Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação


Posts Recomendados

  • Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

::otemo::::otemo::::otemo:: Cabral, concordo 100% com você ::otemo::::otemo::::otemo::

 

Antigamente, antes da web e do mercado aberto só tínhamos acesso ao velho carborundum dupla face (tinha umas pedras naturais bem finas, mas o resultado não era muito bom), chaira e assentador ou cinta para navalha (strop para os americanos) e fazíamos barba cabelo e bigode com as nossas facas de aço carbono. Desta forma, reforço, o mais importante para um bom fio é uma mão firme, paciência e bom senso. Na falta do oxido de cromo, usava-se pasta para polir carro, já usei até a lama fina do carborundum num sarrafo de pinho. Repito, abusávamos da imaginação e criatividade e tínhamos bons resultado... hoje com os recursos, o mundo ficou mais fácil.

 

inté....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mestre VdM,

 

É isso mesmo! ::otemo:: E eu ainda sou um privilegiado por em meados dos 80 ter comprado alguns kits e facas Paz&Pazzine e feito apologia dos mesmos junto ao resto do público na exposição agropecuária aqui em GV ( eu estava todos os dias na exposição em um galpão com gado de um tio ), ao fim da mesma ganhei de presente o meu facão de aço stainless e uma pedra natural rosada de grana que hoje posso compará-la com a Spyderco cerâmica 1200 ( o que equivale a uma water stone cerâmica japonesa de 2000 ), mas é até um pouco mais fina. ::cool:::'> Já passei e-mail ( com foto ) para a Paz&Pazzine para saber o tipo de pedra que é mas eles não fazem nem a mais remota idéia! ::ahhhh:::mrgreen: Mas até hoje ainda a uso e ela apresenta sempre um desgaste mínimo, tanto é que praticamente não "embarriga"! ::otemo::

 

Por esta vantagem "pedrística" meus fios sempre foram como "navalha"! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

voltando a questão do óleo, até gosto do resultado, acho a lubrificação melhor e a "lama" mais consistente o que melhora o polimento fino da lâmina . Ocorre que, a limpeza da pedra fica mais complicada e a sujeira é maior. Esse kit da fallkiniven me arrepia, já que é para ser usado a seco!!!! mas o resultado é muito bom.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

hehehehe

 

Mestre Vd\M, eu ainda tenho um kit destes da Paz&Pazini e que ainda tem o kanguroo com o garfinho e a faquinha! ::otemo:: A chaira é uma baita porcaria já que o aço dela é muito mole, mas as facas são ::otemo:: !

 

O verdadeiro kit pantaneiro, que é só a faca e a chaira, há décadas um amigo "emprestou" e nunca mais a vi. :cry:::grr::

 

E quanto ao óleo, nunca usei, mas me valho de um trabalho de Veerhoven que indicou que é um dos piores meios para se ter em uma pedra de afiar, já que pela tensão superficial as partículas de pedra e aço ficam "flutuando" no óleo e "impactam" no fio deteriorando-o! ::ahhhh:: E ele tinha fotos de microscopia eletrônica para embasá-lo... :roll::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Como havia falado, já usei óleo, mas atualmente uso é água mesmo. Agora que o Dr. me orientou, não se fala mais em óleo. Verdade, os japoneses tradicionais, mestres absolutos na fiação das suas famosas lâminas não usam óleo, apenas água em suas waterstones. Mas há defensores do óleo até no bladeforums....

 

inté...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Não entendo por que tanta "revolta", é sabido que onde não existe ciência, vale a experiência e julgamento individual e aí, cada cabeça é uma sentença podendo, às vezes, se associar com outras cabeças para criar um credo, uma escola, uma sentença que todos concordam em repetir seja verdadeira ou não.

 

Eu nasci e cresci num mundo que, os lares, mudavam das facas de aço carbono de mesa, que enferrujavam, que perdiam o fio e de tanto serem afiadas terminavam quebrando no meio da lâmina e virando faquinha de descascar frutas e legumes para as higiênicas inox e de serrinha que não precisam ser afiadas nunca. Nesse mundo antigo, muita gente andava com uma faca na bagagem (alguns na cintura) e um canivete (pra descascar fruta, diziam) além de fazerem a barba com uma navalha de aço alemão e se orgulhavam como nós das suas escolhas.

 

Naqueles tempos, saber fazer fio era uma coisa tão importante quanto saber fazer a barba com navalha e dar nó em gravata, coisa de homem feito. Mas isso mudou, meu pai foi da última geração dessa turma, depois migrou pra "Gilette Azul" e só restou a faca grande solingen da cozinha e as pedras, chaira, couro, pastas, etc na gaveta da pia. Com o fim dessa era, com ela se foi o conhecimento que o comércio embutia, a experiência, etc e só nas cidades onde se tinha acesso a publicações estrangeiras podia se ler (em inglês) sobre esse assunto.

 

Hoje, graças ao WWW isso está voltando como hobby e não como uso na vida real, no dia a dia. Até onde eu entendo a vida de ninguém aqui depende de uma faca porque vai encontrar um puma ou um urso na próxima esquina, muito menos o sustento (excluidos os cuteleiros e os vendedores de facas e produtos afim). E como todo hobby cada um evolui nele de acordo com seu esforço e interesse e o ciclo é o mesmo em todos eles (pesca, caça, foto, aventura, etc): a descoberta, a paixão fulminante, a constatação que "está nu" de equipos e a fome/febre/sídrome de aquisição, novidade e "vanguarda" seguido de um período de reflexão e amadurecimento que termina virando conhecimento. Eu ia comentar que existem Drs e Drs (busquem Denis Guerra no Google) assim como existem óleos e óleos e que não se pode generalizar um resultado particular mas acho que já queimei a minha quota de opinião, além disso uso água para afiação com pedra.

 

Pra ninguém dizer que eu fiquei off-topic e contrariando a chefia, ontem, por influência de vocês comprei uma pedra carborundum dupla face quando passei na ferragem (mas continuo não achando o facão Corneta que o VdM recomenda) e achei que ela é para lá de razoável, principalmente para restaurar umas lâminas que eu uso pesado em vegetação, ossos, etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...