Ir para conteúdo

Bolívia 2014 - 17 dias - Estrada da Morte/Ônibus da Morte/Ilha da Morte/Tudo da Morte - Com palavrões[18+]


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, meu nome é Rodolfo, sou um Cuiabano de 25 anos, e sou muito bem casado com Franciele. E resolvi nos dar de presente de 3 anos de casamento, uma viagem um tanto quanto aventureira.

 

Como a trip foi um pouco fora de nossas expectativas e um tanto quanto fora do comum, comecei a registrar os acontecimentos do dia-a-dia. Eu estarei postando UM dia de trip por post, de forma bem-humorada e também contribuindo com alguns dados para os que desejam fazer o mesmo.

 

Nosso orçamento para a trip foi de R$ 1500,00 por cabeça. E começamos assim:

 

11/12/2014

 

Cuiabá

Saímos de Cuiabá para Cáceres ás 07:00 pela empresa Meira-Tur. A passagem custou R$ 55, que foi pago na hora. A viagem durou 3 horas, o suficiente para pegar o bus das 12:00 para a fronteira.

 

Cáceres

Chegamos em Cáceres por volta de 10:00 e fomos deixados na porta da Polícia Federal, onde retiramos o nosso "Permission" para saída do Brasil. Caminhamos até a rodoviária do Centro. Foi uma caminhada gostosa, conversávamos e discutíamos nossas expectativas. Me sentia, neste momento, um mochileiro das galáxias. Chegando na rodoviária, descobrimos que a empresa TransBolívia já tinha reservado as 3 últimas passagens das 12:00 para San Mathias. Faltando aproximadamente 1:30 para nosso embarque, iniciamos o teste de paciência do funcionário. Faltando aproximadamente 45 minutos, uma das pessoas que reservou a passagem chegou. Intensíficamos o teste de paciência do funcionário, até que faltando 30 minutos, ele libera a passagem. Embarcamos as 12:00 e felizmente, as pessoas que reservaram as duas últimas passagens, não compareceram. Seguimos uma viagem de aproximadamente 2 horas até a fronteira entre Corixa-Brasil e San Mathias-Bolívia.

 

San Mathias

Na fronteira, fomos brevemente revistados pelo GEFRON, nada demais. Ao terminar, havia uma fila de táxis impecavelmente destruídos já a nossa espera. Em um ato de roleta-russa, escolhemos um táxi e fomos para a "Imigración" para dar entrada na papelada. Rapidamente recebemos uma papelada e voilà, estavamos legalmente na Bolívia. Continuamos em caminhada para o "Centro" da cidade, onde encontramos um ônibus de "luxo" na beira da rua e fomos pedir informações sobre a compra de passagens. Depois de muita falha de comunicação, comprei a passagem com eles mesmos. Após esperar por meia hora a saída do ônibus, eles me chamam e falam "Não vai pegar o ônibus?". - Isso é o que eu acho que eles disseram, já que entendia tanto de espanhol quanto entendo de mandarim - Foi então que fomos informados que teríamos de ir até a rodoviária. Com medo de perder o bus corremos atrás de um táxi para nos levar até lá. Chegando na rodoviária, descobrimos que na verdade ganhamos uma hora com o fuso horário. Lá, encontramos Bete e Jaqueline, que estavam no mesmo bus de Cáceres a Corixa. Deixei minha esposa falando com elas enquanto eu tomei a maior distância possível, pois elas falavam mais que meu cérebro podia processar.

 

Ônibus da Morte

As 15:30 embarcamos no ônibus da morte - apelido carinhoso dado por mim - com destino a Santa Cruz de La Sierra, e antes que pudéssemos partir, observei que não havia a PORRA DE UM BANHEIRO!!! A viagem que duraria 16 horas, ainda veio com o desejo de prisão de ventre, desejo esse que nunca pensei que teria em minha vida. Seguimos a trip com um motorista, que poderia facilmente ter suas habilidades comparadas a um piloto de Rally de velocidade, onde em alguns trechos podíamos ouvir galhos batendo em ambos os lados do bus. Com nossa mochila de suprimento de lipídios, fomos comendo e conversando enquanto admirando a paisagem. De repente o bus para no meio do absoluto nada e 40% do bus desce, eu guiado pela preguiça e falta de curiosidade fiquei sentado. Uns minutos depois resolvi levantar para ver o que acontecia, e descobri que era a parada do "banheiro", digo "banheiro" porque o objeto mais próximo que havia do ônibus era uma árvore a 20mts. Os 40% subiu no bus e seguimos viagem até um vilarejo com 3 lanchonetes e duas residências, lugar esse que não me lembro o nome e sinceramente, não faço questão. Depois de muita procura, encontramos um banheiro, esse sem parênteses. Banheiro esse de 3 muros de madeira, - se fizer as contas verá que está faltando muro - telhado de palha e uma "privada" de madeira que fedia tanto, que os urubus da região voavam com uma asa e a outra tapavam o nari. Continuamos viagem até o anoitecer. O motorista faz outra parada, e dessa vez eu desci, já que era a última da noite, provavelmente. Caminhando sobre uma terra fofa, procuro por uma região com mais "privacidade", na volta reparo que aquela terra fofa, na verdade estava verde, graças a Deus. Eu espero até hoje que aquilo seja de cavalo.

 

O Susto

No meio da noite, praticamente dormindo, sentimos o ônibus rampando sobre uma ondulação na pista, perdendo o controle e QUASE capotando no lado direito da estrada. Sinceramente, não sei dizer se fiquei travado por 2 segundos ou 2 minutos, quando então vejo pessoas pulando pela janela do lado esquerdo. Fiz um cálculo de engenharia rapidamente e pensei. - "Essa porra vai desbalancear e tombar pra direita" - Rapidamente pedi pra minha esposa pular, joguei minhas mochilas e pulei logo atrás. Após a adrenalina baixar eu pensei. - "Que foda!!! Eu quero de novo!" - Ajudei a descer o restante das pessoas do ônibus, as cargas, contamos piadas, rimos, gravamos videos, tiramos fotos, até que a chuva começa a cair e ouço um anônimo fazendo uma pergunta genial. - "E agora?" - Eu, novamente, em outro cálculo rápido pensei. - "Fodeu!". Mas meu cálculo não levou em consideração que o nosso motorista era um piloto de Rally. Logo em seguida, apareceu um ônibus ultrapassado pelo nosso querido filho da puta de um motorista. Embarcamos sujos, suados, molhados e fedidos, e seguimos viajem para Santa Cruz de La Sierra. E enfim, consegui dormir.

 

Fotos do dia

 

20141211_103953.jpg.c6ac67c5c00ab692d92bff07506055e2.jpg

 

20141211_140123.jpg.3308d7a0084eb95e7f0482c90f31432b.jpg

 

20141211_202931.jpg.dfe130685e418f2b2f6f13a8e2a5fa43.jpg

 

20141211_211353.jpg.51f781d1de2d45474d223ea9a5bd02fa.jpg

 

20141211_211426.jpg.82bdc22bdd8e9c93cd72401c2f0fd21f.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

12/12/2014

 

Santa Cruz de La Sierra

Acordei igualmente surrado, já chegando em Santa Cruz de La Sierra por volta das 8:00 local. Fomos deixados em um lugar qualquer, digo isso porque aquilo não parecia uma rodoviária. Para me situar pegamos um táxi até a estação Bimodal junto com a Bete. Chegando na estação Bimodal, não pude deixar de reparar um pastelzinho um tanto quanto "amigável", e perguntei o que era e de que era. - pelo menos eu acredito ter perguntado isso - Das poucas palavras que pude entender eram "salteña" e "pollo", e ao menos "pollo" eu sabia do que se tratava, então pedi um pra mim e outro pra minha esposa. Era o meu primeiro contato com a culinária e a expectativa era grande. Logo dei minha primeira mordida, e até hoje eu acredito que a ciência deveria estudar os bolivianos. Havia uma FUCKING sopa dentro do pastel, e quando eu digo sopa, eu digo sopa mesmo. Eu, sinceramente, não sei como eles fizeram para colocar aquilo dentro do pastel. Minha roupa já suja de barro, neste momento, ainda estava suja com aquela sopa de cor escura com pedaços de batata e fiapos de frango de sabor levemente apimentado envolto por uma massa doce. Minha viagem acabou ali. Já procurava por formas de voltar ao Brasil o mais rápido possível, mas depois de muito chorar no ombro de minha esposa resolvi levar essa viagem até o final e viver ao máximo essa cultura diferente. De lá, fomos indicados a pegar um táxi até a "Plaza 24 de Septiembre", que era o centro da cidade, onde haviam muitos hotéis, casas de câmbio, restaurantes, lojas e afins. Os hotéis nessa região estavam todos cerca de 200B$, então resolvemos procurar uma lan house para informar que ainda seguíamos vivos e para procurar endereços de hotéis baratos. Após aproximadamente uma hora, saímos com alguns endereços em busca de hotéis mais baratos. A primeira coisa que fui fazer, era pedir informações aos moradores da região. Eu estava tão destruído que as pessoas tinham medo de falar comigo, houve um caso de um senhor, simplesmente, olhar para mim com cara de assustado e sair apertando o passo. Percebi que estava na total merda, e apertamos o passo para chegar o mais rápido possível em um hotel para podermos descansar. Encontramos o hotel chamado "El Turista". Não era muito barato(140B$), mas no cansaço pegamos a primeira coisa que parecia agradável, no caminho.

Tomamos banho e descansamos até, aproximadamente, 13:00. Saímos com alma renovada e muita vontade de explorar, dessa vez limpos, descansados, sem mochila nas costas e com fome. Na rua, dividimos um bolinho de carne com mandioca cozida e uma maionese industrial de sabor limão, que sinceramente, foi uma das maiores paixões culinárias que tive no país. No meio do caminhos vimos muitas pessoas com um carrinho arredondado escrito "Somó", guiados pela curiosidade perguntamos a uma das senhoras o que se tratava, ela falou mais um monte de palavras ininteligíveis por mim, mas aquilo parecia um refresco branco muito agradável, até ela, com uma concha, mexer a bebida, que subiu alguns caroços do fundo do carrinho. Juro que não pude disfarçar a cara de nojo, e até hoje me sinto mal por isso. Agradecemos a senhora e continuamos a caminhada. Paramos em algo parecido com um pequeno shopping quase em frente a "Plaza" para almoçar, e então tive minha primeira surpresa culinária positiva. Fui de carne de "res" a milanesa enquanto a Fran foi de Pollo. As carnes ocupavam facilmente 60% do prato, era MUITA carne acompanhado de um arroz "integral" um pouco diferente do arroz brasileiro ou uma macarronada com umas "papas" também diferentes, e uma salada de tomate com cebola. Saímos de lá rolando, e rolamos por mais de 3 horas ao redor da cidade, e da famosa "7 Calles". - Que na minha conta, eram apenas 6 Calles - Após muita dor na panturilha, pés e nas costas resolvemos ir para o hotel descansar. No hotel pedimos informação sobre alguma feira e fomos informados sobra a "Feria del Barrio Lindo". Não me lembro de ter jantado esse dia. Depois pudemos REALMENTE descansar desses dois dias cansativos.

 

Fotos do dia

20141212_132114.jpg.89034d594f21e6590b6f00164ba9a3c6.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

13/12/2014

 

Santa Cruz de la Sierra

Acordamos cedo, algo em torno de 07:00, e fomos para o "desayuno", onde fomos servidos dois pães típicos da região, com uma bandeja de geleia e margarina mais um copo de leite com café. Lá, conhecemos Anthony, O Inglês, e uma Austríaca que não sei o nome. Após o "desayuno" pegamos um micro para a "feria del barrio lindo". Lá, caminhamos, caminhamos, caminhamos, caminhamos, caminhamos, compramos uma mochila cargueira por 110B$, caminhamos, caminhamos, compramos um bolinho de carne, caminhamos, compramos salada de frutas e churros, caminhamos, caminhamos, caminhamos, compramos alguns acessórios pra frio e por fim, andamos. Porra!!! Como aquele lugar era imenso. Pelo menos na cidade de Cuiabá, não temos áreas para compra tão grande como aquela. A manhã inteira caminhado e não vi metade do galpão principal, e haviam mais 3 ao redor. Subimos um andar do galpão principal para almoçar, lá havia um tumulto de gente e como não havia cardápios, garçons, tampouco tradutores, pegamos nomes aleatórios no quadro escrito a giz. Comida dentro do padrão, pollos a milanesa, papas, arroz, e uma variedade de salada muito boa, cada prato custando 12B$, equivalente a aproximadamente R$ 5,00. Percebi então que o pessoal da Bolívia come MUITO bem, todos os restaurantes servem um prato muito farto e com bastante verduras. Higiene não é algo que você vai querer levar em conta, se isso fosse uma preocupação minha, eu teria voltado a Cuiabá, com basicamente nenhuma refeição. Continuamos nossa caminhada até cansarmos e pegamos um micro para a "plaza", novamente. Descendo do micro, ouvimos a distância um barulho de tambores, e como não tinha porra nenhuma pra fazer e estava curioso, caminhamos até a parte de trás do museu localizado na "plaza", lá havia um grupo afro/boliviano/venezuelano/cubano se apresentando. Percebi que realmente sou preto, quando meu tom de pele acompanhava o mesmo de boa parte das dançarinas e dos músicos. Caminhamos até a "7 Calles" onde comi um dos pratos que mais me encantou na Bolívia, a "Arepa". Quando eu pedi, a massa parecia um ovo mexido com queijo, a simpática chola pressionava contra a chapa quente e aquilo tomou a forma de um omelete. Não sei descrever, mas parecia um pão de queijo frito, MUITO GOSTOSO! Infelizmente não encontrei mais "Arepas" por toda a minha viagem. Voltando ao hotel, descansamos e tratamos de ir procurar um lugar para jantar. Fomos indicados pelo funcionário do hotel a ir a um restaurante mexicano. No restaurante, pedimos um prato chamado "plato de nada", um dos mais caros, que vem de tudo um pouco, mas quando eu digo pouco, é pouco mesmo. Felizmente, havia recém comido. Tiramos a noite para caminhar um pouco a noite, e pudemos reparar como Santa Cruz de la Sierra é um lugar EXTREMAMENTE sujo. Você pode ver lixo por todo lado na rua, água de esgoto empoçada na rua, uma dessas poças pisadas pela minha esposa, que por sinal estava de chinelo. Lutei bravamente para não rir enquanto caminhávamos, e ela reclamava que o pé estava pregando até que, passando por uma barraquinha de espetinho, minha esposa pula gritando, - Tem algo quente na minha perna - e quando viramos vemos um pequeno diabinho boliviano, olhando para nós com o pintinho de fora, enquanto a sua mãe segura, a uma distância não maior que 5 metros da barraquinha. Neste momento comecei a rir até quase cair no chão. No mesmo momento voltamos ao hotel, enquanto eu tentava coordenar meu corpo para rir e caminhar ao mesmo tempo. Depois de um dia cansativo e não muito interessante, dormimos.

 

Fotos do dia

 

20141213_131421.jpg.e0ad0c20efae8fe207abbfd7d6bb4ce0.jpg

 

20141213_151504.jpg.8c3a2b898df1c7e29f4c57c4c20d6b9e.jpg

 

20141213_155945.jpg.cb8deab01319366b174b376dbe9c2a28.jpg

 

20141213_161239.jpg.600f7f2cb9f1b771feb0b194e6272e1e.jpg

 

20141213_175338.jpg.9c3e4538e504563d44ce339a388a7d8f.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Velho... eu sei bem o que vc tá passando! É por isso que no meu relato eu sempre falei para as pessoas pesquisarem antes de ir! Ajuda sabe o nome das empresas de ônibus menos "roubada", os hotéis melhorzinhos, etc! Evita surpresas desagradáveis. Agora, essas coisas de pisar em poça, tomar chuva quando menos precisamos y otas cositas más é típico de viagem mochilão. Não tem como fugir.

Mas tô adorando seu relato e rolando de rir da desgraça alheia. Me avise quando postar mais. E quero saber também se essa mochila vai durar! :twisted:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

14/12/2014

 

Santa Cruz de la Sierra

Acordamos cedo no domingo para o "desayuno", e percebemos que a porta estava trancada. Descemos na recepção para perguntar sobre o "desayuno" e fomos informados que ele não era servido aos domingos. Entrei no quarto e chorei por meia hora. Fizemos o check-out e pegamos um micro para o Terminal Bimodal para comprar a passagem com antecedência, já que fomos informados que as passagens podem se esgotar algumas horas antes do embarque. Lá, com fome, resolvemos dar uma outra chance à "salteña", que dessa segunda vez, não estava tão ruim, mas ainda longe de ser boa. Tomamos um café, que eu achei extremamente saboroso, apesar de ser pouco amargo. Compramos fones de ouvido para ouvir durante a viagem, pilulas "soroche" para o mal de altitude e "assaditos" para a nossa fome. Depois de explorar um pouco os arredores da rodoviária, paramos para comer em frente a rodoviária. Foi a primeira comida que tivemos medo de comer, um "charquekan" e um "cerdo al horno". Aquilo tinha uma cara medonha, um milho branco gigante, ovo cozido com casca, batata doce com casca, banana frita com casca, carne de charque frita e carne de porco frita eram uns dos ingredientes dos pratos. Olhamos aquele prato por alguns segundos, olhamos um pro outro e eu pensei. - Já que estamos aqui, vamos viver esse país direito. - A comida era tão gorda, que a densidade do meu sangue quase entupiu minhas veias. O charque frito parecia com "dread locks" fritos, e eu sinceramente não saberia dizer se houvessem cabelos na minha comida, tanto que rezei pro cozinheiro não ser um hippie de "dreads". Mesmo assim a comida era impressionantemente gostosa. Voltamos a rodoviária e ficamos sentados papeando e esperando o momento do embarque, que era umas 4 horas depois. De repente, um senhor com calça de militar aparece dizendo ser da Polícia Federal, pensei. - Perdi meus órgãos. - Pediu nossos documentos e eu como gostava muito do meu rim, prontamente atendi. Ele olhou os documentos, olhou para nós, nos devolveu e foi embora. Até hoje espero a carta do SPC/Serasa boliviano das contas feitas no meu nome. O ônibus chegou depois de muita espera, mas a placa era diferente do bus que estava na passagem. Perguntamos ao motorista se era o nosso, e ele disse que tinha que perguntar na "mecânica", e o rapaz da mecânica disse que era. Quando voltei, o motorista disse que viria outro bus, que seria o nosso. E o outro bus chegou, porém também não era a placa da passagem. Depois de atuar como bola de ping-pong atrás da informação correta, subi no segundo bus. Então, sobe uma mulher no bus com uma lista de nomes, com o nosso nome entre eles. Tivemos que trocar de bus. Enfim, percebi que tudo é MUITO desorganizado na Bolívia. Partimos em direção a La Paz, e Graças a Zeus, tivemos uma viagem tranquila. Na parada para janta, pude experimentar o delicioso "manjadito", um arroz temperado com muita pimenta, com um zóião e mandioca. Tocamos viagem assistindo "A Prova de Fogo" em espanhol, e esses filmes ficam muito mais dramáticos dublados em espanhol. Choramos e depois dormimos.

 

Fotos do dia

 

20141214_135124.jpg.f3a0cd9e5ee88667c25d73a68d79997f.jpg

 

20141214_135148.jpg.b409bc78146f00617b75aa7c5210af03.jpg

 

20141214_135106.jpg.c8333cc33892413109fce5b98bb3d4f9.jpg

 

20141214_135116.jpg.d7c47bfffc4be1fc8a1030493aeb6e27.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

14/12/2014

 

La Paz

Acordei cedo, não me recordo que horas. Acordei um pouco ofegante, mas extremamente enjoado. Tomei minha pilula "soroche" e fiquei por mais de duas horas suando frio. Passamos por "El Alto" quando minha esposa me mostrou a montanha, ainda não sabia, mas era o majestoso Illimani. Nessa hora mesmo, eu estava me fodendo. Podia ser o Everest, eu só queria morrer naquele momento. Ao FINALMENTE chegar na rodoviária, eu não aguentei e fui ao banheiro do ônibus e chamei o palhaço. Me arrependo até hoje daquele "charquekan". Voltei do banheiro até saltando, estava zerado, bem... pelo menos até a primeira ladeira. Pegamos um táxi até "Calle Juan XXIII", em um hotel indicado por ele. Entramos perguntamos o preço e saímos correndo, eram 200B$ a noite. Encontramos o "Free Hostal" na mesma rua, infelizmente free era só o nome. Ainda sim, a um preço de 110B$, resolvemos ficar lá por uma noite. Saimos para almoçar, e a dez passos dali estava a "Calle Illampu", onde haviam vários restaurantes. Depois de meia hora de caminhada chegamos a "Calle Illampu", sem fôlego. Não havia oxigênio naquele país! Juro, que em alguns momentos pensei em matar minha esposa para roubar a cota de oxigênio dela. Lá, encontramos o "Chifa Shanghai", um restaurante meio que oriental. O melhor restaurante da Bolívia! Caralho!!!! Como a comida de lá era boa! Aquele talharim... Temo que nunca mais comerei um talharim tão gostoso. Infelizmente combinamos de não repetir restaurantes. Cada prato custava menos de 20 B$, isso dá menos de 8 R$. Depois de descansarmos um pouco, saimos para explorar a cidade, descemos a famosa "Calle Sagarnaga" que eu sinceramente não achei nada demais e conhecemos a "Plaza Murillo", um lugar mais do que interessante. Havia o mercado, a igreja de San Francisco, o museu e um espaço aberto com uma escadaria cheia de espectadores. Me aproximando mais da escadaria, eu vejo o que parece ser um ator fazendo uma apresentação de stand-up. Ele poderia estar fazendo um ritual satânico, que eu não saberia dizer com o espanhol que tenho, mas presumo que pela risada da platéia, era uma apresentação de comédia. No caminho de volta, enquanto caçava moléculas de oxigênio, paramos para comer "hamburguesa" com papas, algo em torno de 10B$, bebemos também uma "SIMBA", sim, caros amigos cuiabanos, um "SIMBÃO" de maçã verde. Fomos para o hostal, e dentro do quarto fui perceber como estava frio. Depois de minha esposa brigar comigo, tomei banho contrariado. Entrei de baixo da coberta, e tremi até pegar no sono.

 

Fotos do dia

 

20141215_134258.jpg.1a5d10d7a0eb5752e7a65151d1c0d4f9.jpg

 

20141215_142255.jpg.a5e38f536d7c6c0e6da54b6c04901e27.jpg

 

20141215_195512.jpg.3e98f735063261dfd05eb720e0918892.jpg

 

20141215_200037.jpg.85d535e9410414c17af28c61ab358137.jpg

 

20141215_202637.jpg.51d10d2a0ef747896b1d6ad2c3a5c6ee.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...