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Canivetes & Facas: Afiação

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Afiador duplo de cerâmica Rapala (de bolso )

 

Eu já havia comprado 10 afiadores de cerâmica da marca Gerber para presentear os amigos, mas como eles só deverão chegar no fim de setembro e neste meio tempo me deparei com um afiador praticamente igual, ao menos em design e acho que com os mesmos materiais, só que vendido aqui no Brasil e a um preço que parece brincadeira: entre R$5,40 e R$7,00 ( isso mesmo, reais! ).

 

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Comprei 5 para testar, pois incluindo o frete PAC, me custaram exatos R$7,50 cada um!

 

Apesar da Rapala ser finlandesa, os afiadores são produzido na China. Não apresenta nenhuma parte metálica, sendo seu corpo todo de polímero plástico e as pequeninas hastes afiadoras em cerâmica, obviamente.

 

Sua construção é em monobloco, à exceção da pequena plaquinha plana onde vem estampado “Made in China” que é colada ao monobloco e que serve para selar o compartimento onde são posicionadas as hastes cerâmicas. Suspeito que se colocado em água morna e até um pouco quente, seja possível remover tal plaquinha para ter acesso às hastes; isso fica para o futuro...

 

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Ele tem 6,7cm de largura por 5,6cm de altura, 1cm de espessura das abas laterais , 2,2cm de espessura máxima e pesa exatos 24g. As laterais tem grooves curvos para maior grip ao segurá-la. É completamente ambidestra. Há um pequeno furo em um dos cantos para se colocar um cordão ou key ring. Sua abertura de pouco mais de 5mm permite que lâminas de até 5mm de espessura na espinha sejam afiadas. Vale lembrar de que este sistema não serve para lâminas com fio convexo, pois o ombro do fio irá tocar nas hastes, e não o fio propriamente dito!

 

As hastes cerâmicas não são “soldadas” ao monobloco, mas mantidas na posição por pequenos anteparos ou escoras plásticas fixas ao corpo do afiador. Por isso as hastes podem ter algum movimento de giro em torno de seu próprio eixo se forçadas a tal, coisa que de forma alguma influencia sua eficácia.

 

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Para testá-la usei uma faca Rapala fileteira que refiz o perfil para ficar mais curta, como uma faca de destrinchar, para uso mais geral. Como estava afiada, simplesmente a passei com força na quina da mesa de ardósia; ficou mais cega que peixe de caverna. Vale lembrar que este sistema é muito eficiente na manutenção de fio de lâminas tipo fileteiras com muita flexibilidade, pois como a lâmina é passada exatamente a 90 graus ( com a espinha reta na vertical ), não há torcionamento ou flexão na lâmina ( como haveria no Sharpmaker por exemplo ), ficando mais fácil o processo e afiando uniformemente até a ponta.

 

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Lâminas de serra com dentes maiores, como as facas de pão também podem ser afiadas neste afiador. Não é o ideal, já que ele irá afiá-las dos dois lados, sendo que estas facas normalmente só tem o fio tipo cinzel, ou seja só de um lado, sendo o outro lado plano. Mas o que pode acontecer com esta faca então? Ela ficará com um fio bastante afiado, só que mais frágil, de vez que será desbastado dos dois lados e não de um lado só.

 

Como alguém deve estar se perguntando se pode passar as lâminas como se estivesse serrando, ou seja, ao invés de só posicionar a lâmina e puxá-la para trás, se pode também em movimento continuo empurrá-la para frente, como se faz com um serrote? A resposta é sim! Claro que sem fazer pressão. Isso pode até acelerar um pouquinho o processo, mas aconselho a pelo menos as 5 últimas passadas serem só puxando a lâmina para “fora” do afiador, de modo a uniformizar o fio, principalmente da ponta da lâmina.

 

Comecei é claro passando pelo lado coarse. Passei umas 10x e testei ( teste da unha e tentando cortar papel de bula ) e nada. Mas 10x e nada. Repeti este ritual várias vezes totalizando provavelmente mais de 100 passadas e nada! Então peguei meu kit de hastes cerâmicas e usando a mais coarse no set de 20 graus de cada lado ( 40 inclusos ), com umas 15 passadas de cada lado consegui um fio muito bom ( acho que fiz um excelente trabalho ao cegar o fio inicialmente ).

 

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Minha preocupação agora não era mais de verificar se o afiador Rapala iria dar fio, mas se não iria prejudicá-lo! Peguei então uma caneta do tipo magic marker e passei apenas no novo fio de 20 graus de cada lado da faca e passei a lâmina no afiador Rapala. O resultado foi duplamente satisfatório, já que além de não prejudicar o fio, ficou claro pelo padrão de remoção da tinta que os ângulos coincidiram perfeitamente, ou seja, o Rapala tem exatos 40 graus inclusos, 20 de cada lado. Só deixando esta parte bem clara para os novatos: não é que seja 20 graus no lado fino e 20 no lado grosso/coarse; é que o V formado pelas hastes tem 40 graus totais, sendo 20 graus de cada lado do fio da faca.

 

Como tenho mais afiadores e este é baratinho, promovi um pequeno teste de resistência: deixei cair o afiador de uma altura de 1metro em um piso de cerâmica, simulando como se estivesse em cima de uma mesa ou bancada. Saiu incólume. Novamente deixei cair de 1m de altura, mas agora não mais de forma estática, mas fazendo um “pequeno lançamento” como se ele escapulisse das mãos e caísse um pouco à frente; nada aconteceu.

 

Resolvi então testar de uma altura de 1,5m, como se ele estivesse sendo seguro por uma das mãos ao afiarmos uma lâmina de pé. Mais uma vez resistiu. Novo teste a 1,5m simulando uma escapulida ( ligeiro lançamento ) e mais uma vez nada. Tanto o corpo quanto as hastes resistiram bem.

 

Como era visível a área acinzentada nas cerâmicas escuras ( coarse ) e as marcas negras nas cerâmicas brancas, resolvi tentar limpá-las em um cavitador ultrasônico, só com água durante 1 minuto; nenhum efeito visível. Usei então uma solução bem fraca de ácido sulfúrico também por 1 minuto. Desta vez houve um relativo sucesso, pois apesar de ainda poderem ser vistas as marcas, estas ficaram nitidamente bem mais claras. O Rapala não foi afetado em absolutamente nada ( corpo e hastes cerâmicas )

 

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Conclusão: para manutenção de fios de lâminas afiadas ( com 40 graus inclusos, ou seja, 20 graus de cada lado ) este afiador é muito bom. Serve também para realinhar fios virados (com 40 graus inclusos ) de forma bem mais consistente e perfeita do que com chairas/fuzis.

 

Mas não é interessante para afiar lâminas completamente cegas ou para remover dentes, já que a quantidade de metal removido pelas hastes cerâmicas é extremamente pequena, mesmo pelo lado dito coarse. Isto quer dizer que ele deve ser usado periodicamente em facas de cozinha comuns, como tramontinas e mundiais, devendo ser usado inclusive após cada tarefa de corte realizada por tais facas, ou mesmo mais de uma vez durante uma mesma tarefa como fatiar alimentos em tábuas ou corte de materiais mais abrasivos, para haver uma perfeita manutenção do corte.

 

Lembrar sempre que NÃO se deve passar a lâmina com força/pressão neste tipo de afiador, pois além disso não acelerar em absolutamente nada o processo de afiação, causará danos enormes ao fio, como achatamento, ondulação e até fratura!

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Esse afiador da rapala e bem interessante, principalmente pra levar pras trilhas.

 

Alguém conhece isso aqui:

 

 

Pensei em comprar pela praticidade e facilidade, mas também pensei em fazer um desses.

 

Custa U$43 + frete no eBay...

 

http://www.ebay.com/itm/Lansky-Four-Stone-Universal-Knife-Sharpening-System-New-/130528494047?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item1e641ac1df#ht_2206wt_1163

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Baêta

 

Esse sistema parece ser muito bom para conseguir o ângulo desejado, e parece ser bem portátil também ::cool:::'> , diferente do estilo do spyderco sharpmaker que é bem profissional mas exige mais espaço, e vem com pedra em vários grits citando do site: Includes Extra Coarse (70 grit), Coarse (120 grit), Medium (280 grit), Fine (600 grit) Alumina Oxide Hones and an Extra Fine Ceramic (1000 grit) Hone , esse de com o extra fine dá para achar no ebay por menos de 40 dólares, o problema é achar algum que tenha frete para o Brasil ::putz:: , tem outro modelo o Pofessional que tem uma ultra fine ceramic stone, qualquer um desses acho que dá pra ter um ótimo acabamento( grit 1000) ::ahhhh:: ainda mais para uma sistema compacto desses..., mas talvez você não vá precisar de um grit tão alto para usar numa trilha, além disso o preço é um pouquinho alto ::essa:: em relação a uma pedra comum...mas acho que deve ser uma boa alternativa mais barata ao sharpmaker.

 

Abraço

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Baêta e Eduardo,

 

Tanto o Lansky quanto o Sharpmaker são bons no que se propõem, entretanto estamos falando de laranjas e maçãs! ::hein:

 

O Lansky funciona muito bem para refazer o fio, ou seja, quando você precisa remover dentes ou quer modificar o ângulo de desbaste; resumidamente, quando você precisa remover maior quantidade de metal.

 

Já o Sharpmaker é muito bom para retocar o fio e mantê-lo em ponto de navalha com mínimo esforço e praticamente nenhum desgaste de metal.

 

Eu não tenho um Lansky, mas tenho o Sharpmaker. E uma coisa posso lhes garantir: os meus sistemas de suporte com inclinação e as pedras são muito mais rápidos e eficazes que o Lansky para desbastes secundários e não utilizam óleo como o Lansky! Mesmo apenas as pedras e uma simples caneta de de retroprojetor ou para CD fazem com que você seja bem mais rápido que o Lansky.

 

E no caso de só retocar o fio, o Lansky crock sticks é muito mais simples e barato que o Sharpmaker e funciona tão bem quanto! :wink:

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Bom, não tenho experiência nenhuma em afiação, por isso pensei em comprar esse, por ser bem simples e acredito que difícil de estragar uma faca.

 

Qual sistema, ou o que vc me recomenda, queria tipo pra trilhas, ou seja, pratico e facil, além de um sistema q seja pra remover dentes ou imperfeições e tb p apenas retocar o fio.

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Baêta,

 

Vou ficar com a indicação do Mestre Véio du Mato ( este nome já está parecendo algo sobrenatural, igual o "Véio du Rio" da antiga novela Pantanal... ::tchann::::hahaha::::lol4:: ): Fallkniven DC4!

 

A minha deve chegar por estes dias, mas o VdM já está com a dele em mãos e pode "garantizar" com mais autoridade! ::cool:::'>

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Alguma boa indicação de onde comprar??

 

Achei um vendedor no eBay, mas é do Reino Unido, ja comprei lá, demora + q o normal.

 

Acabei de assistir um video e achei sensacional!! Talvez ja até citaram aqui no forum, mas esqueci de pesquisar.

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cabral,

 

aproveitando a deixa, duas coisitas:

 

onde compro óxido de cromo, pra finalizar o fio?

e essas hastes cerâmicas do ebay? comprou de quem???

 

valeu pelas aulas!!!

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Postando aqui parte da mensagem que te enviei no PM:

 

 

Samuel, te repasso agora o link do leilão, mas lembre-se que este vendedor tem sempre estas hastes em leilão ( e outras em número e tamanhos diferentes ) e você pode conseguir um bom negócio!

 

http://www.ebay.com/itm/Lot-4-Ceramic-Knife-Sharpener-Sharpening-Stick-Rods-/150663943710?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item231445561e

 

http://www.ebay.com/itm/Lot-4-Ceramic-Knife-Sharpener-Sharpening-Stick-Rods-/150664372088?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item23144bdf78

 

http://www.ebay.com/itm/Lot-4-Ceramic-Knife-Sharpener-Sharpening-Stick-Rods-/150664881864?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item231453a6c8

 

A chamada pasta de óxido de cromo, no meu caso na verdade é um bloquinho retangular com o dobro do comprimento daqueles bombons retangulares da Garoto. Na caixinha vem escrito "Poli-max" e "Cromoinox" e comprei em uma loja aqui em Governador Valadares chamada Polil; custou 10 ou 12 reais.

 

Na internet em uma busca rápida que acabei de fazer não a encontrei ( mas fiz nas coxas ). Aqui tem um link para um vendedor que vende a pasta jacaré ( verde, óxido de cromo ), mas parece ser menor que minha barrinha e custa o dobro. Mas vale lembrar que uma barrinha destas dura a vida toda...

 

http://www.lojadojoalheiro.com.br/vendas/index.php/pasta-jacare-verde-cromo.html

 

Qualquer dúvida, é só perguntar! :wink:

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