Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Cabraljr, até agora não precisei passar escova nas duas, fica aquela "pintura" que você ve nas hastes mas elas não ficaram mais lisas por entupimento até agora para precisar uma remoção de restos, eu tinha medo disso acontecer com os inox, que são mais "moles", mas não aconteceu. Se eu tiver tempo, vou tirar uma foto com a lente macro e o fole para você ver como estão.

 

Só para ilustrar a minha afirmação, duas macro dos afiadores:

 

20110826161647.JPG

 

20110826161751.JPG

 

Não creio que uma escova de pelos, cerdas vegetais ou sintética remova isso e uma metálica no máximo vai adicionar mais metal aos rolos. Se um dia isso atrapalhar o uso prefiro fazer uma limpeza química.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Trauco,

 

Maravilha de fotos! ::otemo::

 

Assim que as "cêlulas" porosas da cerâmica estiverem impregnadas de metal com certeza perderão muito da eficiência, e se você acha que escovas não darão jeito, pode ser complicado limpá-las. ::mmm:

 

Limpeza química acho que só com ácido sulfúrico; mas a cerâmica é um pouco higroscópica, será que não dá pepino? ::ahhhh::

 

Eu tenho cavitadores ultra-sônicos ( limpeza mecânica ) no consultório, mas já usei em minhas cerâmicas e não são tão eficientes assim não... :x

 

:?::?::?:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Trauco,

 

Maravilha de fotos! ::otemo::

 

Assim que as "cêlulas" porosas da cerâmica estiverem impregnadas de metal com certeza perderão muito da eficiência, e se você acha que escovas não darão jeito, pode ser complicado limpá-las. ::mmm:

 

Limpeza química acho que só com ácido sulfúrico; mas a cerâmica é um pouco higroscópica, será que não dá pepino? ::ahhhh::

 

Eu tenho cavitadores ultra-sônicos ( limpeza mecânica ) no consultório, mas já usei em minhas cerâmicas e não são tão eficientes assim não... :x

 

:?::?::?:

 

Até agora elas tem se mantido sem oclusão, talvez porque eu alterne entre aços "moles" e "duros", a limpeza química eu estava pensando fazer com uma solução de ácido nítrico diluido, ou clorídrico, diluída. Não tinha pensado no ultra-som, o pessoal usa muito aqui no trabalho para limpeza de vidraria em geral, vou tentar com a cerâmica. Eu falei que escova não adianta porque se for mole (pelo, fibra ou sintético) não vai riscar o metal aderido, se for metálica, vai se juntar a ele ::hahaha::

 

De qualquer forma, pelo preço dos afiadores, se nada funcionar, compra-se outros, mais ou menos como as chairas Western ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco e Cabral,

 

não acredito que limpeza física dê jeito, tem que ser química mesmo. Nisso a cerâmica sai na frente, pela sua estabilidade química, se mantém inerte na maioria dos reagentes. para o inox ácidos fracos não surgirão efeito, terão que ser fortes ou oxidantes como a água régia ou solução sulfocromica. outra idéia é oxidar primeiro o metal incrustante com uma solução dê água oxigenada e depois remover o óxido com uma solução de ácido oxalico (tira mancha de tecido, semolin ). dá para dissolver ( digo oxidar) num banho eletrolítico com eletrodos de cobre, mas isso é mais complicado. uma coisa é certa, jogar fora e comprar outra vai sair bem mais barato!!!! He he he....

 

inté ...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Concordo com você, VdM. Acho que a limpeza química é a saída, não sei se a eletroquímica é viável nuns gadgets tão miudinhos. Acredito que os dois tipos de barras são quimicamente inertes para o tratamento que temos em mente. Também pensei na água-régia mas não sei se hoje em dia é fácil comprar o ácido nítrico ou se virou controlado pelo exército. Os inox são resistentes, em geral, a ataques ácidos mas acredito que removendo parcialmente os depósitos já é suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Aos amigos do fórum,

 

Este é o melhor vídeo que já vi sobre afiadores de carboneto de tungstênio! :wink:

 

Acessem a página da Amazon e dêem um click no vídeo: http://www.amazon.co.uk/AnySharp-Global-Worlds-Sharpener-Classic/dp/B001DXVL6K Click também no botãozinho de maximizar tela para ficar bem nítido! ::cool:::'>

 

Vocês verão nitidamente porque NÃO se deve usar estes afiadores de tungstênio; reparem na quantidade de metal que é removido das lâminas em cada passada! :o

 

Em uma cozinha se você usar este afiador digamos uma vez no início de cada dia. acho que ao fim de um ano terá transformado uma faca tipo chef em uma faquinha de limpar frango! ::ahhhh::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Aos amigos do fórum,

 

Este é o melhor vídeo que já vi sobre afiadores de carboneto de tungstênio! :wink:

 

Acessem a página da Amazon e dêem um click no vídeo: http://www.amazon.co.uk/AnySharp-Global-Worlds-Sharpener-Classic/dp/B001DXVL6K Click também no botãozinho de maximizar tela para ficar bem nítido! ::cool:::'>

 

::ahhhh:: cenas explícitas do estupro de uma faca !!!! ::lol4::::lol4::::lol4::

 

Cabral,

Essa mini fresa ainda é melhor que um esmeril, lima ou mesmo o carborundum na mão de um leigo... pelo menos o angulo de 20º é respeitado e nem arranha toda lâmina, mas essa bixinha tem fome de aço mesmo.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...