Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação


Posts Recomendados

  • Membros

E aí pessoal

 

 

quando usarem o dc4 ou dc3 por favor postem os resultados ::cool:::'>

 

parece que o lado diamantado é com grit 480 mas o cerâmico eu não sei, dá pra deixar com acabamento bom só com uma dessas pedras e o couro+óxido cromo?

tem alguma pedra com grit mais fino por esse preço ?

 

Vou aproveitar e perguntar e se alguém conhece um pedra black hard arkansas stone, parece que o grit dela é bem pequeno :shock:

 

Obrigado

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Gostaria que o Mestre VdM avaliasse esta imagem:

 

598d9f18901c6_Fiogadgettunsteniocarbide.jpg.9d8a9ad80dd5a45ca56596a22c791b29.jpg

 

Ela mostra o fio de uma faca após ser passado em gadget de afiação com carbides de tungstênio! ::ahhhh::

 

E olhe que este gadget é o de superfícies planas em V ( Smith's no caso ) e não aqueles com "discos rolantes", já que estes últimos produzem esta "maravilha" de fio abaixo:

 

598d9f1897731_Afiadordediscosdetungstenio.jpg.139061be63bde99072ae98ec01dfe872.jpg

 

Vale ressaltar que como o tal gadget é fixo e pré-angulado, tem-se muito maior controle na pressão exercida e principalmente na angulação da lâmina, que para efeito prático deve apenas ser mantida com sua espinha na horizontal.

 

Se com todo este "controle" o resultado no fio é o que a imagem mostra, como seria ao se passar o Bellota à mão livre no fio de uma faca? ::hein:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cabral e Eduardo,

 

O meu Dc4 chegou, a face diamantina tem 25 micros ( #480), já a face cerâmica não tem qualquer mensão da sua granulometria, posso atestar que é muito fina, no bladeforum li que deve ser #2000. estou muito satisfeito com ela, dá para resolver os problemas no campo, deixa a grosso modo no ponto para terminar a lâmina com strop, que pode ser um cinto com pasta de cromo ou uma paleta de madeira com cromo.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

::otemo::

 

Já estou satisfeito com minha compra por antecipação! :lol:

 

É só eu não receber uns limões da Fallkniven... ::putz::::grr::

 

Mas a chance de problema é maior mesmo no plate diamantado; a cerâmica acho que é mais tranquila. E além do que se tiver alguma irregularidade maior é só usar a parte diamantada e dar uma "ajustada" na cerâmica. ::mmm:

 

Já estou com a forma pronta para assim que chegarem eu ajustar meu "angulador de campo" de 20 graus para a DC4. Vai ficar compacto e leve! ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

Trauco

gostei do afiador,to matutando no ebay e achei um igualzinho só que com diamante,também têm esse de cerâmica praticamente pelo mesmo preço

 

cabral

tbm acho que o de cerãmica deve durar mais pelo preço , mas tava lendo uns reviews na knifecenter e o diamantado tava com ótimos opiniões :?

Mas acho que isso deve ser só no começo por ser diamantado ... mas o de cerãmica deve ter um desempenho mais constante pois esse diamantado deve ser daqueles que soltam os diamantes logo logo ::grr::::putz:::mrgreen:

 

Até

Olha, eu usei bastante o diamantado e ele parece como novo, não percebi perda de abrasivo, são duas barras de cor grafite claro e muito homogêneas. Eu passei a usar mais o de cerâmica por muquiranagem, mesmo. Comprei pra dar de presente, testei e gostei e deixei o outro de lado pra poupar, mas as vezes passo umas lâminas nele também. Como os preços são muito parecidos e baixos, vale a pena testar o que atrair mais.

Eu tinha uma desconfiança com o cerâmico porque comprei duas barras que o VdM indicou e quebrei uma menos de uma hora depois que abri o pacote deixando a cair da mão numa mesa de ardósia. ::putz::::putz::::putz:: Mas a montagem desses Gerber é bem robusta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Eduardo,

 

Vou usar um Gerber em uma faca de cozinha da tramontina só para ter idéia do desempenho. :P

 

Minhas facas e canivetes por outro lado ficarão à uma distância segura e saudavel deste afiador! :mrgreen:

 

É isso aí, eu uso o Gerber como a chaira, pra fio rápido em trabalho, praqueles fios Solingen das navalhas do meu pai dos meus tempos de infância eu ainda aposto mais nas pastas de abrasivo sobre tira de couro como ele fazia e o VdM faz.

 

Não acho que esses pocket sejam pra fio "gilete", eles são ótimos pra restaurar um conjunto de facas de churrasco que comprei "pras visitas" usarem, pras tramontinas, pras tatu, coqueiro, etc em tempo real.

 

Pra fio perfeito, em tempos de nanotecnologia, nunca. ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco,

 

Obrigado pelos esclarecimentos em relação ao gerber. ::cool:::'> E mais para frente, nos dê uma atualizada com relação ao desgaste ou não do diamantado, pois é como você falou, ambos tem o mesmo preço! :?:

 

Guimarães,

 

Muito obrigado por este depoimento de uso em primeira mão. Estou riscando o H1 da minha lista de aquisição! :cry:::grr::

 

10 sardinhas e o fio já era? ::vapapu:: Até o 420HC tem retenção de fio bem melhor que isto e ainda mantém um bom nível de resistência à corrosão! :evil:

 

Agora então só resta o CPM-S90V para adição... :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Trauco,

 

Obrigado pelos esclarecimentos em relação ao gerber. ::cool:::'> E mais para frente, nos dê uma atualizada com relação ao desgaste ou não do diamantado, pois é como você falou, ambos tem o mesmo preço! :?:

 

Em anexo a foto dos dois, o que tem uma correntinha é o de diamante pois está junto com uma pederneira. A diamante eu comprei em novembro de 2010, a outra em fevereiro. Depois que ela chegou, usei mais a de cerâmica que a de diamante. Para mim, estão como novas funcionalmente. Uso com muita frequência em 4 facas de cozinha: duas tramontina inox e uma de aço carbono e uma martinazzo de aço carbono, uso semanalmente em um jogo de mesa de churrasco de aço carbono, e em um par daquelas do sul que usei para fazer os cortes e, depois de assa-los, servi-los.

 

20110825125211.JPG

 

20110825130141.JPG

 

Tem diferença entre os resultados das duas? Em algumas lâminas tem, em outras não, a diamante sai um pouco melhor, mas pode ser variação de qualidade das duas amostras que eu tenho e não do material de que são feitas. Enfim, como eu disse antes, eu não estou atrás de fio feito em sovela de pelica e óxido de cromo. Antes desses Gerber eu usava chaira e, quando preciso, uma pedra de afiar comum. Com eles consigo bom resultado em menos tempo e mais reprodutível, alem de caberem no bolso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco,

 

Mais claro impossível! ::cool:::'> Os "bixim" funcionam! ::otemo::

 

Os amigos vão ficar mais felizes que pinto no lixo! ::lol3::

 

Já me aproveitando da sua experiência com os "bixim": mais ou menos depois de quantas passadas ( ou facas ) você tem que limpar as hastezinhas abrasivas? É simples o processo? Algo como uma escova de dentes e sabão dão conta do recado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Cabraljr, até agora não precisei passar escova nas duas, fica aquela "pintura" que você ve nas hastes mas elas não ficaram mais lisas por entupimento até agora para precisar uma remoção de restos, eu tinha medo disso acontecer com os inox, que são mais "moles", mas não aconteceu. Se eu tiver tempo, vou tirar uma foto com a lente macro e o fole para você ver como estão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...