Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação


Posts Recomendados

  • Membros

Mestre VdM,

 

O tratamento de Mestre é sempre justificado por suas magistrais intervenções! ::otemo:: Foi exatamente o que propus colocando até os desenhos das "guias" para uma furação a 20 graus! :mrgreen:

 

E apesar de ter o Sharpmaker, estou só esperando chegar outra chaira cerâmica para que eu possa fazer o meu V-rod sharpmaker econômico! Isso porque o tamanho dos rods ficaria muito reduzido se eu cortasse a minha chaira ao meio; então encomendei outra igual e assim fico com 2 rods de 17cm! E claro que farei no "taco" mais 2 orifícios com 25 graus e mais 2 orifícios ao longo do "taco" para armazenar e transportar os rods sem risco! E acho que vou até colar um couro para strop... :roll:

 

Mas Cabral, com o Sharpmaker original por que diabos você vai fazer o genérico? :o Simples: porque eu não vou levar o original à campo, já o genérico... e aí, pode aparecer até esponja Scotchbrite nova pela frente que eu estou cortando... :shock: e reafiando no genericão!!! :mrgreen:

 

Houve um atraso na neck knife, mas para compensar deverão chegar 2 ao invés de uma, e acompanhadas de um novo Buck e um Kershaw! :D:D:D

 

Ah, e chegou a Mora Outdoor 2010! :D::cool:::'> Um espetáculo! Levou exatos 32 dias ( agora fiquei entusiasmado com o e-bay, mas acho que já estou com lâminas suficientes... ou não! ::putz:: ). Vou fazer um review!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Rapaz!!!!!!!!!!!!! ::ahhhh::

 

cuidado com a compulsão, nós do cutelólatras anônimos devemos ficar atentos aos colegas, principalmente quanto tem recaídas... ::essa::::hahaha::

 

Mas como sabe, gosto de peças tradicionais, já viu o canivete da Svord da nova zelandia? tem personalidade e um aço de primeira, além de ser barato.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom, eu sou novo no forum, e comprei recentemente o "DMT Diamond-Ceramic Triangle Sharpener - CDT62" ou "http://www.silveiraknives.net/site/component/page,shop.product_details/product_id,175/flypage,flypage.tpl/pop,0/option,com_virtuemart/Itemid,5/vmcchk,1/"

 

Descrição: Simples como uma chaira, eficiente como o melhor dos afiadores, o DMT Triangle une a simplicidade à funcionalidade.

 

Com 6", esta pedra na verdade é um kit inteiro, em uma só peça: 1 lado diamantado grosso, 1 lado diamantado fino e um lado cerâmico, além dos cantos desenhados para serem usados em facas serrilhadas.

 

Inquebrável, pode ser portado na mochila ou até no bolso da calça, assegurando que as suas facas estarão sempre afiadas, não importa o local.

 

Descrição de site em ingles: http://zknives.com/knives/sharpening/diamond/rods.shtml

 

Revisão Sharpener Diamond-Cerâmica Triângulo

DMT Sharpener Triângulo Diamond-Cerâmica

 

Este mutante, provavelmente pertence à seção de cerâmica, mas desde que ele tem apontadores diamante, dois dos nela, na verdade, e é de DMT, decidi colocá-lo aqui. Acho que este é o apontador de DMT mais versátil de sempre. Apanhei-o de volta no Verão de 2008. Assim, para descrevê-lo, eu diria que esta é uma haste triangular, sem rolo punho. Um dos lados do triângulo que tem uma superfície plana diamante grosso, um outro lado tem uma superfície fina do diamante, eo terceiro lado é cerâmica. Assim, já temos três amoladores grão diferentes num só;) Qual é makintTriangle Sharpener ainda mais atraente e interessante, seus três cantos arredondados. Os raios sobre os três são diferentes e como você pode imaginar são usadas para afinar o serrilhado das larguras diferentes.

 

Quanto aos grãos, eles classificação DMT padrão. Para ser preciso: Grosseiro é de 320 grãos - 45μm; Fine é de 600 grãos - 25μm; cerâmica é 2200 grão - 7μm; Pode-se dizer que é um grande salto a partir de finos de cerâmica, 25μm de 7μm, chamadas becausethetheory para a redução do grão pela metade em cada passo. Na prática, porém, que não é perceptível, mesmo muito duro e aços resistentes ao desgaste. Além disso, mesmo se fosse a sua multa extra do diamante, que ainda é 1200 - 9μm. Como você pode ver, nada para se preocupar. Você só vai ter uma borda fina literalmente com poucos traços extra.

 

Eu usei-o onall da minha faca serrilhada. Velocidade de corte é muito alta, inclusive com serrilhas, você não tem que remover um monte de metal, a menos que seja algo muito danificado. A maioria dos trabalhos desafiadores, foi naturalmente a 320 milímetros Gude Bread Knife. Apenas o comprimento eo tamanho sheer das serrilhas torna difícil, em comparação com, digamos 200 milímetros de lâmina serrilhada da faca de pão Global G-9. Em geral, devido à sua duração e variável ou redii múltiplas eu prefiro ele em todas as ocasiões para serrilhados nitidez, exceto para os casos, quando o serrilhas são muito pequenas. É mais rápido e mais versátil do que o ® Diafold serrilhada Diamond Sharpener de DMT, desistir da portabilidade pouco, mas nada muito grande.

 

 

 

 

 

 

 

Bem, mas o caso é que não sei qual lado tenho que utilizar para afiar, não sei quais são as etapas e nem como utilizar, gostaria de saber se os companheiros poderiam me ajudar.

 

Pretendo afiar:

 

Cold Steel Urban Pal

Boker Magnum Beil Axe

Cold Steel Steel Tiger

SW Paul Bunyan Hatchet

SOG Fusion Tactical Tomahawk

Brave Heart

Khukuri House Buff Head

Khukuri House Sirupate Slim UNP

Khukuri House Biltong

SOG Fusion Jungle Primitive

Ka-bar Piggyback Johnson Adventure

8” Raw Angkhola

3Chirre @ Deer

Chuppi

Chainpure wooden

Chitlange Aluminum

World War Brass Dragon

Canivete Cold Steel AK-47 G-10

CRKT Ringer Gut Hook

Militar Ka-bar USMC Fighter

Smith and Wesson Wide Boot Knife

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rapaz!!!!!

 

Isso depende!!!! Não sei o estado dessas facas, aparentemente todas poder ser afiadas com essa ferramenta, mas vou lhe dizendo logo, para obter um acabamento melhor vai precisar de um strop de couro com pasta para polir ( o cabral gosta da jacaré, de cromo verte) eu uso uma branca. pode fazer um colando um pedaço de cinto velho em um sarrafo de madeira. Agora, quanto ao lado usar, isso vai depender do estado do fio, vai precisar ter tato para isso.

 

outra coisa, essa ferramenta é muito boa, mas a praticidade tem um preço, o resultado pode ser inferior ao de um conjunto de pedras separado, principalmente por conta da falta de firmeza que a chaira dá, o que uma pedra apoiada numa bancada tem de sobra.

 

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá majordbs,

 

Seja muito bem vindo ao clube daqueles que tem a febre do aço! :D E pela sua lista de lâminas, rapaz, eu diria que você está literalmente em chamas ::ahhhh:: ( o que no nosso caso, é um ótimo sinal! ::otemo:: ).

 

Só para mantermos as coisas certinhas, vamos dar o crédito do review ao físico de partículas e reputado e conhecido apreciador de lâminas Joe Talmadge!

 

Sua peça da DMT é incrível!

 

Eu como bom munheca, não teria coragem de pagar o preço listado no SilveiraKnives! :oops:

 

Com relação a como usar, é basicamente simples na teoria, mas na prática irá necessitar muita constância e memória muscular.

 

Vamos começar por qual lado usar e quando. O lado diamantado mais coarse, ou grosso, deverá ser usado SOMENTE quando a lâmina apresentar um severo dano no fio, do tipo pequena fratura ou endentamento; ou ainda se você pretender refazer a geometria do fio. Por exemplo: o ângulo de seu fio está em digamos 20 graus de cada lado e você quer um ângulo mais agudo, 15 graus. Então o diamantado grosso será rápido e eficaz!

 

Diamantado fino: suavizar os riscos deixados pelo lado mais grosso, pois sabidamente são um dos principais fatores de microfraturas no fio. Serve também para refazer o fio primário quando este ficar realmente sem corte.

 

Cerâmica fina: esta será a última etapa, mais para um polimento. Tornará o corte "suave", permitindo quase fazer a barba. Também é muito útil para retoques no fio após um uso mais árduo, devolvendo aquele fio de navalha ( quase ).

 

Isso em teoria é bem simples, entretanto na prática, o fato da largura de sua DMT ser muito pequena, torna difícil mesmo para alguém mais experimentado manter um mesmo ângulo, seja ele qual for durante a afiação ou mesmo retoque do fio.

 

O dispositivo em sí é fantástico, mas sua utilização de forma a se obter o máximo de performance de suas lâminas é no mínimo desafiador.

 

De qualquer forma, após utilizar o lado fino de cerâmica, passe suas lâminas em um strop de couro com óxido de cromo e aí sim, terá um fio de navalha! ::cool:::'>

 

Mais uma vez, majordbs, seja muito bem vindo ao clube! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito obrigado pela orientação, eu realmente tenho a febre do aço, mas no caso da afiação, estou iniciando nesse mundo agora, a maioria das minhas laminas estão com o fio "bom", pois como coleciono, utilizo apenas algumas por vez, mas definitivamente não estão com o fio de navalha, o que me deixa louco. Mas seguirei a dica dos compadres e irei testando devagar com facas mais fracas, e quando pegar a pratica, partirei para os meus bebes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Bom amigos, tenho mais uma dulvida..

Sobre a conservação das facas, como coleciono, me indicaram o seguinte:

 

"Antes de tudo, guarda-las fora das bainhas, num armário , painel, móvel de gavetas ou em caixa(s) de madeira, sempre ao abrigo de luz excessiva. Eventualmente, num expositor de parede, de preferência com vidro para impedir o manuseio por pessoas desautorizadas ou num "case", neste último caso envolvendo-as em plástico. Mesmo que sejam de aço inoxidável, passe sobre as lâminas e outras partes metálicas uma finíssima camada de silicone em "spray" ou de óleo para armas de boa procedência, mas evitando o contato do mesmo com o material de empunhadura. Melhor do que isto, apenas uma cera inglesa (bastante cara) chamada Renaissance, produzida com compostos fósseis e muito usada por bons museus."

 

Bom, comprei a cera Renaissence, não é tão cara, se levar em consideração que para utilizar na minha coleção inteira, não gastei praticamente nada da cera. Bom, gostaria de saber se os senhores me indicam realmente essa cera, se ela é melhor que silicone em gel ou oleo WD-40, se devo passar ela na peça inteira, lamina, cabo..

 

e outra dulvida:

 

"O ideal seria providenciar também: a) um desses aparelhos climatizadores de ambiente (não adquira desumidificadores, pois as empunhaduras correrão o risco de racharem!) "

 

Desumidificador racha o cabo da empunhadura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

majordbs,

 

Está me parecendo muita nuvem para pouca chuva!

 

Já adquiriu a cêra; gostou e aprovou? Beleza!

 

Quanto às facas, faça um display tipo caixa de vidro ou policarbonato e coloque as peças dentro com uma pastilha de formol e um punhadinho de sílica gel envolvida em papel poroso ( mais afastadas das peças ).

 

Pronto! Não tem corrosão, não tem fungos, não tem líquens e até boa parte das bactérias das empunhaduras orgânicas irão para o beleléu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...