Ir para conteúdo

Canivetes & Facas: Afiação


Posts Recomendados

  • Respostas 461
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Yoda,

 

Apesar destas chairas estriadas parecerem estar dominando o mercado, praticamente a totalidade daqueles que realmente gostam de fios tipo navalha e que afiam suas próprias lâminas e os mais renomados "afiadores de facas" não recomendam as mesmas, porque principalmente quando novas e em aços mais moles, literalmente retiram "micro-tiras" do fio, enfraquecendo-o e tornando-o irregular.

 

Afora este detalhe, o vídeo é legal! ::cool:::'>

 

E a questão de não puxar o fio da faca contra o operador, é apenas uma questão de segurança. Nestes mais de 30 anos que afio lâminas, nunca ocorreu um único incidente, por menor que fosse, durante o uso da chaira/fuzil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eduardo,

 

Vou lhe dar uma opinião calcada no meu gosto pessoal: não gosto de pedras que usam óleo! Por que? Pela lambança que fazem, só por isso.

 

Agora, vou fazer outras argumentações: o conjunto é pequeno, apenas 15cm de comprimento. O conjunto é muito caro! As pedras tipo Arkansas, com exceção da translúcida se desgastam muito rapidamente.

 

Por este valor ai, você compra umas 2 ou 3 carborundum dupla-face e uma japonesa King ou Suehiro de grana 1.200 que são verdadeiros tijolos, medindo cerca de 20,5x 6,5 x 3,5 e que vai durar praticamente a vida toda e vai dar um nível de acabamento excelente nos fios!.

 

Como no caso do kit só se menciona grana grossa, fina e super fina, sem detalhar, eu ficaria com a carborundum e a japonesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Turma, boa noite.

 

Chegou a pasta de polir verde, marca Jacaré. Não diz nada se é óxido de cromo ou não, diz apenas "pasta para polir e lustrar metais cromados aço inox e platina - verde cromo".

 

Como o Cabral havia falado desta marca e foi a única que achei, então comprei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Guimarães,

 

A pasta jacaré verde é sim óxido de cromo. Se já tiver o couro é só "carrega-lo" com ela e stropar as lâminas ( teste o antes e o depois para ver a diferença - o D-2 é o que dá menos diferença - ).

 

Se não tiver o couro ainda, pode usar um papelão e testar.

 

O importante é que a diferença nos fios será mensurável!

 

Mais cuidado com os dedos daqui para frente! :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Guimarães,

 

A pasta jacaré verde é sim óxido de cromo. Se já tiver o couro é só "carrega-lo" com ela e stropar as lâminas ( teste o antes e o depois para ver a diferença - o D-2 é o que dá menos diferença - ).

 

Se não tiver o couro ainda, pode usar um papelão e testar.

 

O importante é que a diferença nos fios será mensurável!

 

Mais cuidado com os dedos daqui para frente! :mrgreen:

 

 

Uiiiiii.... já senti o dedo!!!!! ::mmm:::mmm:::mmm:

 

Cabral, eu tenho sola (couro). Qual o lado que uso, o liso ou o crespo? Qual o comprimento ideal?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Guimarães,

 

Ai já é mais uma questão de gosto individual. Os dois que mais uso, um tem 17 x 7cm com uma sobra do plástico de apoio de 4 x 1,5cm nas extremidades; as laterais não tem sobras. Este é o levinho, para retoque à qualquer hora.

 

E tem o maior, de caibro, com uns 30 x 8 cm. Este funciona para as facas grandes de cozinha e churrasco. Mas o menor, com jeito, também daria!

 

O lado do couro é o da raspa ( crespo ). Mas o meus strops na contra-face ( o outro lado do suporte ) tem o couro com a face lisa para cima ( puro preciosismo e exagero ), ou seja, são dupla-face.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Guimarães: se puder, deixe o fio da D-2 polido como um espelho, isso vai aumentar a resistência dele à corrosão salina e evitar que ele se desmanche produzindo não-tão-micro-assim-fio que o pessoal detesta nas Mora Classic de aço carbono. Eu achei que era só mancha, mas olhando de novo as duas fotos que eu postei, é erosão forte mesmo, com perda de material (confira as fotos em tamanho real). Eu atribuo essa fragilização à máquina/instrumento usado para afiar a lâmina, acho que ninguèm lembra mas eu falei que a minha faca tinha chegado com o fio cego perto do cabo e bom na ponta, mas que esta estava levemente azulada por aquecimento produzido pela abrasão. Acho que esse fio foi feito sem resfriar e criou esse stress que faz a lâmina desmanchar como biscoito Duchen no copo de Toddy.

Polindo , ao menos você reduz a superfície e remove as estrias que ajudam a corrosão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...