Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação


Posts Recomendados

  • Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Senhores, boa noite.

 

Uma dúvida quanto a afiação de um estilo de lâmina não consegui uma informação satisfatória. ::sos::

 

Como seria a afiação de uma faca com lâmina Chisel Ground?

 

Já revirei tudo na net, afiação de formão, cinzel, mas não acho um tutorial explicando como afiar este tipo de lâmina.

 

tenho uma faquinha que carrego comigo da smith e wesson (acho que é assim que escreve) e tentei amolar ela e não obtive um bom resultado.

 

Peço ajuda e dicas.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Salamander,

 

Não tem segredo absolutamente nenhum! Basta você deitar a lâmina na pedra até casar com o ângulo do seu chisel ground. A partir dai é só manter este ângulo até formar a famosa 'rebarbinha" do lado contrário ( flat ) da lâmina, ai é só dar uma passada com este lado da lâmina ( flat ) praticamente 100% deitado na pedra ( se não quiser arranhá-la basta colar um "durex" ou fita fina em toda lâmina menos na borda do que seria o fio ) para remover a rebarba.

 

Está feita sua afiação! Normalmente estas chisel ground tem um ângulo de desbaste deste fio bem agudo, algo como 15 a 20 graus; como este é o único lado "afiado", isto significa um ângulo total/incluso de 15, 17, ou 20 graus, o que confere uma habilidade de corte absurda!

 

Alguns recomendam fazer um microfio também neste tipo de lâmina ( mas somente no lado do desbaste ), ou seja, se o desbaste é de 15 graus você afia a lâmina neste ângulo e quando tiver formado a rebarba ( e depois removido esta rebarba com uma ou duas passadas do outro lado quase deitado na pedra ), você apoia o chisel ground na pedra como se fosse afiá-lo de novo e ai levanta um pouquinho e com uma ou duas passadas faz o microfio em um ângulo um pouquinho superior.

 

Eu pessoalmente acho desnecessário neste tipo de faca já que elas são especializadas em alto desempenho e retocar este fio único não é muito trabalhoso.

 

Ah, o strop também só é feito neste lado, podendo dar uma ou duas passadas no outro lado mas com a lâmina quase deitada no couro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito obrigado mestre cabral pelas excelentes dicas quanto à chisel ground. com certeza vou tentar sim.

Eu a estava afiando com um instrumento tipo o afiador da gerber só que da naútica. Então ela começou a fazer um angulo do lado em que não haveria desbaste. Mas é uma faquinha feita na china e foi barata.

 

Quanto ao afiador da nautica, funciona sim, talvez não tão bom quanto o gerber, mas eu percebi aquilo que você falou. A faca perde o fio rapidamente exigindo que você fique repetidamente passando-a no afiador.

 

Ainda tenho muito que aprender, mas gostaria da opinião de vocês sobre esses afiadores "portáteis" para carregar junto a mim.

 

Todos são da DMT, e a DMT pelo que averiguei tem um bom renome tanto nos fórum gringos quanto aqui. Todos com diamantes monocristalinos.

http://www2.knifecenter.com/kc_new/store_store.html?ttl=DMT%20Diafolds&cat=dmt&k=diafold&

 

Achei interessante por serem estilo canivetes butterfly e teriam três que me interessariam:

O alaranjado/Verde que seria o extra extra-fina e o extra-fine. O Extra-Extra Fine é (3 micron / 8000 mesh) e o Extra-Fine (9 micron / 1200 mesh)

O vermelho/Verde que seria o Extra-fine (novamente) e o Fine. O fine (vermelho) é (25 micron / 600 mesh)

O Azul/Cinza que seria o Coarse/Extra-Coarse. O coarse é (45 micron / 325 mesh) e o Extra-Coarse (60 micron / 220 mesh, achei estranho é só 220 mesmo?)

 

A dúvida aqui seria nem tanto quanto a durabilidade, pois após algum tempo eu teria que comprar outro produto do mesmo, pois acompanhei a questão da durabilidade dos diamantes monocristalinos, mas pra mim esse algum tempo seria alguns anos. Tá ótimo. A dúvida seria quanto ao método de afiação.

 

Outras opções da DMT seria estes aqui todos monocristalinos e nas texturas de Coarse, Fine e extra-fine.

http://www2.knifecenter.com/item/DMTD3E/dmt-d3e-3-inch-dia-sharp-sharpener-inchcredit

Eu teria que carregar três ou duas pedras comigo.

 

Peço vossa opinião, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Salamander,

 

A marca tem nome e faz jus à fama, ao menos nas opniões praticamente unânimes nos fóruns gringos.

 

Quanto aos modelos, aqui vai uma opinião estritamente pessoal: os tipo chaira são muito eficientes para retocar o fio, entretanto há que se ter uma memória muscular e um controle grande para se manter sempre o mesmo ângulo. Outro fator a ser levado em conta é que como a área de superfície do fio em contato com o meio abrasivo é muito pequena, ele é bem menos propenso a perdoar pequenos erros de angulação.

 

Neste ponto as plaquinhas são menos "severas". Outro detalhe é que com as placas você tem a chance de refazer o fio se for necessário, coisa que com as "chairas" é possível mas muito mais demorado.

 

Outra coisa importante: se você quer algo para levar à campo não há porque ter uma XXFine ou mesmo XFine. Com uma boa faca o fio se manterá por um período razoável e em condições de campo o imortante é manter a lâmina cortando, mesmo que não seja aquele corte tipo "navalha". Por isso apenas a plaquinha coarse entre 220 e 400 seria o suficiente, já que com ela você poderia refazer um fio danificado e conseguiria manter um fio micro-serrilhado que é muito agressivo no corte.

 

Se você quer um fio mais "cirúrgico", avalie a possibilidade de adquirir ao invés do "DMT diafold " uma Fallkniven DC4, que tem o lado diamantado coarse e o cerâmico XFine.

 

Quanto ao método no caso das placas seria o mesmo que das pedras, coincidindo o ângulo do fio com a angulação na placa. As hastes seriam usadas como chairas, necessitando um pouco mais de experiência e treino para manter o ângulo exato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cabral

Estava vendo umas pastas para polimento, me deparei com a Dialux verde (de cromo), me parece que é uma pasta francesa usada em polimento de jóias. nos fóruns gringos é considerada como uma das melhores do mundo. achei vendendo por aqui ao preço da jacaré (R$14,00), será que vale a pena? o site é http://www.cactusdobrasil.com.br/MaisProduto.asp?Produto=538 . estou disposto a comprar uma. como vem 140g me disponho a "rachar" com algum interessado.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...