Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

[Exemplo e Dicas] Europa, Ásia e Oceania

Postado
  • Membros

Saudações, mochileiros!

Estou partindo no final de março/2011 para uma viagem de um ano pela Europa, Ásia e Oceania, e gostaria de receber idéias de lugares pra conhecer nos países que vou visitar, assim como críticas e comentários sobre o meu roteiro. Minha prioridade na viagem é conhecer lugares com beleza natural, passar menos tempo em cidades e mais tempo nas praias e montanhas que vou encontrar no meio do caminho. De forma intercalada, se possível. Já tenho algumas caminhadas curtas ou longas planejadas, mas aceito sugestões de outras ao longo do meu itinerário.

Roteiro previsto

Europa - Março a agosto / 2011

Essa é a parte "bem planejada" da viagem. Quer dizer, a parte que tem limites de tempo e algumas datas marcadas para encontrar com amigos e família.

Março/Abril - Primeira etapa: Caminho de Santiago. 750 km a pé na Espanha, de Roncesvalles a Santiago de Compostela.

Maio - Descanso merecido no sul da França.

Junho - Turquia e ilhas da Grécia, com a família.

Julho - em aberto. Provavelmente Croácia e Eslovênia.

Agosto - Tour pela escandinávia com o outro lado da família.

Ásia - Setembro / 2011 a Janeiro / 2012

Essa é parte do meu roteiro que não está cabendo no tempo que eu pretendo passar lá. A restrição maior é que eu gostaria de ir pra Nova Zelândia em janeiro ou fevereiro de 2012 pra aproveitar o verão. Talvez eu volte pra Ásia depois. Por enquanto, o roteiro está assim:

Setembro - Japão e Pequim

Outubro - Resto da China: Chengdu, Yunnan e Tibet

Novembro - Nepal, provavelmente Circuito Annapurna.

Dezembro e Janeiro - Sudeste da Ásia. Tailândia, Camboja, Vietnã e Cingapura. Esta super apertado, e eu ainda queria ir pra Bali! Ainda por cima, essa não parece ser a melhor época pra viajar por ali. Chuvas e

Oceania - Fevereiro a março / 2012

Fevereiro e início de março - Nova Zelândia. Tongariro trek com certeza. Milford Sound, provavelmente. Estou inclinada a pegar o tour da Stray. Alguém Conhece?

Também quero ir pras ilhas Fiji! Ou Cook. Ou pra Polinésia Francesa, pegar o Aranui. Meu Deus, 1 ano não vai dar.

Também gostaria de ouvir as suas idéias com relação a dois grandes dilemas pra uma viagem desse tamanho. Eu já me posicionei quanto ao primeiro dilema. Mais ou menos. Aqui vão:

O primeiro dilema: tempo vs. espaço

A dificuldade de montar um roteiro do outro lado do mundo é que a gente fica querendo incluir mais cidades ou países na viagem. Afinal de contas, quando é que eu vou conseguir ir lá de novo? Por outro lado, ninguém aguenta um ano de viagens frenéticas, mudando de cidade a cada 3 ou 4 dias. Nessa luta do tempo disponível contra o espaço a ser percorrido, eu fico com a opção de passar mais tempo em cada lugar. Quero interagir com as pessoas, conhecer bem as cidades, criar rotinas em cada local. Por isso, tentei contar com um mês por país ou região. Mesmo assim, talvez eu tenha sido ambiciosa demais e tenha incluído mais países do que o ideal. No caso do Sudeste da Ásia, especialmente, um ou dois meses é muito pouco! Minha intenção era encontrar uma praia e uma rede com o meu nome por lá, e realmente descansar. Me preparar pra seguir viagem ou pra voltar pro Brasil em breve. Pensar na vida e fazer novos planos. Eu não queria ter um prazo pra isso, portanto qualquer coisa depois do SE da Ásia no meu itinerário é pura especulação. Daí surge o segundo dilema

O grande dilema: comprar passagens de volta ao mundo ou ir sem rumo e/ou sem data pra voltar?

Por mais tentadoras que as passagens de volta ao mundo pareçam, elas tiram um pouco da liberdade de um mochilão.

A definição prévia do roteiro pode ser um problema pra quem quer viajar sem rumo. No meu caso, não é. Sem um plano eu poderia me sentir perdida lá no meio da viagem e eu ia acabar voltando antes da hora. Eu adoro estudar roteiros e o que tem pra fazer em cada lugar. Ter um plano e um destino que eu já pesquisei sempre me darão alguma coisa boa pra esperar nos próximos meses da viagem. Portanto, eu vou com um plano de viagem pronto (ainda que aberto a alterações). Já a data pra voltar...

A maior restrição das passagens de volta ao mundo é o limite de um ano pra terminar a viagem. Eu gostaria de voltar "na hora certa", ou seja, quando eu sentir mais vontade de voltar do que de continuar viajando. Eu conheci um casal na Patagônia que estava no último mês da sua viagem de volta ao mundo, e sem nenhuma vontade de voltar pra casa. Estavam voltando pra São Francisco por causa da passagem.

E aí, mochileiros? Comprar ou não comprar a passagem de volta ao mundo? Eis a questão.

Ou ficar com o caminho do meio: comprar uma passagem de ida pra Europa, viajar por lá com as empresas baratas (ryanair, easyjet etc) e comprar a passagem de volta ao mundo a partir de setembro? Isso me garante mais 6 meses de viagem.

Enfim, aguardo comentários!

• Respostas 23
  • Visualizações 9.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Featured Replies

Postado
  • Membros

Oi Betabeta,

Parabéns pelo roteiro, simplesmente espetacular. Isso que eu chamo de viajar e não apenas ticar lugares para colecionar carimbos no passaporte.

Tenha uma ótima viagem, vou acompanhar ela bem de perto através do seu blog.

Beijo

PS.: Adorei o nome também, muito criativo !

• 6 meses depois...
Postado
  • Membros

Olá roberta sou novo por aqui....acabei de conhecer a europa este ano ( 80 dias ) e fiz tudo pelo eurail, foi barato e super tranquilo.

Penso em 2013 fazer Africa - Asia - Oceania e terminar a europa

Africa : Africa do sul e egito ( é melhor e mais barato fazer de avião ou ir para outros países e ir de onibus, ou trem )

Asia : Israel, Jordania, Emirados, India, China, coreia do sul, japão ( mais barato de trem ou de avião para estes paises? e quanto aos vistos quais preciso tirar aqui no brasil, os que posso tirar lá na fronteira, e os que não preciso de visto?

Oceania : Australia e nova zelandia ( preciso tirar o visto para australia aqui? nova zelandia não precisa de visto? )

E depois pegar um avião para europa : Russia, ucrania, polonia, suecia, noruega, dinamarca, inglaterra, irlanda, belgica, grecia e turquia.

Quero fazer em 80 dias...como fiz na europa...ficar um pouco em cada lugar.....

O que vc acha desta ordem?

Querer ter certeza de começar e terminar pelo país certo para poder dar a volta nos outros países da melhor maneira possivel....o que vc acha?

E quanto a permanência nos países, nós não temos apenas 90 dias como turista.... como ficar mais que isso...

E relação as vistos.. li que em lugares como egito,turquia nós tiramos o visto nas fronteiras e no aeroporto é verdade? e na Inglaterra é quando chegamos lá?

Desde já agradeço a atenção.... e torço pela sua viagem.....

Magaiver

• 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.