Caminhos do Itupava - Situação Atual

Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na Região Sul do Brasil. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Re: Situação do Caminho do Itupava

Nova mensagempor carlos.goes » 24 Out 2011, 15:41

Então colega,

Meus plano são descer o Itupava com o meu sobrinho de 14 anos (ele nunca participou de jornadas nem acampamentos em mata, mas tem muita vontade). Tenho outro sobrinho de 17 anos que talvez vá e o meu cunhado.

Ao final da descida, planejo montar acampamento e pernoitar na região (saudades do velho fogo de chão a noite) e retornar no dia seguinte a tarde (não sem antes ensinar algumas técnicas mateiras - que aprendi em meus quase 15 anos de escotismo - para o meu sobrinho). Dependendo, pode ser que fique mais uma pernoite no local.

O retorno será de onibus saindo de Morretes. Estava olhando o calendário, e planejo essa atividade para o feriado do dia 15.11.
carlos.goes

Data de registro: 15 Ago 2011, 20:55
Próximo Destino: Janeiro/2012: Caminho do Itupava
1º Semestre 2012: Superagui
Reputation point: 0

Nova mensagempor Otávio Luiz » 24 Out 2011, 16:01

carlos.goes escreveu:Então colega,

Meus plano são descer o Itupava com o meu sobrinho de 14 anos (ele nunca participou de jornadas nem acampamentos em mata, mas tem muita vontade). Tenho outro sobrinho de 17 anos que talvez vá e o meu cunhado.

Ao final da descida, planejo montar acampamento e pernoitar na região (saudades do velho fogo de chão a noite) e retornar no dia seguinte a tarde (não sem antes ensinar algumas técnicas mateiras - que aprendi em meus quase 15 anos de escotismo - para o meu sobrinho). Dependendo, pode ser que fique mais uma pernoite no local.

O retorno será de onibus saindo de Morretes. Estava olhando o calendário, e planejo essa atividade para o feriado do dia 15.11.

Carlos, se você pretende montar acampamento com fogueira e tudo mais verifique se é possível na região. Não sei nos campings do Nhundiaquara, mas no Marumbi é proibido fazer fogueira, por pertencer ao Parque Estadual.
Tem que ver se lá embaixo no rio também não faz parte do parque, seria bom perguntar pro posto do IAP do Marumbi (41)3462-3598 ou o do Itupava (41)3554-1531.
Blog da AMC
"Não julguem, para que vocês não sejam julgados".
Mt 7:1
Otávio Luiz
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 04 Set 2007, 22:44
Reputation point: 2589

Nova mensagempor carlos.goes » 25 Out 2011, 08:04

Valeu colega pela informação.

Este sábado, estarei descendo para Morretes para terminar de coletar as informações e programar a jornada.
carlos.goes

Nova mensagempor gvogetta » 25 Out 2011, 09:26

Olá Carlos!

Bacana o programa, mas reforço o que o Otávio já falou com propriedade: evite as fogueiras no camping selvagem! A região toda é área de preservação e as fogueiras são terminantemente proibidas! Nas áreas de camping particular precisará pedir permissão ao proprietário para tanto. Lixo então nem pensar! Acho que nem preciso falar para trazerem no retorno todos os resíduos produzidos...

As fogueiras são bacanas e tal mas causam impacto ambiental considerável, mesmo quando eficientemente controladas e extinguidas após o seu uso. Só recomendamos o seu uso em casos extremos, em situação de real necessidade de sobrevivência.

No mais, curta o passeio e repasse as técnicas mateiras aos seus sobrinhos e cunhado, é muito importante isso, mas aproveite e já os doutrine em relação a preservação ambiental e para que evitem as fogueiras.

Só mais uma dica: se possível se programem e evitem deixar para comprar as passagens em Morretes na última hora. Se possível comprem o retorno já em Curitiba, com alguma folga no horário. Especialmente em domingos e feriados a demanda por ônibus de Morretes a Curitiba é maior que a oferta, quase tive problemas com isso no último domingo. As 19:30 compramos 4 passagens de 10 ainda disponíveis no ônibus das 21:00 que era o último horário para Curitiba, único ainda com vagas - linha Antonina-Curitiba, que passava por Morretes. Logo depois um outro grupo comprou as últimas 6 passagens. Se tivéssemos demorado mais 5 minutos ficaríamos sem passagens...

Abraço!
Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor.
Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.
Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos,
e não simplesmente como é ou pode ser... é preciso questionar o que se aprendeu. É preciso ir tocá-lo”.
Amyr Klink (Mar sem Fim)

Relatos:
:: Veja algumas de nossas aventuras no Blog da AMC
:: Travessia Monte Garuva - Monte Crista - AMC jun/2011
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 03 Jan 2011, 11:51
Próximo Destino: Mai/Jun: Temporada de montanha!!! PN São Joaquim (SC), Serra do Ibitiraquire (PR), Serra dos Agudos (PR), Serra do Quiriri (SC), PN Serra Geral (RS) e PN Aparados da Serra (RS)
Reputation point: 3921

Nova mensagempor carlos.goes » 30 Out 2011, 19:55

Com toda a certeza, terei o maior cuidado, e não irei fazer nenhuma fogueira em area de preservação nem mata virgem. Se tem uma das coisas que aprendi no escotismo e sigo até hoje, é ter consciencia da necessidade de preservar e de cuidar do que a natureza nos oferece, pois é unica e uma vez destruida nunca mais é a mesma coisa.

Essa é a primeira coisa que irei ensinar a meu sobrinho (minha filha graças a Deus já tem essa conscienci, pena que ela não vai comigo). Uma das coisas que acredito é que se todos os jovens tivessem essa experiencia de contato com a natureza, e com um bom guia (digo guia não apenas no sentido de guiar a trilha, mas guia espiritual, intelectual, moral, etc...), o nosso mundo seria um lugar muito melhor.

Bem, pra quem for descer o Itupava no feriado, nos vemos lá.
carlos.goes

Nova mensagempor JrMayer » 31 Out 2011, 07:04

Carlos Goes

Gostaria de saber os horários em que pretende iniciar a trilha e se posso me escalar para ir junto!

Faz muito tempo que não faço trilha em lugar nenhum e estou bastante destreinado, mas doido para voltar! Se quiser conversar via MSN: junior_adv@hotmail.com.

Sei que o tópico não é exatamente para isto, mas como o Carlos está acompanhando aqui, achei melhor do que esperar que ele veja um tópico de companhia para a trip.
Anos 90: Itupava, Marumbi e Porto de Cima, em diversas ocasiões
Anos 2000: Mabrumbi em apenas 2 ocasiões (primeira subida)
Anos 2010: O RETORNO!!! Pão de Loth e Itupava
JrMayer

Data de registro: 27 Set 2011, 22:26

Nova mensagempor carlos.goes » 31 Out 2011, 12:06

Mayer, com toda a certeza pode ir junto. Estou fazendo os ultimos preparativos e crnograma para a viagem, e assim que estiver pronto ja te encaminho. Estou no trabalho neste momento (13 hrs) mas assim que chegar em casa, te add no msn, ok?
carlos.goes

Nova mensagempor gvogetta » 31 Out 2011, 16:59

carlos.goes escreveu:Com toda a certeza, terei o maior cuidado, e não irei fazer nenhuma fogueira em area de preservação nem mata virgem. Se tem uma das coisas que aprendi no escotismo e sigo até hoje, é ter consciencia da necessidade de preservar e de cuidar do que a natureza nos oferece, pois é unica e uma vez destruida nunca mais é a mesma coisa.

Essa é a primeira coisa que irei ensinar a meu sobrinho (minha filha graças a Deus já tem essa conscienci, pena que ela não vai comigo). Uma das coisas que acredito é que se todos os jovens tivessem essa experiencia de contato com a natureza, e com um bom guia (digo guia não apenas no sentido de guiar a trilha, mas guia espiritual, intelectual, moral, etc...), o nosso mundo seria um lugar muito melhor.

Bem, pra quem for descer o Itupava no feriado, nos vemos lá.

Olá Carlos!

É isso aí! ::otemo:: ::otemo:: ::otemo::
Infelizmente já vi "escoteiros" que não pensavam assim. Desculpe aí se meu post ficou com cara de "pito".
A questão do "guia" também é muito importante realmente, pena que hoje seja difícil encontrar alguém que se disponha a tanto.

Abraço e boas trilhas.
Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar suas próprias árvores e dar-lhes valor.
Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.
Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos,
e não simplesmente como é ou pode ser... é preciso questionar o que se aprendeu. É preciso ir tocá-lo”.
Amyr Klink (Mar sem Fim)

Relatos:
:: Veja algumas de nossas aventuras no Blog da AMC
:: Travessia Monte Garuva - Monte Crista - AMC jun/2011
gvogetta
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 03 Jan 2011, 11:51
Próximo Destino: Mai/Jun: Temporada de montanha!!! PN São Joaquim (SC), Serra do Ibitiraquire (PR), Serra dos Agudos (PR), Serra do Quiriri (SC), PN Serra Geral (RS) e PN Aparados da Serra (RS)
Reputation point: 3921

Nova mensagempor Daniel Trevelim » 31 Out 2011, 22:29

Dae Galeraa...
Avisa ai quando forem desce!!!

Acho q esse final de semana vou descer o itupava, até o marumbi, acampar, fazer alguns picos e descer até morretes.
Voltando domingo!

Mantenham contato!

Abraço!
Daniel Trevelim

Data de registro: 02 Ago 2011, 17:56

Nova mensagempor carlos.goes » 10 Nov 2011, 09:45

Pessoal, estou informando que não irei mais descer o Itupava este final de semana. Minha filha tem apresentado febre alta com diarreia e vomito constante, e por isso decido não descer este final de semana.

Assim que eu remarcar a data, eu aviso.
carlos.goes

Anterior

Retornar para Trilhas & Travessias na Região Sul do Brasil