Eliseu,
Como guia eu sempre uso o guia visual que a Folha de SP publica no Brasil. Realmente pesa, mas eu uso para pegar as dicas e muitas vezes fica no hotel.
Voltar por outra cidade pode até ser mais caro, mas pense no custo para voltar na cidade de origem e também no tempo gasto adicional. Afinal ele tem um custo grande e não pode ser perdido.
Agora, você não usa cartão de crédito? Não tem pontos que possa transformar em milhagem? Eu pago tudo no cartão e sempre garanto passagens com os pontos e você ainda tem uns 9 meses para acumular.
Outra opção para a questão do dinheiro é o cartão de débito. Em qualquer canto tem caixa. A vantagem: você não precisa andar com muito dinheiro, 100 euros no bolso e quando estiver acabando é só pegar mais. Fora isto é uma loteria, ninguém sabe quanto o euro vai estar no ano que vem. Em 2004 paguei a 3,40, agora em maio 2,45 e atualmente está mais barato (em relação ao preço médio). Vale a pena compra agora? Ninguém poderá te responder. Eu, por exemplo, vou compranndo aos poucos. Assim, quando chegar a minha próxima viagem (set/2011) pretendo já ter todo o dinheiro. E as passagens com milhas. Então levar o cartão de débito foi bobagem? Claro que não, estava na Turquia e tirei dinheiro nos caixas sem preocupações de cambio. Trouxe uns 2.000 euros de volta (já fica para a próxima)
Em relação a quantos dias ficar em cada cidade é uma decisão que só você pode tomar. Cada um tem um estilo e uma forma peculiar de viajar. Eu parto do princípio que talvez nunca volte nos mesmos lugares, logo procuro conhecer bem onde vou. Também só viajo de carro e procuro conhecer o interior e cidades menores. Logo, por mim, reduziria ainda mais as cidades. Exemplo: 2 ou 3 dias em Madrid. E Segóvia, Salamanca, Toledo E Ávila, onde entram?
Leia o tópico abaixo:
dicas-para-criar-o-seu-roteiro-de-viagem-t41670.htmlAbraços,
David