Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação


Posts Recomendados

  • Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Hehehehehe

 

E,

 

Obrigado pela dica! ::cool:::'> Eu vou passar porque dá uma trabalheira danada forjar, e minha preguiça não me permitiria tal "luxo"! ::lol3::

 

O escudo protetor "( )" é para tentar evitar pegar a febre do aço que reina por aqui??? :mrgreen:::lol4::

 

Assim que se "assentar", participe mais do fórum! Dicas assim são sempre muito bem vindas! ::cool:::'> :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eduardo,

 

É mais ou menos aquilo... só que se você não passou um tempo na roça afiando facões, enxadas, foices, etc com lima, aconselho a prender o facão em uma morsa para não correr o risco de um acidente.

 

Com relação à pedra é mais ou menos aquilo, exceto que no final ele PARECEU checar a rebarba no mesmo lado que passou na pedra, quando ela na verdade se forma no lado contrário ( de cima ) pelo aço que se dobra. Bom, ele também poderia estar checando a integridade do desbaste....

 

Outra coisa, e aqui é importante: 15 a 20 graus para fio "0" ou em "V" único, sem micro-fio primário, é um ângulo muito agudo para facão, sendo usado para poucos aços em canivetes e pequenas facas. Ângulo de 20 graus é para a maioria dos aços em microfio de canivetes e facas pequenas e médias. 25 graus para facas grandes e de 25 a 30 para facões!

 

Facões de trabalho, ainda mais com aquele tamanho de lâmina terão fios rolados ou com deformação plástica permanente ou dentes, se usados com ângulos de 15 a 20 graus de cada lado no fio ( ou ainda as 3 opções juntas! ). ::bad::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Cabral!

E eu pensando que você se aventurava em criar algumas belezinhas, já estava no fio da navalha te perguntar pelas fotos. rs!

 

O escudo foi 'forjado' digitalmente, =)~, na verdade vem disto, forjado da minha assinatura de estêncil:

 

20111219195804.jpg

 

A foto tá feia, mas dá para ter uma noção.

 

Me 'assentar' vai ser um pouco difícil agora, resolvi há algum tempo morar pelo Brasil. Sem lar definido, meses aqui, ano ali. Cidades pequenas e..., bom, história para outra hora e local. Estou por aqui, virtualmente, pelo fórum; na área sobre facas, lendo e apreendendo! Aparecendo alguma coisa interessante postarei aqui com certeza, são tópicos que sempre visito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E,

 

Não tem jeito, se não estou trabalhando, ou na roça ou estudando, estou na preguiça! :oops::lol:

 

Talvez um projetinho que me tire da inércia seja o da micarta caseira... tudo culpa da "má influência" do Frico! :roll::mrgreen:::lol4::

 

Mas forjar?... ::mmm: talvez um dia quando não tiver absolutamente nada para fazer... já tenho o maçarico ( usado para fundições ); tenho uma atiguidade de uma estufinha de aço "inox" de 50x25x30cm que vai até 250 graus e claro o forno elétrico daqui de casa que vai até 300 graus centígrados; tenho o tambor de nitrogênio líquido da época que inseminava o gado de leite e fornecedor de nitrogênio é chapa do peito! Será que aço de baixo/médio carbono se beneficia de tratamento sub-zero para transformar alguma austenita retida ( se existir alguma nestes aços ) em martensita? :?::idea:

 

Aí, está vendo! É muito trabalho... ::mmm::mrgreen: Mas até que é um projeto interessante... ::xiu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Po Cabral, eu fiz aqui umas afiações.. ou tentei.. peguei umas facas tramontina de cozinha que tinha aqui, usei um angulo bem baixo como tinha visto num vídeo e afiei.. Umas com sucesso e outras sem.. Daí peguei minha Amazon e tentei afiar mas parece que piorei o fio que veio de fábrica ::tchann:: Peguei o facão tentei afiar.. Até afiou um pouco mas tipo fiquei um tempão na pedra pra um resultado muito pequeno..

Seria o angulo usado tanto na Amazon quanto na Gator?

E a tal rebarba.. ela aparece no lado que estou olhando da faca enquanto afio, ou no lado que não estou olhando? Não consegui sentir a tal rebarba.. Eita, só to fazendo cagada :oops:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Antes que o cabral responda,

 

Eduardo, fica calmo, no começo é assim, depois piora.... ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Agora sério, eu uso 2 pedras, uma dupla face comum "tipo" carborundum e a FIO NAVALHA (já fiz um review aqui). Diferente do meu mano Cabral, até tentei, mas não consegui angulação no esquadro decente. Usei a técnica do Mac (vídeo postado aqui também) de apoio da mão, me dei muito bem com a vítima idêntica a sua e as demais. A técnica do Cabral é diferente da minha, que será diferente da sua. Eu tentei usar a dele e não consegui. Ele está errado? não. Eu estou errado? não.

 

O que você precisa é achar o SEU JEITO.

Também penei pra afiar legal, e mesmo assim não é a melhor afiação do mundo, mas, pra mim resolve e muito bem.

 

Só mais uma dica: se tiver pelo na sua perna, tenta raspar os de lá com a faca, porque os do braço o pessoal vai começar a perguntar porque que seu braço tá sem pelo... ::ahhhh::::lol4::

 

Té mais....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eduardo,

 

Em primeiro lugar, fique tranquilo! O primeiro mandamento da afiação é: pratique muito em lâminas porqueiras!

 

A coisa mais difícil na afiação é manter a consistência do ângulo desejado, seja ele qual for.

 

Algumas dicas podem ajudar muito, tais como: com a ajuda de um transferidor corte uns triângulos retângulos em papelão ou em algum plástico rígido com a hipotenusa com o ângulo desejado ( 20 graus é mais "universal" ). Apoie este triângulo em uma das extremidades da pedra e posicione a lâmina da faca sobre o triângulo. Tire o triângulo e coloque uma, 2, 3 ou quantas moedas de 5 centavos ( ou outras ) forem necessárias para apoiar a espinha da lâmina; pronto, você já tem um guia rudimentar para este ângulo.

 

Passe a faca neste ângulo uma, 2 ou 3 vezes na pedra e veja o desbaste que se formou. Use então uma caneta marcadora de CD para "pintar" esta área de desbaste. Pronto, a partir daqui você tem duas formas de controlar o seu ângulo: as moedas e a marca.

 

Alguns aços formam intensa rebarba; outros formam uma rebarba bem tênue; e um aço como o 420J2 simplesmente se recusa a formar rebarba! :x

 

Sim, a rebarba se forma no lado da lâmina que você está olhando ( o de cima ), ou seja, o oposto do lado que está sendo passado na pedra. Normalmente a parte que "escapa" de formar a rebarba é a ponta; é uma questão de dar uma inclinadinha um pouco maior na lâmina quando chegar neste ponto ( quando estiver chegando onde ainda não se formou a rebarba você começa a levantar ligeiramente o cabo da lâmina até coincidir com o fio propriamente dito.

 

Só se deve passar para o outro lado da lâmina quando você sentir a rebarba em todo o comprimento do lado contrário do fio ( lado que você está olhando ). Para isto basta um pouquinho de treino e paciência. Você sentirá a rebarda passando os dedos bem de leve de forma perpendicular e à 45 graus no lado contrário do fio que você afiou ( é como se tivesse um risco no chão ( fio ) e você quisesse fazer uma cruz com outro "traço" ( dedos ) a 45 graus e bem de leve! ).

 

Se não quiser ficar toda hora jogando uma aguinha para remover a "lama", uma buchinha tipo scotch úmida passada de leve na pedra remove a "lama" sem tanta lambança. Uma baciazinha ao lado com pouco de água para você molhar e torcer a bucha para remover a "lama" dela e pegar um pouquinho de água para continuar deixando úmida e limpa a pedra.

 

Comece primeiro pelas facas, pois é mais fácil. Com um fim de semana você já estará dominando o básico da técnica.

 

Outra boa dica é: se ofereça para afiar aquelas facas de cozinha cegas que todos os seus familiares têm ( normalmente tramontinas, mundiais, chinesas, etc ).

 

Não deixe a lâmina sair fora da pedra ao chegar à ponta, ou fatalmente irá arranhar esta região; não que isso seja um problema, mas tem quem não goste ou não queira arranhar a lâmina. Se for o caso, passe uma fita adesiva no corpo da lâmina deixando apenas a parte do fio a ser afiada ( eu acho uma bobagem... ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom, a Amazon consegui afiar.. Tá cortando bem fácil aquelas redes de proteção (é, aquelas do caso Nardoni), só encosto e boto uma pressão e corta.. Porém ainda não corta os pelos da perna, só irrita minha pele.. Mas levando em consideração que to aprendendo a afiar hoje, até que peguei a manha da Amazon, amanhã vou me esforçar mais, hoje to cansadão..

O Facão realmente não consegui, a ponta dele tá bem afiada, dá pra sentir no dedo, mas o meio e o começo nada de fio.. Amanhã vou praticar mais nas Tramontinas pra tentar entender melhor.. Já comecei a sentir a rebarba pelo menos hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...