Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação


Posts Recomendados

  • Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Cabral! ::otemo:: Que bom ter voce de volta aqui no Fórum! :D

 

E Cabral, ando com uma dúvida sinistra! kkk

Por exemplo, a Mora é Scandi mas o perfil da Mora pra afiar é tranquilo, pelo que eu vi é só apoiar toda aquela área inclinada e afiar, ok!

Mas a Big Rock também é Scandi (eu acho pelo menos.. Se não for Scandi é Full Flat com o angulo começando logo na espinha da faca) e a parte do fio é minúscula, to achando SUPER HIPER MEGA ULTRA difícil de afiar ela.. Além dela estar dando umas enferrujadas de leve (porque eu suo muito :| ) Eu tentei apenas retocar o fio no Strop e não adiantou nada tava feia a coisa, daí resolvi passar na pedra fina usando o grau do fio dela mesmo e daí não consegui e agora estraguei tudo ::tchann:: Tá que tá uma b0$&@ :twisted: Será que refaço o fio mas daí um Full Flat? Ou tento refazer o Scandi mesmo? To até ficando estressado faz 1 semana que to tentando sem perguntar aqui mas não deu certo kkkkkkkk Daqui a pouco vou arremessar essa faca pela janela! ::grr::

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hehehehehe

 

Eduardo, relaxe. Isso é estresse pós carnaval.

 

Vamos lá: em primeiro lugar, a Big Rock é PRATICAMENTE full flat, tendo apenas menos de 2/3 iniciais do comprimento de sua espinha com a espessura full, nos primeiros 5 a 1mm da largura, no sentido da empunhadura para ponta. Para efeitos práticos, ela é uma FG ( flat grind ).

 

O que você está pensando em fazer é afiá-la como se fosse uma navalha, apoiando-se esta porção mais espessa da espinha na pedra e fazendo o fio a partir dai, neste ângulo. Pode ser feito, mas seria um tremendo erro!

 

Digo isso porque apesar do 440A ter uma tremenda estabilidade de fio, este fio que você iria dar seria muito, mas muito agudo, não durando muito a não ser que você só cortasse papel. Para você ter uma idéia, na minha fiz o desbaste padrão de 10 graus de cada lado e ainda assim a espinha ficou cerca pouco mais de 5mm levantada da pedra!

 

Sei que você não gostou da técnica das moedas de 10 centavos, mas acabei de verificar aqui e com a Big Rock, se você apoiar a quina da espinha próximo à empunhadura sobre 3 moedas de 10 centavos ( quina da espinha apoiada na borda das moedas ), dará mais ou menos os 10 graus de inclinação de cada lado. Com isso você terá o desbaste de alívio e poderá depois dele pronto, dar um fio de 20 ou 25 graus, o que mais lhe convier ( ou mesmo 15 graus de cada lado ).

 

Para tanto, após o alívio, basta acrescentar 1 moeda às outras 3 e dar uma ou no máximo duas passadas de cada lado da faca na pedra em seu lado fino, sem pressão. Pronto, seu microfio já está pronto para o strop ( acho que estará, mas não custa verificar ).

 

Se este microfio se perder muito rapidamente, refaça-o mas agora usando ao invés de quatro, 5 moedas! Este eu lhe garanto que vai durar!

 

Não arremesse ela pela janela não! Primeiro que você poderá potencialmente ferir/matar alguém! Segundo porque é uma excelente faca ( é juntamente com a minha "laranjinha" e agora a nova Hunter, uma das minhas 3 facas médias preferidas ). Terceiro, porque sempre poderá mandá-la pro Cabral, que adora estas "porcarias"...

 

Com relação à ferrugem, a culpa não é do aço 440A e nem do seu suor ( ok, em parte é ), mas sim do acabamento bead blasted/stone washed dela. As duas únicas formas de corrigir isto são, a paliativa com vaselina ou a definitiva com o lixamento e polimento. Eu optaria pelo lixamento, já que o 440A é bem mais fácil que o D-2 e eu lixei e poli o D-2 relativamente rápido!

 

Dá trabalho, mas o resultado compensa!

 

Ps: se for lixar e polir, faça isto antes de refazer o fio e mate o fio primeiro; uma passada perpendicular e de LEVE no lado fino da pedra já será o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hehehe sou um sem noção mesmo kkkk

Cabral, eu queria mesmo era afiar como ela veio! Se eu deixei entender que quis fazer um fio navalha me desculpe! kkk

To tentando afiar ela como ela veio, daí faço 3 moedas pro Desbaste e 5 pro Primário OU é outro processo? Se bem que acho que o grau do fio primário que veio já era ::tchann::

 

E pra lixar e polir, preciso tirar o cabo e passar quais lixas, aquele mesmo processo da guepardo? Vai da 200 - 400 - 600?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eduardo,

 

Não me lembro qual era o fio original, pois sequer o medi; parti logo para o meu padrão! Mas acredito que seja algo como 15 ou 20 de cada lado, mas não posso afirmar ao certo.

 

Se eu fosse você usaria 3 moedas no desbaste e 4 no primário e testaria. Se o fio primário ( microfio ) tiver uma boa persistência, ficaria com este esquema ( porque desempenho é certo que terá um excelente! ). Mas se este fio se deteriorar rapidamente com o seu uso, ai sim eu faria outro microfio usando 5 moedas.

 

Eu retiraria as talas e se o problema da corrosão estiver ocorrendo também no tang, eu lixaria tudo.

 

Como o stone washed dela é bem fino, eu iniciaria pela lixa 400, depois 600 e por fim, 1200. Se quiser ir além e usar a 2000 e depois óxido cromo, ai fica espelhadinho da silva!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ele só chutou o balde no final, com a história da necessidade da chaira e ao literalmente piorar o fio ao passá-lo daquela forma e com aquela pressão nas costas de outra faca! ::bad::

 

Ih, cabraljr, você tem que agendar um passeio pela campanha do sul, do uruguai e argentina nas próximas férias, afiar faca no dorso de outra é a regra ::dãã2::ãã2::'> , não a exceção e chaira tem o status desses arenitos do arizona que o pessoal importa achando que aqui não tem igual, só os mais bacanas tem ::hãã2:::) É claro que fio de trabalho para eles nâo è o fio de barbearia que você usa nas suas facas ::lol4:: Imagina o peão no campo com a rês semi carneada dizendo "Gente, alguem tem duas moedinhas para me emprestar? Vou lá afiar, aí passo no cromo e já volto" ::lol4::::lol4::

Eles trabalham meia hora, zic-zic-zic uma faca na outra e da-lhe mais meia hora de trabalho :lol::lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hehehehehe

 

Trauco,

 

Sei que isso é prática generalizada e não é só no sul não... com um monte de chaira por aqui de vez em quando tenho que soltar um: "oh Cabral ( pai ), a chaira está pendurada ali ó...", porque ele já está passando uma na espinha da outra... ::putz::

 

Mas a referencia que eu fiz foi ao fato de acabar de sair da pedra e passar na chaira. Só piora o fio! Afinal, o controle do ângulo dele é muito maior passando a faca na pedra que no dorso da lâmina como ele passou.

 

Eu mesmo como já escrevi várias vezes sou useiro e vezeiro na utilização da chaira; a de aço liso para as lâminas menos duras e a de cerâmica para as mais duras.

 

E chaira ou mesmo dorso de faca não é para ser usada com aquela pressão toda que ele colocou e basta uma ou no máximo duas passadas de cada lado para ela fazer seu trabalho.

 

E concordo com você ou com a maioria das pessoas que dão uma chairada em suas lâminas quando perdem o fio, porque a maioria das facas tem aços com menor dureza que tendem realmente a rolar/virar com o uso antes de apresentarem sequer algum desgaste.

 

O único senão, é procurar esclarecer e corrigir mitos e erros arraigados, como: passar a lâmina velozmente na chaira num chap chap eterno como muitos açougueiros o fazem, ou ainda fazer o mesmo nas costas de outra lâmina com força e velocidade e mais de 2 vezes por lado.

 

Ao contrário do que eu possa ter dado a entender, uso e muito as chairas!

 

Mas o Cabral véio... casa de ferreiro ( quem me dera ), espeto de pau!!! ::hãã::::hahaha::::hahaha:::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...