/lei também então é bom dar uma analisada nisso.

 

E tem mais um ponto a favor caso opte fazer essa viagem comprando ticket as you go : você não vai se descapitalizar tanto logo de cara afinal não vai precisar gastar uma fortuna num ticket RTW, o que é um vacilo imen$o mesmo com toda segurança (blindagem) que esse ticket representa.

 

Você falou da possibilidade de comprar um rtw no meio da trip e passar pelo Brasil para tirar certos vistos e continuar sua trip...espero que vc esteja brincando mas muita coisa pode (e vai) acontecer e já que está em aberto, você tá bem tranquila. Além do mais você é inteligente e vai perceber que essa opção será uma furada enorme mas caso queira fazer isso (tomara que não mas a trip é sua e na hora você vê, né ?) só tome cuidado porque geralmente os tickets que incluem vôos que passam pela Am do Sul costumam ter um upgrade considerável no preço.

 

Engraçado eu comentar isso de ticket RTW, eu que gosto tanto deles mas existem tickets e tickets.

 

Falando em ticket, legal que você curtiu o ITA. Acho que ele junto com o Skyscanner pode te ajudar muito. Eu não sou tão fã assim do Skyscanner mas como ele contempla as low costs então tá valendo.

 

Tem uma cia aérea que pode te ajudar bastante : AIR PACIFIC. Dá uma olhada nas rotas dela que tem um vôo ali que vai te servir muito.

 

Se precisar de ajuda, dá um toque.

 

Beijo,

 

Virunga

 

PS.: Como você vai fazer o primeiro trecho ? Vai comprar uma passagem ida-e-volta e dispensar a volta ou vai comprar uma só de ida, aí complica né ? Pena que para nós brasucas se bobear uma passagem só de ida custa o mesmo ou mais do que uma ida-e-volta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Virunga,

 

As passagens de ida e volta pra Europa eu vou emitir com milhas que eu tenho da TAM. Na verdade, a ida já está certa: 27/março. A volta, quem sabe quando vai ser...

 

A ideia de comprar uma passagem rtw saindo da Europa foi o meu primeiro plano pra acomodar a possibilidade de mais de um ano de viagem. Está praticamente descartado, só vai voltar à cena se o custo das passagens avulsas ficar mais caro do que os tais USD 4.500.

 

Mas eu estava muito a fim de ir pra China e pro Japão, a ponto de voltar aqui pra tirar os vistos! Vou deixar pra decidir mais pra frente. Estou tendo dificuldades pra me desapegar do roteiro pela China que eu tinha em mente...

 

Eu devo ir pra África nesses meses que contam como Europa, só não sei por quantos dias. Acho que eu desisti de subir o Kilimanjaro, então meu plano ficou reduzido ao safari no Serengueti, cratera Ngorongo e Zanzibar. Alguma sugestão de passeios fora da Tanzânia? Imagino que as montanhas Virunga estejam na sua lista -- onde ficam?

 

Abraços,

 

Beta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Beta, tudo bem ?

 

Legal emitir por milhas, já economiza um dindin mas vem cá, e o trecho da volta que vc não sabe a data, vai emitir numa data qualquer e depois cancelar (afinal tem aquele lance do tal ticket de saída do país) ou vai arriscar ir sem ele ? De repente eles nem pedem mas fica aquela coisa, emite ou não ?

 

A idéia de comprar uma RTW na Europa seria umas pois esses tais USD 4.500,00 para um RTW que pode facilmente ser catapultado para a casa dos 5/6 mil doletas com os tickets extras que vão pintar no meio do caminho não tá com nada. No seu caso, só fazendo as contas na ponta do lápis pra saber qual a melhor opção. Eu acho que os tickets avulsos no momento são a pedida, mas fique de olho porque ANTES da gente comprar achamos várias barbadas mas na hora do "vamuvê", ie, efetivamente adquirir os tickets a coisa pode mudar de figura, acontece direto. Na simulação acha um monte de ofertas mas na hora mesmo de fechar negócio a coisa aperta.

 

Acho que sua preocupação maior em relação aos vistos será o Japão, este eu creio que tem que voltar pra casa (?!?!?!?!) para conseguir tirar, o da China você tira fácil no meio do caminho (eu tirei sem problemas em Hong Kong, sempre tenha fotos extras) e se vc tem esse roteiro bacana na China vá em frente sem pensar duas vezes.

 

Austrália com sua SPH (Síndrome da Paris Hilton) pode ser meio chatinha com visto mas acho que é possível tirar no caminho. Se vc deixar ela por último na perna da Oceania acho que não tem erro afinal vc vai estar no caminho de casa, principalmente se vc for utilizar aquela cia aérea que comentei para rodar o paradisíaco pacifico sul.

 

Essa região da África que vc quer ir é maravilhosa mas toma cuidado para não pegar a época de chuvas. Eu estava bem inclinado a revisitar aquela área ainda este ano (isso antes dos problemas pessoais, agora a coisa subiu no telhado) até descobrir que pegaria chuva, o que me deixou com o pé atrás (camping com chuva com safári não combinam), mas como o clima hoje em dia tá louco a hipótese não está totalmente descartada, principalmente se eu quiser combinar camping com praia (zanzibar).

 

Sugestão fora da Tanzânia ? Humn...bem...well...sou suspeitissimo pra falar afinal eu gosto de praticamente tudo ali então fica difícil apontar mas nessa região que você citou Tanzânia e adjacências você estará muuuuuuuuuuuuuuuito bem servida com ou sem a famosa migração dos bichos.

 

Quênia divide o Serengueti com a Tanzânia então sussu, outra região bacana seria mais para o sul do continente (Af do Sul, Botswana, Namíbia e talvez Moçambique, esse é mais perrengue pelo que sei mas sabe como é, tem toda aquela famosa história do TIA – This is África). Zâmbia é muito legal, grandes chances de avistar leopardo e se vc tiver sorte vai ter altas histórias pra contar sobre elefantes, eu tenho as minhas. Vic Falls dá pro gasto, é bacana mas as nossas cataratas do Iguaçu põem ela no chinelo, mas por ali tem bastante coisa bacana e aventureira pra fazer se for sua praia. Malawi achei mais ou menos, apesar do lago. Pra mim ele entra na lista daqueles lugares off the beaten track pra viajantes hardcore (aquelas babaquices do não menos babaca Paul Theroux) e que não soa muito bem falar que não gosta.

 

A montanhas Virunga ficam no parque nacional de mesmo nome que faz fronteira com 3 paises (Uganda, Congo e Rwanda) e fica pros lados da África Central, estive nas imediações e cheguei até Magahinga atrás dos gorilas. Dos três países eu conheço Uganda, a Pérola da África, que é tão bonito que até Winston Churchill se desdobrou em elogios aos encantos do país chamando-o de conto de fadas. Mas ficando na África, toda aquela região tbém já passou por poucas e boas e ainda luta para recuperar das tragédias tipicas do continente. Caso queira ir pra lá pode separar um bom dindin porque se for encarar os gorilas é uma atividade beeeeeem cara, periga gastar em uma hora o que levaria quase um mês de Ásia na rede com seu nome. Desculpa Beta mas eu ADOREI essa sua "fala" ! rs

 

Beijo,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito bom saber que existe a possibilidade de tirar o visto da China na Ásia. Essa restrições de vistos, clima e transporte já me fizeram mudar o meu roteiro bem mais do que eu gostaria...

 

Mais uma possível mudança: estou amarelando de fazer o Circuito Annapurna solo. Li uns avisos do governo americano - ciente de que eles podem ser totalmente exagerados - recomendando não fazer trekking solo no Nepal porque existem casos de pessoas que desapareceram e casos de ataques terroristas. Como eu não quero fazer um trekking em grupo, provavelmente o Nepal vai sair da lista também.

 

Roteiro atual, supondo que eu consiga o visto pra China:

Abril - Caminho de Santiago

Maio - França

Junho - África

Julho - Turquia e Grécia com a família

Agosto - Escandinávia com o outro lado da família

Setembro - China

Outubro - Nepal ou Indonésia

Novembro - Ilhas do Pacífico

Dezembro - Nova Zelândia

Janeiro/Fevereiro/Março - Sudeste da Ásia

 

Ok, a parte da Ásia ainda está bem indefinida. Depois eu resolvo.

 

Agora, sobre a África. Ela era a primeira parada no primeiro roteiro que eu fiz, mas acabou saindo por causa do período de chuvas. A ideia original era ir pra Tanzânia e pro Botswana com meus guias (já comprados) na mão e encontrar lá um tour local. Graças a Deus, eu recobrei a razão e resolvi que só vou pra África num grupo organizado e cheio de estrangeiros, de preferência todos acima de 25 anos. Não dá pra dar mole viajando sozinha... Estou mais ou menos entre a Exodus, a Dragoman e a Acacia. O tour da Acacia (http://www.acacia-africa.com/HolidayDetails.aspx?tc=SEAA32&productID=0) inclui Tanzânia e Botswana, mas não tem cozinheiro e parece incluir mais tempo na estrada. O da Dragoman (http://www.dragoman.com/holidays/details/nairobi-to-zanzibar-and-gorillas) não inclui o Botswana mas coloca Uganda e Rwanda no lugar, e ver os gorilas deve valer a pena. Eu li muitas críticas positivas da Exodus, mas não não achei um roteiro pra mim...

 

Dicas e comentários são super bem vindos.

 

Abraço,

 

Roberta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Como a maioria dos países pobres e atrasados o Nepal tem conflito desde que o mundo é mundo. Quando eu aterrrisei ali de quando em vez aparecia nos noticiários massacres em vilarejos, barricadas nas ruas feitas pelo despreparado exército armado até os dentes, greve de transporte e coisas assim, tudo fruto de uma briga entre Maoístas e Governo mas felizmente os turistas não eram alvos, eles são pobres mas não são burros pois o turismo é uma grande fonte de receita na capenga economia nepalesa.

 

Houve tbém aquela época que não sei quem da família real metralhou Buda e o mundo, mas as coisas se acalmaram de lá pra cá.

 

Esses avisos governamentais são pra gringo ver, bota exagero nisso. Imagino o que não falam de cidades como a sua ou a minha. Pessoas desaparecidas no trekking ? Com certeza, rolam avalanches, dois alemães morreram dias antes da minha passagem por um trecho sujeito a avalanche. Ah, eles estavam com guia, que por sinal não queria atravessar o tal trecho.

 

Ataques terroristas ? NY, Nairobi, Bali e Londres já tiveram e continuam alvos, só pra citar uns.

 

Quando o assunto é viagem, perigo pra mim é Kabul, Bagdá e esses países do Oriente Médio que estão passando por uma transformação em busca da liberdade (?!?!?!?!). Mas até onde eu me lembre eles também têm conflitos desde que o mundo é mundo. Apesar desses lugares apresentarem perigo real e imediato eu ainda prefiro dizer que perigo mesmo é deixar de fazer algo que gosta ou que deseja muito por medo do que pode acontecer.

 

Acho que se houver uma “contaminação” desse grito dos excluídos que alcance os lados do Nepal aí sim você poderia ficar com a pulga atrás da orelha mas qual a chance disso ocorrer ? Nihil.

 

Resumo da ópera, basta tomar as precauções básicas que você mulher viajando solo tomaria em qualquer parte do mundo que tá tudo bem. Por favor, não tô falando que é tudo um conto de fadas afinal shit happens. Se o seguro morreu de velho eu não sei mas pra mim o bom senso ainda continua firme e forte e o que tem de mulher viajando sozinha mundo afora não está escrito no gibi.

 

Tem gente despreparada, mimada, insegura e dependente que gosta de ser paparicado e contrata agências caríssimas, outros preferem contratar um guia pra mostrar o caminho e interagir com os locais enquanto outros vão sozinhos, cada um tem o seu estilo. Caso queira vc pode contratar um guia/carregador, é uma maneira barata e segura. Ou vc pode conhecer gente no caminho com os mesmos objetivos que o seu e ir com eles.

 

Pra finalizar, você sabia que 2011 é o ano do turismo no Nepal ?

 

Botswana e Tanzânia ? Baita coincidência porque eram os que eu estava olhando tbém.

 

O tour é bacana mas você tem que estar no espírito porque depende também da convivência do grupo. Acho umas você decidir entre duas regiões : southern africa ou eastern africa, se quiser juntar vai precisar de mais tempo.

 

Vc pode voar barato para Livingstone ou Vic Falls, depois se vira nos trinta em Botswana (é sussu mas o transporte interno me parece um pouco complicado) depois volta para Vic Falls ou Livingstone e começa o seu tour subindo em direção ao norte. Rola um certo backtracking mas olhando o seu roteiro geral vai rolar bastante backtracking também então um a mais ou a menos estaria dentro dos conformes. Caso faça esse roteiro tem uma pedra no sapato chamada visto para o Malawi. Eu tirei o meu na fronteira mas foi um lance de sorte ABSURDO.

 

Qualquer coisa você dispensa o tour que eu comentei começando em Vic Falls, vai pra Botswana por conta própria, se manda para Tanzânia e inicia o tour de lá, esse do DRAGOMAN que vc mostrou me pareceu muito bom, preço à parte. O fato de não colocar Botswana mas sim Rwanda/Uganda (acho que depende onde os gorilas estão) é porque são regiões distintas e tours distintos, o tal do southern x eastern. Pra fazer os dois teria que arrumar um tour que cubra as duas regiões.

 

Como eu estava pesquisando essa área Botswana + Tanzânia, eu achei uns atalhos interessantes : depois de Botswana pode encarar um buzun até Lusaka e depois voaria para Dar Es Salaam. Tem a chance de dispensar o buzun e pegar um vôo curto para Lusaka e tentar emendar com o vôo para Dar Es Salaam, eu não gostei muito dos horários porque implicaria passar uma noite em Lusaka, a velha história dos horários de vôos nem sempre ajudar muito mas sem neura, faz parte do pacote do planejamento.

 

Bj

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Engraçado, por algum motivo eu não estou fazendo muita questão de ir pra Austrália. Mas o mesmo argumento doido que pode confundir qualquer roteiro se aplica aqui: se eu vou estar lá do ladinho, será que não vale a pena dar pelo menos uma passadinha de uns 4 dias por Sydney? Provavelmente vai valer, e eu vou deixar pra tentar tirar o visto em Auckland. Então essa pergunta do Milton vale pra mim também...

 

Virunga, quando você foi pro Malawi você levou a carta do consulado de São Paulo? Eu tava achando que era tranquilo com essa carta, que funciona meio como uma recomendação pra te darem o visto...

 

Estou inclinada a fechar esse tour da Acacia. Essa empresa tem várias boas recomendações nos fóruns gringos. O que eu li de mais negativo é que eles andam num ônibus meio grande demais - ou seja, muita gente - mas foi o melhor roteiro com os meus dois destinos. Baita indecisão...

 

Abraços pra todos.

 

beta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi miltonleal e beta, tudo bem ?

 

Pois é, poder pode mas acho que vai ter um certo frio na barriga. Não acho que seja o fim do mundo ou impossível conseguir fora do País (e nem é, se fosse pros States, Japão ou Canadá eu nem arriscaria) mas também vai estar longe de ser um passeio no parque.

 

PORÉM esse negócio de visto é complicado, veja o dos States : neguinho vai lá todo nem-te-ligo, o entrevistador não pede pra ver nada, mal olha na cara do sujeito e a pessoa consegue o visto na boa enquanto outro leva tudo certinho, cabelinho cortado e penteado pela mãe, terninho alinhado, cueca e meias novas, respostas para as possíveis perguntas da temida entrevista ensaiadas exaustivamente com a irmãzinha de 5 anos, holerites dos últimos 12 anos, 25 cópias autenticadas de cada mais as originais das últimas declarações de IR, carnê com as 80 parcelas do carro, planta do apê que pretende comprar pela Caixa Econômica, grana economizada desde quando ainda usava fraldas suficiente para comprar uma cobertura de frente ao Central Park, plaquinha de quando foi aclamado com o titulo de "funcionário do mês", foto da colação de grau, foto do batizado, foto do cachorro, posters do Mickey, da Madonna, do Michael Jackson, do Obama e do Bern Bernake, chapa do pulmão e do dedão do pé, raio-X da arcada dentária, hino americano na ponta da língua tão bem ensaiado que daria até para ser cantado com toda pompa na final do Superbowl, terço que ganhou da avó e que foi benzido pelo padre da paróquia local, passinhos de dança copiados do Just Biba, currículo traduzido por tradutor juramentado, tudo isso impecavelmente arrumando em 22 pastas plásticas devidamente etiquetadas e compradas exclusivamente para a ocasião...e mesmo assim o cara chega lá e toma pau.

 

No seu caso acho que tbém depende de onde vc vai tirar, imagina quantas aplicações de brasileiros pedindo visto ozzie o consulado australiano em, digamos, Singapura, Bangkok, Fiji ou Israel recebem por ano ? Nenhuma ou quase nenhuma, acho que nem entra nas estatisticas, certo ? E vai pegar o atendente do consulado de supetão.

 

O negócio é chegar no consulado escolhido munido com a documentação exigida, paciência, alguma sorte e meter as caras. Como você vai estar bem rodado na época de tentar o visto, vão perceber (eu acho, esse povo é meio tapado...) que você está no meio de uma trip longa e com uma passagem de entrada e saída do país na mão, acho que dificilmente teria motivos para dar zica. Mas isso pode depender também da boa vontade de quem te atender.

 

E outra, se te negarem no consulado ozzie em Bangkok você tenta no de Singapura que é caminho mesmo... Só não vale negar e carimbar, aí já complica. E tbém não vale deixar nos arquivos que vc teve visto negado porque pode dar mais zica ainda.

 

Emendando com a resposta pra beta que coincidentemente era um lugar que iria comentar para tirar o visto – Auckland – ali eles já são mais acostumados com brasucas pedindo visto. Não sei se é bom ou mal pois eu li a história de um brasuca no inicio de uma RTW e com uma boa grana no bolso, fruto da venda de um apê, e mesmo assim encanaram com ele e só deram o de trânsito. Tinha um gringo lá chapadasso, todo avacalhado mas, gringo sabe como é, pegou o visto na mesma hora e passou batido.

 

Mas o cara aceitou de boa e usou a Austrália apenas como passagem da NZelândia pra Ásia. Bom pra ele, não perdeu muita coisa mesmo...

 

Por favor moçada, longe de querer ser um Arauto do Apocalipse do Visto, é só um toque que acho bom saber dessas coisas, experiência passada pra frente.

 

Então beta, concordo com “já que vai tá ali mesmo, por que não ?”. E vc disse 4 dias em Sydney. Numa dessas você desencana do visto de turista e pega o de trânsito que vale por 72 horas e é grátis. Ok, não chega a ser 4 dias mas peraí que a explicação segue.

 

Se não me engano este visto de trânsito permite múltiplas entradas (mas tem que permitir mesmo senão não funciona) sendo que vc não pode ultrapassar 72 horas em cada uma delas. Numa dessas vc passa em Sydney, fica lá suas 72 hrs +/-, se manda pro resto da Oceania e depois na volta fica mais umas 72 horas em Sydney ou sei lá aonde fôr fazer a conexão, dificilmente será outra cidade. Brincando brincando são quase uma semaninha, o que já dá pra tocar um terror e tirar muitas fotos da bonita Sydney. Já que vc vai fazer este backtracking mesmo (isso até reformular o roteiro todo de novo, né ? rsrs Esquenta não que é assim mesmo...), acho que seria umas.

 

Legal dar uma boa pesquisada geral porque vai que vc ODEIE a África e AME a Austrália ? Pode acontecer também e numa dessas você sai da Austrália com o gostinho de “puxa, bem que eu poderia ter passado mais tempo aqui”.

 

Mudando para África, esta costuma ser chata (e muito cara) quando o assunto é visto. Pra vc ter uma idéia a pessoa no posto de imigração do Malawi NUNCA tinha ouvido falar sobre o Brasil e só faltou perguntar se era algo de comer, mas como até antes de iniciar minha viagem eu também nunca tinha ouvido falar do Malawi então deu empate.

 

Numa dessas a minha idéia de passar uma lábia citando os nossos maiores embaixadores mundo afora (Pelé, Ronaldo, Romário, Ronaldinho, etc) foi por água abaixo. Caso não conseguisse o visto na fronteira teria que abandonar o caminhão e dar meia volta da fronteira mesmo. Até hoje acho que consegui na sorte mesmo. Lembro-me de um mexicano que estava num outro tour que nem desceu do caminhão !!!! Nem sei como conseguiu convencer a deixarem fazer isso mas entrou e saiu do Malawi sem ninguém perceber, vai entender... Mais um caso de TIA, by the way...

 

Esse negócio de carta do governo me parece enrolado, eu lembro que tentei tirar meu visto numa agência em Johannersburgo mas não deu certo, acho que pediram a tal carta... Acho melhor você analisar a possibilidade de tira-lo aqui no Brasil (nem sei se tem representação do Malawi) ou chegar mais cedo na África do Sul e tentar tirar em Pretoria. Perrengue mas melhor do que ser barrada na fronteira.

 

Dei outro bizu no roteiro da ACACIA e achei legal mas vou fazer uns comentários :

 

- Verifica com carinho para ver se não vai passar muito tempo na estrada, o caminho é longo e pode encher o saco passar correndo pelos lugares;

 

- Os caminhões/ônibus costumam ser grandes mesmo, salvo quando o tour é mais curto. Acho que não tem como correr disto. Tenta ver aqueles cujas poltronas são viradas pra frente, como nos ônibus;

 

- Escolha uma empresa boa, você tá no caminho certo;

 

- Todas as empresas no geral fazem o mesmo percurso então vira e mexe você tromba com a galera dos outros tours;

 

- Preste atenção no que é extra e no que tá incluso para evitar surpresas desagradáveis,

 

- Mente aberta e divirta-se porque é legal pracas, mas sempre pode rolar um stress aqui e ali principalmente de convivência, mas nada grave.

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...