Olá viajante!
Bora viajar?
BOLÍVIA E CHILE - 18 dias - dez/14 e jan/15 - a Bolívia é demais!!!
- Respostas 46
- Visualizações 10.5k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Renatinha.Souza 25 posts
-
luizapiccoli 3 posts
-
morganriva 3 posts
-
rodrigovix 3 posts
Hola, que tal?
Como os relatos do mochileiros ajudaram muito no nosso mochilão, volto aqui depois de uma trip incrível para tentar contribuir um pouco.
Nosso mochilão durou 18 dias. De 26/12/14 a 12/01/15. Fomos eu e meu namorado, saindo de Brasília e passando por Bolívia e Chile. Já adianto que não planejamos praticamente nada (só compramos as passagens aéreas e reservamos o hostel do réveillon) e acho que a falta de planejamento fez a viagem ser ainda mais incrível.
Sempre quis muito fazer um mochilão. Acho um jeito incrível de viajar, não só pela economia, mas porque mochileiros são muito mais abertos e receptivos a gente nova, lugares novos, experiências novas, ainda que isso as vezes nos meta nas maiores furadas. Nada contra quem se hospeda em hotel 5 estrelas, resorts all inclusive, só acho que eles estão perdendo toda a diversão.
Quando começamos a programar nossas férias de dezembro, eu queria ir para Bolívia e Peru (roots) e Igor para Chile e Argentina (coxinha – brincadeira, amor).
Eu queria passar perrengue e ele queria visitar vinícolas. Ai fiquei morrendo de medo de dizer que queria fazer essa viagem no estilo mochilão e ele mandar um ‘NÃO, NEM A PAU! na minha cara e destruir todos os meus sonhos. Mas para minha sorte quando lancei a ideia de mochilar ele topou na hora!
No final da viagem, quando conversávamos sobre toda a experiência vivida nesses 18 dias, Igor disse algo que vou lembrar pra sempre: eu escolhi mochilar por dois motivos, primeiro pela liberdade de fazer o que quiser, quando quiser, poder mudar tudo, ir pra um lugar não programado só pq conheceu pessoas legais que estão indo pra lá, poder simplesmente passar o dia no bar do hostel jogando conversa fora. E o segundo motivo são as amizades. Impressionante como quem está mochilando é totalmente aberto para conhecer gente. Sem nenhum esforço a conversa começa e vcs já estão dividindo a cerveja e combinando o que fazer no dia seguinte. Em todo lugar que vc vai é assim. Vc acaba de conhecer a pessoa e vcs já estão negociando um preço menor com a agência, ou a hospedagem no hostel pq são um grupo grande. Agora temos lugar pra ficar no Piaui, Espirito Santo, Maringa, Araxá (estou contando com isso heim) e muitos outros lugares por ai, e tb esperamos todo mundo aqui em Brasólia do céu mais bonito do Brasil. Quero mochilar pra sempre!
Se vocês forem procurar nos Roteiros de Viagem postados aqui no mochileiros, vão ver que em julho do ano passado postamos um roteiro que incluía o Peru, com direito a réveillon em Cusco (inclusive combinei de encontrar minha prima para passarmos meu niver e o reveillon juntas). Esse roteiro mudou tanto, foram tantos imprevistos antes e durante a viagem, que acabamos desistindo de ir ao Peru dessa vez (não nos arrependemos, aproveitamos muito mais a Bolívia e vamos fazer um mochilão só para o Peru depois). Nesse tipo de viagem é preciso desapegar.
No fim das contas nosso roteiro ficou assim:
26/12/2014 – Brasília – SP (Guarulhos)
27/12/2014 – SP – Assunção – Sta Cruz de La Sierra – La Paz
28/12/2014 – La Paz – Copacabana – Isla del Sol
29/12/2014 – Isla Del Sol – Copacabana – La Paz
30/12/2014 – Downhill na estrada da morte
31/12/2014 – Chacaltaya
01/01/2015 – Dia livre (não por opção)
02/01/2015 – Dia livre - La Paz – Uyuni (madrugada)
03/01/2015 – Salar de Uyuni
04/01/2015 - Salar de Uyuni
05/01/2015 - Salar de Uyuni – San Pedro de Atacama (SPA)
06/01/2015 – Geiseres del Tatio e Sandboard
07/01/2015 – Vale da la Luna
08/01/2015 – SPA – Calama – Santiago
09/01/2015 – Free walking tour
10/01/2015 - Vinícola Indômita – Vina Del Mar e Val Paraíso
11/01/2015 - Dia livre
12/01/2015 – Santiago – SP – Brasília
Nosso roteiro inicial (com o Peru) era muito apertado. Tudo muito corrido e contado, se desse uma merda, como deu, derrubava todo o roteiro.
Várias pessoas nos alertaram isso aqui no mochileiros e não demos ouvidos, até que a TAM mudou nossas passagens e perdemos um dia da viagem (antes chegaríamos em La Paz dia 27 cedo e no final acabamos perdendo todo o dia 27 com conexões como a de Assunção que não estava nas passagens compradas inicialmente).
Depois de muito chorar e reclamar com a TAM, não teve jeito, ou aceitávamos reembolso integral e desistíamos da viagem ou cortávamos o Peru
e faziamos a viagem para bolivia e chile. Ficamos com a segunda opção.
Muita gente pergunta pq desistimos do Peru e não do Chile. Simples! Pq quando compramos nossas passagens travamos toda nossa viagem.
PASSAGENS: todo mochileiro sabe que nossas viagens dependem totalmente de conseguir um bom preço nas passagens.
Começamos a pesquisar passagens em abril. Na mesma época começamos a ler relatos aqui no mochileiros. Decidimos que iriamos para Bolívia, Peru e Chile, e terminaríamos a viagem em Santiago para vermos as tais vinícolas e comprar coisas baratas.
Na época pensamos que iria ser mto difícil comprar ida e volta para Sta Cruz, que é a opção mais barata, pq teríamos que descer até Santiago e voltar para Sta Cruz. Mega volta.
Acabamos comprando passagens pela TAM/LAN que considero que foi muito muito barata. Cada um pagou R$ 1100,00 (já com taxas) em 3 trechos:
26-27/12 – Brasília – Sta Cruz (conexão em SP e Assunção)
08/01 – Calama – Santiago
12/01 – Santiago – Brasília (conexão em SP)
Dica para quem quer comprar trechos diferentes (ida para um lugar e volta por outro) é incluir um terceiro trecho. Ficou bem mais barato quando fizemos isso. Também ficou bem barato pq compramos em junho qdo o dólar estava 2,23 se não me engano.
Hoje eu compraria ida e volta por Sta Cruz e deixaria Santiago para outra viagem! Mas vivendo, mochilando e aprendendo.
MOEDA: levamos tudo em dólar e recomendo que façam assim. Mesmo com o dólar em alta, se fizer as contas, compensa.
Compramos uma parte do dólar em outubro e outra em dezembro na véspera da viagem. Burrice né, claro! Mas nunca iriamos imaginar que o Brasil iria reeleger a presidenta e por ai vai...
Juro por Deus que quando acabou o primeiro turno e o dólar subiu novamente, pensei: vou esperar o seguindo turno, que ai ela perde e o dólar abaixa. Como todos sabem, não aconteceu.
Cada um comprou R$ 4.000,00 reais de dólar. Deu uns 1.400,00 dólares pra cada. Cada um voltou com 100 dolares. Não levamos real. Não fizemos VTM. Só desbloqueamos um cartão de crédito para emergências e compras em Santiago.
Levamos tudo na moneybelt o tempo todo. Talvez na próxima separemos mais a grana entre mochila, tênis, etc. mas não tivemos nenhum problema. Moneybelt é demais, acho q vou usar até aqui no Brasil.
Concluindo, recomendo levar dólar porque a cotação é estável. Onde vc chega sempre tem um bom preço. Real varia bastante e teve casa de Cambio em SPA por exemplo que nos disse que não estava cambiando real.
OUTRAS COMPRASS: antes de viajar, como era nosso primeiro mochilão, tb compramos mochila cargueira, fleece, anorak, luva, moneybelt, bota, segunda pele, meias de trekking. É uma grana boa que vc gasta aqui. Compramos bem no inicio, quando compramos as passagens, que ai deu pra pagar ambos (passagens e itens) antes da viagem começar.
Destaco aqui a compra da mochila. É um item caro se vc quer comprar um bom. Comprei uma Deuter Pilgrim 35 + 10 Feminina. Ela foi projetada especialmente para o biótipo feminino do Brasil e de todas que experimentei foi a melhor. Tem as alças mais estreias, o que machuca menos e se ajusta melhor nas costas. Especialmente para quem é bem pequena como eu. Custou uns R$ 500,00 com muito choro.
Não se esqueçam do seguro saúde para viagem. Pagamos 100,00 cada um na Mondial. Os lugares que tentei ser atendida em Santiago não atendiam pelo seguro. não me serviu de nada. Ah, tem também o cartão de vacina internacional (tem que tomar vacina de febre amarela).
ARRUMANDO A MOCHILA: mulher quer levar o guarda-roupa na mochila, afinal, precisamos ter opções de escolha. Mas aqui realmente temos que desapegar. Vc vai passar a maior parte da viagme de calça, bota e um mesmo casaco impermeável. Aceite!
O que varia são os gorros e cachecóis e isso nao vale a pena levar, vc compra tudo lá. Só usei outras coisa tipo vestido, short, saia no bar do hostel, em SPA e Santiago (lugares mais quentes).
Meu mochilão pesou 10kg. Levei:
2 calças jeans (uma fui vestida)
1 calça legging
1 bota impermeavel (yellow boot marrom com creme) – fui calçada
1 chinelo havaiana
1 all star
1 anorak
1 fleece
1 moleton
1 casaco couro sintético
1 blusa de lã
1 calça e 1 blusa segunda pele
2 shorts
2 Saias
1 vestido
Alguma blusas (muitas)
1 luva segunda pele (lá na bolívia comprei luva de neve)
1 moneybelt
1 lanterna
2 meias de trekking e 4 meias normais
Calcinha, sutiã e cinto
1 capa de chuva
3 necessaires pequenas com remédios, produtos de higiene pessoal, cabos e eletrônicos (ipod, gopro, carregadores, cartões de memória, etc)
1 secador portátil - ME JULGUEM
(todas as mulheres que conheci na viagem me pediram emprestado, até as que me viam por acaso com o secador, sem nunca terem falado cmg me pediam ele emprestado - ninguém merece cabelo molhado nesse frio)
Parece muita coisa mas no dia que subi o Chacaltaya, por exemplo, fui com uma camiseta, a blusa de lã, a blusa segunda pele, o moletom, a fleece e a anorak. A calça segunda pele, a calça jeans, a bota, a luva, o gorro e o cachecol. Praticamente vesti tudo q tinha na mochila.
No caminho tb comprei blusas de alpaca que esquentam demais, gorros, cachecois, presentes. Acabamos comprando uma mochila extra (mochila tipica de lá, artesanal), para carregar essas coisas.
Bom, acho que falei todo o básico para começar a organizar a viagem. Se ficar alguma dúvida é só perguntar.
Vamos agora aos relatos (já deu pra ver que falo muito né - cadê o poder de síntese? foi mal)
Editado por Visitante