Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação


Posts Recomendados

  • Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Não que vocês precisem, mas apenas para facilitar um pouquinho a tarefa, entrem neste site http://www.visualtrig.com/

.

 

Nele há um triangulo retângulo onde há uns quadrinhos com números que podem ser mudados. Na hipotenusa coloquem a medida do comprimento semelhante à da pedra que irão usar ( 10, 20, 22cm, etc ) e no quadrinho inferior direito o ângulo desejado ( 10,15,20,18,etc ) e automaticamente o triângulo será redimensionado já com as medidas nos quadrinhos exatas para se obter tal triângulo ( angulador ).

 

Aí é só desenhar o triângulo e transferir para um bloco de madeira, isopor, etc e cortar. ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Disponham senhores!

 

Se me permitirem, aqui vai uma sugestão:

 

De posse das medidas do triângulo retângulo que será o guia do futuro suporte, desenhe-o em uma folha de papel. Usando aquelas tabuinhas de madeira de caixas de engradados ( tomates, uvas, etc ), cortem as medidas exatas de cada um dos 3 retângulos exceto da base que ficará apoiada no "chão", que deverá ser um pouquinho maior, talvez 1 ou 2cm maior; elas devem ter uma largura superior à pedra que vocês irão usar.

 

Mas mesmo sendo maior, marquem com uma cegueta o comprimento exato fazendo uma pequena canaleta em cada extremidade. Usando o desenho no papel como referência, posicionem as tabuinhas "em pé", ou seja, com a menor espessura acompanhando exatamente a linha externa do desenho do triângulo. Usem cola epóxi de 10minutos de presa ( araldite ) para montar e posicionar esta armação. As canaletas na placa que será a base irão ajudar neste posicionamento e a cola epóxi dará tempo e liberdade para posicionar as tábuas na posição exata.

 

Cortem um retângulo de isopor, no mesmo formato e tamanho da pedra que irão usar nesta base, porém com uma espessura de 0,5 a 1cm menor e colem com um ou dois pingos da mesma cola epóxi na parte interna do que seria a hipotenusa deste molde. Isolem as tábuas após a secagem da cola epóxi com vaselina ou óleo de cozinha ou mineral.

 

Preencham este molde ou com um concretinho resistente ou com gesso pedra ( vende-se o kg em lojas que comercializam produtos odontológicos - dentais ).

 

As tábuas devem é claro ser regulares e não empenadas; devem ser mais largas que a pedra para se ter paredes laterais idealmente com 1cm; a base deve ser mais longa que a pedra ( talvez 10cm ou mais dependendo da espessura da pedra, de modo que a porção da parte inferior - ângulo mais agudo do triângulo - não fique tão fina a ponto de fraturar. Quando pronto oque sobrar de "ponta" pode ser quebrado e eliminado ); o modelo da pedra em isopor deve ser de 0,5 a 1cm menos espesso que a pedra de modo que a superfície da mesma fique exposta quando posicionada no angulador.

 

Acho este método mais fácil que esculpir madeira e mais resistente que isopor.

 

P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Meu Veinho!!! ::bruuu::

 

A dica é para uma pedra de carborundum e não para as Fallkniven!

 

Mas se usar apenas um recorte da pedra de carborundum dá para usar resina ou acrílico para ficar levinho e levar pro mato! :D

 

Esse Véio "tá doidim" pra me declarar senil e me colocar no seu time de dominó ou bisca lá na praça! ::grr:::mrgreen:::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Atualização das Fallkniven: hoje a DC3 descolou a cerâmica da placa de níquel. Sem sustos pois já era esperado. O único detalhe é que ela sequer foi molhada.

 

Detalhe importante: não sigam as dicas de recolar com cola epóxica ou super bonder, pois se eventualmente precisar descolar pode danificar a cerâmica. Eu usei cola branca mesmo e com duas tiras de couro as mantive na posição em uma morsa por cerca de 10 horas; ficou perfeito! ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...