Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação


Posts Recomendados

  • Membros

Bom pessoal, eu já havia feito o review do Spyderco Sharpmaker, mas fiquei devendo as fotos; aqui estão elas:

 

598d9ef4aea98_SpydercoSharpmaker1.JPG.83d6c59c8091e3823bb278632fdfd2fa.JPG

 

598d9ef4b41db_SpydercoSharpmaker2.JPG.b15dab6ea30fad0aa8116928513e4fa6.JPG

 

598d9ef4b9533_SpydercoSharpmaker3.JPG.30fa504ff106e3c4948e19ab06e66b1c.JPG

 

598d9ef4bfe0d_SpydercoSharpmaker4.JPG.9147bdab52d8a8e0ba6e9a2304fe4e2f.JPG

 

598d9ef4c600e_SpydercoSharpmaker5.JPG.8dcf7ea7fef432abea0afa47522004b6.JPG

 

Este post na verdade é para apresentar a alternativa caseira e bem mais barata ao Sharpmaker, como eu havia sugerido quando do review do mesmo.

 

Digo mais barata porque as hastes cerâmicas foram adquiridas no ebay; por aqui, o menor preço que se acha uma chaira cerâmica ( uma só haste ) é entre 80 e 100 reáis. ::vapapu::

 

Como podem ver pelas fotos, o Muquinha’s Sharpmaker ::otemo:: ( crédito ao Diego :mrgreen: ) nada mais é que um tradicional afiador cerâmico em V. Neste que eu fiz usando um pedaço de caibro de madeira de lei, as furações para encaixe das hastes são em ângulos de 20 e 25 graus.

 

Fiz esta opção porque o Sharpmaker já tem os ângulos de 15 e 20, então eu quis fazer este com ângulo de 25 para poder ser usado em facas de cozinha que são de aço com menor dureza, e poderiam se beneficiar de um ângulo um pouco mais obtuso para manterem o fio por mais tempo. Este ângulo também será usado nos meus facões e facas maiores como a Delta da Guepardo.

 

598d9ef4cbfbd_AfiadorcermicoemV1.JPG.817848d5985818db923272925e239a72.JPG

 

Mas não se enganem com o termo “ângulo mais obtuso”! Apesar das lâminas com fios mais obtusos realmente precisarem de um pouco mais de pressão para executar o corte, o fio em sí, “rapa cabelo” tanto quanto o fio com angulação de 20 graus, a diferença é na suavidade com que o corte é executado.

 

Como podem ver, foi possível montar as 4 hastes; e elas são intercambiáveis. Notem que 2 hastes tem um dot vermelho. Estas são grit em torno de 1000, mais apropriadas para leves retoques diários ou para deixar os fios mais polidos, e portanto o corte mais suave. As outras 2 são de grit em torno de 600, e deixam um fio “mais agressivo”, que para aplicação em cozinha no preparo de alimentos, é supremo!

 

598d9ef4d1a4e_AfiadorcermicoemV2.JPG.c390f5e529d6c7af158e4d63c9748879.JPG

 

E se alguém está se perguntando se houve patrocínio da Wolkswagen, infelizmente a resposta é não! ::lol4::::lol4:::mrgreen::mrgreen:

 

Cada haste tem um comprimento total de 21,6cm e um diâmetro de 1cm. Quando montadas dão um comprimento útil de quase 20cm. Aos que podem pensar que elas podem fraturar quando se passa uma lâmina para afiar, devo lembrar que hastes cerâmicas tem alta resistência tensil, por isto este risco esta descartado. Mas é verdade que tem pouca resistência à impactos, por isso deixa-las cair é fora de questão.

 

Na foto comparando com o Sharpmaker, podem ver que os ângulos foram cuidadosamente ajustados, sendo a pequena diferença visual oriunda da angulação da câmera.

 

598d9ef4d77fc_SharpmakervsCeramicVRod1.JPG.7378775bdcde7719ecff77da6f4a2b93.JPG

 

598d9ef4dc27f_SharpmakervsCeramicVRod2.JPG.65ffc9ca9063612cd4bcbdbc41b08a9d.JPG

 

Ao se observar o fio obtido tanto pelo ângulo de 20 quanto de 25 graus, nota-se a simetria perfeita! ( observação com uma lupa de 20x, na ponta da lâmina, a partir da espinha, quando se pode ver claramente o micro-triangulo formado pelas 2 faces do fio ). ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Não custa lembrar que tanto o Sharpmaker quanto o afiador cerâmico em V mostraram o seu máximo desempenho, quando for adotada a filosofia do “fio duplo”, que nada mais é do que fazer um desbaste de alívio que é chamado de fio secundário ( que no meu caso é de 10 ou 15 graus dependendo do tipo de lâmina ) e o fio verdadeiro ou primário, que este sim será com 15, 20 ou 25 graus de cada lado ( aços como o ZDP-189 e Sandvik 13C26 aceitam fios primários da ordem de até 7,5 graus de cada lado, ou seja, 15 graus inclusos, devido à sua grande estabilidade! ::ahhhh:: ).

 

Um fator que largamente recomenda tais dispositivos de afiação ( retoque de fio ), assim como chairas cerâmicas ( estas com ligeira desvantagem devido a maior dificuldade de se manter a constância no ângulo ), é algo que muitos dos apreciadores de lâminas irão se identificar: o desejo de manter aquele canivete e/ou faca sempre afiados em “ponto de barba”! :D

 

Quem de nós mesmo tendo outras lâminas não hesitou ou pensou duas vezes antes de cortar algo com seu canivete ou faca preferidos simplesmente pelo fato de saber que talvez aquele material iria degradar o fio e perderíamos aquele “corte matador”? E para retorná-lo dependendo do grau de degradação, o couro com óxido de cromo não seria o suficiente e teríamos de montar todo nosso aparato de afiação para termos de volta aquele corte de sabre de luz! ::putz::

 

Outra grande vantagem destas hastes cerâmicas, é que a quantidade de metal removido é tão pequena, que no “retoque diário” ( sim, há maníacos como eu que o fazem praticamente diariamente! :roll::mrgreen: ), basta uma ou duas passadas de cada lado na haste mais fina e pronto; a navalha está de volta! ::cool:::'> E atentem que mesmo com estas passadas diárias, provavelmente levará mais de ano antes que tenha que se refazer o fio secundário ( desbaste de alívio ), aí sim usando todo o aparato de afiação! ::mmm:

 

Outra coisa que precisa ficar clara: como venho sempre frisando, estes aparatos são para retoque do fio; se permitirmos que o fio fique completamente sem corte, rombo ou se ele tiver dentes maiores, não se deve usar as hastes cerâmicas. ::bad:: Não é que elas não funcionem; mas é porque como a quantidade de metal removida em cada passada é tão pequena, levaríamos muito tempo e com altas doses de frustração para atingirmos o objetivo! ::grr::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Preciso da opinião dos amigos!

 

Como eu havia feito o sistema de afiação tipo Sharpmaker de muquinha, e alguns amigos viram, gostaram e pediram que eu fizesse igual para eles. Como a base em madeira é bastante trabalhosa para ficar com os ângulos corretos, bolei um bloco com os encaixes para que eles pudessem fixá-los na base que desejassem.

 

Eis as fotos do "sistema" com 20 graus de ângulo:

 

598d9ef5c3334_Afiador_amoladorceramico03.JPG.03137d7d87d9868ec9c6fa11b67cf0d4.JPG

 

598d9ef5c9641_Afiador_amoladorceramico02.JPG.4834c8494cacb258031bca9cff0e02ea.JPG

 

598d9ef5ce9fe_Afiador_amoladorceramico01.JPG.310a070fb8f4c30dd5bfb66eb667a32c.JPG

 

Por quanto vocês acham que eu poderia anunciar no mercado livre?

 

Qualquer opinião está valendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Meu nome é Bond... Bond afiação!!! :roll:8):mrgreen:

 

598d9f126751e_Afiao03.JPG.8860e900f66b30a22e0efd90f173c947.JPG

 

Brincadeiras à parte, esta é a maleta de retoque de afiação do Cabral! Mas e o Sharpmaker? Bom, ele eu deixo para as lâminas serrilhadas e outras “cocitas mas”, já que ele afia de tudo!

 

Ah, e chegaram os rods UF- ultra finos do Sharpmaker, e devo dizer que valem a pena! Mas quem não quiser comprá-los, não precisa!... Vocês vão entender o porque! :?

 

Na minha maleta há 3 sets de hastes cerâmicas. Inicialmente, todas eram exatamente iguais, ou seja, tinham a mesma textura superficial. Por que eu não disse grit ou grana? Porque em rods ( hastes ou pedras como as do Sharpmaker ) e mesmo benchstones cerâmicos sinterizados não se classificam em grana; quando muito, são definidos como coarse/ásperos, médios, finos e extra-finos.

 

Mas para facilidade de entendimento de nós leigos, os experts comparam a padronagem de “riscos” produzidos por pedras naturais e/ou artificiais com granas estabelecidas e ai estabelecem a correlação ou equivalência com estas cerâmicas.

 

Como eu já afirmei, as minhas hastes chegaram exatamente iguais, com um grit equivalente ao rod médio do Sharpmaker, o que por sua vez equivale a 600 na classificação americana ( a mesma usada nas lixas d’água que usamos ).

 

Aqui entra o pulo do gato: o próprio Sal Glesser, dono e CEO da Spyderco há alguns anos atrás, antes do lançamento dos rods UF, orientou os usuários do Sharpmaker que desejassem um rod que desse um acabamento ainda melhor que o rod fino ( branco ) de modo que praticamente se eliminasse a necessidade de se fazer o strop em couro para polimento final, que “suavisassem” os rods finos via lixamento! Ele mesmo o fazia e inúmeros usuários reportaram sucesso na técnica. ::cool:::'>

 

Hora, se funcionava para a cerâmica sinterizada ( de alta qualidade diga-se de passagem, do Sharpmaker ), por que não funcionaria com minhas hastes sinterizadas? Coloquei a preguiça de lado e botei mãos à obra! ::mmm:

 

598d9f1258fa4_Afiao01.JPG.80e2dc9a3a171371fb11fc76d74603e5.JPG

 

O resultado realmente é compensador, apesar do trabalho que dá! :D O set com um ponto prata foi suavisado até uma lixa 1200 e o com ponto vermelho até uma lixa 2000 e depois ainda passado em uma lixa 2000 meio gasta e toda impregnada de óxido de cromo ( pasta verde ). ::mmm:::mmm:::mmm:

 

Posso atestar que apesar de não ficar igual ao rod UF do Sharpmaker, chega muito, mas muito próximo! Basta dizer que com ele já é possível fazer ao menos uma “lasca” em um fio de cabelo; com o UF do Sharpmaker dá para se fazer algumas! ::ahhhh::

 

Mas isso realmente elimina o strop? Na verdade não! ::putz:: Mesmo estando bem polido, fazendo o strop final em couro com óxido de cromo leva o polimento um passo além, e faz diferença na hora de fazer a barba... literalmente! ::otemo::

 

Ultimamente tenho usado somente minha maleta, que apesar de ser muito maior que o estojo do Sharpmaker, é de setagem bem mais rápida. E na verdade se por descuido eu derrubar e quebrar uma haste não sentirei peso na consciência e nem “dor no bolso”! :mrgreen:

 

Os ângulos usados são exatamente correspondentes ao do Sharpmaker, ou seja 15 e 20 graus. Quando digo exatamente correspondentes, é literalmente, já que posso sair das minhas hastes e passar para o Sharpmaker que os ângulos são coincidentes! ::cool:::'> ::cool:::'>

 

598d9f1260400_Afiao02.JPG.3b3d35f7c400360ac87338a0ffb8113f.JPG

 

Esse é o Cabral... pra que simplificar se ele pode complicar?!!! :oops:::bruuu:::mrgreen::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

::carai::::carai:: Véio du Mato!!! ::grr::::grr::

 

Eu já tinha me controlado! :P Comprei minha última faca que deve chegar no fim do mês( em D2 que ainda não tenho ); abri mão inclusive de comprar um Packrat... ::ahhhh::

 

Já estava resignado a só comprar algo em S90V e H1 que ainda também não tenho!

 

Ai me vem o Sr. e me apresenta a DC4! ::vapapu::

 

Como um grande pensador disse uma vez:"...um modelo que me parece algo indispensável, não sei como consegui sobreviver até hoje sem uma destas ::lol4:: !!!" ::bruuu:::mrgreen:

 

Já fui obrigado a achar um seller no UK e vai sair por "absurdos" 48,00 USD com remessa inclusa! :mrgreen:

 

Mas só para não ver um sorriso malévolo estampado no seu rosto já vou avisando que já bolei uma base de 12cmx4cmx3cm de resina para servir de "berço e angulador de 20 graus" para ela! ::bruuu::

 

Sr. "simples e prático"... ::xiu:::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Calma lá..... ::carai::

 

Cá estava eu tadinho, quieto no meu canto e fazia uns dez anos abstêmio (digo sem comprar uma faca se quer) e aparece ele para me atiçar o vício ::hahaha:: e agora pousa de coitado!!!! e pior me faz inveja com essa base espacial em resina.

 

Ps. deixe de ser ansioso, bastava me pedir o nome do vendedor. Paguei uns U$ 30,00 de um vendedor inglês http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=150370293293&ssPageName=STRK:MEWNX:IT#ht_1823wt_952

 

estou quase comprando uma haste ultra fina original da spyderco ( Modelo #: 204UF1 ou o 701f), vale a pena?

 

outra pergunta, essa pedra # 5000 será que presta ? http://cgi.ebay.com/TAIDEA-Corundum-Stone-5000Grit-Knife-sharpener-T0912W-/400213745012?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5d2e991d74#ht_2815wt_952 o preço está bom para caramba.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Véio du Mato,

 

Não acredito em nada sobrenatural, mas acho que você é o "espirito" protetor e guia dos que tem a febre do aço! ::otemo:::D

 

Foi este vendedor que eu já tinha salvo, mas por um motivo qualquer minha conversão de libra para dólar deu 48,00 ( e não foi erro de matemática não! libra= 2,2 reáis ) :?:::hein:

 

A 701F nunca manusiei, mas é voz corrente nos fóruns da Spyderco que ela é melhor para fios serrilhados do que o próprio Sharpmaker, já que ela é usada manualmente e com isso não "arredonda" as cristas dos dentes como acontece com o SS.

 

A 204UF é uma maravilha! ::otemo:: O interessante é que ao toque com os dedos praticamente não se percebe diferença entre ela e a 204F. Mas ao se passar uma lâmina dá para perceber a diferença! E saído dela, o fio ( dependendo da geometria ) é capaz de tirar lasca em fio de cabelo! ::ahhhh::

 

Com relação à pedra de bancada o preço realmente está excelente, já que corundum é outro nome para safira; e como sabemos, os rods UF da Spyderco nada mais são que safiras...

 

Se você adquirir esta pedra, acho desnecessário adquirir a 204UF e/ou a 701F.

 

Mas lembre-se, que com este grit ela é só para honning ( polimento ) e não para afiação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...