Ir para conteúdo

9 dias: Cancún e Riviera Maya com R$ 1200


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Essa viagem foi planejada em tempo recorde, pois não estava nos meus planos. Foram nove dias entre Cancún e Riviera Maya.

Sai de Guarulhos dia 23/12, parando em Buenos Aires, Santiago e finalmente Cancún.

 

Quando você chega ao aeroporto de Cancún, é possível pegar uma van (150 pesos) ou ir de ônibus até o centro da cidade. O guichê da ADO, a empresa de ônibus que faz o trajeto fica no final do aeroporto (só ir seguindo a calçada a direita).

 

O bilhete custa 48 pesos. Depois, quando se chega ao centro, só pegar o ônibus R1, que passa por toda a zona hoteleira e custa 8,50 pesos.

 

Em Cancún, ficamos no Hostal Mayapan, (http://www.hostalmayapan.com/) que fica na zona hoteleira da cidade. A localização é muito boa, dá pra fazer tudo a pé.

 

Existem inúmeras atrações pra se fazer. É possível explorar toda a região a partir de Cancún, mas dividimos e deixamos alguns para fazer por Playa del Carmen, por uma questão de proximidade.

Por Cancún, visitamos Chichén Itzá, que é uma das 7 maravilhas do mundo moderno e Isla Mujeres. A partir de Playa, visitamos Tulum, Akumal e Cozumel.

 

20120105203034.JPG

 

A cidade

 

Eu imaginei uma Cancún diferente, muito mais luxuosa e cara. Fui surpreendida positivamente. É uma cidade simpática, não tão cara quanto imaginei e gostosa de passear. Tem de tudo na zona hoteleira e qualquer coisa que você queira fazer mais longe, é só pegar um ônibus, com uma freqüência ótima. De todas as vezes que precisei pegar, nunca esperei mais de um minuto para pegar algum.

Não visitei muito o centro da cidade, mas o pouco que vi agradou. É como se a zona hoteleira fosse o litoral norte de São Paulo e o centro fosse o litoral sul, a título de comparação.

 

Passeios

 

Isla Mujeres: de ônibus até Playa Tortugas, onde pegamos um ferry (17 USD ida e volta). Em menos de 30 minutos chegamos. Alugamos um carrinho de golfe para visitar passear pela ilha toda (550 pesos pelo dia todo, tendo que devolver as 17h00). O lugar é bem charmoso e vale a visita de um dia.

 

20120105202346.JPG

 

Chichén Itzá (se pronuncia itsrá): Fechamos o tour por 40 USD. Não consigo lembrar o nome da empresa, mas eles ficam no pátio do Plaza Forum by the Sea, onde fica a Hard Rock Café. Saimos por volta das 08h00. Fomos para um cenote, onde deu pra mergulhar e depois fomos para um vilarejo maia onde tem uma feirinha pra comprar artesanato e fomos almoçar em um restaurante nesse mesmo local. Muita gente comenta que o tour ficou horas parado nesse lugar, não tivemos problemas com isso. Depois seguimos para a pirâmide maia. Foi um passeio guiado de aproximadamente uma hora de duração, depois ficamos livres para andar pelo sítio e tirar fotos. Chegamos em Cancún por volta das 19h30.

 

20120105202445.JPG

 

Noitadas

 

Por uma restrição orçamentária, acabei não indo a alguns lugares que gostaria de conhecer, como a The City.

Cocobongo e Congo: das quatro noites em Cancún, três delas terminaram lá. No primeiro dia foi 55 USD, com open bar. Depois negociamos com um dos promotores da Congo, que é um bar da Cocobongo e pagamos 15 USD open bar lá e depois só a entrada cortesia no Cocobongo.

 

20120105202527.jpg

 

Señor Frogs: foi 35 USD open bar. Mas não achei que a balada em si vale a pena. Miou muito cedo.

 

Mandala: foi 25 USD open bar. Balada legal.

 

Vale indicar que estávamos em um grupo grande, então era mais fácil negociar preço.

 

Seguimos para Playa del Carmen na manhã do dia 29 por 45 pesos, também com a ADO. Por um problema técnico, a reserva que eu fiz no Playa Hostel (http://www.hostelplaya.com/)foi cancelada. Fiquei um dia no Hostel Tres Mundos por 250 pesos e os outros feito nômade, com amigas no Rio Playa e no próprio Playa Hostel.

 

A Cidade

 

Playa del Carmen é realmente tudo isso que as pessoas falam. O clima é completamente diferente de Cancún. Meio hippie, meio chique, meio Punta, meio Búzios, enfim... Um charme. Teria ficado mais dias tranquilamente. Dá pra fazer tudo a pé. Em teoria, é muito fácil se localizar, pois as ruas tem números na frente e são divididas por Avenidas que sobem de cinco em cinco (Avenida 5, Avenida 10, Avenida 15 etc.) e Ruas que sobem de dois em dois (Rua 2, Rua 4, Rua 6, Rua 8 etc.) Mas eu sempre me perdia de qualquer forma até entender definitivamente esse padrão.

 

20120105202935.JPG

 

Passeios

 

Akumal e Tulum: Pagamos 20 pesos no ônibus que nos deixou pertinho de Akumal. Fomos andando até a praia. Depois, nossa intenção era pegar uma van até Tulum, mas o motorista nos ofereceu um passeio pelo Cenote Dos Ojos, ida a Tulum, a Playa Paraiso mais o retorno a Playa del Carmen por 400 pesos cada um.

 

20120105202813.JPG

 

O cenote é lindíssimo e muita gente faz mergulho com cilindro por lá. É bastante fundo mesmo. Se chama “Dos Ojos” porque existem duas cavernas com entradas separadas, mas quem faz mergulho pode chegar ao outro lado de forma subterrânea. Muito legal.

 

20120105202844.jpg

 

Tulum é outro sítio arqueológico maia que se estende por um trecho do mar caribenho. Lugar lindíssimo. Não fizemos o tour guiado. O ingresso é de 51 pesos. A visão do mar do Caribe pelas ruínas é lindíssmo. É uma daquelas imagens de cartão postal. Vale a pena a visita!

 

20120105202735.JPG

 

Cozumel: queria ir pra Cozumel com o único intuito de mergulhar. Minha ideia inicial era de fazer com cilindro, mas fiquei com receio e fiz com snorkel mesmo e valeu muito a pena. Do porto de Playa del Carmen, pegamos uma lancha (312 pesos ida e volta) e chegamos em 45 minutos. A ilha é muito charmosa e interessante. A impressão que tive é que tudo se multiplica em Playa, comparando a Cancún. Fechamos o Snorkel por 15 USD em um quiosque no começo do calçadão na frente do porto. Incluia todo o equipamento, 2h30 de passeio e bebidas no barco. Nunca tinha mergulhado antes e achei incrível. Quero fazer muitas outras vezes.

 

Noitada

 

Diferente de Cancún, as pessoas ficam nas ruas e deixa tudo com um clima bem diferente. Não sai muito aqui, mas não paguei nenhuma entrada, até mesmo na Cocobongo de Playa, as meninas não pagaram pra entrar. No réveillon, tinha um DJ na rua e muita gente, mas muita gente mesmo ficou perambulando. Os restaurantes e baladas tem um valor especial pra festa em geral com open bar e Buffet, pelo que pude ver, mas ficamos na rua mesmo.

 

Comida

 

Sim, é uma loucura como as coisas são apimentadas. Até a Ruffles vem com pimenta, mas é só você prestar atenção antes de comprar ou perguntar por algo não picante. Dos restaurantes os quais me lembro o nome, o Mextreme de Cancún tem um café da manhã bom e barato. O Campinero, também em Cancún, é de comida mexicana e também é bastante bom, comi lá três vezes.

Além disso, barraquinhas de pizza por 45 pesos e supermercado devem ser utilizados algumas vezes para poder manter uma economia razoável.

 

Curiosidade

Mexicano é um povo que adora uma gorjeta (propina). Em todos os lugares tem sempre uma cestinha, até no banheiro das baladas, é impressionante. Caso no restaurante que você esteja o serviço não esteja incluso, tente deixar 10% do valor, como fazemos por aqui.

 

Por conta de um problemaço que minha amiga e eu tivemos logo que chegamos, dei uma restringida boa nos gastos. Pros nove dias, gastei R$ 1200 e até comprei algumas lembrancinhas. Foram mil em dinheiro e 200 reais no cartão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá, excelente seu relato. Por favor, será que consigo trocar real por pesos mexicanos?? Fazendo as contas, caso eu levar dólar, perderei um peso por dólar. O real está bem valorizado frente ao peso mexicano. Minha dúvida é que se caso eu levar apenas real, conseguirei trocar sem apuros!!

Obrigada!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá, excelente seu relato. Por favor, será que consigo trocar real por pesos mexicanos?? Fazendo as contas, caso eu levar dólar, perderei um peso por dólar. O real está bem valorizado frente ao peso mexicano. Minha dúvida é que se caso eu levar apenas real, conseguirei trocar sem apuros!!

Obrigada!!

 

Oi wjsuellen,

Não vi em nenhuma casa de câmbio troca em real. Não cheguei a perguntar, pode ser que eles troquem, mas não esteja anunciado. Eu não arriscaria. O dólar quando sai, estava entre 13,20 a 13,50 pesos.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oie Michele, quanta eficiencia no seu relato !! tá ótimo e bem completinho. Legal q vc gastou tão poucos dinheirinhos, minha viagem também saiu bem baratinha no nosso esquema.

 

Ah, pra quem perguntou, cheguei à conclusão q o melhor é fazer é tirar pesos lá, diretamente da sua conta. Não perde tanto com as trocas de moeda e, se for pagar tudo em dólar, geralmente ele é bem desvalorizado.

 

agora .... conta pra gente qual o problema q te fez economizar esse tanto !!! hauahauha

beijão

Clarissa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oie Michele, quanta eficiencia no seu relato !! tá ótimo e bem completinho. Legal q vc gastou tão poucos dinheirinhos, minha viagem também saiu bem baratinha no nosso esquema.

 

Ah, pra quem perguntou, cheguei à conclusão q o melhor é fazer é tirar pesos lá, diretamente da sua conta. Não perde tanto com as trocas de moeda e, se for pagar tudo em dólar, geralmente ele é bem desvalorizado.

 

agora .... conta pra gente qual o problema q te fez economizar esse tanto !!! hauahauha

beijão

Clarissa

 

amiga, esses detalhes constrangedores a gente deixa de lado... ::lol4::

não carece de atenção hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Marina, muito bacana seu relato!

Vou pra Cancún em março e vou ficar só 5 dias, tenho lido sobre vários passeios imperdíveis mas como vou ficar pouco tempo quero aproveitar ao máximo! To em dúvida se vou pra Chichén Itzá porque é o dia inteiro... enfim, se vc puder me dar umas dicas dos passeios imperdíveis. Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...